
Julho sem plástico: o movimento e seus benefícios
A maioria de nós já sabe que é necessário diminuir o consumo de plástico. O julho sem plástico é um movimento que visa não apenas conscientizar, mas promover ações reais.
Afinal, saber que precisa diminuir o consumo de plástico e não mudar nossas ações não muda nada para o mundo.
Se uma garrafinha plástica com água é útil para você por 10 minutos, saiba que ela vai permanecer muuuuito mais do que isso no Planeta.
Por isso, iniciativas como o julho sem plástico são tão importantes e você vai saber muito mais a seguir:
- O que é o julho sem plástico?
- Por que o julho sem plástico é importante?
- Como participar do julho sem plástico
- Histórias de sucesso: inspirando mudanças
Vem com a gente que vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre o tema, o movimento e como participar.
O que é o julho sem plástico?
O julho sem plástico é uma iniciativa da Plastic Free Foundation chamada Plastic Free July. Um mês inteiro de ações para diminuir o consumo de plásticos.
A iniciativa, que começou em 2011, coleciona diversos prêmios pelo mundo. No ano de 2023, 89 milhões de pessoas, em mais de 190 países, aceitaram o desafio e se engajaram em buscar alternativas ao plástico.
Entre os participantes, 87% afirmaram que, a partir do julho sem plástico, fizeram uma mudança duradoura em seus hábitos, reduzindo o uso de plástico.
A ideia é mudar nosso comportamento aos poucos e, ao recusar um produto por vez, gerar um impacto real no mundo.
Pode sim se tratar de uma pequena ação, mas ela começa a despertar a nossa atenção para o consumo de plástico, contribuindo para decisões mais conscientes.
Por que o julho sem plástico é importante?
O julho sem plástica funciona como um desafio e fornece recursos e ideias para ajudar a reduzir o desperdício de plástico descartável no dia a dia durante o mês da campanha.
São ações práticas para serem adotadas no dia a dia e também atividades informativas e de conscientização.
Em 2023 participaram ativamente mais de 14 mil empresas, mais de 7 mil comunidades e escolas e mais de 5 mil cafés e lojas de varejo.
A ideia é que as propostas promovidas durante o julho sem plástico sejam duradouras e promovam mudanças permanentes nos hábitos de consumo.
E a Plastic Free Foundation aponta que o movimento tem apresentado resultados. Os participantes reduzem o lixo doméstico em 21 kg por ano e, anualmente, contribuem para uma economia total de 940 milhões de kg de resíduos plásticos.
Impactos ambientais do plástico
Não é nenhuma novidade que o plástico não é sustentável, mas muitas pessoas não têm ideia dos impactos da poluição plástica para o Planeta.
Estudo da USP aponta que são mais de 80 milhões de toneladas de resíduos plásticos nos mares e esse número está só aumentando. A Oceana estima que cerca de 10 milhões de toneladas de plástico são despejados nos mares por ano.
O resultado é a morte anual de mais de 1 milhão de espécies marinhas e até um consumo cada vez maior de partículas de microplástico por nós, humanos.
Se o ritmo de poluição continuar, a Fundação Ellen Macarthurf estima que até 2050, teremos mais plástico nos oceanos do que peixes.
Para muitas pessoas a resposta é então reciclar mais. Infelizmente, globalmente, apenas 9% do plástico é reciclado.
Outro dado preocupante é que 50% do plástico produzido anualmente é usado em produtos de uso único, como garrafas, canudos, embalagens etc. e logo depois são descartados.
Segundo um relatório da WWF, o consumo de plástico vai aumentar 40% até 2030. E estima-se que a quantidade de plástico produzida em 2050 será 3,5 vezes maior do que os números de 2015.
Vamos pensar juntos: o plástico em escala industrial existe há apenas 70 anos, mas já sabemos que a maior parte dele ainda estará aqui na geração dos nossos tataranetos. E de quanto tempo estamos falando exatamente:
- sacolas plásticas – até 20 anos para se decompor;
- canudos plásticos – 200 anos;
- garrafas plásticas – 450 anos;
- fraldas descartáveis – 500 anos;
- cápsulas de café – 500 anos;
- escovas de dente – 500 anos.
