ervas-naturais
agosto 26, 2022

Ervas naturais: nomes, características e benefícios

por Equipe Linus

ervas-naturais

Pense comigo! Como será que as pessoas viveram durante tantos milênios sem farmácias ou remédios? A resposta é: graças às ervas naturais!

Elas estão no nosso dia a dia e fizeram parte da vida dos nossos antepassados, com diversos benefícios, como cura de doenças, ajuda para relaxar, higiene, entre muitas outras funções.

Imagine como seria a nossa vida se não tivéssemos a possibilidade de usar ervas naturais em diversas ocasiões. Elas são uma grande ajuda, não é mesmo?

Então, este texto vai falar de diversos benefícios, características e nomes de ervas que talvez você nem conheça, ou que você já usa e pode usar de forma diferente.

Vamos lá?

Ervas naturais: quais são?

As ervas naturais, chamadas muitas vezes de plantas medicinais, são aquelas que, graças à experiência de uso e às pesquisas científicas, conseguem ajudar as pessoas em situações de adversidade ou para ajudar a viver melhor.

Embora elas sejam importantes, vale lembrar que, se você tem algum problema de saúde, deve procurar um médico para um tratamento, que inclusive pode ter ervas naturais.

Isso porque a época em que médicos só receitavam remédios da indústria farmacêutica passou, e agora muitos já estudam o poder tradicional das ervas no tratamento de diversas doenças.

De acordo com um artigo científico da Universidade Federal da Paraíba, que você pode ler completo aqui, o uso de plantas para fins medicinais tem renovado e provocado interesse pelo conhecimento das características das drogas delas originadas, incluindo sua morfologia, composição química, propriedades farmacológicas, dentre outras.

ervas-naturais-quais-são

Mas eles também avisam que as plantas, para serem utilizadas com fins terapêuticos, devem atender a todos os critérios de eficácia, de segurança e qualidade, além de apresentarem propriedades terapêuticas reprodutíveis e constância em sua composição química, uma vez que é comum a confusão entre espécies diferentes conhecidas pelo mesmo nome popular.

E não é só este estudo, são diversos. Este, que reúne pesquisadores de Universidades de Franca e de Uberlândia, confirma que muitas plantas são utilizadas com finalidades medicinais, constituindo alternativas terapêuticas complementares ao tratamento de doenças, trazendo inúmeros benefícios à saúde, quando utilizadas racionalmente e de maneira adequada.

Novamente, vale tomar cuidado, porque as plantas são conjuntos de componentes químicos, que podem ser benéficos, mas também podem representar algum risco à saúde.

Ervas naturais: tradições e propriedades

De acordo com a região do Brasil em que você está, e também com as tradições familiares, as ervas têm nomes diferentes, formas de uso distintas e até mesmo são utilizadas para problemas que não são os mesmos em cada região.

É por isso que sempre vale a pena observar. Leia, pergunte, entenda e, principalmente, se tiver dúvidas, use sempre aquilo que você já conhece.

Com muita informação e segurança, as ervas naturais são ótimas aliadas para diversos problemas de saúde, além de serem promotoras do bem-estar e da tranquilidade para combater dias cada vez mais estressantes.

Que tal conhecer então os benefícios?

Ervas naturais e seus benefícios

São tantos os benefícios das ervas naturais que a gente nem tem como explicar todos. Por isso, fizemos uma seleção daquelas que são mais usadas e dos problemas mais frequentes que podem ser combatidos por elas.

Você pode sempre tê-las por perto para usar no dia a dia ou para tratamentos específicos, quando ocorrem dores, mal estar e alguma ansiedade, ligada a algum problema do dia a dia.

O que vale mesmo é criar verdadeiros relacionamentos com as ervas. Entender quais fazem bem para você e quais podem acompanhar o seu cotidiano quando você precisar.

