PVC sustentável: conheça a matéria prima da Linus!
abril 17, 2024

PVC sustentável: conheça a matéria prima da Linus!

por Linus

Você já deve ter ouvido falar em PVC e, provavelmente, até usado. Ele é muito comum no setor de construção civil e decoração, mas como você vai ver aqui, também tem sido usado na moda.

Mas você sabe de onde ele vem? Por que é importante? Como ele pode ser reciclado? Ou ainda como pode ser reutilizado?

Fica com a gente que vamos responder todas essas perguntas e contar tudo o que você precisa saber sobre o PVC, a matéria prima das sandálias Linus. Vamos lá?

Vem com a gente entender mais sobre o PVC e porque esse virou o material principal das sandálias Linus.

O que é PVC?

O nome em inglês “Polyvinyl Chloride” é que dá origem à sigla PVC. No Brasil, o material é chamado de Policloreto de Vinila, mas acabou se popularizando como PVC.

O PVC é um polímero termoplástico que reúne Cloro, Hidrogênio e Carbono. Ele origina-se no petróleo e se molda por processos de aquecimento ou resfriamento.

Ele é extremamente versátil: atualmente utilizado em cabos, canos, em instrumentos médicos, itens de decoração, e, também, na moda.

A versatilidade do PVC é porque ele pode ser usado rígido (ou não modificado), como no caso de canos hidráulicos e também flexível (plastificado), como em roupas.

O material foi criado em 1835, quando o químico alemão Justus von Liebig conseguiu desenvolver o policloreto de vinilideno, mas só chegou na versão rígida décadas mais tarde devido ao trabalho de Eugen Baumann.

O século 20 trouxe mais um avanço: o PVC flexível que agora pode ser usado em escala industrial.

Devido à versatilidade do PVC que pode passar por processos de moldagem e transformação, como injeção, extrusão, calandragem, entre outros, ele têm diversas aplicações, como:

  • construção civil, com fabricação de tubos e conexões, perfis e fios e cabos, correspondendo a 62% da demanda total de PVC no Brasil;
  • medicina, com a fabricação de equipamentos plásticos como instrumentos cirúrgicos, bolsas de sangue e soro, tubos de coleta, aparelhos de hemodiálise, sondas e muitos outros;
  • Geomembranas, que são mantas de liga plástica e flexível usadas para revestimento impermeabilizante e aplicações no armazenamento e tratamento de água, aterros sanitários, irrigação e mineração.

Ele também é muito utilizado em roupas, equipamentos de proteção e na moda em geral, como couro sintético.

Por conta dessas aplicações e flexibilidade o PVC é frequentemente confundido com a borracha.

Alguns usos em comum aumentam essa confusão, mas os materiais não têm nada em comum, nem a origem.

O PVC, como visto, é um plástico e tem como características principais a resistência, impermeabilidade, flexibilidade e isolante. Já a borracha é um material elástico obtido de plantas, como a seringueira, ou produzida sinteticamente.

O PVC e a sustentabilidade

Os produtos derivados do petróleo, em geral, são prejudiciais ao meio ambiente e pouco sustentáveis, o que torna o PVC uma exceção ainda mais interessante.

Na fabricação do PVC utilizam-se dois materiais base: sal, geralmente oriundo de fábricas de soda cáustica, e plastificantes produzidos com graxas de origem animal.

Apesar disso, atualmente, muito do PVC produzido está inserido em cadeias produtivas mais responsáveis e sustentáveis, transformando sua lógica original. 

PVC Ecológico existe?

A resposta a essa pergunta é sim, existe! Ele é desenvolvido sem metais pesados, sem o uso de corantes que podem ser cancerígenos e sem alguns produtos químicos chamados ftalatos.

E você pode encontrar o PVC ecológico em diversos produtos, principalmente nos ligados à moda sustentável.

Com isso, você pode ter toda a flexibilidade do PVC e a tranquilidade de não ter danos à sua saúde nem fazer mal ao meio ambiente.

Entre os benefícios do PVC está sua vida útil que varia de 15 a 100 anos, sendo em média maior que 60 anos.

O PVC ainda é 100% reciclável, podendo ser utilizado para diferentes fins, reutilizado e reciclado para produção de novos produtos.

Então, ao usar um produto de PVC você pode ficar tranquilo em relação ao destino. 

PVC: um dos plásticos mais produzidos do planeta!

E, para que a gente entenda a importância do PVC no mundo, vale a pena dizer que ele é um dos plásticos mais produzidos do mundo.

