pessoa de pé com Linus nos pés
agosto 14, 2023

Guia completo de reciclagem para você fazer a sua parte!

por Linus

Se você já conhece a Linus sabe que somos 100% comprometidos com o meio ambiente.

Você sabia que, de acordo com o Panorama de Resíduos Sólidos de 2020, elaborado pela Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais), o Brasil é responsável por produzir quase 79 milhões de toneladas de lixo por ano e apenas 3% é encaminhado para reciclagem?

Isso nos motivou a ter essa conversa aqui! Você recicla o lixo da sua casa? Se sim, parabéns! Se não, vem com a gente e descubra porque reciclar e especialmente, COMO reciclar. Você vai conferir:

Vem com a gente nessa ação que não apenas ajuda para um mundo melhor, mas que é super prática para sua organização em casa!

O que é a reciclagem?

Segundo o dicionário, reciclar significa transformar algum material usado para que ele tenha uma nova utilização.

Na prática, a reciclagem é o conjunto de atividades em que um material é processado e consumido como matéria-prima, no lugar de matérias primárias, na fabricação de novos produtos.

São diversas atividades que tornam a reciclagem uma realidade, como: a coleta, o processamento, a contagem ou pesagem, o processamento, a corretagem e o posterior consumo em outro processo de produção.

No Brasil, a reciclagem está associada não apenas ao cuidado do meio ambiente, mas como fonte de trabalho e renda.

Os três tipos de reciclagem

Existem diferentes formas de incorporar a reciclagem na rotina, sendo que a separação de lixo é apenas uma delas. São os três tipos de reciclagem:

  • Reciclagem primária – ocorre quando o material ou produto pode ser reutilizado sem alterar sua função original. Isso pode ocorrer, por exemplo, quando doamos o que não usamos, quando vendemos artigos eletrônicos para aquisição de novos ou quando se opta pela troca de produtos.
  • Reciclagem secundária – acontece quando o material é modificado com processos simples para ser utilizado com outro propósito. Como exemplo, podemos citar o uso de caixas de ovos como sementeiras, garrafas pet como vasos ou qualquer outra coisa que você reaproveite para a decoração cult da sua casa, por exemplo.
  • Reciclagem terciária – é sobre a qual mais falamos até agora, quando há alterações no material para que ele seja reutilizado na produção de outros bens. Por isso, este é o foco principal quando falamos em larga escala e na conscientização de toda a cadeia industrial.

Assim, reciclar é uma ação que anda junto com as práticas de reutilizar, reduzir o consumo e reaproveitar materiais visando um menor impacto ambiental com a diminuição da produção de resíduos.

O que é um produto reciclável?

Cestos de reciclagem

Um produto reciclável é aquele que pode ser transformado em outro a partir do reuso da matéria-prima. 

No entanto, mesmo quando um produto é reciclável, ele precisa ser encaminhado para processos adequados de reciclagem.

Por exemplo, o símbolo das três setas em formato de triângulo indica que a embalagem e/ou produto é reciclável.

Entretanto, se for feito um descarte inapropriado, essa característica não será aproveitada, pois ser reciclável e não indica que o produto com certeza vai ser.

Em uma garrafa plástica no oceano não importa se o material é reciclável ou não. Como ela foi parar na natureza está impactando negativamente o nosso ecossistema como faria um produto não reciclável.

Pensando nisso, é importante saber o que de fato é reciclável ou não e como fazer o descarte correto de cada material. Confere comigo!

Metal

Os produtos de metal incluem o alumínio, muito utilizado em embalagens e que pode ser reciclado.

As latas de bebida como de refrigerante, cerveja e muitos sucos se encaixam nesse item, assim como latas de alimentos, esquadrias, molduras de quadros etc.

Para dispensar corretamente produtos de metais eles devem ir para lixeiras da cor amarela. 

Vidro

A maior parte dos vidros são recicláveis e tem como vantagem o fato de poderem ser reciclados infinitamente, retornando à indústria como matéria-prima.

Os vidros recicláveis são comuns nas casas, como recipientes de condimentos, armazenamento de alimentos, potes, jarras e copos.

O descarte correto do vidro é feito nas lixeiras de cor verde.

Mais adiante preparamos uma lista dos tipos de vidro que não são recicláveis, não deixe de conferir!

