5 dicas de como ter um Natal mais sustentável!
janeiro 29, 2024

5 dicas de como ter um Natal mais sustentável!

por MCC kyraly

O Natal é uma época especial do ano que aflora muitos sentimentos bons como esperança, união, renovação e outros.

Mas não dá para ignorar que 2023 foi um ano e tanto do ponto de vista climático – apenas o mais quente em 125 mil anos, segundo o Serviço de Mudanças Climáticas Copernicus da União Europeia.

E como o Natal é também um período de muito consumo – presentes, comidas, roupas novas etc. – aqui na Linus ficamos pensando em como unir dicas de Natal sustentáveis com a magia da época. Vem conferir o resultado:

O símbolo do Natal

O Natal é uma festa religiosa que comemora o nascimento de Jesus para os católicos, mas também recebe outros nomes em outras tradições religiosas, sendo uma data importante para a maior parte das religiões.

Nas últimas décadas, entretanto, a festividade tem sido mais e mais capitalista, com o consumo tornando-se uma prioridade.

Se pensar no Natal já vem à cabeça: comprar presentes, comprar comidas e bebidas, comprar decoração, comprar looks novos etc.

E, como sempre pontuamos aqui na Linus, o consumo capitalista e os impactos ambientais andam de mãos dadas.

Mas nem tudo está perdido. É possível ter um Natal completo, com tudo o que se tem direito, seguindo práticas mais sustentáveis. Confira!

1. Decoração sustentável

decoração de natal reciclável

Entre as dicas para o Natal mais badaladas está a parte de decoração, afinal, ela faz a gente entrar no clima natalino durante todo o mês de dezembro e não apenas no dia 25.

Enfeites de Natal

São vários os enfeites de Natal que, em vez de comprados, podem ser feitos em casa usando o reaproveitamento de materiais.

A tradicional guirlanda natalina, por exemplo, pode ser composta por diferentes materiais, como: rolos de papel, rolhas de vinho, chocolate, tecidos velhos, tampinhas de garrafa, pinhas e outros.

Outros enfeites de Natal sustentáveis para espalhar pela casa, incluem:

  • luzinhas de Natal dentro de potes de vidro sem uso;
  • decorar garrafas de vinho e usá-las como porta-vela;
  • fazer estrela de Natal com tecido ou paletes;
  • montar um descanso de panela com rolhas ou rolos de papel.

O mais legal de fazer os enfeites de Natal sustentáveis e caseiros é poder torná-los únicos e do seu jeitinho, seja mais minimalista, criativa, colorida!

Ah, para quem tem filhos, criar e fazer a decoração de Natal em casa é uma forma de cultivar um tempo de qualidade juntos e incentivar a criatividade e sustentabilidade nos pequenos desde cedo.

Árvore de Natal: sintética ou natural?

Uma dúvida comum entre todos os entusiastas do período natalino é: árvore de Natal sintética ou natural?

Se você está comprometido com um Natal mais sustentável pode ir direto para a conclusão de que uma árvore natural é melhor... mas calma!

Uma pesquisa realizada em Portugal sobre os impactos ambientais das árvores de Natal concluiu que as sintéticas têm um impacto sete vezes maior que as naturais (que também têm impactos ao meio ambiente).

Mas o que eles descobriram é que ambas podem ser opções sustentáveis.

Se você usar a árvore sintética por sete Natais ou mais ela irá compensar o impacto da árvore natural que morre depois e precisa ser renovada anualmente.

A dica é que se você optar pela árvore natural, tente comprá-la em vaso e depois das comemorações plantá-la no solo.

Se você optar pela árvore sintética opte por uma versão com boa qualidade e cuide bem dela, o que permitirá conservá-la por muitos anos.

Mas você também pode criar sua própria árvore de Natal alternativa usando materiais diversos como garrafas pet, papelão, fotos, rolhas de vinho e assim ter uma versão exclusiva. 

