Armário Cápsula: Manual completo para você montar o seu!
agosto 13, 2021

Armário Cápsula: Manual completo para você montar o seu!

por Equipe Linus

armario-capsula

Muitas pessoas acham que o armário cápsula é a nova moda do momento. Mas essas pessoas estão erradas.

O armário cápsula não é uma moda e nem uma tendência passageira, ele é uma mudança de comportamento que vem para apoiar um estilo mais saudável e mais sustentável para a nossa vida financeira e para o planeta.

Se você já abriu seu armário superlotado e já se frustrou ao não achar nada em um mar de possibilidades, você não está sozinho. Isso é um problema que todo o mundo da nossa geração vive: ter de tudo e ao mesmo tempo não ter nada.

Muitos especialistas em moda hoje nos estimulam a aderir ao armário cápsula e investir no que realmente a gente usa, tirando os excessos do nosso caminho e buscando uma vida simples e feliz.

Mas a gente sabe que mudar padrões de consumo e comportamento não é fácil. Por isso, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre o armário Cápsula e como incluí-lo na sua vida.

O que é um armário cápsula?

O armário cápsula é uma seleção precisa de roupas atemporais. Ou seja, um conjunto pequeno, porém funcional, de roupas e calçados.

Não existe uma quantidade ou lista definida de roupas que devem conter um armário cápsula, porque ele varia de pessoa para pessoa e depende muito do estilo de vida de cada um.

Mas, na essência, o armário cápsula de todo o mundo deve conter aquelas roupas-chave que podem ser usadas no trabalho, no happy hour e, com a ajuda de acessórios e um pouco de criatividade, nos eventos de finais de semana.

Sabe aquelas horas de vida sagradas que você perde tendo que escolher entre um monte de possibilidades de roupas? Simplificar seu armário é simplificar sua vida.

O famoso “com que roupa eu vou” ou “não tenho roupa para ir” saem de cena, e você pode colocar sua energia em coisas mais essenciais para sua vida.

Afinal, a função principal do armário cápsula é garantir que você tenha peças que podem ser combinadas facilmente, para se sentir sempre na moda.

A sandália para todos os momentos: conheça o item que não pode faltar no seu armário cápsula

Sem contar que é o caminho para você se livrar do consumismo desnecessário, ajudar o meio ambiente e dar uma folga para sua conta bancária, além de conseguir juntar o dinheiro que você precisa para aquela viagem, intercâmbio ou seja lá o que for que você vem há anos planejando e tendo que adiar.

A história e origem do conceito

Essa história começou com a britânica Susie Faux, que trabalhava em uma agência de empregos. No dia a dia do trabalho, entre muitas entrevistas, ela percebeu que as mulheres gastavam muito mais energia e tempo do que deveriam para se preparar para entrevistas, preocupadas com qual roupa usar.

Ela entendeu que as mulheres precisavam se sentir mais confiantes durante as entrevistas, e que as roupas, às vezes, poderiam causar algum desconforto e alimentar a insegurança, prejudicando a credibilidade dessas mulheres no mercado de trabalho.

Se você é mulher, com certeza vai lembrar de algum momento em que a desconfiança de não estar vestida adequadamente minou a sua autoconfiança e boicotou aquele momento que você sabia que tinha tudo para brilhar.

Pensando nisso, Susie Faux criou, na década de 1970, uma boutique chamada “Wardrobe”, em português “Armário”, com o objetivo de ajudar mulheres a se sentirem bonitas e confiantes, através de roupas minimalistas, versáteis e de alta qualidade, que poderiam ser misturadas e combinadas, sem muito trabalho e sem perda de tempo.

Na década seguinte, o conceito “Wardrobe Capsule”, ou Armário Cápsula, conquistou os EUA, quando a designer Donna Karan criou a primeira coleção para sua marca própria chamada “Seven Easy Pieces”, que contava com peças que poderiam transitar entre si e fazer combinações diferentes com diversas funções, para ocasiões distintas.

armario-capsula“Seven Easy Pieces”, a primeira Coleção de Donna Karan.

Porém, com a chegada, alguns anos depois do fast fashion e suas coleções passageiras, que fazem com que as pessoas vivam uma eterna corrida para se encaixar na moda, o conceito do armário cápsula ficou guardado no fundo do armário, visto como ultrapassado e chato.