De acordo com o site Statista, a produção prevista de PVC para 2025 é de 59,72 de toneladas métricas, com aumento de mais de 20% em relação ao que foi produzido em 2018. 

Com esse aumento da produção é preciso redobrar a atenção para um processo mais sustentável e reciclagem dos produtos.

Apesar de ser um dos principais produtores de plástico no mundo, infelizmente, o Brasil ainda não tem processos desenvolvidos com foco no meio ambiente, de forma que dificilmente as práticas possam ser consideradas sustentáveis.

Brasil na reciclagem do PVC

Apesar de ser 100% reciclável, isso só ocorre com o encaminhamento correto.

Esse é um ponto crítico, especialmente no Brasil que recicla apenas 3% do lixo plástico, apesar de ser o 4º produtor de resíduos sólidos plásticos do Planeta. 

Assim, o primeiro passo para garantir que seu produto de PVC seja realmente reciclado é garantir a destinação correta do lixo plástico encaminhado à reciclagem.

Primeiro, nossa sugestão é avaliar se não é possível reaproveitar o produto usando a criatividade.

Porém, caso seja a hora do descarte mesmo lembre-se que os produtos de PVC devem ir à lixeira VERMELHA, junto com os outros plásticos.

Caso aonde você mora não tenha coleta seletiva você tem como opção procurar pontos de coleta ou cooperativas que façam a reciclagem.

Em geral, no Brasil, o processo mais comum de reciclagem do PVC é por meio da reciclagem mecânica.

Nesse modelo são combinados processos operacionais (a moagem, a aglomeração e a granulação), para que haja reaproveitamento dos resíduos plásticos, transformando-os em grânulos (grãozinhos) que são usados como matéria prima para fabricação de outros produtos, retomando todo o processo produtivo.

O PVC na indústria de calçados

A indústria de calçados profissionais foi a primeira a utilizar o PVC, com sua flexibilidade e capacidade de proteção para desenvolver produtos.

Porém, as tendências de moda também fizeram com que eles fossem para o dia a dia, com a possibilidade de ter transparência e cores, com formas arrojadas e modelos conceituais.

E isso aconteceu de forma tão interessante, que a moda das ruas e das passarelas influenciou até o uso profissional do PVC. 

Solados em PVC

Com diversas características importantes, como você já viu, o PVC é uma ótima opção para os solados dos sapatos também. Além de serem fabricados com material de alta resistência, eles são sólidos, leves, não tóxicos, estáveis e impermeáveis.

Também conseguem oferecer conforto, com grande resistência e durabilidade. Em geral, a questão do custo também é importante, mas é algo que deve ser observado com cuidado. Afinal, em geral, o PVC de baixo custo não tem cuidado com a sustentabilidade na produção.

Então, na hora de decidir pelo seu calçado com PVC, pense em sustentabilidade.

Um exemplo de PVC sustentável

Como a gente viu até aqui, o PVC pode sim ser um plástico aliado das práticas sustentáveis, principalmente quando integrado em cadeias produtivas ecológicas e responsáveis e sabe quem faz isso: nós aqui da Linus!

As sandálias Linus são fabricadas com processos mais sustentáveis de forma a reduzir os impactos nocivos da produção.

O sal utilizado na fabricação é 100% proveniente do mar, e os plastificantes são feitos totalmente a partir de fontes vegetais (óleos de soja).

Com isso, em toda a cadeia de produção, 70% dos recursos utilizados na composição das sandálias Linus são renováveis.

Esse é um exemplo de como é possível incluir o PVC no seu dia a dia sem deixar de ser responsável com o meio ambiente.

As sandálias Linus também são veganas, pois não compactuamos com nenhum processo de exploração animal na nossa produção.

Atualmente, também somos uma marca que compensa todo o carbono emitido em nossas atividades. Isso significa que contribuímos com a redução de CO2 devido às nossas escolhas mais sustentáveis.

 

Confira também: Selos de Sustentabilidade: conheça mais sobre eles!

E tudo isso produzindo sandálias que são lindas, com design atemporal e minimalista para serem ainda mais práticas na sua rotina.

Com o PVC ecológico microexpandido, as sandálias Linus são super confortáveis e duráveis e depois podem ser 100% recicláveis.

Se você se preocupa com o impacto ambiental das suas escolhas, agora pode saber como escolher produtos que podem trazer o PVC de forma responsável e sustentável, que podem, além de tudo, manter você na moda.

Adquira sua Linus 100% reciclável