Moda Circular: Entenda o que é e como praticar!
abril 12, 2022

Moda Circular: Entenda o que é e como praticar!

por MCC kyraly

moda-circular

A Moda Circular é um conceito que, se você não conhece, com certeza precisa conhecer. Afinal, no momento em que vivemos, em que a preocupação com o planeta não é somente uma tendência, mas uma obrigação de todos, incluir as práticas sustentáveis e regenerativas também na moda é essencial para contribuir com a nossa sobrevivência.

Olhe para a forma que você consome moda. Como você escolhe as suas roupas? O que faz com as que não usa mais? Repensar essa relação pode trazer inúmeros benefícios para as outras pessoas, para a sua consciência e para as próximas gerações.

Pode parecer complicado, mas não é! A gente vai explicar tudo para você.

Vamos lá?

O que é moda circular?

A ideia de moda circular tem a explicação no próprio nome, ou seja, tem como princípio a circulação de roupas, calçados e acessórios, com o intuito de diminuir a necessidade de produção e a exploração de matérias primas, tanto de origem animal quanto de origem vegetal.

Afinal, quando você olha para o que está usando agora, já pensou na origem de tudo, de cada detalhe que contém nas peças?

Se você está usando tecido sintético, tem petróleo na produção, se é natural, tem a plantação de algodão ou linho, ou ainda o corte da lã de ovelhas. Se o calçado é de borracha, também tem petróleo ou látex, se é de couro, houve o aproveitamento de um animal. Portanto, são inúmeros os itens que fazem com que a roupa que você está usando exista.

Além disso, ainda tem os botões, zíperes, cadarços, itens de metal, que também exigem outras formas de exploração.

Por isso, se há tantos elementos no desenvolvimento do que usamos, por que não utilizar por mais tempo, dar uma vida mais longa e sustentável a cada peça?

Moda circular: Significado do termo

O termo moda circular é exatamente a forma dada à ideia de que, ao contrário do caminho linear de que os produtos são comprados, usados e descartados, em uma espécie de linha contínua de vida, há uma possibilidade de reutilização e de reinício do processo.

Por isso, as roupas e acessórios vão e voltam, são utilizados por uma pessoa, que pode colocar à disposição de outra, ou mesmo ter uma atitude de uso compartilhado.

E esse círculo não é tão complexo. Pode ser feito em casa, com pessoas da família, com grupos de amigas, com ONGs e empresas que trabalham com a distribuição de roupas para pessoas que necessitam e também com os brechós, que fazem parte de um mercado essencial para que a moda circular exista.

Porém, para que você realmente possa se integrar a esse movimento, é fundamental conhecer sobre cadeia de suprimentos, processos industriais e formas de reutilizar e circular o que você consome de moda.

Economia circular: Entenda o conceito

A moda circular nada mais é do que a adaptação para o mundo da moda da ideia da economia circular, um termo extremamente importante nos últimos anos em vários setores.

E isso é tão essencial para o desenvolvimento sustentável que há inúmeros casos, que você deve conhecer, de empresas que trabalham com a ideia de compartilhamento e de economia circular.

moda-circular

Quando você usa aplicativos de compartilhamento de produtos, como carros e bicicletas, já está entrando no mundo da economia circular, que só cresce em todo o mundo e também está presente em muitos lugares do Brasil.

Neste artigo acadêmico, você pode ver como a economia circular e colaborativa tem impactado o mundo, com resultados diretos no nosso país.

Moda circular: conheça as vantagens para a moda e para o meio ambiente!

Tem uma coisa fundamental na moda circular: todos saem ganhando. A moda, porque as peças passam a representar muito mais ao trocar de mãos e corpos, e também o meio ambiente, que não é tão explorado para prover as matérias primas.

Com isso, também há uma valorização de quem faz moda com qualidade, que pode receber maiores salários, o que estimula a indústria que valoriza a mão de obra, evitando a fast fashion, baseada no trabalho com baixa remuneração, em geral com muita exploração.

E, por fim, há o reaproveitamento para evitar a exploração do meio ambiente, que é uma tendência de comportamento sobre o qual a gente já falou aqui em outros textos, como este, que fala sobre reciclagem e reutilização.

Moda circular: 4 Dicas para começar a praticar

Nestas cinco dicas, veja quais as práticas que você pode incluir no seu dia a dia para entrar na moda circular.

Não precisa se preocupar em começar hoje a fazer tudo isso como uma obrigação. Compreenda cada passo como uma possível transformação, e vá incluindo esses cuidados no dia a dia.

