Energias renováveis: conheça os benefícios
As energias renováveis são uma grande esperança para reduzir os impactos dos combustíveis fósseis associados ao aquecimento global e às práticas mais predatórias contra a natureza.
A alta dependência da sociedade de energias não renováveis, como o carvão e o petróleo, e os impactos negativos para o Planeta mostram a necessidade de repensarmos nossa matriz energética.
Pensando nisso, vamos explorar mais sobre o que são fontes renováveis e outras dúvidas comuns. Você vai conferir:
- O que são energias renováveis?
- Tipos de energias renováveis
- Benefícios das energias renováveis
- Desafios e limitações das energias renováveis
- Histórias para inspirar
- Dicas práticas para adotar energias renováveis
Vem com a gente e entenda um pouquinho mais de como podemos fazer nossa parte quando o assunto é energia!
O que são energias renováveis?
As energias renováveis são baseadas em fontes naturais e que, portanto, são inesgotáveis devido à própria regeneração da natureza.
Geralmente, as energias renováveis também apresentam impacto ambiental reduzido, o que contribui para preservação do meio ambiente e até mesmo à saúde humana.
Por conta disso, são também chamadas de energias sustentáveis, uma vez que o uso dessas fontes não compromete a disponibilidade futura de recursos e garante um planeta mais habitável às futuras gerações.
Portanto, as energias renováveis são a base para pensar na transição da matriz energética global, diminuindo e, um dia, abandonando, os combustíveis fósseis.
Tipos de energias renováveis
Os diferentes tipos de energia renováveis consistem nas variadas fontes energéticas disponíveis na natureza e como elas são exploradas para viabilizar o uso por indústrias, agricultura e, claro, residências.
Energia hidrelétrica
A energia hidrelétrica ou hídrica é possível por meio da conversão da energia cinética e hidráulica resultante do movimento da água em energia elétrica.
No Brasil, entre 60 e 65% da energia elétrica é resultante da matriz hidrelétrica, o que é positivo que se trata de um meio sustentável e renovável.
Entretanto, apesar de ser menos prejudicial que os combustíveis fósseis, as hidrelétricas causam sim danos ambientais, como a inundação de áreas naturais e desvio de rios, e culturais e sociais, como visto pelos impactos da Usina de Belo Monte nas comunidades indígenas do Xingu.
Energia solar
A energia solar é obtida por meio da conversão da luz do sol em eletricidade utilizando painéis solares.
A energia solar, ao lado da eólica, é a que apresenta maior potencial de uma transição energética sustentável. Trata-se de uma energia limpa e cada vez mais acessível e eficiente.
Entre 2010 e 2019 a geração de energia solar no mundo passou de 40 GW para 580 GW, um salto significativo.
E as expectativas futuras são muito positivas, pois houve uma redução de 82% nos custos de produção de energia solar nos últimos 10 anos. Novos estudos ainda indicam o potencial de aumentar em 30% a eficiência e em 20% a produtividade dos painéis solares.
Energia eólica
A energia eólica é gerada a partir da força dos ventos que se converte em eletricidade.
Também se trata de uma fonte energética com alto potencial, sendo que a produção dos parques eólicos aumentou de 178 GW para 594 GW entre 2010 e 2019.
Apesar dos benefícios, povos tradicionais têm criticado como a instalação de parques eólicos em áreas aparentemente desabitadas alteram o ecossistema local comprometendo seus modos de vida.
Energia geotérmica
A energia geotérmica é obtida a partir do calor natural que provém do núcleo da Terra. Nas usinas geotérmicas a conversão em energia elétrica ocorre a partir da instalação de reservatórios subterrâneos para aproveitamento do vapor e da água quente.
Devido à localização e características geográficas, o Brasil não apresenta potencial elevado para geração de energia geotérmica.
Apesar do crescimento dessa fonte de energia renovável, também são empecilhos o alto custo de instalação e manutenção dessas usinas e potenciais danos ambientais.
Biomassa
A energia da biomassa é gerada a partir da conversão de material orgânico em eletricidade, calor ou combustível.
Como vantagem, a energia da biomassa contribui na gestão dos resíduos orgânicos, pois pode ter como fonte resíduos agrícolas, resíduos de madeira e lixo orgânico residencial ou industrial.
Devido à elevada produção agrícola, como da cana-de-açúcar, o Brasil tem bom potencial para explorar a energia da biomassa.
