Conheça marcas brasileiras incríveis para se inspirar!

0 comentários

marcas brasileiras

Você já parou para pensar de onde vêm as marcas brasileiras que você consome? Quem são as pessoas que criaram as marcas internacionais que você usa? Quem são as costureiras que costuraram suas roupas? Ou até mesmo quem plantou, cultivou e desenvolveu os produtos que você compra?

Neste mundo globalizado, ficamos cada vez mais distantes dos processos e acabamos nos esquecendo que as escolhas de consumo impactam o ambiente em que vivemos. Por isso, lembre-se de que, do outro lado dos produtos que consumimos, existem pessoas e principalmente histórias. Então, cabe a gente optar com qual delas queremos interagir.

Existem várias marcas que estão pertinho de você com histórias bacanas, que desenvolvem a economia local e estão engajadas em proteger o ambiente. Desta forma, elas diminuem a pegada ambiental e minimizam os impactos que o consumo causa ao planeta.

Por que valorizar o que vem de tão longe, se temos tantas opções legais por perto?

Tenho certeza de que depois que você ler o que a gente vai contar, você vai trocar o “made in” pelo “feito aqui” 😉

Sabe por que é importante consumir marcas brasileiras?

Quando consumimos marcas locais, estamos ajudando a desenvolver o
lugar em que vivemos:
   
  • Diminuindo a pegada ambiental: isso quer dizer que o produto chega até você emitindo muito menos C02. Ou seja: menos trânsito, menos poluição e menos danos ao planeta.
  • Valorizando nossa cultura: normalmente, as marcas locais são criadas usando matéria-prima local, tem a nossa cara, sabe das nossas necessidades e têm o nosso jeitinho.
  • Movimentando a economia local: a maioria dos empregos não vem das grandes corporações, mas sim das empresas locais. São elas que contratam a maioria dos seus vizinhos, familiares e amigos. Por isso, consumir local garante mais empregos e desenvolve a economia de onde você vive.
  • Recebendo um melhor atendimento: as empresas locais estão preocupadas com a satisfação dos clientes. Então, a preocupação com a qualidade é maior do que com a quantidade. Por que falar com o SAC se você pode conversar direto com quem fez o produto?

economia circular

Um pouco sobre economia circular :)

Pensar na economia circular é entender que os recursos naturais são finitos, pois o nosso planeta não dá mais conta de continuar fornecendo tudo que exigimos dele.
 
Em 2030, seremos mais 10 bilhões de pessoas consumindo, vivendo e se alimentando. Por isso, precisamos de um plano em que não se exija do planeta mais do que ele pode fornecer.
 
Na natureza, tudo se renova, e é com base no ciclo natural da vida que nasceu a economia circular. Uma árvore morta vira adubo para a outra brotar. Então, na economia circular, o destino de um produto é torná-lo outro produto, e o destino desse outro produto será outro e outro, de maneira, como o nome diz, circular.
 
Para o planeta sobreviver, o que consumimos não pode mais virar lixo! Por isso, devemos sempre nos questionar antes de comprar qualquer coisa: quais são as matérias-primas usadas para fazer o produto? Será que elas um dia poderão ser reutilizadas, ressignificadas ou recicladas?
  

Como consumir de forma consciente?

Consumir conscientemente é entender como o seu consumo afeta a sociedade em que você vive. Quando compramos qualquer produto ou serviço, movimentamos a economia. Sendo assim, consumir consciente é entender que somos também corresponsáveis pelos resultados sociais, econômicos e ambientas das compras.
 
A melhor maneira de consumir de forma consciente é nos informando sobre as marcas que consumimos e qual origem dos produtos que compramos. Porém, isso nem sempre é fácil. Busque empresas que assumam publicamente sua preocupação com a qualidade de vida de trabalhadores, clientes, comunidade e meio ambiente. É seu direito de consumidor perguntar, e é dever da empresa responder.
 
Conforme já falamos, a comunicação é muito mais fácil com empresas que falam a nossa língua e estão pertinho da gente. Por isso, uma maneira de consumir conscientemente é escolhendo marcas brasileiras.
  

