Empresas sustentáveis: como e por que ser uma?
agosto 15, 2024

Empresas sustentáveis: como e por que ser uma?

por Linus

Se você está ligada em temas como consumo e empreendedorismo, já deve ter observado o protagonismo das empresas sustentáveis.

O crescimento de negócios eco-friendly está diretamente relacionado com movimentos mais amplos relacionados à sustentabilidade.

Podemos citar a maior exigência dos consumidores de práticas responsáveis por parte das empresas, organizações internacionais, como a ONU, que demandam maior comprometimento corporativo e um cenário climático preocupante que mobiliza toda a sociedade.

É nesse contexto que nós, da Linus, nos inserimos como uma empresa sustentável que também atua na divulgação do tema para alcançar mais pessoas, especialmente mulheres empreendedoras.

Para ter uma prática coerente com nossos valores, preparamos o post de hoje para ampliar um pouquinho o debate sobre empresas sustentáveis no Brasil. Você vai conferir:

Vem com a gente e entenda como ser uma empresa sustentável pode ser benéfico para o Planeta, mas também para o seu negócio!

O que é uma empresa sustentável?

Uma empresa sustentável atua de acordo com o tripé da sustentabilidade, integrando responsabilidade ambiental, social e econômica.

Isso significa que são múltiplos fatores envolvidos, além do aspecto ambiental, que fazem com que uma empresa seja, de fato, sustentável.

É importante equilibrar o crescimento econômico com a preservação dos recursos naturais, a proteção ambiental e o bem-estar das comunidades, direta ou indiretamente, envolvidas na cadeia produtiva, além de promover a justiça social.

Por fim, mas não menos importante, a empresa deve ter valores e políticas transparentes, de forma que suas práticas sustentáveis sejam comunicadas aos clientes, fornecedores, colaboradores e à sociedade como um todo. Isso reflete uma atuação ética.

Importância da sustentabilidade empresarial

Existem diferentes motivos que explicam a importância da sustentabilidade empresarial, incluindo a preservação ambiental, mas aqui vamos ressaltar o comportamento do consumidor.

Um estudo da Tetra Pak revelou que dois terços dos consumidores evitam comprar de marcas que não sejam sustentáveis. Essa é uma tendência recente, sendo que apenas nos últimos 6 anos, houve um aumento de 26% nos consumidores com esse posicionamento mais consciente.

Já um estudo da Nielsen sobre os hábitos de consumo dos brasileiros revelou que 42% dos entrevistados mudaram práticas de consumo para reduzir o impacto ambiental.

Entre os entrevistados, 30% dos brasileiros afirmam verificar os ingredientes dos produtos que consomem, 58% não compram de empresas que fazem testes em animais e 65% rejeitam empresas associadas ao trabalho escravo.

Portanto, as empresas sustentáveis destacam-se na preferência do consumidor, o que demonstra que esforços para uma atuação comprometida com a sustentabilidade está diretamente atrelada ao sucesso empresarial com esse novo modelo de consumo consciente e responsável.

Benefícios de ser uma empresa sustentável

A empresa que se compromete com princípios sustentáveis busca angariar benefícios específicos dessa linha de atuação, entre os quais:

  • melhora da reputação da marca;
  • reconhecimento por meio de certificações e selos sustentáveis, o que atrai a atenção de consumidores responsáveis;
  • atração de clientes comprometidos com consumo consciente e sustentável;
  • atendimento à legislação e regulamentação ambiental;
  • práticas com menor impacto ambiental;
  • melhor integração com práticas econômicas locais nas comunidades ligadas à extração de matéria-prima e produção;
  • benefícios fiscais relacionados à promoção de práticas sustentáveis.

Assim, os benefícios de ser uma empresa sustentável impactam diferentes aspectos corporativos, trazendo vantagens verticais à atuação da marca e sua presença de mercado.

Exemplos de empresas sustentáveis

Com a maior exigência social para que práticas sustentáveis sejam adotadas, muitas empresas, de diferentes portes, começaram a repensar sua atuação e comprometer-se com ações sustentáveis ao longo da cadeia produtiva.

Vamos conhecer alguns exemplos que mostram que as empresas sustentáveis estão em todos os segmentos e podem ser de qualquer tamanho.

Natura

No Brasil, uma das principais referências em empresas sustentáveis é a Natura, com ingredientes renováveis em 90% das fórmulas da marca.

Além disso, a Natura foi pioneira em repensar o relacionamento com as comunidades tradicionais envolvidas na extração de matérias-primas de forma mais responsável para um menor impacto ambiental e maximizar a valorização dos saberes e tradições locais.

Tudo isso não reduziu seu tamanho, pelo contrário, atualmente, a Natura é a quarta maior empresa de cosméticos do mundo.

Malwee

Já falamos por aqui antes como o setor têxtil é um dos mais prejudiciais ao meio ambiente. Na contramão desse preocupante contexto, o Grupo Malwee desenvolveu o Plano ESG 2030 para práticas mais sustentáveis.

Já no primeiro ano, a empresa conseguiu que 92% das peças fossem produzidas de forma sustentável e 10% com uso de matéria-prima sustentável.