Como uma forma de se adaptar de maneira ainda mais fácil, interaja com pessoas, principalmente nas redes sociais, que já praticam a moda circular. Assim, fica mais fácil trazer cada um desses itens para sua vida:

1. Pesquise sobre os princípios e modo de produção das marcas

Um dos aspectos principais para que você pratique e promova a moda circular é saber sobre as roupas, calçados e acessórios que você usa.

Isso porque, se há exploração de mão de obra, pouca ou nenhuma preocupação com a sustentabilidade no processo de produção, então não tem jeito. Você deve tirar essa marca ou empresa da sua vida.

Por isso, evite as marcas do que se chama de fast fashion, porque elas em geral estão na direção de quanto mais vender melhor. E a moda circular é justamente o contrário disso.

2. Prolongue a vida útil das suas roupas

Esse é outro movimento importante. Você deve olhar para as suas peças de roupa como companheiras de longo prazo.

Quando você começar a pensar que deve prolongar a vida útil das roupas, vai entender que essa não é somente uma atitude de preservação, mas principalmente de escolha.

O resultado é que, na hora da compra, você vai pensar muitas vezes antes de pegar uma peça. Afinal, você vai refletir se ela pode ser útil por muito tempo, e não comprá-la apenas porque gostou naquele momento para usar uma única vez.

3. Dê preferência a peças usadas

A visita ao brechó e ao bazar de roupas usadas, se já não é parte do seu dia a dia, precisa começar a ser.

Afinal, você não pode ser somente a primeira pessoa a usar uma peça de roupa. Participar da moda circular (como de toda a economia circular) é se beneficiar de um produto em qualquer momento da vida dele.

Para se inspirar, leia também este conteúdo que nós escrevemos sobre moda vintage, que é muito importante como parte do processo de adoção das práticas da moda circular.

4. Pratique o upcycling

Dar um novo uso a uma peça ou acessório é também fundamental para que a moda circular ocorra de verdade.

Isso se chama upcycling, ou seja, uma reutilização para outra função de algo que pode ser transformado.

Com certeza, você já viu isso acontecendo em outros momentos, ou pelo menos já ouviu falar que se fazia no tempo da sua mãe ou da sua avó. A reutilização de uma calça como bermuda, ou de um pedaço de um tecido de uma camisa para fazer uma decoração em uma jaqueta jeans e assim por diante.

O que vale, neste caso, é a criatividade. E o combate ao desperdício, é claro.

Moda circular: Brechó, um investimento sustentável

Como já dissemos, a ideia de ter o seu guarda-roupa formado no brechó é algo que pode mudar a sua forma de interagir com a moda.

Afinal, são tantas as opções e possibilidades de montar seu próprio look que a descoberta em geral muda os comportamentos para sempre.

moda-circular

Além disso, ao reutilizar as peças de roupa, você investe em sustentabilidade. Reaproveita as matérias primas, economiza os recursos naturais e consegue ter peças exclusivas.

Então, vamos organizar aqui os principais motivos para você ter certeza de que pode (e deve) começar a frequentar os brechós:

Redução no consumo de água e energia

Se você acha que moda circular é somente sobre economia de matéria prima, está errada.

Grande parte do que é consumido na produção das roupas é água e energia, em todo o processo.

São milhares de litros de água para a produção de uma peça de roupa, tanto na agricultura quanto na pecuária. Além, é claro, de todo o processo de lavagem, tingimento e produção.

Economia de dinheiro

Na economia circular, além do impacto socioambiental, o seu bolso também agradece.

Isso porque muito do que se gasta com a moda sem planejamento é desperdício de dinheiro.

Por isso, inclua a ideia de planejar qualquer compra, preferindo não atender aos impulsos que fazem com que a gente compre aquelas peças que nunca vamos usar.

Roupas exclusivas

É isso mesmo! Moda circular faz com que você tenha ainda mais exclusividade.

Isso porque dificilmente vai acontecer de você encontrar alguém com a mesma peça que você está usando.

Ao contrário disso, a fast fashion das grandes marcas faz com que você possa muito bem encontrar alguém em uma festa exatamente com a mesma roupa que você.

Consumo consciente e responsável

E claro que a consciência também é fundamental. Afinal, sentir que você está preservando o meio ambiente e o planeta é algo que faz qualquer um se sentir bem.

