
Cromoterapia: como as cores ajudam a harmonizar o corpo?
A cromoterapia é uma terapia complementar que pode ser parte de um tratamento médico ou ser usada no dia a dia a partir das escolhas que fazemos em relação às cores que nos cercam.
A cromoterapia se une a diferentes práticas holísticas, como os chakras e o tarot, para explicar movimentos, emoções, tendências e nos oferecer caminhos.
Pensando em quão rico é falar sobre cromoterapia, vamos explorar juntas esse tema, que tal? Você vai conferir:
- O que é cromoterapia?
- A origem e a história da cromoterapia
- Como funciona a cromoterapia?
- Benefícios da cromoterapia
- Aplicações práticas da cromoterapia
- Cartas do tarot e cores de Linus
Vem com a gente e vamos trabalhar essas cores!
O que é a cromoterapia?
A cromoterapia é um campo de estudo terapêutico por meio das cores, partindo do pressuposto que cada cor tem uma vibração única, o que permite harmonizar o corpo e a mente.
Apesar de não ter respaldo científico, a cromoterapia é reconhecida como terapia complementar pela Organização Mundial de Saúde (OMS) desde 1976 e está disponível no Programa Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) do SUS.
Na Medicina, a cromoterapia é usada com o uso de luzes para condução de tratamentos, incluindo de dores crônicas, insônia, depressão e outras.
No dia a dia, a cromoterapia pode auxiliar na promoção do bem-estar físico e mental ao selecionar ativamente as cores do seu entorno.
Assim, a cromoterapia pode tanto ser usada para escolher seus looks, como decoração da casa e ambientes que você prefere passar mais tempo.
Apesar de existirem centenas de cores, o foco na cromoterapia são: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, índigo, violeta, rosa e turquesa.
A origem e a história da cromoterapia
Há dúvidas de como a cromoterapia surgiu de fato, pois práticas terapêuticas com cores são relatadas em diferentes culturas, como no Egito, na Grécia, na China e na Índia, principalmente por meio dos ensinamentos da medicina ayurvédica.
Nesses casos, eram construídos salões banhados com luzes de diferentes cores a partir de vitrais coloridos. O objetivo era revigorar o corpo, aliviando, principalmente, o cansaço.
Nos séculos XIX e XX, a cromoterapia começou a ser explorada em um modelo mais científico, com contribuições principalmente dos pesquisadores Edwin Babbitt e, posteriormente, Dinshah Ghadiali.
Esse histórico levou à cromoterapia a ser mais creditada como terapia complementar e novas pesquisas que a posicionaram como uma área de estudo em expansão.
Como funciona a cromoterapia?
A cromoterapia é baseada em dois princípios, o equilíbrio energético e de propriedades estimulantes ou calmantes.
No caso do equilíbrio energético, a cromoterapia aponta que cada cor tem uma frequência vibracional única e que é essa força que é capaz de influenciar as energias do corpo, seja para correção de desequilíbrios energéticos, como para restaurar a harmonia.
Já as propriedades estimulantes ou calmantes das cores devem-se à capacidade que elas têm de influenciar os estados fisiológicos e psicológicos de acordo com a exposição.
As práticas estimulantes da cromoterapia, por exemplo, utilizam cores quentes, como o vermelho, laranja e amarelo, para aliviar sintomas da depressão e fadiga, melhorar o apetite e acelerar o metabolismo.
Já as técnicas calmantes baseiam-se em cores frias, como o azul e verde, e são usadas para alívio de sintomas relacionados ao estresse, ansiedade, insônia e promover o relaxamento.
Benefícios da cromoterapia
Os benefícios da cromoterapia estão diretamente relacionados ao quando e como cada cor é utilizada. Entretanto, com um uso correto das cores às suas necessidades, os pontos positivos incluem:
- redução do estresse e ansiedade;
- melhora do humor;
- aumento da disposição e energia;
- aumento do equilíbrio emocional;
- melhora da qualidade do sono;
- alívio de dores físicas;
- fortalecimento do sistema imunológico.
É importante entender como as cores agem sobre você e, especialmente, quais são as sensações e emoções despertadas com a exposição a determinadas cores.
Além disso, é bom saber que, enquanto terapia, não é de uma hora pra outra que você vai obter esses benefícios. Trata-se de um efeito cumulativo conforme você fica exposto a certas cores em certas situações.
Aplicações práticas da cromoterapia
Como vimos até aqui, existe um tipo de terapia complementar à medicina convencional, sendo utilizadas luzes LED e/ou laser para tratamentos específicos.
Também existem os ambientes terapêuticos, sendo usada a cromoterapia para construção de locais mais propensos ao relaxamento, descanso ou mesmo estímulo.