Ervas naturais para fazer chá

Um hábito que vale muito a pena é tomar chá. É uma ótima forma de se hidratar, se manter quentinha quando está frio e mesmo optar por versões geladas no verão.

Embora oficialmente o chá seja apenas a bebida com a infusão da planta chamada chá, a gente no Brasil chama de chá qualquer infusão, não é mesmo? Então, chá de camomila, chá de melissa, chá de erva-doce são formas de falar que fazem parte da nossa tradição.

ervas-naturais-para-chá

Aproveite e defina agora qual chá você vai fazer hoje para dormir bem. Algumas ervas são ótimas para isso. A valeriana, a camomila, a lavanda e muitas outras, que você vai ver com mais detalhes daqui a pouco, na hora que a gente falar sobre ansiedade.

E, para a hora de acordar e ficar ativa logo, as melhores opções são os chás (aí sim, da planta de chá) verdes, pretos e brancos, que têm cafeína e mantém você desperta. Também vale para essa hora o chá mate, o chá de gengibre e o de canela, que também ajudam na aceleração do metabolismo.

Ervas naturais contra a ansiedade e para dormir bem

Como a gente já disse, um dos problemas mais preocupantes da humanidade hoje é a ansiedade. Embora muita gente tenha ansiedade quando tem um desafio pela frente, seja no trabalho ou na vida pessoal, passar por momentos de stress durante muito tempo pode levar a um transtorno de ansiedade generalizada, em que a ansiedade nem é ligada a nenhum fator, mas sim uma repetição automática do corpo de todos os problemas ligados ao stress, mesmo que não haja uma causa.

Então, evitar a ansiedade do dia a dia pode ser uma aliada para que não haja mais complicações sérias no futuro. Veja quais ervas podem ajudar você a combater a ansiedade:

  • Camomila: talvez a mais tradicional erva contra a ansiedade, ela tem ação calmante, cria sensação de harmonia e ajuda a acalmar.
  • Flor de maracujá: a passiflora incarnata, da família do maracujá, é muito usada, até mesmo pela indústria farmacêutica, para combater a ansiedade e a insônia. E você pode usá-la para chás e banhos.
  • Valeriana: a raiz tem ação calmante e estimula o sono, e é muito indicada quando se tem agitação, insônia, fobia ou ansiedade.
  • Tília: tem ação calmante e ajuda no tratamento do stress e da ansiedade.
  • Melissa ou cidreira: neste caso, vá pela tradição local. Afinal, cada região chama com um nome. Ela tem ação calmante e pode ser utilizada em caso de problemas no sono, nervosismo e ansiedade.
  • Alfazema: ela é rica em cumarina e óleos essenciais, que possuem propriedades calmantes e relaxantes, atuando contra a tensão nervosa. Pode ser usada em chás, banhos e compressas.

Ervas naturais para queda de cabelo

Se você sofre com a queda de cabelo, algumas ervas são importantes para ajudar na prevenção da queda e no fortalecimento dos fios.

As tradições já mostravam muitas delas, e atualmente aquilo que a sua avó dizia que era bom passou a fazer parte da composição de inúmeros produtos nas perfumarias e farmácias.

Se você tiver acesso às ervas e plantas naturais, melhor ainda. E as receitinhas da sua avó podem ser recuperadas com certeza.

ervas-naturais-queda-de-cabelo

A babosa, também conhecida pelo nome científico de Aloe vera, é um caso desses. Dos jardins de todas as famílias, foi parar na produção de shampoos, cremes e até de bebidas.

E você pode, por exemplo, utilizá-la em uma hidratação bem simples, que também fortalece os fios e evita a queda. Basta juntar duas colheres de sopa de máscara hidratante, uma colher de sopa da polpa da babosa e uma colher de sopa de um óleo vegetal da sua preferência. O resultado é sempre fantástico.

Outras ervas e plantas que podem ser usadas em tratamentos para os cabelos, principalmente na forma de óleos essenciais, são o alecrim, a mamona (de onde se extrai o óleo de rícino), a hortelã-pimenta, o gengibre e até mesmo a urtiga.