Por mais que você possa ter sido estimulada pela publicidade a consumir muito durante toda a sua infância e adolescência, atualmente passamos por outro momento, em que chique mesmo é ter consciência e responsabilidade sobre as suas escolhas.

Então, além de praticar a moda circular, divulgue entre as amigas.

Moda circular: Marcas para você conhecer (e comprar de casa!)

Existem diversas marcas de brechós e de moda de segunda mão que você pode conhecer para comprar as peças que já estiveram com alguém e ainda podem fazer parte do seu dia a dia.

Por isso, pesquise muito na internet e nas redes sociais, onde também existem muitos grupos de compras, trocas e compartilhamento de peças, que confirmam que a moda circular “está na moda”.

Aqui vão alguns sites e marcas para você conhecer:

Etiqueta única

A Etiqueta Única é uma referência para quem quer artigos exclusivos de segunda mão.

Na loja online, você vai achar muitas ofertas especiais para fazer parte do círculo do consumo da moda sem ter que gastar muito.

Além da loja, ela cuida para que o processo da moda circular ocorra da melhor forma, abrindo espaço para que você também disponibilize produtos que estão no seu armário agora.

Frou Frou Vintage

Uma loja que tem muitos looks de marcas premium, que com certeza vão fazer você arrasar com muita exclusividade.

Além da loja online, é possível visitar a loja física da Frou Frou Vintage no Baixo Augusta, em São Paulo.

Capricho à Toa

Há mais de 30 anos, o brechó Capricho à Toa tem uma diversidade de opções de peças, além de divulgar diariamente as novidades que acabaram de chegar.

Acesse lá e comece a garimpar os seus looks.

Para se inspirar: Linus e roupas do Daz Roupaz

O brechó Daz Roupaz é outra opção muito bacana para você encontrar as peças ideais para diversas ocasiões.

E, para combinar ainda mais, se inspire nestes looks que a gente colocou no TikTok, com peças fantásticas e sandálias da Linus, que também são produzidas com todo o cuidado com o meio ambiente e muito respeito com a sociedade. 

@use.linus Precisando de ideias de looks para o fim de semana? Dá uma olhada nas combinações de Linus com as roupas do @Brechó Daz Roupaz ✨ #uselinus #nocaminhodobem ♬ COOL FOR THE SUMMER. - vi

 

Com tantas dicas, fica muito fácil estar na moda circular.

Para saber mais sobre moda circular

É claro que, para ficar por dentro e incluir de verdade a moda circular na sua vida, existem vários conteúdos importantes.

São eles que vão ajudar você a saber o que está acontecendo e quais as possibilidades de atuar de forma ainda mais significativa para que a moda seja, além de tendência, responsabilidade socioambiental.

Aqui vão duas dicas importantes para você ficar por dentro:

Relatório Fios da Moda, Modefica

Para acompanhar o dia a dia da moda circular, veja sempre o Modefica, um veículo ecofeminista de mídia independente que produz o Relatório Fios da Moda.

Segundo eles, o relatório Fios da Moda: Perspectiva Sistêmica Para Circularidade é a primeira publicação brasileira responsável por analisar, de forma qualitativa e quantitativa, os impactos socioambientais da produção das três fibras mais utilizadas na indústria da moda: algodão, poliéster e viscose.

É uma forma de entender profundamente todo o impacto da produção da moda e saber como atuar para diminuir a pegada ambiental e proteger as condições sociais de quem trabalha na indústria.

Documentário: The True Cost

O documentário The True Cost, de 2015, é muito importante também para conscientizar sobre os custos ambientais e sociais da produção de moda.

Além de criticar a chamada fast fashion, o documentário mostra as condições de trabalho análogas à escravidão em diversos países.

Você pode ver o documentário The True Cost neste link.

Que tal fazer parte da moda circular?

Então, agora que você sabe da importância da moda circular, que tal colocá-la na sua vida?

Para nós, o consumo consciente e a responsabilidade ambiental e social são valores inquestionáveis. Por isso, sempre produzimos conteúdos específicos sobre o tema.

No final das contas, precisamos repensar, a todo momento, a nossa relação com o consumo e com a moda, não é mesmo?

moda-circular

Se você quiser se inspirar ainda mais e deixar de lado a ideia de ter muitas roupas no armário, leia também este artigo que escrevemos sobre armário-cápsula, uma ideia bem bacana que você pode adotar.

E você também pode contar para a gente como está modificando a sua forma de consumir moda. Para que, com as dicas de todas, todas nós possamos aprender juntas.

Vamos nessa?