Conheça marcas brasileiras incríveis para se inspirar

Felizmente, hoje no Brasil já existem muitas marcas que se preocupam com o impacto na sociedade e no planeta. E, por isso, merecem nossa atenção. Como clientes, cidadãos responsáveis pela sociedade e humanos preocupados com o futuro planeta, precisamos estimular essas marcas para que elas cada vez mais se tornem referência e estimulem outras marcas a terem atitudes e estratégias “do bem”.
  

Já ouviu falar em slow food e slow fashion?

Slow fashion é um termo derivado do movimento criado na Itália nos anos 1990, conhecido como slow food, que incentiva o consumo de alimentos levando em consideração três pilares:
  • Bom: alimentos de qualidade
  • Justo: com preço justo, para quem compra e para quem produz
  • Limpo: alimentos que não poluem o solo e respeitam o meio ambiente
Na moda, o slow fashion veio para contrapor o sistema de moda vigente que prioriza quantidade em vez da qualidade, o sensacionalismo, o over-pricing (sobrepreço), a compulsão por marcas específicas, o baixo preço resultado de mão de obra e materiais baratos e a não preocupação com os impactos econômicos, ambientais e sociais dos produtos.

marcas brasileiras
  

Conheça agora algumas marcas brasileiras de roupas slow fashion

Para você que ama andar na moda, mas não abre mão de seus princípios, vamos listar aqui algumas marcas de moda brasileira que também não abrem mão de serem responsáveis com a sociedade, com a economia e com meio ambiente.
 

Manlaya 

Marca de moda brasileira focada na beleza de mulheres brasileiras reais, que oferece uma moda justa, sustentável e plural. Suas roupas usam tingimentos naturais e biodegradáveis, tecidos reciclados a partir de garrafa pet, tecidos de refugo nacionais e água de reuso.
A marca também tem a preocupação de deixar detalhada a matéria prima de cada peça, o nome de cada funcionário que participou da confecção e os gastos em cada fase da produção.
 

Maria Tangerina

Marca brasileira de bolsas veganas, que tem como objetivo mostrar que é possível produzir bolsas e acessórios de maneira ética, responsável e minimizando seus impactos no planeta.
 

Jouer Couture 

Marca de roupa brasileira para mulheres imperfeitas. É assim que ela se autodefine. A confecção é feita para mulheres e por mulheres que ganham voz e empoderamento pelo seu ofício. São a favor da transparência e de uma economia justa e limpa.
  
restaurantes brasileiros

Conheça algumas marcas brasileiras de comida sustentável

Falar de uma alimentação sustentável que seja limpa, boa e justa, como já foi explicado, vai muito além de como o alimento é produzido. Selecionamos duas marcas aqui pra você conhecer:
  

Du.local

Uma startup de gastronomia com impacto positivo e que vê na alimentação um propósito para um mundo melhor. Usam apenas ingredientes orgânicos e promovem o empoderamento e a autonomia financeira de cozinheiras da periferia.
  

Campo Largo

Marca de bebidas saudáveis com uma produção sustentável. A matéria-prima vem da agricultura familiar do sul do Brasil, gerando renda para mais de 2 mil famílias. Focada na economia circular, as partes das frutas que não são usadas vão para compostagem e viram adubo para as próximas frutas que virão.
  

Um amor: Marcas brasileiras de café sustentáveis

Então, pensando nessas preocupações, conheça aqui duas marcas de café brasileiro que ganharam o selo de marcas sustentáveis pela ABIC – Associação Brasileira da Indústria do Café:
  

Santa Clara – Reserva da Família – Cerrado Mineiro

Pertencente ao Grupo 3 Corações, essa linha especial de cafés é composta por quatro blends que carregam toda a tradição dos cafés históricos de Minas Gerais, com controle de qualidade, rastreabilidade e numeração individual.
  

Regiões Brasileiras – Cerrado

Este café, da empresa Melitta, é produzido com grãos que são cultivados com práticas que preservam o meio ambiente, respeitam a comunidade e valorizam o trabalho dos produtores locais.
  

Marcas brasileiras de cerveja sustentável, pra quem sente saudades do bar!

