Quer saber como aliviar as dores nos pés?
janeiro 27, 2022

Quer saber como aliviar as dores nos pés?

por Equipe Linus

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A gente sabe da importância que os pés têm para a nossa vida, para o dia a dia e para a nossa saúde, mas às vezes se esquece. E o que faz com que a gente se lembre deles? As dores!

Pode ser por descuido, por uso excessivo ou por algum problema de saúde, as dores nos pés realmente são incômodas e, se não forem tratadas, fica difícil manter as atividades de trabalho, de lazer e mesmo de casa.

Então, se você sofre com dores nos pés ou se preocupa com eles e nem quer chegar perto de que as dores incomodem, continue lendo, com certeza, esse conteúdo pode te ajudar.

Tipos comuns de dores nos pés

Os pés são estruturas complexas, com muitos músculos, nervos, cartilagens e ossos. Por isso, as dores são muito diferentes e também têm motivos diversos.

A primeira coisa que você tem que fazer quando tem algum incômodo é observar muito bem como é a dor, onde exatamente ela está e a sua intensidade. Assim, fica mais fácil para tratar e também para relatar ao médico, o que é fundamental quando elas são intensas e contínuas.

Veja aqui quais são as principais dores que temos nos pés:

Dor nos pés ao pisar

As dores quando você pisa podem acontecer por diversos motivos, e em partes diferentes dos pés.

Nos calcanhares, pode ser porque você usou um salto alto ou outro calçado sem uma boa palmilha. Isso quer dizer que pode ser resultado de sobrecarga na pisada.

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Na parte da frente, principalmente nos dedos, pode ser porque você andou com um sapato apertado ou porque, mesmo sem perceber, bateu os dedos.

Mas e se a dor for debaixo dos pés?

Se a dor estiver na parte de baixo dos pés, o que chamamos de sola, isso pode ser uma ocorrência de fascite, uma inflamação da fáscia plantar, que é o feixe de tecido fibroso que forma a região. Pode ser também por uso de sapato inadequado ou por algum trauma.

O importante é lembrar de novo que, dependendo da intensidade e da recorrência, você vai precisar consultar um médico e fazer exames para saber por que houve a inflamação.

Dores nos pés ao levantar

Se você tem dores nos pés na hora em que se levanta, precisa observar também outras questões, que vão além dos problemas ósseos ou musculares.

Isso porque pode haver problemas de circulação, que podem ser evitados, a princípio, colocando os pés em uma posição mais alta em relação ao corpo quando você se deitar ou ficar sentada por muito tempo.

Dor na parte de cima dos pés

As dores na parte de cima dos pés podem ocorrer tanto quando você está andando quanto quando está parada. E, em cada caso, os motivos devem ser descobertos, para que você tenha o melhor tratamento.

Se for uma questão de uso de sapatos apertados, faça um teste ao usar algo que deixe os pés mais livres, como tênis ou sandálias.

Porém, pode ser também que a dor seja ocasionada por pancadas ou ainda por exercícios físicos. Neste caso, alguns tratamentos simples, como os que vamos indicar aqui, podem resolver.

Mas não deixe de observar. Afinal, a dor insistente na parte de cima dos pés também pode ser sinal de artrose. Nesse caso, você precisa procurar um médico.

Dor no pé inflamado

Como já dissemos, os pés são formados por inúmeras partes, e por isso as inflamações também podem ocorrer de várias maneiras.

Já falamos um pouco da fascite, que é a inflamação na sola do pé, mas também pode haver inflamação nas articulações, e também nas extensões conhecidas como joanetes.

Outra parte que pode sofrer com inflamações é o calcanhar, já que os ligamentos dele são bastante sensíveis e propensos a esse tipo de situação.

O que é bom para inflamação nos pés?

Se você está sofrendo com qualquer dessas inflamações, saiba que as massagens com óleos, os escalda-pés, as imersões em água fria, o choque térmico, alternando água quente e fria, além dos exercícios e os alongamentos são ótimas alternativas para acompanhar possíveis tratamentos médicos que sejam necessários.

Continue neste texto para saber muito mais dos tratamentos possíveis para fazer em casa. E, se você quiser saber ainda mais sobre os tipos de dores nos pés, leia também este artigo que nós publicamos.

Descubra o que é bom para aliviar dores nos pés!

São diversas receitas que, além de ajudar a aliviar as dores nos pés, podem também evitá-las, se você incluir no seu dia a dia.

Algumas são bem simples, e são tão tradicionais que você pode perguntar para as pessoas mais velhas e elas, com certeza, também vão conhecer.

Então, reserve um tempo para cuidar dos seus pés na sua rotina. Afinal, se eles aguentam tanto as suas atividades, merecem um cuidado especial, não acha?

Como aliviar a dor nos pés com água quente?

A água quente é, por si só, uma ótima maneira de aliviar e também de evitar as dores nos pés. Por isso, considere-a uma aliada e inclua várias receitas na sua rotina.

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Assim como os seus avós já sabiam, a água quente é relaxante e faz com que haja uma melhora na circulação sanguínea, o que evita e combate os inchaços, as dores e as inflamações.

Salmoura

Uma ótima opção para quando você tem dores nos pés por causa do cansaço ou dos exercícios físicos é a salmoura.

Você pode colocar numa bacia um pouco de água morna e acrescentar 3 colheres de sal de cozinha. Depois, é só deixar os pés de molho por 20 minutos.

Em seguida, seque bem os pés, principalmente entre os dedos, para evitar frieiras.

Escalda-pés

Se você gosta de mais aromas, também pode fazer um escalda-pés, que também pode ter sal, mas deve ter mais itens.