A empresa está atuando em diversas frentes para alcançar seus objetivos de sustentabilidade, como aumentar o uso de algodão orgânico e reciclado, investir em eficiência energética e ter programas para gestão e redução de resíduos.

B.O.B

Agora, um exemplo de empresa sustentável desde sua concepção: a B.O.B cosméticos.

A proposta da B.O.B com cosméticos em barra é reduzir o uso de água e plástico na formulação e manuseio dos produtos da marca.

Adicionalmente, a B.O.B é vegana, cruelty-free e trabalha com embalagens recicláveis e biodegradáveis. A ideia é promover um menor impacto ambiental desde a extração de matérias-primas até o descarte das embalagens. 

Outro benefício que é coerente com as práticas sustentáveis é uma composição limpa nos seus produtos, visando a saúde e bem-estar das consumidoras.

Ações e práticas sustentáveis para empresas

Como podemos ver nesses três exemplos de empresas sustentáveis inspiradoras, o negócio pode focar em ações e práticas mais ecológicas de acordo com o segmento, princípios, valores e, até mesmo, possibilidades financeiras.

Ao conhecer boas práticas sustentáveis, as empresas podem direcionar seus esforços para aquilo que é mais necessário e viável no momento. Algumas opções incluem:

  • otimização do uso de recursos, como de água, energia elétrica etc.;
  • redução na geração de resíduos;
  • práticas de separação de lixo e reciclagem;
  • programas específicos de gestão de resíduos, como refil de produtos e logística reversa de embalagens vazias;
  • adoção de uma matriz energética renovável e limpa, como energia solar;
  • redução do uso de derivados de petróleo, como o plástico, na produção, composição e embalagens dos produtos;
  • não fazer testes em animais – ser cruelty-free;
  • fazer transição para o veganismo, reduzindo o uso de matérias-primas de origem animal nas fórmulas e qualquer tipo de exploração animal na cadeia produtiva;
  • desenvolver relacionamento com a comunidade local priorizando práticas mais justas e sustentáveis;
  • ser transparente quanto às práticas da empresa negando o greenwashing e ações que mascaram as reais atividades do negócio.

Portanto, para ser uma empresa sustentável é preciso repensar as práticas em diferentes escalas, entretanto, essa diversidade amplia as possibilidades de ações social, ambiental e economicamente responsáveis por parte da empresa.  

Políticas e inovações atuais em sustentabilidade

A tecnologia tem sido uma importante aliada da sustentabilidade em empresas, viabilizando inovações em termos de matéria-prima, eficiência dos processos, logística e, até mesmo, transparência.

Com muitas experiências bacanas que poderíamos compartilhar, selecionamos duas.

  • Malwee: a empresa, que já citamos hoje, desenvolveu um moletom com o chamado “fio do futuro”, ou seja, a nova peça é 100% produzida a partir da matéria-prima de roupas usadas e que seriam descartadas em aterros sanitários; 
  • Linus: a empresa usa PVC ecológico microexpandido. O material é um plástico, portanto, 100% reciclável, mas obtido de fontes vegetais e não derivado do petróleo.

Com tecnologia, criatividade e compromisso ambiental, a sustentabilidade empresarial não é apenas possível, mas extremamente benéfica pro mundo, pros negócios e para sociedade.

Como a Linus está fazendo a diferença?

Já falamos da matéria-prima revolucionária da Linus, o que garante que nossas sandálias sejam 100% recicláveis – lixeira vermelha, não esquece!

Mas não é só isso, a Linus é uma empresa sustentável desde sua origem, o que significa que tudo foi pensado, desde os mínimos detalhes, para reduzir o impacto ambiental da marca e valorizar pessoas no processo.

A Linus tem o selo The Vegan Society que garante que as sandálias Linus são veganas. Isso quer dizer que nada é testado em animais e não usamos produtos de origem animal em nossa cadeia produtiva.

Já nosso selo Muda Recicla, atesta que compensamos 100% do plástico que produzimos e dos papéis que utilizamos.

E temos ainda o selo Future Carbon, que certifica que compensamos o dobro das emissões de carbono das nossas atividades como empresa.

A Linus também acredita e investe em relações mais humanas com comunidades, fornecedores, colaboradores e, claro, nossos clientes.

Entre nossas práticas de responsabilidade social destacamos o apoio e parceria com à Operação Amazônia Nativa, pela valorização da cultura modos de vida indígena, e à Afesu, voltada à educação de mulheres.

Na Linus é assim, acreditamos que juntas vamos mais longe e para isso também precisamos proteger nosso bem maior: nosso planeta.

Conclusão 

Hoje falamos sobre empresas sustentáveis e explicamos como e porque vale a pena investir em práticas mais sustentáveis no seu negócio.

Além da sustentabilidade está diretamente relacionada à preservação do meio ambiente, ela também está ligada à justiça social e à equidade econômica.

Para as empresas, esse movimento gera vários benefícios, mas destacamos aqui como o crescimento do consumo consciente faz com que as marcas ecologicamente comprometidas tenham ganhado a atenção do consumidor brasileiro.

Para finalizar trouxemos exemplos e casos de sucesso, incluindo o nosso, afinal estamos aqui para mostrar que ser uma empresa sustentável é possível.

Quer saber mais sobre a Linus? Vem conhecer nossas sandálias sustentáveis e nossas ações!