Conheça os 5 Rs da sustentabilidade
A política dos 5 Rs da sustentabilidade é um caminho educativo e prático para aprendermos a nos relacionar de forma mais sustentável com o meio ambiente.
Os 5 Rs da sustentabilidade são: reciclar, reduzir, reutilizar, recusar e repensar.
Aqui na Linus os 5 Rs da sustentabilidade são norteadores das nossas ações e queremos compartilhar mais dessas práticas com vocês. A seguir vamos explorar juntas:
Vem com a gente para mais do que pensar sobre o tema, aprender a criar e praticar hábitos dos 5 Rs da sustentabilidade no seu dia a dia.
Por que os 5 Rs da sustentabilidade são importantes?
Antes de avançarmos sobre os 5 Rs da sustentabilidade vamos dar uns passinhos – de Linus – para trás?
A ideia original dos Rs surgiu na Conferência da Terra, ou Eco 92, realizada no Rio de Janeiro em 1992.
Na ocasião, surgiu a proposta dos 3Rs da sustentabilidade: reduzir, reciclar e reutilizar.
Eles foram inseridos na Agenda 21, documento oficial propositivo aos mais de 100 países participantes do evento.
A Eco 92, no entanto, já tem quase 32 anos! E sabemos que muita aconteceu nesse meio tempo, principalmente uma ameaça crescente ao meio ambiente com o crescimento do consumo.
Pula para 2013... Nesse ano foi lançado o livro “Zero Waste Home” da ativista ambiental Béa Johnson no qual ela incorpora mais dois Rs: recusar e repensar.
E de fato, alguns dados mostram que realmente precisamos expandir nossas práticas sustentáveis se quisermos salvar o planeta.
Segundo um projeto realizado pelo Banco Mundial, chamado “What a Waste” em 2018 produzimos cerca de 2 bilhões de toneladas métricas de resíduos sólidos urbanos no mundo. Além disso, estima-se que nosso lixo aumentará para 3,4 bilhões de toneladas métricas até 2050.
Um dos objetivos relacionados aos 5 Rs é justamente lidar com o agravamento da crise climática. Colocar essas ações em prática gera diversos benefícios, como:
- diminuir a geração de resíduos sólidos;
- incentivar o consumo consciente;
- reduzir a emissão de CO2 e outros gases do efeito estufa;
- preservar a biodiversidade da fauna e da flora;
- reduzir o desmatamento;
- diminuir a poluição dos oceanos.
Apesar de nos focarmos na questão ambiental, a importância dos 5 Rs da sustentabilidade vai muito além e gera impactos positivos às pessoas.
A ideia é que possamos repensar e refletir, enquanto sociedade, nossas escolhas e práticas a fim de alcançar mais igualdade, equidade e até qualidade de vida.
Se o consumo desenfreado não é nada positivo para o meio ambiente, temos visto que ele também faz um mau danado às pessoas, como por meio de ansiedade, endividamento, compulsão por compras e outros problemas sociais que estão relacionados ao estilo de vida consumista.
Então, vem com a gente conhecer mais sobre os 5 Rs da sustentabilidade pelo Planeta e por você!
Quais são os 5 Rs da sustentabilidade?
Já vimos a importância dos 5 Rs da sustentabilidade e vimos quais são eles: reduzir, reutilizar, reciclar, recusar e repensar.
Agora, vamos explorar um pouco mais para conhecer exemplos dos 5 Rs e como inserir essas ações no nosso dia a dia.
1. Reduza
Começando pelos Rs originais, o reduza implica em uma diminuição direta do consumo.
Está em dúvida se precisa de algo? Então provavelmente não precisa. Você pode incorporar essa lógica nas diferentes esferas da sua vida, como itens para casa, roupas e calçados, decoração e até mesmo deslocamentos no dia a dia.
A ideia do reduza é que possamos viver com aquilo que é realmente necessário à nossa vida, cortando os excessos.
Por exemplo, você tem três jaquetas muito parecidas. Realmente precisa de todas elas? Será que uma já não atenderia suas necessidades?
Para isso pense no propósito das coisas, dos objetos, das roupas e dos utensílios que você tem. Mantenha apenas o que for realmente útil ou importante para você.
A proposta básica do reduza, portanto, é eliminar tudo o que não for necessário para sua vida, tanto considerando o que você já tem como suas compras futuras.
2. Reutilize
A reflexão do reutilize é buscar, com criatividade, manter as coisas na sua vida por mais tempo encontrando novas funções para elas.
A proposta aqui não é acumular, não me entenda errado, e sim aumentar a vida útil do que já temos e diminuir a produção de resíduos. Vamos de exemplos:
- invista em uma garrafa de água duradoura em vez de comprar uma garrafinha sempre que sai de casa;
- tenha sempre um canudo de metal ou madeira com você e evite os de plástico;
- use uma roupa velha como pano de limpeza ou crie bolsas e outras peças com ela;
- faça das garrafas usadas novos vasos de flores;
- crie um quadro personalizado com rolhas de garrafa.