Muita água teve que passar debaixo da ponte, muitas discussões tiveram que ser levantadas, para que as pessoas começassem a questionar a indústria da moda e sua influência no consumismo desenfreado, passando a buscar e exigir uma moda sustentável para os consumidores e para o planeta.

Como introduzir o armário cápsula na sua vida em 3 etapas!

Embora existam muitas fórmulas pela internet prometendo o armário cápsula perfeito, ele só vai funcionar se estiver de acordo com a sua rotina e seu estilo.

Ao longo da vida transitamos, ainda bem, entre estilos diferentes. Amamos looks que hoje não sairíamos de casa com eles nem se fôssemos obrigados.

Isso faz com que a quantidade de peças que temos acumuladas no armário nos impossibilite de ver o que realmente condiz com o que somos hoje e cause alguma ansiedade quando pensamos em assumir um estilo de vida mais minimalista.

Aqui seguem algumas etapas para ajudar no processo:

1. Reveja tudo o que você tem no seu armário!

Se você é como a maioria dos seres humanos, só o fato de pensar em rever tudo o que você tem causa ansiedade e vontade de sabotar esse processo e fingir que precisa deixar para fazer isso quando tiver mais tempo. Mas confie que a melhor hora para fazer isso é agora.

Examine cada peça que você tem, avalie o que você veste regularmente e o que você nunca toca, ou que prova, mas nunca consegue combinar com nada, ou ainda o que é lindo, você ama no cabide, mas nunca em você.

Para cada peça de roupa, tente se lembrar da última vez que usou. Se faz muito tempo ou nunca, com certeza essa é uma peça que não deverá entrar no seu armário cápsula.

Pense como é seu estilo de vida. Faça uma lista dos estilos que mais usa. Por exemplo: trabalho, academia e encontro com os amigos. Veja quais são as peças que já transitaram por esses estilos, em combinações diferentes. Essas com certeza devem fazer parte do seu armário cápsula.

Depois de pensar sobre isso, escolha suas peças de roupas favoritas. Aquelas que já poderiam ir aos lugares sem você, porque já foram tantas vezes que conseguem fazer o caminho sozinhas.

Isso vai ajudar você perceber qual é seu estilo, quais são suas cores favoritas, quais cortes fazem se sentir bem e quais materiais acredita que são mais confortáveis.

armario-capsula

2. Planeje seu armário cápsula!

Agora, que você teve uma DR eficiente e madura com seu armário, é hora de começar a planejar seu armário cápsula.

Reflita um pouco sobre a quantidade de peças que você gostaria de ter no seu armário. Esse número vai depender bastante da quantidade de atividades que você tem, do seu tipo de trabalho, do clima onde você mora e também da frequência com que você lava suas roupas.

Uma dica, para quem está começando, é começar um armário cápsula por estações do ano, separando o que vai usar nessa estação e guardando o resto em um lugar que fique inacessível (para evitar recaídas).

Dê uma licença para sermos repetitivos, porque essa é regra mais importante do armário cápsula: VOCÊ NÃO PRECISA SEGUIR NENHUMA REGRA. Faça o que funciona melhor para você.

Tente selecionar um esquema de cores com diferentes opções neutras que funcionam entre si, como branco, preto, cinza, azul marinho e bege. Essas cores não só vão bem juntas mas também com outras.

Clássicas longe de serem básicas: conheça as sandálias que combinam com tudo!

Agora, pegue suas cores favoritas, que combinam com a sua personalidade e seu tom de pele, e selecione peças de destaque com elas. Assim, você pode adicionar essas às peças neutras e ter looks diferentes, para ocasiões diferentes.

Escolha o estilo de roupa que quer incorporar, busque referências em lojas minimalistas. No Instagram da @iundress, a consultora de moda Amanda Migliorini, através do conceito de moda circular, ensina diariamente como combinar peças chave no seu dia a dia.

As peças do seu armário cápsula precisam ser adequadas para seu corpo. Por isso, sempre pense em qual tipo de decote você gosta e te deixa confortável. Você prefere calças justas, cintura alta, baixa ou mais soltinhas? Você se sente melhor com casaquinhos curtos ou mais compridos?

Afinal, a segunda regra mais importante é: ESTEJA CONFORTÁVEL a qualquer custo.