Ervas naturais para banhos

É claro que as ervas naturais não estão disponíveis somente para chás ou para passar no cabelo. Um dos usos mais importantes delas, para diversas finalidades, é o banho. Se você tiver uma banheira, melhor. Mas você pode sentir todos os benefícios também em um banho de chuveiro.

Quer saber mais sobre o uso de ervas naturais para banhos? Então você não pode perder este texto que publicamos sobre o tema no blog Li na Linus.

Programe na agenda um momento só para você e inclua na sua rotina de autocuidado muitos momentos de banhos de ervas. Para saber mais sobre as rotinas de autocuidado, também temos um texto especial aqui.

Ervas naturais para diabetes

Até mesmo problemas mais sérios de saúde, como a diabetes, podem ser combatidos com a ajuda de ervas naturais.

É claro que elas não substituem o tratamento médico, mas ajudam a combater a necessidade de açúcar, auxiliam no metabolismo e até mesmo estimulam a produção natural de insulina.

A babosa, que já citamos aqui, o chá verde, a canela, a carqueja e o goji berry podem fazer parte do dia a dia de quem tem diabetes para que, no longo prazo, os resultados possam diminuir a necessidade de medicamentos de controle ou de dietas muito restritivas.

Se você quiser se aprofundar nas questões científicas do uso da babosa para diminuir o açúcar no sangue, este artigo acadêmico fala das propriedades e das comprovações existentes em pesquisas.

Ervas para incensos naturais

Os incensos são ótimos aliados para combater o stress, trazer tranquilidade e boas energias. Então, você pode optar por fazer os seus ou comprar, mas lembre-se sempre de escolher os que são feitos de ervas naturais, porque alguns industrializados podem inclusive trazer problemas para a sua saúde.

E são várias opções de ervas para incensos: hortelã, sálvia, tomilho, manjericão e erva-cidreira são algumas delas.

Você pode fazer os seus incensos naturais de forma bem simples, amarrando os ramos das ervas e deixando secar (em geral, por quinze dias). Depois disso, é possível usar queimando-os em uma tigela ou outro recipiente.

Ervas naturais como temperos

Na cozinha, as ervas naturais têm que ser figuras centrais. Afinal, um dos maiores riscos para a nossa saúde é o uso de temperos industrializados.

Então, reserve um tempinho a mais para deixar preparadas as ervas para o uso na cozinha. É lógico que alguns temperos, como cebola, alho e orégano, são muito mais tradicionais para usar in natura, mas outros também precisam começar a fazer parte das suas receitas.

temperos-ervas-naturais

Só para citar alguns deles: manjericão, alho-poró, alecrim, tomilho, sálvia, coentro, dill, estragão, hortelã, louro, manjerona, anis, baunilha, canela, noz moscada, cardamomo, cravo… São tantas as opções. Pare um pouco na barraca de temperos da feira (ou do mercado) e escolha os que você mais gosta. Depois, é só incluir nas receitas.

Ervas medicinais brasileiras: conheça 5 plantas e suas características

A gente citou várias plantas aqui, que podem ajudar em diversos momentos da sua vida.

Então, vamos explicar com mais detalhes as características de cinco delas, que têm diversos usos. Prepare uma gaveta da sua cozinha, ou uma prateleira, para começar ou incrementar a sua coleção de ervas, que tem que incluir com certeza estas:

Alecrim

O alecrim é uma erva que tem origem na região do mar Mediterrâneo, e está presente em quase todos os lugares próximos à costa. De lá, foi para todos os cantos do mundo e agradou a quase todas as pessoas.

Ele é usado na culinária, para infusões e banhos, com inúmeros benefícios para a saúde, desde a redução do stress até o auxílio ao metabolismo.

