Descubra o caminho do bem com sapatos veganos

0 comentários

sapatos-veganos

Nos últimos anos, o veganismo chegou com tudo ao nosso dia a dia. Afinal, cada vez mais encontramos, entre nossos amigos, familiares, personalidades e influenciadores nas redes sociais, que optam por esse estilo de vida e de ver o mundo.

E sabe o que é interessante? O veganismo é tão amplo que está presente em diversos lugares.

Isso quer dizer que existem inclusive roupas e sapatos veganos e são deles que vamos falar aqui.

O veganismo além da alimentação

Tem muita gente que associa o veganismo à alimentação. E isso é verdade, afinal o veganismo também tem a ver com aquilo que comemos.

Porém, vai muito além disso. Os movimentos ligados somente à alimentação têm muito mais a ver ao que chamamos de vegetarianismo.

O veganismo, na sua concepção como ideologia, se liga muito mais ao estilo de vida como um todo, o que inclui a alimentação, mas não só isso. Se você quer saber mais sobre o tema, leia este artigo em que discutimos as diferenças entre esses movimentos.

Para que fique claro, é importante que consideremos os veganos como pessoas que optaram por esse estilo de vida, e não apenas associá-los a pessoas que substituem carnes por outros tipos de proteínas.

E isso quer dizer, por exemplo, que um vegano tem um guarda-roupa que não deve ter nenhuma relação com processos e produtos que incluam exploração e sofrimento animal.

Vale lembrar que o estilo de vida vegano prevê excluir todos os processos que possam causar a exploração de animais, em diversas ocasiões, como força motriz e em transporte, além de excluir marcas que possam se relacionar com a exploração de animais como forma de entretenimento.

O que é moda vegana?

Moda vegana é aquela que não inclui qualquer forma de exploração de bichos em seu processo de fabricação, como o uso de matéria prima animal e também que não incluem em seu processo nenhum produto, seja final, ou na produção da matéria prima, que tenham sido testados em animais.

sapatos-veganos

Pelo fato de o veganismo ser uma ideologia que se preocupa com a vida como um todo, seja do planeta, dos animais e até mesmo dos seres humanos, para saber se um produto é vegano é importante levar em consideração alguns aspectos:

  • buscar informações sobre a mão de obra utilizada e se ela vai de encontro com os seus valores
  • entender os possíveis impactos que a produção e o futuro descarte dessas peças podem causar ao planeta
  • levar sempre consideração o consumo consciente. Você realmente precisa dessa peça?
  • valorizar produtores locais e principalmente matérias primas que sejam sustentáveis

Tudo isso além de estar relacionado com o veganismo, também diz respeito à moda sustentável e temos um conteúdo bem bacana sobre isso. Para saber mais, clique aqui.

O que é um sapato vegano?

Um sapato vegano, de forma bem simples, é aquele feito sem o uso de produtos de origem animal e exclui produtos que foram testados em animais.

Isso tira da lista de matérias primas muitos itens tradicionalmente usados na fabricação de calçados, como couro, lã, pele e algumas colas.

Ainda bem que, neste momento, as opções de sapatos veganos são muitas. Com o passar do tempo, várias possibilidades de materiais foram criadas. Não apenas os couros sintéticos, que são muito usados em todos os tipos de calçados, mas as tecnologias de materiais evoluíram e hoje em dia há muitas opções de estilos, cores e modelos que podem ser desenvolvidos de forma totalmente vegana.

Mas, do que são feitos os sapatos veganos?

Um calçado vegano significa que ele é feito de materiais de origem vegetal ou 100% sintéticos, preferencialmente de alta qualidade, sem produtos de origem animal. Se uma marca se considera e comunica que é vegana, isso deve acontecer em toda a sua linha de calçados, sem exceção.

De sandálias a tênis, tudo tem que respeitar o posicionamento. Isso inclui as solas, as palmilhas, sejam removíveis ou não, os tecidos, as tiras e todos os outros componentes do calçado. Os avanços nos materiais sintéticos e na possibilidade de utilização de materiais de origem vegetal também permitiram, como já dissemos, mais opções, melhor estilo e desempenho dos calçados veganos.

Os calçados veganos devem ter durabilidade, para que se cumpra também o objetivo de estimular o menor uso possível de materiais. As opções desses materiais existentes hoje incluem, além das matérias primas vegetais, microfibras sintéticas, borrachas recicladas e virgens, telas, tecidos e produtos de couro sintético, inclusive de PVC, como você pode ver aqui.

Os diferentes tipos de sapatos veganos

Existem diversos tipos de sapatos veganos, cada vez mais chegando perto da variedade que os sapatos convencionais apresentam.

Durante um tempo, as pessoas tinham medo de ter sempre os mesmos sapatos, mas agora é possível encontrar muitos modelos, como sandálias, tênis, botas e galochas. Mesmo os sapatos sociais masculinos, que tradicionalmente são de couro, podem atualmente ser encontrados em couro sintético.