Para matar a saudade da vida boêmia sem se esquecer que precisamos lutar para manter o futuro do planeta, separamos aqui duas marcas de cerveja para beber com consciência:

Masterpiece

Conhecida como a marca de cerveja mais sustentável do mundo, fica em Niterói, no Rio de Janeiro, e busca agora também o status de cervejaria mais inovadora, para demonstrar que inovação e sustentabilidade podem e devem andar juntas.
  

Edelbrau

O pessoal que produz a Edelbrau acredita que empresas e meio ambiente devem andar em harmonia. Por isso, estão sempre em busca de melhorias de processos, novas tecnologias que diminuam seu impacto no meio ambiente.
  

Descubra agora uma marca brasileira de pasta de amendoim irresistível

Naked Nuts

Marca brasileira que preza pelo prazer. Afinal, pasta de amendoim tem tudo a ver com isso. E eles acreditam que uma vida saudável precisa ter equilíbrio, porque ninguém vive só do esporte, só da dieta, do sem lactose, do zero açúcar e do low carb o tempo todo. É importante alimentar-se de forma saudável, mas sem deixar de aproveitar os momentos e viver experiências.

Conheça a primeira sandália de plástico vegana do Brasil!

Linus

Somos uma marca brasileira, com o propósito de oferecer a caminhada mais confortável que você já experimentou, sem comprometer o caminho de quem está por vir. Nossa sandália é vegana e 100% reciclável, desenvolvida com uma palmilha exclusiva, com relevos que massageiam os pés e curvas de apoio que garantem o suporte que a sua pisada precisa.

Criamos 9 cores diferentes para que você não abra mão do seu estilo quando quiser se sentir confortável. A Linus é pratica, leve e versátil para qualquer ocasião.

  

Você sabe o que são marcas cruelty free?

Traduzindo para português, são marcas livres de crueldade. Ou seja, são marcas cujos produtos não foram testados em animais. Mas você deve estar se perguntando como são feitos os testes então, se não são feitos em animais.
 
A resposta é que, hoje em dia, testar alguns produtos em animais, como cosméticos e de higiene pessoal, não faz mais sentido. Com o avanço da ciência e os testes in-vitro, não precisamos mais torturar animais para garantir que o produto seja seguro para os humanos.
  

Conheça algumas marcas brasileiras veganas super legais, que também não testam em animais

Lola

Lola é uma marca carioca de cosméticos com fórmulas inovadoras que esbanja empatia e humor na sua comunicação. Acredita em um beleza consciente que não carrega o sacrifício de animais em seus produtos.
  

Positiv.a

É uma marca brasileira vegana de limpeza e auto-cuidado. Com certificado de empresa B e cruelty free. Ecologicamente e socialmente responsável, que cria produtos e soluções para cuidar da sua casa, do seu corpo e do planeta.
  

Conheça algumas marcas brasileiras famosas no mundo

Em 2020, a consultoria internacional Brand Finance incluiu três marcas brasileiras na lista das 100 marcas mais valiosas e admiradas no exterior. São elas:
  

Natura

A Natura tem a sustentabilidade como propósito, e é referência para os consumidores brasileiros (e também mundiais), com ações que a associam à preservação da Amazônia, por exemplo, que é uma questão imediatamente relacionada à imagem do Brasil.
  

Grupo Boticário

O Grupo Boticário, que tem outras marcas no portfólio, se associou de forma muito clara com a diversidade e o empoderamento feminino, além de ter também componentes ligados à sustentabilidade presentes em seu posicionamento.
  

Havaianas

O caso das Havaianas é muito interessante, pois a marca levou o jeito brasileiro para o mundo, com valores como a descontração e o despojado, o que é essencial para o valor que ela criou.
  

Qual vai ser a sua próxima escolha?

E então? Da próxima vez que você olhar para uma marca, o que vai incluir entre as suas opções de escolha? Sustentabilidade, responsabilidade social ou brasilidade? Que tal optar por tudo isso junto?

Deixe um comentário

Todos os comentários do blog são verificados antes da publicação
Nós utilizamos cookies para personalizar sua experiência no nosso site! Ao permanecer navegando, você concorda com as condições da nossa política de privacidade.
Obrigada!
Esse é nosso cupom de 5% de desconto: NOCAMINHODOBEM