mulher sentada em um barco usando Linus
agosto 02, 2023

Dicas para ter um estilo de vida sustentável e fazer a diferença!

por Linus

Cada vez mais pessoas têm o objetivo de ter um estilo de vida sustentável, seja por valores pessoais, buscando mais qualidade de vida e também para proteger o planeta dos impactos da humanidade.

Sim, o planeta está pedindo socorro. Quer uma prova disso? Em 2023 o dia da sobrecarga da Terra acontece em 2 de agosto. Em 2000 foi em 5 de outubro.

A data marca o dia do ano no qual o consumo humano extrapola o que o planeta é capaz de regenerar. Isso significa que tudo que é consumido após a data é como uma sobrecarga à Terra.

Adotar um estilo de vida sustentável significa ajudar a melhorar esses indicadores dos impactos humanos na biodiversidade do Planeta. Para isso, preparamos esse mini guia para te ajudar:

Você não vai soltar nossa mão, né? Então vem com a gente cuidar desse Planeta (afinal, é o único que temos!).

Entenda a importância da sustentabilidade

Todos nós fazemos parte de cadeias produtivas que geram impacto aos recursos naturais do planeta. 

Como não podemos evitar isso, o que está ao nosso alcance é ter consciência sobre o impacto do consumo e fazer escolhas mais responsáveis no dia a dia.

Ter um estilo de vida sustentável significa, basicamente, ter essa consciência e desenvolver hábitos e práticas que gerem um menor impacto ambiental.

A adesão às práticas mais sustentáveis acaba se tornando um valor que você carrega para vida.

Isso não significa deixar de fazer coisas que você queira, mas sim ter como princípio sempre fazer escolhas mais sustentáveis quando elas estiverem disponíveis.

Assim, você pode ser vegano ou vegetariano, mas isso não é uma exigência e é possível sim ter um estilo de vida sustentável mesmo se não se identificar nesses rótulos.

Com isso, você está fazendo sua parte para reduzir o impacto ambiental e, afinal, nossa parte é tudo o que podemos fazer, não é mesmo?!

homem sentado meditando

Foto por: Pedro Beck 

Dicas para um estilo de vida sustentável

Calma, para ter um estilo de vida sustentável você não precisa virar um erudito e nem viver sem consumir coisas que você gosta. Confira nossas dicas a seguir!

Reduza o uso de plásticos e descartáveis

Por décadas o plástico tem sido um dos materiais mais utilizados pela indústria, desde a composição dos produtos até a embalagem.

Entretanto, os plásticos são danosos ao planeta desde sua origem, sendo derivados do petróleo, e depois continuam, pois demoram décadas e até séculos para se decompor.

Além disso, os plásticos têm sido associados a problemas na saúde humana e prejuízos à biodiversidade marinha, sendo responsável pela morte de milhares de animais.

Assim, evite sempre o uso de plásticos, especialmente os descartáveis como canudos, copos e garrafas e dê preferência por materiais duráveis e reutilizáveis como vidro e alumínio.

Opte por produtos com selos sustentáveis e veganos

Os produtos com selo cruelty free indicam que não houve testes em animais, enquanto o selo vegano indica que não foram usadas matérias primas de origem animal.

Para ter um estilo de vida sustentável opte sempre por produtos com selo sustentável e vegano.

Você não precisa incorporar uma alimentação vegana se não quiser, mas pode contribuir com o meio ambiente fazendo a opção pelos produtos veganos nos calçados, roupas, cosméticos e acessórios, por exemplo.

Em geral, produtos veganos também são pensados e desenvolvidos considerando outras preocupações ambientais além dos animais e utilizam materiais biodegradáveis, reduzindo o tempo de decomposição.

Consuma de forma consciente e responsável

O consumo consciente, nada mais é, do que um consumo bem-informado. Isso significa ter clareza quanto ao impacto das opções que faz e, quando possível, escolher os produtos de cadeias produtivas mais sustentáveis.

Algumas práticas aliadas ao consumo consciente e responsável incluem:

  • optar por produtos inseridos na lógica da moda circular;
  • dar preferência para itens de boa qualidade;
  • consumir de marcas ambiental e socialmente comprometidas.

Além disso, o consumo consciente também significa comprar apenas o que é realmente necessário, evitando a acumulação.

Um exemplo de marca que atende todos esses critérios é a Linus, marca brasileira de sandálias veganas e ortopédicas, pois o conforto e qualidade podem sim andar juntos com escolhas mais sustentáveis e ambientalmente mais responsáveis.

Reduza o desperdício e recicle

Quando falamos dos pilares da sustentabilidade logo pensamos nos 3Rs: reduzir, reutilizar e reciclar.

Esses princípios vão viabilizar um consumo mais responsável e um estilo de vida sustentável. Algumas dicas incluem:

  • reduza o desperdício de alimentos, materiais, objetos, roupas e calçados;
  • doe aquilo que não se usa mais;
  • evite o desperdício de água e energia elétrica;
  • faça o descarte correto dos produtos para viabilizar a reciclagem e reuso, quando possível.

Um estilo de vida sustentável é mais acessível do que a gente imagina e tem um benefício adicional: nos faz sentir bem!

Reduza sua pegada de carbono

Todos os produtos que consumimos e deslocamentos que fazemos aumentam a pegada de carbono.

O CO2 é um dos principais responsáveis pelo efeito estufa e é emitido em diferentes processos, especialmente no transporte.

Assim, para diminuir sua pegada de carbono e contribuir na saúde do planeta você pode:

  • consumir de marcas nacionais que têm cadeias logísticas mais curtas que produtos importados;
  • reduzir o consumo de carne e outros produtos de origem animal;
  • optar pelo transporte coletivo ou opções de menor impacto ambiental, como bicicleta;
  • comprar no comércio local próximo a sua casa.

Atualmente, diversas marcas têm se comprometido em reduzir a pegada de carbono em suas cadeias produtivas e, muitas delas, informam isso na embalagem. 

Escolha se relacionar com empresas que adotam os mesmos princípios que você, além de ser uma escolha mais sustentável, você ainda vai incentivar e apoiar as marcas que têm esse compromisso.

Incentive as pessoas ao seu redor

três mulheres de costas olhando para o mar

Foto por: Giulia Morales

Lembra que falamos lá no começo que só podemos fazer a nossa parte? E se eu te contar que é possível dar um passinho a mais?

Esse passo é atuar no seu círculo de amigos, família e colegas para incentivar o consumo sustentável e conscientizar quem está perto de você. 

Por exemplo, divulgue as marcas sustentáveis que você consome – e gosta – nas suas redes sociais.

Não tenha receio de falar sobre seu objetivo de ter um estilo de vida sustentável com quem está próximo de você.

Quer uma dica extra? Além de consumidor produtos sustentáveis, presenteie com eles para mostrar que a sustentabilidade tá juntinho com a qualidade.

As sandálias Linus são veganas, com matéria-prima biodegradável e super confortáveis e estilosas. Elas podem ser um presente para pai, mãe, namorado, namorada, irmã, irmão e até aquele tio chato!

Ah, mas não esqueça de se presentear com uma Linus também, combinado? Conheça a sandália sustentável Linus aqui!

consumo consciente moda sustentável produtos sustentáveis