Plástico

O plástico está entre os materiais mais poluentes, mas também apresenta um elevado potencial de reciclagem quando descartado corretamente, o que significa usar a lixeira vermelha, combinado?

Entre os plásticos recicláveis estão as garrafas, embalagens de produtos de limpeza, potes de cosméticos, tubos, canos, brinquedos, sacos, sacolas, papéis plastificados etc.

Para descartar o plástico é importante limpá-lo antes, como removendo pedaços de orgânicos que possam ter contato com ele.

Papel

O papel e papelão devem ser descartados na lixeira azul e incluem uma ampla gama de produtos, como: jornais, revistas, impressos em geral, caixas de papelão e embalagens longa-vida higienizadas etc.

Para não se confundir, uma exceção é o papel celofane que, apesar do nome, é produzido a partir de celulosa, devendo ser descartado na lixeira de orgânicos (a marrom), pois é biodegradável.

Materiais que não podem ser reciclados

Apesar da extensa lista do que pode ser reciclado, também temos vários materiais não-recicláveis.

O importante de descartar corretamente esses materiais é que eles podem ser corretamente destinados com um descarte definitivo menos poluente e prejudicial ao meio ambiente.

O lixo orgânico, por exemplo, (lembre-se do lixo marrom) pode ter destinos como a compostagem, virando adubo. Outros incluem:

  • madeira: lixo preto;
  • resíduos perigosos, como pilhas e baterias: laranja;
  • resíduos ambulatoriais e de serviços de saúde: branco;
  • resíduos radioativos: roxo;
  • resíduo geral não reciclável, misturado ou contaminado: cinza.

Alguns materiais são mais difíceis de encontrar o local adequado ao descarte, por isso, sempre procure o ponto de coleta mais próximo de você. Spoiler: vamos te mostrar direitinho como encontrar um já já!

Além desses itens não recicláveis, existem outros que geram muitas dúvidas sobre serem ou não recicláveis. Alguns itens que não podem ser reciclados incluem:

  • plásticos termorrígidos que são aqueles mais rígidos usados na indústria eletrônica, automobilística etc.
  • isopor e EVA, como a esponja de lavar louça, que deve ser descartado no lixo não reciclável (cinza); 
  • embalagens metalizadas, como as usadas em salgadinhos e outros produtos, que também deve ir para o lixo cinza;
  • itens de cerâmica, pois não se trata de um tipo de vidro e sim de argila, que não pode ser reciclada em processos tradicionais;
  • vidros usados em itens como espelhos, automóveis, janelas, box de banheiro, lâmpadas, vidro temperado e cristal, pois não há tecnologia para esse tipo de reciclagem, por enquanto;
  • cabos de panela, adesivos e tomadas;
  • fraldas descartáveis e absorventes;
  • papel higiênico e demais resíduos higiênicos, como fio dental, hastes flexíveis, escova de dente e outros.

Em alguns casos o que falta para que esses possam ser reciclados é a falta de tecnologia adequada, em outros são os altos custos envolvidos, em outros ainda é a falta de iniciativa por parte do Estado e organizações responsáveis.

Países com altos índices de reciclagem já investem na reciclagem de alguns desses itens, como a Inglaterra e a Alemanha.

Assim, nada impede que, com incentivo e mais pessoas aderindo à reciclagem, o Brasil também seja um exemplo no futuro (próximo, esperamos!).

Importância da reciclagem

A principal função da reciclagem é fazer com que haja menos uso de matérias primas virgens, o que é fundamental na preservação de recursos naturais, sejam eles de origem mineral ou vegetal.

Assim, investir em produtos recicláveis e fazer reciclagem são ações sustentáveis e ecologicamente mais responsáveis.

Portanto, a reciclagem tem uma função ambiental de máxima importância tanto por minimizar a exploração como por reduzir o descarte incorreto de lixo – como aqueles que vão parar no mar e tem comprometido a vida marinha.

Infelizmente, estamos nos tornando máquinas de produzir lixo. Segundo o relatório What a Waste 2.0 da ONU e Banco Mundial, nas últimas três décadas produzimos 3 x mais resíduos urbanos do que a velocidade do aumento populacional.

Estima-se que, até 2050, produziremos 4 bilhões de toneladas de lixo no mundo a cada ano.

