cuidado-com-os-pes
janeiro 21, 2022

Cuidado com os pés: Tudo o que você precisa saber para ter pés saudáveis

por Equipe Linus

O cuidado com os pés é fundamental para mantê-los saudáveis e bonitos todos os dias, e para isso o ideal é ter uma rotina de tratamento. 

Todos os dias, pela manhã, você acorda e se levanta da cama para realizar suas atividades rotineiras. Já faz tudo no piloto automático e nem pensa muito em quais partes do seu corpo estão sendo utilizadas. 

Você pode nem pensar sobre isso, mas os seus pés trabalham intensamente para você fazer tudo o que precisa durante o dia. E, na maioria das vezes, eles são negligenciados e esquecidos na hora de receber os merecidos cuidados. 

Se você só parou para pensar agora em tudo isso, e não faz a menor ideia de como cuidar dessa parte tão importante do seu corpo, leia esse conteúdo até o final para descobrir como manter o cuidado com os seus pés em dia. 

Você sabe por que cuidar dos pés é importante?

Os seus pés são a única parte do seu corpo que está em contato direto com o chão todos os dias. Eles seguram todo o seu peso corporal enquanto você realiza suas atividades, como caminhar, sentar, levantar, etc. 

E os pés podem sofrer diversos problemas ao longo da vida, e quando não estão saudáveis, prejudicam os movimentos, dificultando fazer coisas simples, como se levantar do sofá. 

cuidado-com-os-pes

Quem pratica atividades físicas precisa ter ainda mais atenção aos pés, já que os ossos e tendões podem ser comprometidos com o movimento correto e problemas como fungos e bactérias, ou mesmo calos também podem comprometer o desempenho do atleta. 

Alguns cuidados precisam ser tomados para evitar esses problemas. Veja quais são:

1. Evitar a proliferação de fungos e bactérias

Usar sapatos fechados por muito tempo e não secar corretamente os pés, especialmente na região entre os dedos, são os principais motivos para o surgimento das famosas micoses e também da proliferação de bactérias. É importante variar o tipo de calçado e secar muito bem os pés, deixando-os arejar naturalmente de vez em quando. 

2. Prevenir o ressecamento da pele

A falta de hidratação, tanto no organismo como na pele, pode causar o ressecamento da região dos pés. É muito importante consumir a quantidade de água adequada diariamente e também usar um bom hidratante nos pés, logo após lavar e seca-los muito bem. 

3. Dores e rachaduras

A pele muito ressecada e sem cuidado pode gerar dores e rachaduras na pele, um grande perigo para a contaminação. Se esse for o seu caso, é importante procurar um médico para verificar a condição das rachaduras e iniciar um tratamento adequado. 

4. Conforto e bem-estar

Os pés suportam um grande peso todos os dias e merecem conforto e cuidado. É importante verificar as condições dos sapatos utilizados, evitando os que provoquem atrito excessivo com a pele, e também os que deixam os pés muito expostos ou próximos do chão. Mais a frente vamos falar sobre como escolher o calçado ideal para cuidar dos seus pés. 

Como cuidar de pés ressecados?

Para cuidar dos pés ressecados e deixar a pele lisinha é importante manter uma rotina de cuidados com a limpeza adequada, secagem cuidadosa, a esfoliação moderada e a hidratação profunda. 

Além disso, é importante evitar as agressões desnecessárias a essa parte do corpo, ocasionadas pelo contato direto com o solo, andando descalço, ou pelo uso de calçados desconfortáveis. Se for preciso, adote o uso de palmilhas que ajudam a evitar esse atrito.

Cuidado com os pés no inverno

No inverno, as pessoas tendem a passar mais tempo com sapatos fechados, por causa das baixas temperaturas. Com isso, o esquecimento dessa parte do corpo é ainda maior. 

Mas o cuidados precisam ser constantes para evitar problemas. Veja alguns:

  • Seque muito bem os pés após o banho, principalmente entre os dedos;
  • Prefira usar meias de algodão;
  • Escolha sapatos confortáveis;
  • Não use o mesmo calçado e nem o mesmo par de meias repetidamente;
  • Use talco para reduzir a umidade;
  • Em casa, deixe os pés respirarem, sem sapatos e meias tanto quanto for possível;
  • Cuide das unhas, para evitar que encravem;
  • Use um bom hidratante.