Quanto aos processos de substituição das matérias primas de origem animal, elas ocorrem de acordo com a evolução das tecnologias, mas sempre respeitando toda a cadeia produtiva.

Sabia que dá para fazer sapatos veganos com a parte que não se come do abacaxi?

Calçado com casca de abacaxi

Uma opção de sapato vegano interessante é o que foi criado pela empresa canadense Native Shoes, com fibras vegetais de casca de abacaxi. Ela garante que os produtos são 100% biodegradáveis, ou seja, que podem ser decompostos mais rapidamente na natureza.

Batizado de Plant Shoe, o calçado é feito, além das fibras de casca de abacaxi, com algodão orgânico, linho, polpa de eucalipto e outros componentes vegetais.

Em vez de colados, os sapatos são costurados. Um processo que dá trabalho, mas não exige o uso de colas feitas com ingredientes de origem animal.

Ele também tem, na composição, juta trançada e banhada em azeite. Parece receita gastronômica, não é? Mas isso garante mais flexibilidade. As solas são com borracha de seringueiras. E as palmilhas são feitas com cânhamo e milho.

sapatos-veganos

Calçado vegano x calçado comum: Entenda a diferença

Uma questão importante para a comparação é justamente o processo de escolha das matérias primas.

Enquanto o calçado que podemos chamar de comum tem inúmeros produtos de origem animal, o vegano não usa nenhuma dessas matérias.

Isso evita que o couro de animais seja utilizado, mas também muitos outros produtos, como clarificadores de couro com base em claras de ovos, gordura animal para hidratação e para o desenvolvimento de colas.

O ciclo final do sapato também precisa ser sustentável, e isso quer dizer que o sapato precisa ser reciclável.

Do que são feitos os sapatos convencionais e como eles impactam o meio ambiente?

Os sapatos convencionais são geralmente grandes consumidores de couro de diversos tipos de animais, o que faz com que haja o sofrimento na criação do animal para o abate e a na sua morte.

Mas, como dissemos, também há a utilização de outros produtos no desenvolvimento dos calçados que têm origem animal, como colas, gorduras e ovos.

Por isso, o impacto ambiental dos sapatos convencionais é muito grande. Afinal, grande parte do desmatamento da Amazônia, no Brasil, ocorre para virar pasto para gado, que é uma das origens do couro usado para a produção de calçados.

Além disso, o processo de tratamento do couro para que ele possa ser utilizado como matéria prima para calçados é extremamente poluente, e nem sempre é feito da melhor forma, com todos os cuidados para que não haja poluição, principalmente da água.

Sapatos veganos e o impacto ambiental

É importante entender que, segundo este estudo da Quantis, o impacto da indústria de calçados e roupas causou de 5 a 10% da poluição global em 2016, com tendência de alta.

Então, é importante que possamos incluir na nossa discussão sobre consumo de roupas e calçados o impacto que ele tem sobre o planeta.

Por isso, a ideia é simples. Consumir produtos veganos, inclusive calçados, pode ser muito importante para diminuir o sofrimento animal e evitar que florestas se transformem em pastos. Porém, também há impacto na produção de sapatos veganos, com matérias primas sintéticas.

Embora possamos dizer que eles deixam uma pegada menor, é importante sempre prestar atenção aos processos, pois é possível que sapatos veganos poluam muito também.

Tem muita gente, inclusive, que debate se a produção de couro sintético neste momento é pior ou melhor para o meio ambiente. Porém, incluindo a questão do sofrimento animal, os sapatos veganos têm sido um símbolo de um estilo de vida responsável.

Mas, lembre-se, sapatos veganos são ecológicos desde que a produção tenha cuidado com as questões ambientais.

Por isso, mais do que um sapato que não usa produtos animais, você deve se preocupar com as marcas que tenham compromisso com o meio ambiente.

A sua escolha é fundamental, porque, além da questão ambiental na produção de cada uma dos calçados, é importante que você também compre com consciência, somente aquilo que realmente precisa. Falando nisso, você já ouviu falar de armário cápsula? Pode ser uma boa maneira de você consumir de forma sustentável.

Sapatos veganos x convencionais: Comparando preços

Este é um ponto que também causa muita discussão. Sapato vegano é mais caro ou mais barato que os convencionais?

E de novo a gente pode discutir de duas formas. Se cada par de sapato é mais barato ou mais caro ou se o custo com os sapatos no longo prazo vai ser maior ou menor.

Então, você vai encontrar sapatos veganos mais baratos que os convencionais e também mais caros.

Porém, como tudo o que deve ser usado por muito tempo, você deve calcular quanto um sapato custa em relação às vezes que ele poderá ser usado.

