itens ecológicos
janeiro 29, 2024

7 itens indispensáveis para passar o dia fora de forma ecológica!

por Linus

Uma consciência ecológica é um primeiro passo para fazer escolhas no dia a dia que terão menor impacto ambiental, como o uso de itens ecológicos, redução do consumo e reciclagem.

Apesar da crescente preocupação com a sustentabilidade do planeta, nem sempre sabemos como incorporar essa consciência ecológica e ambiental nas nossas rotinas.

Na Linus nós entendemos essas dúvidas, afinal, nem sempre é super claro para a gente também. Assim, vamos nos aprofundar um pouquinho mais no tema falando sobre:

Esperamos que esse mini guia te ajude a colocar em prática esses valores e também refletir sobre mais formas de ter uma vida sustentável.

Motivos para usar itens ecológicos

Antes de entrarmos numa seleção de itens ecológicos que podem estar mais presentes na sua rotina é importante entender o porquê essa mudança é importante.

Isso garante não apenas que nossos pequenos hábitos diários sejam mais sustentáveis, mas que, no longo prazo, tenhamos convicção de nossas escolhas. 

Os itens ecológicos não são exatamente benéficos ao meio ambiente, mas certamente são menos prejudiciais. 

O foco dos itens ecológicos é que eles causem um menor impacto ambiental antes, durante a extração da matéria-prima, durante o uso, como ao ter uma vida útil maior, e depois, na hora do descarte.

Com isso, um dos mais importantes benefícios é quanto à menor geração de resíduos, seja porque o item é biodegradável ou pode ser reciclado, como pelo maior tempo de uso.

Um bom exemplo são os canudos reutilizáveis. Eles dependem menos dos derivados de petróleo, como o plástico, tem uma vida útil estendida e podem ser destinados à reciclagem ou reaproveitamento depois. 

Entender o processo de geração de resíduos e que já nos faltam locais apropriados para descarte do lixo é uma forma de se comprometer com itens que serão menos prejudiciais nesse ciclo.

O que classifica os itens como ecológicos?

Para que um produto seja considerado ecológico ele deve atender diferentes critérios do antes, durante e depois do consumo. Alguns exemplos incluem:

  • usam de matérias-primas sustentáveis e em processos ecológicos de extração;
  • respeitam à sazonalidade e tempo de recuperação ambiental;
  • são cruelty-free, sem uso de matérias-primas de origem animal ou testes em animais;
  • seguem princípios do veganismo;
  • recorrem a processos locais, reduzindo as emissões de CO2 e apoiando a economia circular;
  • são e utilizam embalagens biodegradáveis e/ou recicláveis;
  • não utilizam ingredientes tóxicos ou insumos agressivos durante o processo produtivo.

Atualmente, existem diversos selos de sustentabilidade que permitem que o consumidor avalie essas diferentes características dos itens ecológicos durante a compra.

Atender a esses diferentes itens é importante para um produto mais ecológico e sustentável.

Uma das características mais valorizadas é ser um produto biodegradável, o que indica que o item leva menos tempo para ser se degradar no meio ambiente, sendo reabsorvido pela natureza (como uma fruta que cai no jardim).

Portanto, fica claro que além da preocupação com o consumo, o que vem depois do descarte também se torna uma questão cada vez mais relevante para classificação de um item como ecológico ou sustentável.

7 itens ecológicos indispensáveis para um dia fora de casa!

itens reutilizáveis

Além das “grandes decisões de compra”, é possível incorporar práticas mais ecológicas no seu dia a dia, transformando-as em bons hábitos que vão seguir com você boa parte da sua vida.

Todo dia quando saímos de casa para ir à faculdade, para o trabalho, para um passeio ou que seja, podemos antecipar algumas situações e colocar na bolsa alguns itens ecológicos. 

1. Garrafa de água reutilizável

Não sei vocês, mas estamos sempre falando que preciso beber mais água e uma forma cientificamente comprovada de fazer isso é ter uma garrafa de água (cheia) por perto.

Principalmente no calor que temos visto no Brasil a água é um item indispensável inclusive para sua saúde e bem-estar quando for ficar horas fora de casa.

E imagina o lixo que não será gerado (e custo) se todas as vezes, todos os dias, você comprar uma garrafa de água de plástico e descartável.

A dica então, boa pra você e para o meio ambiente, é ter uma garrafa de água reutilizável.

Entre as melhores opções pela durabilidade e qualidade incluem vidro, alumínio e aço inoxidável.

