pilares-da-sustentabilidade
abril 28, 2022

Quais são os pilares da sustentabilidade? Conheça os 3 principais!

por Equipe Linus

pilares-da-sustentabilidade

A palavra sustentabilidade, já há alguns anos, tomou conta do nosso dia a dia. Mas você sabe o que ela significa? E mais: você sabe que ela pode ser observada em três interações principais, que são chamadas de pilares?

Vamos apresentar, neste artigo, algumas das visões sobre a sustentabilidade e como ela pode estar presente no nosso cotidiano.

Afinal, se não colocarmos as atitudes sustentáveis nas coisas que fazemos todos os dias, como indivíduos e na nossa atuação profissional, não será possível entregar o planeta que recebemos aos nossos filhos e netos.

A sustentabilidade no dia a dia

A sustentabilidade pode (e deve) estar presente em tudo o que fazemos. Para isso, precisamos repensar cada atitude, de forma que possamos diminuir o impacto das nossas escolhas e das nossas práticas, prestando atenção em cada momento.

Mas é claro que isso não significa que você tem que mudar tudo o que faz de uma única vez. O ideal é começar a ter consciência de quanto gastamos dos recursos do planeta em cada escolha que fazemos, quais são os impactos sociais de cada produto que compramos e verificarmos como podemos diminuir essa pegada, o que inclui devolver o que usamos para a reutilização, reciclagem ou mesmo ressignificação.

As atitudes sustentáveis, se forem bem planejadas e adotadas com consciência, podem fazer com que, aos poucos, nós todos tenhamos novas formas de consumir e desenvolver as atividades diárias, com muito mais consciência e com a responsabilidade de contribuir para o futuro do planeta.

O que é sustentabilidade?

O conceito de sustentabilidade nasceu da ideia de que temos que manter os recursos do planeta por muito tempo e, por isso, ele tem que se sustentar, ou seja, continuar existindo e fornecendo aquilo que precisamos.

Por isso, com a ideia de manutenção dos recursos, surgiu o termo sustentabilidade, que significa a capacidade de se sustentar e manter-se com o passar do tempo.

Inicialmente, ele foi muito utilizado para se referir aos recursos naturais, que devem ser utilizados sem que haja a eliminação total, com renovação e regeneração. Mais tarde, como vamos ver à frente, o termo sustentabilidade começou a ser usado muito além das questões ligadas aos recursos naturais e ambientais.

E o que é ser sustentável?

Com a ideia de sustentabilidade sendo observada como a capacidade de um sistema (ou mesmo do planeta) de existir e prover os recursos durante muito tempo, ser sustentável é contribuir para a sustentabilidade.

Por isso, empresas, organizações e pessoas que optam por observar cada passo das suas atitudes de consumo e interação com os recursos do planeta, diminuindo os impactos no futuro, podem ser consideradas sustentáveis.

pilares-da-sustentabilidade

Porém, para que as empresas sejam sustentáveis, elas precisam seguir os princípios da sustentabilidade como um posicionamento estratégico, que começa nos processos de compra de matéria prima, com a observação de toda a cadeia de suprimentos, até a entrega dos produtos para os consumidores, cuidando também da logística reversa, que é a destinação dos resíduos resultantes do consumo.

Para as pessoas, ser sustentável também não é uma atitude tomada de uma hora para outra, mas sim um processo de reflexão e de educação para o melhor aproveitamento possível daquilo que o planeta oferece.

Quais são os pilares da sustentabilidade?

Como já dissemos, a sustentabilidade tem origem nas questões ligadas à natureza e ao meio ambiente, mas hoje pode ser vista com diversas outras faces, que chamamos de pilares.

E isso aconteceu porque, embora a preocupação com os recursos naturais seja importante, não é possível manter o planeta se as pessoas não têm condições mínimas de vida digna, com alimentação, moradia, educação e acesso a serviços básicos de saúde.