Cuidado com os pés: Dores frequentes

Os pés possuem uma grande quantidade de ossos, ligamentos, tendões e músculos, e qualquer uma dessas partes pode ser afetada por lesões. Quando a dor é leve, muitas vezes pode ser resolvida com tratamentos caseiros como gelo ou água quente, mas quando a dor é forte, é importante procurar um médico, principalmente se aparecer depois de algum trauma. 

Cuidado com os pés: Pilates pode ajudar com as dores?

Alguns tipos de dores nos pés podem ser causados pela má postura ou distribuição incorreta do peso. Nesses casos, o Pilates pode ser um grande aliado, já que ajuda a fortalecer e a alongar a musculatura e também a melhorar o alinhamento da coluna. 

cuidado-com-os-pes

Cuidado com os pés diabéticos: Saiba o que é importante

Para quem tem diabetes, os cuidados com os pés é ainda mais importante, já que essas pessoas têm maior probabilidade de apresentar problemas nessa região. 

É fundamental analisar diariamente os pés, buscando por cortes, bolhas, feridas e infecções. 

Os sapatos precisam ser macios e confortáveis, sem costuras que possam aumentar o atrito e sempre com altura baixa ou mediana e bico quadrado ou redondo. 

Dica do bem: Monte um cronograma para os pés

Se a sua rotina é muito atribulada e você não consegue dar a atenção ideal aos seus pés todos os dias, que tal montar um cronograma de cuidados? 

Crie uma agenda semanal com os dias de esfoliação e hidratação, assim como você faz com a pele do seu rosto. 

Começando os trabalhos

    Você presta atenção durante o banho na limpeza dos pés, ou apenas deixa a água com sabonete escorrer sobre eles? Do mesmo jeito que você lava seus braços, pescoço, barriga e as outras partes do corpo, também precisa lavar os pés, já que eles estão em contato direto com o chão, muitas vezes. 

    cuidado-com-os-pes

    Então, tire alguns minutos do seu banho para lavar seus pés com cuidado, dando atenção a parte entre os dedos. Depois, seque cuidadosamente essa região também e fique alguns minutos sem colocar sapatos ou meias.  

    Kit de cuidado com os pés

      Tenha um kit de cuidados com os pés só seu, contendo uma lixa de pé, tesourinha, uma bacia, hidratante e produtos esfoliantes.  

      Hidratação da pele

        O próximo passo é hidratar bem a pele. Use um bom hidratante ou mesmo uma receita caseira de hidratação. Dê preferência para aplicar o produto à noite, antes de dormir, e coloque uma meia de algodão em seguida para potencializar a hidratação.

        Faça massagem e escalda pés

          Aquelas receitas de escalda pés que a sua avó fazia são ótimas para diminuir as tensões e dores nos pés. A água quente ajuda a relaxar a musculatura dos pés e das pernas, e você ainda pode usar ervas para potencializar os efeitos e benefícios. 

          Cuidado com os pés: Saiba como escolher o calçado ideal para você!

          Escolher o sapato adequado é importante para ajudar a minimizar os impactos e atritos nos pés e para gerar mais conforto. É importante analisar alguns fatores na hora de escolher o calçado ideal:

          Tamanho do sapato

            O calçado precisa ser confortável. Não se prenda à numeração, pois algumas fábricas podem ter tamanhos diferentes. Sempre que for comprar um sapato, experimente e tenha certeza de que ele é do tamanho ideal para o seu pé. 

            Considere o tipo de pisada

              Cada pessoa tem um tipo de pisada que deve ser considerada. É importante consultar um ortopedista ou fisioterapeuta para verificar o modelo ideal. 

              Avalie a qualidade do material 

                Prefira modelos feitos com materiais que permitem a respiração dos pés e que sejam confortáveis ao caminhar.

                A sandália perfeita para o cuidado com os seus pés: Linus!

                  As sandálias da Linus são perfeitas manter o cuidado com os seus pés, já que são confortáveis e possuem palmilha com as curvaturas de apoio que seus pés precisam. Além disso, elas são 100% recicláveis, laváveis e veganas. 

                  cuidado-com-os-pes

                  Gostou das nossas dicas? Agora que você já sabe como cuidar dos seus pés corretamente, aproveite também para conhecer nossa linha exclusiva de sandálias com as cores do verão, e mantenha seus pés bonitos e saudáveis sempre, em todas as estações.

                  autocuidado bem estar pés