Nada é mais libertador do que se sentir à vontade dentro da sua roupa. Aquela blusinha linda que você fica insegura quanto ao decote, aquele sutiã que machuca e aquela calça que limita seus movimentos jamais devem entrar no seu armário cápsula.

3. Mão na massa: faça seu armário cápsula acontecer!

Você já revisou tudo o que tem, já planejou tudo o que quer, agora é hora de fazer acontecer.

Não sofra, pense sempre que as roupas foram feitas para serem usadas e que deixá-las trancadas no armário é impedir que outras pessoas tenham o prazer de usá-las. Deixe pra lá o sentimento de posse e deixe suas roupas seguirem para outro destino, além de ficar mofando no seu armário.

Separe com carinho tudo o que você já amou um dia e não ama mais, tudo o que não se encaixa mais com a pessoa que você é hoje e com estilo que agora você tem, e tudo o que não está na paleta de cores que você planejou.

Lave o que precisa ser lavado, limpe o que pode ser limpo e jamais jogue fora. Você pode doar para amigos, para ONGs e até vender para lojas que compram roupa de segunda mão.

Essa é a maneira mais sustentável de lidar com as coisas que não usa mais. Jamais deixe que roupas boas acabem em aterros sanitários.

Volte e reveja tudo o que ficou e certifique-se de que estão de acordo com o que você planejou. Quando achar que precisa comprar alguma roupa nova, reflita se realmente é necessário.

O mais bacana do armário cápsula é conseguir fazer com o que você já tem. Recomeçar do zero seria caro e nada sustentável.

Muitas pessoas descobrem nesse processo que já viviam com poucas roupas e nem sabiam.

Em uma tarde tranquila, com uma taça de vinho ou uma lata de cerveja, prove combinações diferentes com as roupas que ficaram, pense onde poderia ir com esses looks e divirta-se incluindo acessórios.

armario-capsula

Mas afinal, quantas roupas devo ter em um armário cápsula?

Já falamos muitas vezes aqui que, embora se vendam muitas fórmulas por aí para caçar seu clique, não existem regras. Mas é claro que existem dicas!

Fuja do trend

Tenha em mente seu estilo e evite incluir itens da moda, porque eles sairão de moda e você vai ficar com uma peça parada no armário. Lembre-se de que o que não sai nunca de moda é o que faz você se sentir bem e confortável.

Camisetas neutras

Uma peça básica que, com certeza, você deve considerar em seu armário cápsula, é a camiseta. Tente ter algumas cores neutras que você pode depois dar um update com acessórios ou combinações mais coloridas.

Calça preta e calça jeans

Outros itens que não podem faltar, ou não deveriam, são calça preta e calça jeans. Busque modelos mais neutros, sem muitos detalhes, que podem transitar em ocasiões diferentes, sempre seguindo aquilo que é confortável e bonito para você.

Vestido ou camisa preta

São duas peças que nunca saem de moda. Aqui, é importante escolher cortes que caem bem em você e que te façam sentir confortável!

Foque na qualidade

Se tiver que comprar alguma peça nova, tente fugir das lojas de fast fashion, aquelas que vendem as “roupas da moda” muito baratas. Elas duram pouco. Uma ou duas lavadas e elas já não estão mais vestindo com vestiam antes. Isso é ruim para você, ruim para seu bolso a longo prazo e ruim para o planeta.

Calçados que combinam com tudo

Uma grande preocupação do armário cápsula são os sapatos. Algumas pessoas têm mais sapatos do que dias no mês para usar. Você não precisa disso.

Assim como todas as dicas que demos até agora, sapato bom é aquele que transita por looks diferentes e que é confortável.

 

Um tênis de cor neutra, que seja competente para proteger o impacto dos exercícios físicos e que também fique bacana com look para curtir um passeio com os amigos, é essencial. Dois sapatos fechados e dois abertos de cores neutras, com o salto e o formato que deixam você livre para usar e esquecer que estão no seu pé, são fundamentais.

Versáteis e super confortáveis: experimente caminhar com Linus, a sandália com palmilhas que se ajustam à sua pisada

Sandálias confortáveis, fáceis de combinar e atemporais são essenciais no seu armário cápsula. Que tal uma Sandália Linus?

Uma sandália confortável para o dia a dia que também ajuda a compor um look descolado para ocasiões sociais é um item que não pode faltar no seu armário cápsula.

