Semana do Meio Ambiente: descubra sua importância!
maio 29, 2024

Semana do Meio Ambiente: descubra sua importância!

por Linus

Em 2024, a Semana Nacional do Meio Ambiente será comemorada entre 31 de maio e 05 de junho, dia que também é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Como você já sabe, a sustentabilidade e preservação ambiental são temas importantíssimos aqui na Linus e para celebrar essa semana tão especial preparamos esse guia para você. Vem conferir:

Fica ligadinha que vamos abordar também como você – isso mesmo, você – pode fazer parte dessa mobilização e trazer a Semana do Meio Ambiente para mais perto da sua comunidade.

O que é a Semana do Meio Ambiente?

Primeiro veio o “Dia Mundial do Meio Ambiente” instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1972, é comemorado anualmente em 5 de junho.

Para ampliar as atividades relacionadas à data, foi criada no País a Semana Nacional do Meio Ambiente em 1981 – já são 43 anos!

O objetivo é que essa semana seja usada em todo o Brasil, mobilizando governo, empresas, instituições e sociedade civil para promover debates e ações práticas sobre a preservação ambiental.

Tema da Semana do Meio Ambiente 2024

Anualmente, a ONU propõe uma temática norteadora das ações do Dia Mundial do Meio Ambiente.

Em 2024, o evento principal está sendo sediado pela Arábia Saudita com o tema “Acelerar a restauração da terra, a resiliência à seca e o progresso da desertificação”.

A desertificação é o processo pelo qual a vegetação é reduzida e desaparece, resultando em áreas áridas e semiáridas como resultado da ação humana e com perda do solo fértil.

O ONU estima que, atualmente, dois terços da Terra estejam em processo de desertificação como resultado de ações humanas, como:

  • desmatamento;
  • más práticas agrícolas, como monocultura e uso de fertilizantes e pesticidas;
  • exploração excessiva dos recursos naturais, incluindo solo e água;
  • más práticas pecuárias, como extensas áreas de pastagem.

 

Mesmo com os riscos, ainda há esperança. A ONU avalia que a restauração de 15% da terra e interrupção de novos danos já seria capaz de evitar até 60% das extinções de espécies ameaçadas.

As práticas de restauração do solo também estão associadas a redução da pobreza, soberania alimentar e melhor enfrentamento às mudanças climáticas.

Como a Semana do Meio Ambiente é comemorada?

Existem diversas formas de comemorar a Semana do Meio Ambiente em casa ou junto à sua comunidade e movimentos ecológicos da sua região, como:

  • mutirões de limpeza em parques, praias, áreas protegidas etc.
  • ações de conscientização socioambiental nos condomínios, empresas, escolas, bairro etc.
  • ações de plantio de árvore;
  • distribuição de mudas e sementes;
  • caminhadas e passeios ciclísticos;
  • atividades culturais que destacam a interação saudável entre sociedade e natureza;
  • ações para reciclagem do lixo, como criação de ecopontos para coleta de lixo reciclável;
  • ecoponto de resíduos eletrônicos.

Essas são ações mobilizadoras da Semana do Meio Ambiente, mas isso não significa que em outros momentos essas práticas não possam ser incentivadas e promovidas nas comunidades.

Importância da educação ambiental

Para que as atividades promovidas na Semana do Meio Ambiente façam sentido durante todo o ano é preciso investir em educação ambiental. E o que é isso?

Para as crianças podem ser atividades lúdicas e criativas que incentivem a conexão com o meio ambiente e o entendimento da importância de preservar a natureza no nosso dia a dia.

Durante a Semana Nacional do Meio Ambiente diversas ações educativas são promovidas como palestras, workshops, aulas, cursos etc. ensinando, por exemplo, como separar o lixo corretamente, como fazer escolhas mais sustentáveis no dia a dia, como reduzir o impacto ambiental, como cuidar de uma horta em casa e outras.

Para os adultos que não tiveram muito contato com conteúdo de educação ambiental antes, nós temos algumas seleções aqui no blog da Linus de livros para você conferir!

Impacto comunitário e histórias de sucesso

Nós queríamos mesmo contar as milhares de histórias de como a consciência ambiental impacta positivamente a vida das pessoas. Mas tivemos que selecionar só algumas. Confere aqui!

O gerente comercial Hélio da Silva, conhecido como plantador de árvores, começou a plantar árvores às margens do córrego Tiquatira no bairro da Penha, em São Paulo, em 2003. Hoje já são mais de 41 mil árvores e ele é o responsável pelo primeiro parque linear da cidade.

Outro exemplo positivo é a horta comunitária da Faculdade de Medicina da USP que teve início em junho de 2013. Ao longo dos anos, o projeto ganhou voluntários e cresceu resultando em cursos, na disciplina de Medicina Culinária e, atualmente, na doação semanal de temperos e hortaliças à cozinha do Hospital das Clínicas (HC), beneficiando os pacientes.

Ações práticas para contribuir

Na Semana do Meio Ambiente você pode tanto se voluntariar em ações promovidas na sua comunidade, disponíveis no site da Prefeitura ou de ONGs da sua região.

Além disso, você pode criar suas próprias iniciativas, como separação do lixo no condomínio, dia (ou semana) sem carne na família e até atividades educativas na empresa. Que tal?

Mas além de participar na Semana do Meio Ambiente, você pode trazer práticas mais sustentáveis para sua vida, como:

  • priorizar alimentos orgânicos e de produtores locais;
  • comprar de marcas nacionais que priorizam a sustentabilidade e meio ambiente – como a Linus;
  • fazer a separação do lixo doméstico;
  • reduzir o uso de plástico no seu dia a dia;
  • preferir o consumo de produtos veganos mesmo se não for vegana na alimentação;
  • diminuir o uso do transporte individual.

Existem muitas formas de trazer a sustentabilidade para o dia a dia contribuindo positivamente para a preservação do planeta.

Novidades e tendências em sustentabilidade

A ciência e tecnologia estão de mãos dadas para inovar pensando em sustentabilidade.

Um exemplo conexo com o tema do Dia Mundial do Meio Ambiente 2024 é a biotecnologia marrom. O termo se refere às inovações pensadas para viabilizar a agricultura sustentável em ambientes desérticos e/ou semiáridos.

Atualmente, já são comercializadas sementes que são mais resistentes ao calor extremo e à falta de água característicos desses biomas.

Temos muitos outros exemplos, como: painéis solares para produção de energia sustentável, carros elétricos, técnicas de reuso da água, uso de sensores para economizar energia, iluminação LED, baterias de lítio e de cobalto e outros.

Conclusão

A Semana do Meio Ambiente está para começar e você pode engajar-se nas ações realizadas na sua cidade e comunidade ou mesmo propor algo, nem que seja em casa só para família, para os amigos de escola dos filhos ou até no condomínio e na rua.

O mais legal é aproveitar essa data com várias ações para educar-se sobre a preservação do meio ambiente e, se possível, passar esse conhecimento adiante, conscientizando mais pessoas.

Lembre-se também que mesmo com uma mobilização incrível nessa semana, o Planeta precisa de nós os 365 dias do ano!

sustentabilidade