mulher sentada em uma ponte no mar
agosto 03, 2023

Aprenda a se valorizar mais com rotinas de autocuidado!

por Linus

O autocuidado (ou self care, se você preferir) é pauta recorrente já faz alguns anos e, como se diz por aí, tá na boca do povo. Mas, afinal, você sabe o que é autocuidado?

Vou te contar que, por aqui, demorou um tempo para cair a ficha que autocuidado não era só uma skincare em dia e olha que ainda tem muuuita gente que acha que é.

Para esclarecer esse equívoco e alguns outros – como que autocuidado é coisa de mulher (só faltava mesmo) – preparamos esse guia. Nele você vai conferir:

Vem com a gente para descobrir o que é autocuidado, quais são seus tipos e ainda conferir dicas para ter uma rotina de mais cuidado pessoal!

O que é e por que praticar o autocuidado?

A essa altura você pode achar que explicar o que é autocuidado não faz sentido, mas acredite que ainda é muito comum um entendimento limitado do conceito.

Muito além do skincare, o autocuidado é um conceito estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o direito de poder promover e manter a própria saúde, prevenir e lidar com doenças, com ou sem o apoio de um profissional.

Para exercer o autocuidado é necessário ter acesso à informação e gozar de autonomia para fazer escolhas que promovam o próprio bem-estar.

O simples ato – mas nem sempre fácil – de cuidar de si mesma, podendo reconhecer suas necessidades físicas, mentais e emocionais e incorporando práticas que sejam aliadas da sua qualidade de vida.

Em uma perspectiva crítica, uma referência para nós é Audre Lorde, uma mulher negra, feminista e lésbica que difundiu o termo enquanto tratava um câncer.

Ela fala que cuidar de si é uma forma de autopreservação e, portanto, um ato político.

mulher tomando chá

Foto por: Giulia Morales

Quais são os tipos de autocuidado?

Como você pode ver, o autocuidado envolve elementos que vão muito além da estética, como ficou comum associar.

Ao referir-se à saúde e qualidade de vida, o autocuidado pode ser entendido a partir de diferentes perspectivas. Vamos então explorar os principais tipos de autocuidado? Vem comigo!

Autocuidado físico

O autocuidado físico consiste nas práticas, escolhas e hábitos que nos permitem cuidar do corpo físico. Nesse item podemos incluir:

  • praticar exercícios físicos;
  • ter uma alimentação saudável e balanceada;
  • ter uma rotina de sono adequada;
  • manter hábitos de higiene pessoal, como tomar banho e escovar os dentes;
  • fazer acompanhamento médico de rotina, como com o ginecologista para mulheres e andrologista para os homens;
  • e sim, fazer seu skincare!

Por mais que pareça banal, muitas pessoas não conseguem, não sabem ou não têm condições de exercer esses cuidados frequentemente.

Autocuidado mental

Temos também o autocuidado mental. Ele está relacionado ao lado cognitivo do ser, incluindo bem como o aprendizado e conhecimento. 

Por isso, praticar um hobby, ler, assistir filmes, estimular a criatividade, aprender coisas novas, entre outras práticas mentais também são formas de autocuidado.

No autocuidado mental, também podemos falar do bem-estar emocional, que inclui a capacidade de compreender e gerenciar seus sentimentos e emoções. Algumas práticas recomendadas incluem:

  • meditação, como o mindfulness;
  • práticas de autoconhecimento, como um diário;
  • hábitos de organização, prevenindo a ansiedade;
  • desenvolver a autoperdão e a autoestima.

Lembre-se de que, se sentir a necessidade, acompanhamento psicológico e psiquiátrico também fazem parte do autocuidado mental, afinal, é importante entender a saúde de forma integral – corpo e mente.

Autocuidado espiritual

É muito comum associar o desenvolvimento e autocuidado espiritual com vínculos religiosos, mas esse é um equívoco.

O autocuidado espiritual refere-se à conexão que você estabelece com seus princípios, valores e o mundo ao seu redor. Assim, é uma prática muito individual de alinhar o que você acredita (independente do que seja) com o que você pratica no mundo.

Trata-se assim, também, da sua relação com o mundo e as pessoas e o desenvolvimento de sentimentos positivos de amor, empatia, solidariedade, compaixão e pertencimento.

mulher sentada nas pedras

Foto por: Giulia Morales

Incorpore o autocuidado na sua rotina!

Como visto, o autocuidado é amplo, de forma que não é possível uma hora por semana para colocá-lo em prática.

O que funciona é adotar rotinas de autocuidado no seu dia a dia, definindo horários e momentos para se cuidar.

Mesmo que na correria do dia a dia pareça difícil tirar o autocuidado do papel, é possível. Confira as dicas que separamos para que você possa criar momentos especiais e cuidar de si mesma no cotidiano. Confira:

Cuide da saúde

A principal forma de autocuidado é preservar a sua saúde e existem diversas formas de garantir isso, como:

  • faça exercícios físicos regularmente para manter o corpo ativo e em movimento;
  • tenha uma alimentação diversa e saudável, garantindo a ingestão de alimentos naturais como frutas, verduras, legumes, leguminosas, tudo que a natureza nos dá. Ah, e evite dietas restritivas ou baseadas em processados, combinado?
  • Tenha boas noites de sono, garantindo um descanso reparador. Para isso reduza os eletrônicos e estímulos a noite;
  • tenha bons hábitos de higiene, o que é importante à saúde e faz a gente se sentir revigoradas, concordam?
  • o estresse é inimigo da saúde, então busque manter uma rotina mais calma e com práticas relaxantes no dia a dia. Ficou estressada? Tente um exercício de respiração para voltar ao momento presente.