Esses dados – bastante desanimadores – mostram que todas as ações e iniciativas em prol da redução do consumo de plástico são fundamentais e, atualmente, o julho sem plástico é uma das mais importantes.
Como participar do julho sem plástico?
Já vamos avisando, você pode começar a mudar seus hábitos de consumo a qualquer momento, combinado?! Mas se está lendo esse post em julho, aaaah, sinto que isso é um sinal, não é mesmo?!
A ideia de julho sem plástico é informar-se sobre como reduzir o uso de plástico e facilitar essas mudanças com o apoio de uma comunidade comprometida com o mesmo objetivo que você!
Fica tranquilo, o julho sem plástico não é sobre cortar 100% do plástico da sua vida. Sabemos que isso é impossível e frustrante. Mas podemos começar por partes, uma de cada vez, que tal. Algumas dicas incluem:
- tenha uma garrafa de água reutilizável e leve para onde você for, o que ajuda o ambiente e sua saúde;
- compre frutas, legumes e outros alimentos a granel evitando o uso de embalagens plásticas desnecessárias;
- pare de usar sacolas plásticas - mantenha sacolas reutilizáveis na sua bolsa e no carro para ter em mãos sempre que precisar;
- pare de usar canudos plásticos e compre um reutilizável para ter em casa e levar com você quando precisar;
- carregue um copo reutilizável para substituir os tradicionais de plásticos oferecidos fora de casa;
- troque as buchas de plásticos, pelas boas e velhas buchas vegetais;
- troque sua escova de dente de plástico por versões sustentáveis de bamboo e outros materiais mais ecológicos;
- dê preferência para marcas que não usam plástico no envio e embalagem dos produtos;
- sempre que possível, evite embalagens plásticas desnecessárias.
Você pode se interessar também: 7 itens indispensáveis para passar o dia fora de forma ecológica!
A ideia é reduzir o uso de plástico ao máximo, mas sabemos que nem sempre é possível. Então, quanto precisar usar plástico, lembre-se de fazer o descarte correto para que ele seja encaminhado para reciclagem!
E se você entrar nessa com a gente te convidamos a divulgar suas ações nas redes sociais com as hashtags #PlasticFreeJuly e #julhosemplástico.
Assim, você espalha a mensagem sobre como reduzir o uso de plástico e incentiva que mais e mais pessoas participem do desafio.

Histórias de sucesso: inspirando mudanças
Poderíamos contar diferentes histórias de pessoas que conseguiram reduzir o uso do plástico, mas hoje vamos contar a nossa, pode ser?
A sandália Linus é uma alternativa sustentável ao consumo tradicional de calçados de plásticos. Ela nasceu da dor – literalmente – da nossa fundadora Isa Chusid.
A Isa queria um calçado confortável que a ajudasse a enfrentar as crises da frouxidão ligamentar e adivinha? Ela não achou... Então resolveu criar.
Mas aí está a questão. Ela não queria só um calçado confortável, mas queria mostrar pro mundo que era possível entregar conforto com sustentabilidade.
Daí começaram as pesquisas quanto ao material e o resultado foram as sandálias Linus produzidas com PVC ecológico expandido e são 100% recicláveis, livres de metais pesados, com plastificantes de origem totalmente vegetal e com 70% de fontes renováveis em sua composição.
Eu não sei você, mas eu diria que sim, a Isa conseguiu unir conforto e sustentabilidade e o resultado tá aqui, a Linus!

Atualmente existe todo um conjunto de produtos que, assim como a Linus, foram repensados para serem sustentáveis, como fraldas, escovas de dente, calçados, roupas, maquiagem, absorventes e muitos outros.
Que tal pesquisar essas alternativas e comprar das marcas mais comprometidas com o meio ambiente e que estão rejeitando o uso do plástico em larga escala?
Então combinado, você passa aqui para conferir o catálogo da Linus e já ativa sua participação no julho sem plástico com estilo.