Uma ótima dica são as Sandálias da Linus. Além delas combinarem com o novo estilo de vida minimalista e sustentável que o seu novo armário cápsula vai trazer para a sua vida, elas são lindas, confortáveis, atemporais e combinam com tudo o que você tiver no seu armário.

Jaquetas ou quimonos

De acordo com cada estação você deve ter acesso a peças chave que, além de compor looks, podem ajudar a esbanjar estilo.

Jaquetas jeans nunca saem da moda, são peças que podem ser importantes durante muito tempo no seu armário. Quimonos coloridos também dão aquele up em qualquer look.

Deixe acessível só o que é da estação

Primeiro, algumas peças, como shorts e saias, são importantes durante as estações mais quentes, e as dicas para elas são as mesmas que as das calças.

Casacos de frio precisam ser quentes de verdade, para que você não precise de muitas camadas. Uma bota no frio também é importante, por isso opte por ter uma neutra e confortável.

E uma ótima dica é deixar disponível no seu armário só o que corresponde à estação. O resto você pode deixar em um saco plástico bem fechadinho no armário e tirar de perto da roupas roupas que você realmente vai usar.

Acessórios: invista neles!

Eles não entram no minimalismo do armário cápsula e podem ajudar a mostrar seu estilo e expressar sua personalidade. Dificilmente saem de moda e podem transformar qualquer look do dia adia na roupa perfeita para curtir um bar com os amigos.

Uma dica bacana é a Jana Favoreto, uma marca brasileira que produz acessórios através de um processo de design orgânico, baseado em formas, arquitetura, arte, ornamentos, fauna, flora e texturas, que são conectadas através de viagens, pesquisas e lifestyle. O resultado é refletido em acessórios atemporais e ousadamente minimalistas.

armario-capsula

Quais os benefícios do armário cápsula?

São muitos os benefícios que viver uma vida minimalista traz para nós e para o planeta. Vamos listar alguns aqui para que não faltem argumentos para deixar sua vida mais sustentável e mais simples com um armário cápsula.

Menos frustração e menos desperdício de energia e tempo

Quanta frustração e insegurança as infindáveis combinações de possibilidades de looks dentro do seu armário trazem para sua vida? Quantas vezes você não foi ou não se sentiu confortável em um compromisso porque demorou tanto para escolher o que usar e no fim acabou fazendo a escolha errada?

Nosso cérebro está programado para tomar um determinado número de decisões por dia. Você acha que vale a pena desperdiçar essa energia se desgastando na escolha de looks?

Ter um armário cápsula significa ter menos escolhas, mas não só, significa ter somente boas escolhas, que vestem bem, são confortáveis e simplificam a sua vida.

Mais sustentável para o planeta

De acordo com um estudo da McKinsey, para cada cinco peças de moda novas produzidas por ano, três são descartadas. Outro estudo apontou que 90% de nossas roupas são descartadas antes do necessário.

Ter um armário minimalista não é só bom para você, é bom para o planeta. Afinal, com peças atemporais, você desestimula a superprodução desnecessária da indústria da moda e diminui a quantidade de lixo que produz.

Mais sustentável para sua vida financeira

Quanto dinheiro você gasta nas compras por impulso que acaba nem usando? Não, não queremos que você faça essa conta. Porque a gente já sabe que o resultado não vai ser fácil de engolir.

Todos nós somos sensíveis às tendências de moda e aos estímulos constantes de compra que a indústria da moda e tantas outras nos fazem acreditar que são essenciais.

Quando você está feliz com o que tem e confortável com o que usa, a probabilidade de você sair por aí comprando o que não precisa é muito menor.

Temos certeza de que você tem planos muito mais interessantes para fazer com o seu dinheiro, do que gastar com roupas e sapatos que você vai usar só uma vez.

Por todas essas razões, um dia você vai se perguntar porque não incluiu o armário cápsula antes na sua vida.

A gente sempre fala aqui e não cansamos de lembrar. Seja gentil com as mudanças na sua vida, pois nem sempre mudar comportamentos é fácil. Vá com calma e respeite seu processo.

armario-capsula

Mudanças comportamentais não são fáceis, mas são essenciais para evoluirmos como seres humanos e melhorarmos nossa qualidade de vida.

Difícil é só começar, o resto é processo e transformação. Vamos juntos? Clique aqui e baixe agora o planner Linus que te ajudar a compor os melhores looks! :)