Queremos que fique bem e não que se sinta obrigada a se sentir bem. Você já teve essa sensação? Ela recebe o nome de “Síndrome do bem-estar” (wellness syndrome).

Trata-se de um foco enorme e pouco saudável no autoaperfeiçoamento, o que resulta no efeito oposto: diminui a autoestima e aumenta o sentimento de inadequação.

Sabemos que essa é a realidade de muitas pessoas e, infelizmente, ainda mais nas mulheres que sentem mais a demandar por “estarem bem” e precisam lidar com a carga mental feminina.

A carga mental feminina consiste no planejamento das tarefas como: quando ir ao mercado, o que falta na despensa, o que fazer em cada refeição e outras.

Daí, se você junta a Síndrome do bem-estar com a (sobre)carga mental feminina não é difícil entender como o autocuidado passa de um momento prazeroso para um intensificador da sensação de culpa.

Se você está passando por isso, receba o nosso abraço e, se der, busque ajuda especializada, tá? 

Cultive uma vida social equilibrada

O ser humano é um ser gregário. Isso significa que viver em sociedade é essencial para nosso bem-estar. E cultivar nossos relacionamentos também é uma forma de cuidado — para os outros e para nós mesmos.

Preservar o tempo de solitude é muito importante para autocuidado. Entretanto, passar um tempo com quem gostamos também é importantíssimo para mantermos nossa qualidade de vida. 

E o que exatamente é ter uma vida social equilibrada? Vai depender muito do seu perfil, se é introvertida ou extrovertida, a fase da vida e muitas outras variáveis, mas separamos algumas dicas, para não perder o hábito:

  • aprenda a dizer não quando necessário, o que é fundamental para preservar sua saúde e evitar a sobrecarga;
  • cerque-se de pessoas que te fazem bem;
  • afaste-se de pessoas tóxicas, aquelas que te fazem mal e vivem te criticando – você pode tentar transformar essas relações, mas cuidado para não se sobrecarregar emocionalmente.

Portanto, ter relacionamentos saudáveis significa também conseguir ter seu espaço e cercar-se de pessoas que entendam e respeitem o quanto de espaço você precisa.

Tenha uma rotina de autocuidado

Criar uma rotina periódica – pode ser semanal ou mais frequente – de autocuidado também faz bem pro corpo, mente e espírito. Nesses momentos você pode:

  • cuidar do cabelo ou barba com nutrição e hidratação;
  • fazer rotinas de esfoliação e hidratação da pele;
  • cuidar dos pés, como com esfoliação, escalda pés e massagens;
  • tomar um banho quente e relaxante usando óleos essenciais ou ervas naturais.

Essas rotinas são positivas, estimulando sentimentos de autoamor e sendo uma oportunidade para refletir e se autoconhecer – ou não fazer nada, fique à vontade!

Tenha hobbies que te fazem bem!

Manter hobbies e atividades de lazer também são formas de autocuidado. E eles podem ser praticados sozinhos ou em grupo! 

Alguns exemplos são a prática de esportes, dança, canto, pintura e outras artes manuais e artesanais que te façam bem.

Se você é mais caseira, também pode ter livros, assistir a séries e filmes ou cozinhar algo diferente. Não existem regras, combinado?

Sabemos que na correria do dia a dia é difícil encontrar tempo para essas práticas. Por isso, é importante colocá-las como prioridade, marcar na agenda e seguir este plano!

homem e mulher lado a lado

Foto por: Naira Mattia

O autocuidado afeta as pessoas ao seu redor

Quando você prioriza o seu autocuidado isso afeta positivamente as pessoas ao seu redor.

Vamos ser honestas: pode ser que algumas pessoas se afastem quando você passa a falar alguns não e impor limites nos relacionamentos priorizando o seu bem-estar.

Mas a questão é: será que essas pessoas realmente estavam agregando uma vez que não entendem esse seu movimento de autocuidado e autopreservação, como diria Audre Lorde?

Outra possibilidade e que é muito mais comum é que você passe a inspirar aqueles ao seu redor e seja um incentivo para que eles mesmo se cuidem mais e melhor.

Quando você se prioriza você inicia uma revolução que começa dentro de você e se espalha ao seu redor. 

E mais, você só poderá cuidar dos outros quando isso for necessário, se estiver bem.

Sabe um jeito de cuidar de você? Com as sandálias Linus! Além de lindas elas são confortáveis e desenvolvidas para fazer – literalmente – uma massagem nos pés conforme você anda. Isso vai melhorar sua pisada e evitar o estresse.

Um extra é que a Linus, além de cuidar de você, está comprometida com o meio ambiente com processos mais sustentáveis e ambientalmente responsáveis. Quer conhecer? Confira as sandálias Linus aqui!

autocuidado