Para colocar o reutilize em prática basta escolher itens com uma vida útil mais longa, fugindo do que é descartável, ou usar a criatividade para que um objeto ou material tenha seu “prazo de validade” estendido e ganhe uma vida nova ressignificada.
3. Recicle
Os resíduos que sobram têm dois destinos: reciclagem ou compostagem.
Aqui depende de você e orientação é limpar, alisar e reciclar as embalagens de plástico. Já os vidros devem ser limpos e classificados corretamente.
Certifique-se de que não haja mais nenhum propósito para eles e dê a destinação correta.
Já ouviu falar de upcycling?
Também conhecida como reuso criativo, agrega valor e um novo propósito a materiais antigos, velhos ou que iriam para o lixo. É dar vida nova aos objetos descartados.
Os objetos reciclados podem ser itens de uso diário, como móveis, materiais cerâmicos, latas, roupas e objetos de vidro. Enfim, quase tudo que você usa pode virar outra coisa que você precisa.
Alguns dizem que o upcycling é a reciclagem do futuro, pois está se tornando cada vez mais popular em todo o mundo.
Os potes de vidro, por exemplo, são muito versáteis. Você pode usá-los para armazenar grãos secos ou granola, para decorar sua casa como vasos ou até mesmo para segurar canetas na sua mesa de trabalho.
Os papéis impressos são excelentes blocos de notas, caixas de papelão são ótimas para organizar suas gavetas e frascos de protetor solar podem se tornar pequenos vasos na janela da sua cozinha, cheios de ervas aromáticas.
As cascas de frutas, legumes, e ovos, o pó do café e os sachês usados de chá podem ser ótimos adubos para seus vasos ou podem ir para a compostagem.
4. Recuse
O recuse faz parte da “nova geração” entre os 5 Rs da sustentabilidade e significa não deixar entrar na sua vida aquilo que não condiz com o mundo que você quer viver.
Uma das maneiras mais efetivas de mudarmos essa realidade é tomarmos as atitudes certas nas horas certas.
Acredite! Isso vale mais do que qualquer textão nas redes sociais.
Seja um panfleto na rua, talheres descartáveis da comida que você recebe em casa, canudo de refrigerante, o comprovante da máquina de cartão de crédito que você vai receber pelo app do seu celular, documentos que você pode receber no seu e-mail, não aceite aquilo que você vai usar só uma vez ou que na verdade nem precisa.
Cada vez que oferecerem algo descartável, reflita sobre isso. Você é livre para recusar aquele pacote de ketchup ou de shoyu de cortesia se não planeja usá-lo.
Mais um exemplo de recuse é não aceitar se relacionar com marcas que fazem testes em animais e só comprar daquelas que são cruelty-free.
A própria decisão pelo vegetarianismo ou veganismo são formas de se recusar a aderir a práticas que você não concorda.
Portanto, o recusar tem tudo a ver com a sustentabilidade ambiental, mas também tem muitos posicionamentos que você escolhe com base nos seus valores.
5. Repense
Por fim, outro “novato” entre os 5 Rs da sustentabilidade é o repense que nos instiga a refletir sobre nosso papel no Planeta.
Comece por refletir como você se relaciona com os recursos naturais.
Entender que eles são finitos e que precisamos deles para sobreviver pode começar a influenciar muito as suas escolhas.
Quando você for comprar qualquer coisa, consumir qualquer produto, cada escolha que você faz está ligada diretamente com o planeta que você está ajudando a construir para as próximas gerações.
Você pode começar repensando marcas que você consome que não são comprometidas com práticas sustentáveis.
Outra maneira é compartilhar esse processo. Discuta com a sua família, companheiros, amigos sobre como andam os 5 Rs de vocês.
Além de tudo isso, você também pode refletir as suas ações, calculando a pegada de carbono.
Será que não existem coletivos, ONGs e grupos locais que pensam a sustentabilidade do seu bairro ou da sua cidade que ficariam felizes de ter a sua participação e contribuição?
Então, agora é com você.
Se você quer fazer o seu caminho daqui para frente mais sustentável e confortável, vem conhecer a Linus!
A Linus é a primeira marca brasileira de sandálias de plástico veganas. As sandálias são feitas 100% no Brasil, movimentando a nossa economia, com as matérias-primas mais sustentáveis que temos no país e são totalmente recicláveis. Vem conhecer a Linus!
Você também pode gostar: 7 itens indispensáveis para passar o dia fora de forma ecológica!
por Linus dezembro 20, 2024
Ver artigo completo
por Linus dezembro 20, 2024
Ver artigo completo
por Linus dezembro 19, 2024
Ver artigo completo