Essas são só algumas das fontes de energias renováveis, sendo que outras possibilidades estão em estudo, como a energia marinha, a ser obtida por meio do movimento das ondas e marés, e o hidrogênio verde, um vetor energético com alto potencial de exploração e impactos ambientais mínimos.
As 5 fontes de energia mais utilizadas no mundo
Atualmente, as cinco fontes de energia mais utilizadas no mundo são: petróleo, carvão, gás natural, usinas hidrelétricas e usinas nucleares.
Já considerando apenas as fontes de energia renovável, as mais utilizadas são: usinas hidrelétricas, energia eólica, energia solar, biomassa e geotérmica.
Benefícios das energias renováveis
Os benefícios das energias renováveis motivam os investimentos e incentivos à transição energética em escala global. Eles incluem:
- são fontes inesgotáveis e com abundantes em termos de disponibilidade no Planeta;
- são energias mais limpas uma vez que reduzem as emissões de gases responsáveis pelo efeito estufa;
- em alguns casos, são fontes energéticas mais baratas, podendo ser adotadas em larga escala;
- viabilizam produção energética local para atender demandas de comunidades isoladas, remotas e carentes;
- levam em consideração aspectos regionais para definição de uma matriz energética sustentável.
Portanto, existem diferentes razões para o investimento e crescimento das fontes renováveis e a redução de emissões de gases é um dos destaques.
A International Renewable Energy Agency (IRENA), por exemplo, estima que, se houver uma aceleração na transição para energias renováveis e ganhos de eficiência nos sistemas, seja possível reduzir até 70% das emissões globais de CO2 até 2050.
A mesma agência mostra que, em 2022, cerca de 83% da capacidade elétrica adicionada veio de fontes renováveis.
Desafios e limitações das energias renováveis
As energias renováveis são sim o caminho para redução dos impactos ambientais resultantes da ação humana no planeta.
Mas nós vimos que nem tudo são flores. Algo a ser considerado é como essas fontes energéticas vão impactar os ecossistemas locais e também os modos de vida das populações próximas.
As energias renováveis também são mais suscetíveis as intermitências devido às oscilações das condições naturais de produção, como sol e vento.
Aspectos técnicos também precisam ser considerados, como menor rendimento energético de algumas fontes e a maior necessidade de infraestruturas para armazenamento e distribuição de energia.
Sabemos que nenhuma resposta é fácil, mas ainda assim acreditamos que é possível usar o conhecimento humano para uma vida mais sustentável e comprometida com as necessidades da natureza e meio ambiente.
Histórias para inspirar
Aqui vai uma dica e inspiração ao mesmo tempo: o filme “O menino que descobriu o vento”.
É uma história lindíssima baseada na vida William KamKwamba que, aos 13 anos, vivendo em uma região pobre do Malawi, na África, lutou para estudar e melhorar a vida na sua comunidade.
Sem querer dar spoiler, mas a energia eólica tem um papel muito importante aqui. Sério, vale muito a pena e traz reflexões importantes sobre energia renovável, acesso à educação e resiliência.
Dicas práticas para adotar energias renováveis
A instalação de painéis solares é uma excelente maneira de adotar energia renovável em residências e pequenos negócios, pois é um modelo relativamente simples e que se beneficia de incentivos fiscais e programas de financiamento.
Já as empresas têm várias opções para participar da transição energética e reduzir impacto ambiental. Além da instalação de painéis solares, elas podem optar pela contratação de fornecedores de energia renovável para que a energia elétrica consumida seja oriunda de fontes limpas e sustentáveis.
Além de contribuir para o meio ambiente, essas medidas também podem resultar em economias significativas a longo prazo.
Na Linus, optamos por opções mais sustentáveis e de menor impacto ambiental sempre que possível. Além de sandálias sustentáveis, está entre os nossos valores que nossos processos também sejam mais ecológicos.
O resultado é toda uma cadeia produtiva com comprometimento ambiental e social, gerando impactos positivos.
Quer fazer parte desse movimento? Vem conferir a coleção da Linus e ande com a consciência tranquila, estilosa e confortável por onde for.
por Linus agosto 15, 2024
Ver artigo completo
por Linus agosto 13, 2024
Ver artigo completo
por Linus julho 25, 2024
Ver artigo completo