2. Cardápios Eco-friendly

bolinho vegano de natal

O segundo item que pode ser mais sustentável no seu Natal são os cardápios.

Muito provavelmente sua família ou grupo de amigos tem veganos e vegetarianos, então nada mais justo que um cardápio eco-friendly.

Sabemos que no Brasil os cardápios mais tradicionais são cheios de opções com carne, mas talvez esteja na hora de sugerir uma mudança para novos – e deliciosos – sabores.

Dá para preparar uma ceia completa só com opções veganas e vegetarianas. Aqui vão algumas dicas:

Essas são só algumas opções, mas na internet você encontra muitas outras receitas para uma ceia natalina vegetariana e vegana.

Não esquecemos da sobremesa não!

Nossas dicas de dar água na boca incluem: a tradicional banoffe, torta de figo e uma lista com opções de sobremesas veganas!

3. Iluminação eficiente

pinheiro de natal com luzes

Talvez você não tenha pensado muito sobre até hoje, mas sabia que as luzes de Natal representam um aumento no consumo energético das residências – e conta mais cara, consequentemente.

A dica é optar pelas versões de LED. Elas são até sete vezes mais econômicas que as lâmpadas tradicionais e, apesar de um pouco mais caras, são mais duráveis.

Sabemos o quanto é lindo deixar a iluminação natalina decorando os ambientes internos e externos nessa época, mas talvez seja uma boa ideia desligá-las quando não estiverem sendo usadas ou admiradas.

4. Evite desperdícios de alimentos

Infelizmente, outra característica bem típica do Natal para muitas famílias é o desperdício de alimentos.

Uma das principais dicas para um Natal sustentável é atuar ativamente antes, durante e depois para minimizar os desperdícios. Algumas dicas incluem:

  • planeje o cardápio de Natal já considerando como usar todas as partes dos ingredientes;
  • faça uma lista de compras realista e sem excessos;
  • separe cascas e partes não comestíveis dos alimentos para compostagem;
  • só coloque os pratos na mesa da hora da refeição, pois eles não deixem ser deixados em temperatura ambiente por mais de duas horas;
  • armazene as sobras em vasilhas com tampa, preferencialmente com etiquetas, evitando o abre e fecha depois;
  • selecione opções que podem compor a mesa do almoço do dia 25 – no dia seguinte muitos pratos ficam até mais saborosos.

Muitos alimentos podem ser mantidos refrigerados e consumidos entre três e quatro dias depois da ceia, segundo especialistas ouvidos pelo News network.

Se não for comer nos dias seguintes, a opção é congelar alguns dos pratos. A dica é colocar etiqueta com o nome e data e consumir em até 30 dias.

Não congele os pratos com ingredientes mais suscetíveis a estragar, como aqueles com leite, queijos ou ovos na composição, por exemplo.

5. Presentes sustentáveis

caixas de presentes sustentáveis

Nosso Natal sustentável não precisa ser sem presentes, pelo contrário. É possível aproveitar a data para, inclusive, incentivar marcas com pegada sustentável – como a Linus!

Uma dica para selecionar presentes sustentáveis de Natal é optar por marcas nacionais ou mesmo locais. Em geral, elas usam matéria-prima local e seguem processos produtivos que estimulam a economia circular.

Temos muito do que nos orgulhar com muitas marcas brasileiras e com compromisso socioambiental, então você vai encontrar opções para todos os estilos e gostos.

Lembre-se que a embalagem também faz parte de um presente sustentável, então nada de usar plásticos, combinado?

E se quer escolher um presente natalino sustentável para você ou para alguém querido, não deixe de conferir as sandálias Linus.

Nossas sandálias têm design minimalista e atemporal, muito estilo e são 100% recicláveis, já que todos nossos processos e matérias-primas foram pensados para reduzir o impacto ambiental.

Confira a coleção clássica das Linus para seu Natal!

natal sustentabilidade