Em outras línguas, há uma relação direta do alecrim ao mar. Para se ter uma ideia disso, ele era chamado de orvalho do mar pelos romanos: rosmarinus. O que levou, por exemplo, em inglês, ao nome rosemary. Em português, usamos uma adaptação dos árabes: al-iklil.

Barbatimão

O barbatimão é uma árvore originalmente brasileira, do cerrado do Centro-Oeste e de parte do Sudeste.

Ela tem características cicatrizantes comprovadas, a partir da sua casca, que também é utilizada pela indústria farmacêutica e de cosméticos.

A sua ingestão em infusões, no entanto, tem algumas contra indicações, principalmente para mulheres grávidas. Apesar disso, há estudos que relatam um importante papel do barbatimão para evitar hemorragias e também para aliviar infecções e outros problemas urinários.

Carqueja

A carqueja é uma ótima opção para quem tem pressão alta e diabetes, por ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue.

Ela também fortalece o sistema de defesa do corpo, combate inflamações e também elimina toxinas do sistema digestivo, ajudando principalmente nas funções do fígado.

Por isso, ela pode ser sua companheira sempre que for necessário.

Espinheira Santa

A espinheira santa também é mais uma planta que ajuda muito no sistema digestivo, evitando azia, gastrite e até mesmo as úlceras no estômago.

As partes que normalmente são utilizadas são as folhas, de onde são extraídas as substâncias ativas que podem ser usadas na forma de chá, compressas, extratos e cápsulas, que podem ser encontradas nas lojas de produtos naturais.

Mamona

A mamona, que com certeza fez parte do quintal e dos terrenos baldios de muita gente na infância, é também uma planta medicinal importante.

Dela, como já dissemos, é retirado o óleo de rícino, que tradicionalmente é usado como purgativo, e ajuda no processo de desintoxicação.

Ervas medicinais da Amazônia: descubra algumas das ervas mais utilizadas na região

Se você viajar pela Amazônia, com certeza vai ter contato com inúmeras barracas nas cidades, em que vai encontrar um número infinito de ervas medicinais, com funções específicas e outras um pouco mais lendárias.

Porém, preste sempre atenção àquilo que os especialistas tradicionais, líderes dos povos indígenas, têm para compartilhar sobre as suas experiências.

E o mais interessante é que muitas delas fazem parte tanto das tradições de cura de doenças quanto da gastronomia, o que torna as descobertas ainda mais significantes.

ervas-medicinais-da-amazonia

Um estudo apresentado pelo site Eco Debate, que foi divulgado no Workshop Avaliação e Seleção de Espécies de Plantas do Futuro na Região Norte, apresentou algumas plantas medicinais como andiroba (Carapa guianensis), a copaíba (Copaifera reticulata, C. multijuga e C.guianensis), a canarana (Costus spicatus), a verônica (Dalbergia ecastaphyllum, D. monetaria e D. subcymosae) e o jatobá (Hymenaea courbaril), como fundamentais para o desenvolvimento da região, sendo que boa parte dessas espécies é explorada de forma extrativista pelas populações da floresta.

Alguns estudos, como este, também confirmam como os resultados obtidos pelos cientistas comprovam o que os povos originários sabiam já há muitos séculos.

→ Baixe aqui o nosso guia de frutas e plantas da Amazônia e conheça os benefícios para sua rotina

E então? Que tal incluir as ervas naturais na sua vida?

Agora, você já sabe como é importante entender quais ervas naturais podem participar do seu dia a dia, seja no combate à insônia ou para dar disposição para o dia a dia, além de ajudar no tratamento de doenças, que tal começar a incluí-las na sua rotina?

E, se você já usa as ervas naturais, que tal contar para a gente aquela receita que só você tem ou herdou da sua família?

Se quiser, compartilhe este texto com as pessoas que você gosta e que podem se beneficiar das informações que estão aqui. Que tal?

autocuidado bem estar brasilidades ervas naturais