Então, será que vale a pena comprar um sapato bem baratinho que você sabe que vai estragar na primeira vez que usar? Ou é melhor comprar algo que tenha responsabilidade ambiental, seja vegano e também tenha durabilidade? Porque, assim, você economiza o seu dinheiro e também os recursos do planeta, que são finitos.

Sapatos veganos: mais que uma dieta, uma atitude do bem!

Sim, se você tem preocupações ambientais, existem diversos motivos para você abraçar a ideia de usar sapatos veganos.

Eles podem ser a saída para diversos problemas ambientais, além de trazer uma tranquilidade muito grande a você, que prefere não incluir o sofrimento de animais para ter um sapato bonito ou confortável.

Então, mais do que uma dieta, a possibilidade de ter o veganismo na sua vida é uma atitude do bem, que faz com que você saia por aí confiante que seus passos não causam sofrimento e deixam o mínimo possível de impacto no planeta. 

Sapatos veganos no Brasil: um mercado em crescimento!

Como todo o mercado de produtos veganos, os sapatos também estão passando por um crescimento no Brasil.

Os dados sobre o mercado vegano e vegetariano, ainda muito ligados à alimentação, demonstram que cada vez mais as pessoas estão se preocupando com o que consomem e se declarando veganas.

Também, nesta pesquisa divulgada pela Sociedade Vegetariana Brasileira, mais de 60% das pessoas querem reduzir o consumo de produtos de origem animal.

O que falta para elas, então, é informação clara de onde estão os produtos de origem animal e como elas podem identificar esses produtos.

sapatos-veganos

Marcas de produtos veganos com propósito

Abaixo compartilhamos algumas marcas de sapatos e de outros produtos que além de serem veganos, são muito interessantes, cheios de propósito e vão ao encontro do que acreditamos que os produtos que consumimos devem ser para causar menos impactos no nosso planeta e na nossa consciência.

Ahimsa

A marca oferece, desde 2013, diversos produtos, com qualidade e durabilidade, utilizando couro vegano como alternativa ao couro animal. Há uma variedade de modelos masculinos e femininos que atendem a diversos gostos.

Dobra

Ela começou fabricando carteiras com um material inovador, muito parecido com o papel tradicional, tanto na aparência quanto na espessura, mas muito mais resistente. Totalmente vegano, ele é usado agora em camisetas e outros acessórios, além de um tênis revolucionário, que promete muito conforto com sustentabilidade.

King 55

Além de ser vegana, a marca apoia o desenvolvimento sustentável e o comércio local. Os produtos são fabricados com foco no estilo e na qualidade, com muitas opções de roupas masculinas e femininas, para todas as ocasiões.

Linus, uma marca de sapatos veganos brasileira

E, se você quiser juntar a preocupação com a sustentabilidade em todo o processo e também o combate à exploração animal, então precisa conhecer a Linus, uma marca brasileira, com modelos exclusivos para você usar em diversas ocasiões.

Quer ver como tem a sua cara? Clique aqui.

Além de beleza e conforto, os valores sustentáveis da Linus são garantidos pelos selos Eu Reciclo, Iniciativa Verde, e PETA, que garante que os produtos sejam feitos sem uso de produtos de origem animal.

Onde comprar sapatos veganos em São Paulo?

Existem várias lojas em que você pode encontrar sapatos veganos em São Paulo, desde lojas multimarcas até exclusivas de marcas veganas.

Uma possibilidade interessante para você conhecer uma marca que se preocupa com todos os detalhes da produção e de toda a cadeia de suprimentos é a Casa Linus.

Casa Linus

A Casa Linus fica na rua ​​Joaquim Antunes, 601, em Pinheiros, zona Oeste de São Paulo.

Como saber se o sapato é vegano?

Para saber se o sapato que você está comprando é vegano, sempre procure marcas que usem essa informação como posicionamento.

Afinal, dificilmente alguém vai desenvolver todo um processo para ter um produto vegano e não avisar isso.

Então, não adianta somente ouvir o argumento do vendedor. Leia sobre a marca, veja suas políticas e principalmente se ela é conhecida como uma marca vegana.

E isso pode ser verificado também por selos que certificam as empresas. Um deles é o selo vegano da Sociedade Vegetariana Brasileira.

Por isso, agora que você sabe que é possível optar por não explorar o sofrimento animal também na hora de decidir pelos sapatos, que tal falar para a gente como tem sido encontrar roupas e sapatos veganos aí perto de você?

Afinal, além da atitude, é essencial contar para todo o mundo que você tem esse cuidado, para influenciar muita gente a se preocupar também, não acha?

Deixe um comentário

Todos os comentários do blog são verificados antes da publicação
Nós utilizamos cookies para personalizar sua experiência no nosso site! Ao permanecer navegando, você concorda com as condições da nossa política de privacidade.
Obrigada!
Esse é nosso cupom de 5% de desconto: NOCAMINHODOBEM