Por exemplo, você já deve ter reparado que muitos restaurantes fast food usam cores quentes e vibrantes, como o vermelho, amarelo e laranja. Na cromoterapia essas cores são usadas para estimular o apetite.
Outro exemplo é o fato de você se sentir mais relaxada em ambientes verdes e azuis, principalmente se for em contato com a natureza e ao ar livre.
A cromoterapia também pode ser colocada em prática no seu guarda-roupa e nos looks diários.
O preto, por exemplo, é um tom neutro que significa introspecção e isolamento, enquanto o branco está relacionado à tranquilidade e paz.
Apesar do desejo de simplificar em um dia que nosso humor não está muito legal, a opção pelo preto, por exemplo, vai aumentar o sentimento de introspecção e deixar você mais desanimada. Nesse caso, que tal colocar uma cor para quebrar o ar de desânimo? Qual cor? Vamos conferir o significado delas a seguir!
Cartas do tarot e cores de Linus

Como vimos, a cromoterapia de volta ao estudo de algumas cores. Nós, Liners que somos, decidimos unir esse conhecimento com outro que amamos por aqui – cartas de tarot.
Vem com a gente conferir o resultado dessa união improvável mais que nos ajuda a entender como cada cor transmite uma vibração energética que impacta como nos sentimos.
Ah, quer um bônus? Selecionados sandálias Linus para cada cor. Veeem!
Vermelho
O vermelho está associado à energia do fogo, do impulso e da coragem.
No tarot, o vermelho está presente em cartas como o Imperador, o Hierofante e o Mago. Assim, essa cor representa o domínio, força, determinação e convicção.
O vermelho pode ajudar em momentos que você precisa de coragem ou de expressar liderança e autoridade.
Na Linus você pode escolher entre a Linus Urucum e a Linus Bordô para completar o look.
Branco
No tarot, a carta da Temperança é a que mais representa o branco e está associada ao equilíbrio, paz e paciência.
De fato, ao optar pelo branco você indica que está em busca ou está transmitindo tranquilidade, paz, equilíbrio e abertura espiritual.
É uma boa opção de cor se você está querendo mais clareza. Nesse momento, a Linus Baunilha é sua companheira ideal.
Amarelo
No tarot o amarelo está presente em algumas cartas importantes, como no Sol, representando a vida, no Louco, indicando coragem e novidade, e na Rainha de Paus, revelando uma personalidade extrovertida.
Assim, o amarelo é uma cor representativa da esperança, alegria, felicidade e energia. Ele é uma boa pedida para quando você precisa de coragem extra, como em uma reunião importante, apresentação de trabalho, um primeiro date e até mesmo numa entrevista.
Também é indicado para qual você está meio para baixo, pois o amarelo melhora a autoestima e a disposição. No nosso catálogo, só de ver a Linus Mostarda já me sinto mais alegre!
Preto
No tarot, algumas das cartas mais temidas e desfavoráveis, como a Torre, o Diabo e a Morte têm predominância do preto.
De fato, apesar de ser nosso “pretinho básico” o excesso de preto está associado à depressão, opressão, introspecção e solidão.
Mas o preto também simboliza a transformação, indicando o fim e o início de ciclos, a autoridade e proteção.
Para combinar com o look preto, nós indicamos a preferida Linus Chumbo.
Azul
No tarot, um exemplo de carta com domínio do azul é A Sacerdotisa que tem tudo a ver com o simbolismo da cor que representa intuição, comunicação, inovação, cognição e espiritualidade.
Como está associado à água, o azul também ganha interpretações relacionadas ao elemento, como ser uma cor receptiva, purificadora, fluida e adaptável.
Na Linus, você pode desfilar tanto com a Linus Brisa como com a Linus Marinho.
Verde
A cor verde é representativa de semente, fertilidade, cura e abundância. De coisas boas que estão ao nosso redor, mas nem sempre percebemos, como a representação do 4 de Copas no tarot.
Entre os simbolismos do verde também podemos citar sua relação com a vitalidade, disposição e saúde, sendo indicada para quem está buscando se reconectar com seu corpo físico e mental.
No nosso catálogo você pode conferir a Linus Musgo e a Linus Amazônia para trilhar esse novo caminho.
Conclusão
A cromoterapia está cheia de boas surpresas para trazer para sua vida e promover saúde e bem-estar, mas o primeiro passo está com você!
Após esse nosso pequeno guia, que tal testar a cromoterapia na sua rotina? O ponta pé inicial é escolher a sandália Linus que você vai te acompanhar nessa jornada!