2. Talheres e canudos reutilizáveis

Pode parecer exagero, mas a gente nunca sabe quando vai precisar comer e beber na rua e, frequentemente, recorremos aos descartáveis, sejam canudos ou talheres.

Assim, manter esse kit básico na bolsa para qualquer necessidade é uma forma de evitar o consumo de descartáveis que, devido ao volume e descarte inadequado, estão entre os itens mais prejudiciais ao meio ambiente, especialmente os Oceanos.

O canudo plástico não reutilizável, por exemplo, representa 4% de todo o lixo plástico do mundo. Entre as alternativas reutilizáveis estão os canudos de bambu, silicone, metal ou vidro.

3. Eco bags

O Brasil é um dos maiores consumidores de sacolas plásticas no Mundo, usando cerca de 1,5 milhão por hora, de acordo com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras).

Ainda que muitas delas sejam reutilizadas como sacos de lixo, a maior parte não é reciclada. No meio ambiente, as sacolas plásticas demoram até 100 anos para se decompor.

Uma forma de minimizar o impacto do uso das sacolas plásticas é sempre carregar eco bags com você, na bolsa ou na mochila.

Assim, se decidir passar no mercado ou mesmo fazer outros tipos de compra, não precisará recorrer à sacola da loja.

Nossa dica é deixar uma ecobag reserva nas suas bolsas e até mesmo no carro, pois geralmente esquecemos de colocar esse item na bolsa mesmo quando sabemos que vamos precisar mais tarde.

4. Escova de dentes de bambu

O brasileiro é conhecido pelos seus hábitos de higiene, como tomar banho e escovar o dente durante o dia, mesmo quando está fora de casa.

As escovas de dente de bambu estão se tornando mais conhecidas e ganhando público, afinal, são igualmente benéficas à saúde bucal e ainda são itens ecológicos.

Com a substituição correta a cada 3 meses da escova de dente como indicado pelos dentistas, considere que cada uma das escovas de plástico usadas durante sua vida demora 500 anos para se decompor. Sim, 500 anos.

As escovas de dente de bambu levam 30 anos para decomposição. Ainda é um tempo longo, mas 16 vezes mais rápido que a tradicional de plástico.

Então, substitua suas escovas de dente por opções de bambu e carregue na sua necessaire para levar para todos os lugares.

Uma dica extra é optar pela pasta de dente em tablets. Elas são mais fáceis de transportar e produzem menos resíduos que a versão tradicional.

5. Lenços de pano reutilizáveis

Uma moda do passado que está voltando e, dessa vez, devido ser uma opção mais sustentável e ecológica: os lenços de pano reutilizáveis.

É sempre útil carregar um lenço com você, seja para limpar ou secar algo. O problema é que as opções de papel descartável geram uma grande quantidade de resíduos.

O lenço de pano pode ser lavado e reutilizado por muitas e muitas vezes, garantindo a praticidade de ter um lenço sempre com você e evitando o desperdício e volume de lixo da opção descartável.

6. Desodorantes naturais

Se você costuma passar o dia fora de casa provavelmente carrega um desodorante na bolsa, afinal, queremos ficar cheirosas mesmo com esse calorão brasileiro.

Nossa dica é testar e substituir os desodorantes tradicionais, especialmente de spray, por versões naturais, que são mais sustentáveis e ecológicas, desde a matéria-prima utilizada até a embalagem e descarte.

Os desodorantes naturais são benéficos à sua saúde por não utilizarem químicos prejudiciais, como o alumínio, e também agridem menos o meio ambiente.

7. Sandálias Linus

sandália linus chumbo

Foto por: Fernando Verch

Se você vai ficar o dia fora de casa precisa de uma opção sustentável, mas também confortável e é aí que entra a Linus.

As sandálias Linus são veganas, desenvolvidas com PVC ecológico o que as tornam 100% recicláveis.

Além disso, as sandálias são minimalistas e muuuito confortáveis, garantindo bom apoio aos pés durante horas.

Para fechar, a Linus é uma marca carbono negativo, comprometida com processos socioambientais mais responsáveis, ecológicos e sustentáveis no longo prazo.

Assim, a Linus é a sandália ideal se você está em busca de formas mais ecológicas de viver seus dias, trazendo para sua rotina boas práticas sustentáveis que sejam positivas para você e o meio ambiente.

Adquira aqui sua sandália Linus 100% reciclável!

ecológico linus