Além disso, a questão econômica também é importante, porque as atitudes sustentáveis também devem fazer com que os recursos financeiros estejam preservados, para que haja estímulo para que as pessoas tenham atitudes e empreendimentos sustentáveis.

pilares-da-sustentabilidade

É claro que, além de tudo isso, a comunicação e a educação têm que estar de mãos dadas com qualquer projeto de governos, empresas e de toda a sociedade para o desenvolvimento sustentável. Sem que as pessoas tenham consciência da necessidade de ter atitudes sustentáveis, o planeta continua correndo riscos.

Por isso, a partir dessas interações e preocupações, foram definidos os pilares da sustentabilidade, que incluem as reflexões sobre o futuro do planeta que tomaram conta dos ambientes internacionais, capitaneados pela ONU, principalmente na virada deste século, como você pode ver nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Os 3 pilares da sustentabilidade

Então, vamos falar de cada uma das dinâmicas que podemos considerar no desenvolvimento sustentável, para que o meio ambiente, a sociedade e a economia estejam no caminho certo para que o planeta continue sendo o nosso lugar seguro pelos próximos séculos.

Vale lembrar que o meio ambiente só pode ser protegido e preservado se as pessoas tiverem consciência e condições para se preocupar com ele. E isso só é possível se houver um ambiente econômico que dê estabilidade para todos no longo prazo.

Como você pode ver, não há sustentabilidade isolada, porque estamos no mesmo planeta, e não há como preservá-lo se as condições de vida não forem dignas. Por isso, precisamos prestar atenção nos 3 principais pilares da sustentabilidade.

1. Pilar da Sustentabilidade: Social

A sustentabilidade social é a condição de como as pessoas estão vivendo e interagindo com o planeta, com condições de sobrevivência e de vida digna para que possam ter consciência sobre a sua responsabilidade para a preservação do planeta.

Por isso, quando se pensa na sustentabilidade social, temos que observar as condições de salários, acesso a serviços públicos como educação e saúde, além de alimentação adequada e possibilidade de ter cultura e diversão.

Isso precisa estar no radar de governos e empresas que sabem da necessidade de pensar a sustentabilidade do planeta, com ações que coloquem as questões sociais no centro das suas preocupações e atitudes.

2. Pilar da Sustentabilidade: Ambiental

A sustentabilidade ambiental é a capacidade de produzir, no caso das empresas, e viver, no caso dos indivíduos e da sociedade como um todo, com o mínimo de impacto ao meio ambiente.

Isso inclui a exploração dos recursos da melhor forma, para que eles possam ser utilizados na sua totalidade, e também a preocupação com a destinação e os resíduos.

A ideia de equilíbrio e da longevidade dos ecossistemas deve sempre estar em evidência no desenvolvimento estratégico de negócios que têm preocupação com a sustentabilidade ambiental. Embora muitas empresas se posicionem na comunicação atualmente como sustentáveis ou ambientalmente responsáveis, é fundamental que elas tenham controle sobre todo o processo de produção, inclusive na cadeia de fornecedores que as atendem.

E, assim como nos demais pilares, a sustentabilidade ambiental é sempre um processo, nunca um resultado pronto. Por isso, novas formas de reutilização de materiais, de exploração de recursos, além de formas de produção com menor impacto, precisam ser estudadas, observadas e desenvolvidas sempre.

3. Pilar da Sustentabilidade: Econômico

Por fim, a sustentabilidade somente é possível quando também atinge a economia. Afinal, todo o processo sustentável, que inclui a sociedade e o meio ambiente, tem que ser mantido no longo prazo.

Pensar de forma integrada a sustentabilidade exige que haja um sistema econômico que tenha essa preocupação, para gerar empregos, renda e condições de vida que resultem também no futuro do planeta.

O pilar econômico depende, para que se tenha realmente um ambiente sustentável, de um acordo de toda a sociedade, o que inclui a indústria e as estratégias de marketing que visam o consumo, para que haja respeito pela Terra e por todos que habitam nela, sejam humanos, animais, vegetais, além das condições do solo, dos recursos minerais e da água.