O Planeta não dá mais conta e os efeitos dessa produção massiva de lixo incluem: aumento da poluição, contaminação da água e do solo, degradação ambiental, comprometimento da diversidade da fauna e da flora e outros.

Portanto, a reciclagem é um passo importante na proteção do meio ambiente, com uso mais sustentável, inteligente e consciente dos recursos naturais.

Mas, se não bastasse ajudar o Planeta, a reciclagem ainda tem um papel extra, ainda mais aqui no Brasil: $$

Isso mesmo, a reciclagem ajuda a economia e beneficia diferentes pontos da cadeia produtiva nacional.

Primeiramente, com materiais reciclados é possível gastar menos na produção de novos produtos, reduzindo o custo final para o consumidor.

Outro ponto importante é que milhares de pessoas estão envolvidas na cadeia de reciclagem no Brasil, desde a coleta, até separação, transporte, reciclagem e destinação.

Isso significa que reciclar ajuda a gerar trabalho e renda no País, especialmente ao estimular a economia circular.

Como você pode começar?

Chegamos até aqui e tenho certeza que você já sabe muito mais sobre reciclagem do que há uns minutos atrás, não é mesmo?

Preparada para colocar a mão na massa? Caaalma! Ainda precisamos ver como começar!

Separe seu lixo

O primeiro passo é aprender a separar o lixo comum do lixo reciclável.

Lembre-se que para descartar o lixo reciclável é fundamental limpar sempre antes para evitar contaminação, o que pode fazer com que ele não possa ser reaproveitado quando chegar ao centro de tratamento.

Com a prática do dia a dia, daqui a pouco você vai fazer a separação quase que no automático. 

Para facilitar e até ajudar na organização da casa, ajuda se você puder investir em lixeiras separadas para cada tipo de resíduo.

Com essa dica fica mais fácil criar o hábito da reciclagem e também levar o lixo doméstico para as lixeiras do condomínio ou da rua.

Ah, não tem problema ficar em dúvida, se não souber como descartar um item é só pesquisar rapidinho!

Consuma produtos que podem ser reciclados

família reciclando

Muitas marcas estão aderindo a produtos e embalagens que possam ser reciclados pensando nesse movimento global em prol do meio ambiente.

Para se engajar é muito fácil: dê preferência para consumir produtos e embalagens que possam ser recicladas.

Assim, uma proporção cada vez maior do seu lixo vai para a reciclagem e ajuda a incentivar e viabilizar as marcas e empresas que estão comprometidas com práticas mais sustentáveis.

Você também pode pesquisar formas de reutilizar produtos em casa, ressignificando e criando objetos úteis para sua rotina.

Encontre os ecopontos em todo o Brasil

Os ecopontos são lugares disponibilizados pelas prefeituras nos quais você pode descartar voluntariamente os resíduos recicláveis.

Em municípios pequenos, é mais fácil saber se existem e onde estão. Em cidades maiores, nem sempre a distribuição dos ecopontos abrange todas as regiões.

Sabendo disso, a Recicloteca, um Centro de Informações sobre Reciclagem e Meio Ambiente criado pela ONG Ecomarapendi, criou um sistema de busca em seu website com os pontos de coleta seletiva para reciclagem de todo o Brasil.

Aqui você encontra os ecopontos em todo o Brasil!

Se você está na cidade de São Paulo, você encontra o endereço de todos os ecopontos no site da Prefeitura: Para acessar a lista, clique aqui.

Você sabia que a Linus é 100% reciclável?

pessoa com Linus nos pés

Foto por: Naira Mattia

Como não deixamos passar batido, consumir de marcas que são recicláveis é um super passo em prol do meio ambiente.

Na Linus, nós sabemos que responsabilidade ambiental não é assunto para depois e pensamos nisso desde o primeiro dia.

O resultado? A Linus tem sandálias feitas de PVC ecológico expandido e, por isso, são 100% recicláveis, livres de metais pesados, com plastificantes de origem totalmente vegetal e com 70% de fontes renováveis em sua composição.

Nosso comprometimento com o meio ambiente é combinado com nosso compromisso com você e, por isso, a Linus conta com um design de palmilha anatômica que se adapta ao pé de quem a usa, gerando conforto e bem-estar!

Conheça a sandália 100% reciclável Linus

consumo consciente Reciclagem sustentabilidade