Economia circular e sustentabilidade

Uma das grandes iniciativas para o desenvolvimento de uma sustentabilidade econômica é a economia circular, que visa integrar os processos de consumo para que haja o maior aproveitamento possível de cada produto.

Na economia circular, é possível compartilhar o uso de produtos, que podem ser trocados, remanufaturados, revendidos, reciclados e ressignificados, criando círculos de vida útil, em vez de ciclos com início, meio e fim.

Se você quiser saber sobre a relação entre a economia circular e a moda, leia este texto que publicamos sobre o tema.

Os pilares da sustentabilidade, suas interações e benefícios

Os pilares da sustentabilidade devem ser observados e adotados por todos para que realmente garantam a existência do planeta, ou da nossa presença nele, no longo prazo.

Para isso, é fundamental que todos os setores da economia também se adaptem a cada um dos pilares. E isso exige um comprometimento dos governos, das empresas e de toda a sociedade.

O respeito aos pilares da sustentabilidade podem garantir, no longo prazo, a qualidade de vida para todos, a preservação da natureza e dos recursos naturais e, consequentemente, a diminuição dos desastres naturais.

Pilares da sustentabilidade: existem mais de três?

Atualmente, algumas entidades estão também trabalhando com alguns desdobramentos dos pilares da sustentabilidade, que colocam em foco outras preocupações para que todos tenham vida digna e possam defender o planeta.

Fazem parte dos pilares que se desenvolveram a partir da reflexão inicial os seguintes: cultural, ético, político e estético.

É claro que, no final das contas, estas são apenas visões específicas sobre esses temas, que podem estar também considerados nos três pilares iniciais, quando se fala do fator social e humano.

Linus e a Sustentabilidade

Um aspecto importante é que você pode incluir nas suas listas de compras marcas de produtos que têm compromisso com a sustentabilidade. E uma delas é a Linus, que produz sandálias que respeitam todos os pilares.

pilares-da-sustentabilidade

Elas são pensadas, desde a concepção, no impacto no meio ambiente, e também na forma como as pessoas que participam da produção são remuneradas e reconhecidas.

Primeira sandália de plástico vegana do Brasil

A sandália da Linus é a primeira sandália vegana de plástico do Brasil, o que garante que não sejam usados produtos de origem animal, nem que explorem os animais no processo de produção.

Essa preocupação é resultado da forma como a Linus foi pensada, sempre com o maior respeito com a natureza e com cada momento do processo de produção, detalhadamente refletido e planejado, para que haja sempre o menor impacto.

100% reciclável e livre de metais pesados

Outra característica importante das sandálias da Linus é o fato de todos os itens que as compõem serem 100% recicláveis, para que não haja nenhum desperdício após o uso.

Também há a garantia de que não há a utilização de metais pesados na produção, o que evita a poluição da água e do ar durante o processo.

Para saber mais sobre sapatos e sandálias sustentáveis, leia este texto.

3 Selos de certificação sustentável

Tudo isso é garantido não apenas pela empresa, mas também por entidades reconhecidas.

Além de beleza e conforto, os valores sustentáveis da Linus são garantidos com os selos Eu Reciclo, Carbonext, e Peta-Approved Vegan, o que garante que os produtos sejam feitos sem uso de produtos de origem animal.

Que tal adotar atitudes sustentáveis?

Agora, que você já sabe o que é sustentabilidade e também os seus principais pilares, está na hora de adotar as melhores atitudes para ser sustentável.

pilares-da-sustentabilidade

Se você já faz isso, pode melhorar ainda mais, e influenciar as pessoas que estão próximas a você. Mas, se ainda não começou, pode começar agora mesmo, observando o seu consumo, o descarte do que você usa, as situações das pessoas que prestam serviços ou produzem o que você compra.

E, com as novas atitudes ou dando continuidade àquilo que você já faz, que tal dividir o que você aprendeu com a gente?

sustentabilidade