Óleos essenciais de lavanda e hortelã podem ser ótimos aliados para, além de cuidar dos pés, trazer muito relaxamento e o descanso que você merece.

Massagens para aliviar dores nos pés

As massagens são ótimas formas também de manter os pés saudáveis, aliviar e evitar as dores.

Com óleos essenciais ou cremes, elas fazem bem para todo o corpo e também para a mente.

Você pode fazer nos próprios pés ou pedir para alguém fazer, e a única regra é relaxar e curtir o momento.

Como aliviar dor nos pés na gravidez

Durante a gravidez, por ocorrer maior retenção de líquidos, os inchaços e as dores nos pés ocorrem com mais frequência.

Por isso, tome cuidado com a alimentação, evitando o consumo de sal, e com a quantidade de água que bebe, para diminuir a possibilidade de retenção.

As massagens, os alongamentos e os tratamentos com água quente podem ser também ótimos aliados para este momento.

Como aliviar dor de rachaduras nos pés

As dores causadas por rachaduras nos pés podem ser terríveis, e ainda causarem mais danos, resultado da alteração da pisada para evitar as dores.

Por isso, para evitar ressecamento e rachadura nos pés, mantenha-os sempre hidratados. Além disso, cuide da alimentação e dos sapatos que você usa.

Se quiser saber mais como evitar as rachaduras, leia este texto.

Como aliviar dor nos dedos dos pés

Os dedos dos pés também sofrem muito com dores, e grande parte delas tem a ver com a pisada.

Isso pode acontecer devido à compensação na pisada por causa de problemas no calcanhar, por exemplo, que acabam levando mais peso para a ponta dos pés.

Outro motivo das dores nos dedos é o uso de sapatos e sandálias inadequadas, que, em casos extremos, pode levar a danos irreversíveis nos ossos que formam os dedos.

Por isso, escolha sapatos e sandálias que tenham palmilhas anatômicas e sejam desenvolvidos com muito cuidado. E, em casos mais graves, procure o ortopedista.

Como aliviar dor de bolhas nos pés

Um motivo que também causa muitas dores nos pés é o aparecimento de bolhas, que em geral resultam de falta de hidratação, calçados inadequados ou usados sem meias.

Para aliviar as dores, a hidratação é fundamental, além do uso de pomadas com base em antibióticos e antiinflamatórios, que devem ser prescritos por um médico.

E, para evitar e não ter esses problemas, a escolha dos calçados é mais um fator importante.

Como aliviar dor nos pés inchados

Os pés podem ficar inchados por diversos motivos: sapatos apertados, menstruação, longas viagens, problemas circulatórios e mesmo como um sintoma pós-Covid.

Por isso, é essencial saber o motivo pelo qual os seus pés estão inchados e então cuidar. Se os problemas não forem graves, massagens e a ingestão de líquidos podem ajudar. Se não, também é necessário tratamento médico.

Veja neste texto muito do que você precisa saber para cuidar dos seus pés quando eles estão inchados.

Tudo o que você viu aqui tem uma relação direta com o autocuidado, que deve sempre fazer parte da sua rotina. Para saber mais sobre esse tema, clique aqui.

Palmilha para aliviar dores nos pés

Outra questão que se deve levar em conta para aliviar as dores nos pés é o que você coloca neles. Os calçados que você usa devem ser pensados para dar o melhor conforto possível e também manter toda a mobilidade.

Por isso, as palmilhas ideais são importantes para quem já está com dor e precisa melhorar e também para quem não tem dor ainda e nem quer ter.

Sabia que usar palmilha anatômica faz bem para os seus pés?

Sim, a palmilha anatômica é uma ótima companhia para o seu dia a dia, e atualmente existem inúmeros estudos que comprovam que elas, além de evitarem e aliviarem as dores nos pés, também deixam distantes os problemas nas pernas e na coluna.

Na verdade, a palmilha anatômica é importante para a saúde de todo o seu corpo, além da sua mente, porque o stress de conviver com dores nos pés, nas pernas e na coluna são motivos de diversos problemas maiores.

Como você pode ver neste texto que publicamos, também há inúmeros problemas no humor das pessoas e na produtividade no trabalho que são resultantes da escolha errada dos sapatos e das palmilhas.

Conheça os benefícios da palmilha anatômica

A escolha da palmilha anatômica traz muitos benefícios. Veja alguns:

  • Garante mais liberdade de movimentos;
  • Diminui os riscos de torções e outros traumas;
  • Mantém o equilíbrio e a segurança ao andar;
  • Massageia os pés durante o uso;
  • Melhora a circulação e consequentemente diminui a possibilidade de inchaços.

Por isso, nas próximas escolhas de calçados, sejam eles sapatos, botas ou sandálias, verifique sempre a qualidade das palmilhas, e faça questão de que elas sejam anatômicas.

Linus, desenvolvida por ortopedistas especializados

Uma alternativa interessante é o trabalho desenvolvido pelos especialistas que fazem a Sandália da Linus, que, desde a sua criação, foi pensada para dar condições ideais para que você possa ter o melhor conforto nos seus pés, além de uma atitude socialmente e ambientalmente responsável.

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São opções de cores que fazem muito sucesso, utilizadas de diversas formas, desde o ambiente informal da praia até encontros profissionais, em que você pode e deve mostrar todo o estilo. Veja alguns dos diferenciais:

Palmilha anatômica

A palmilha anatômica da Sandália da Linus, além de tudo o que já dissemos, traz mais uma série de benefícios, como:

  • aumento do conforto ao distribuir as pressões na sola do pé;
  • prevenção de lesões;
  • melhora do amortecimento de impacto;
  • aumento do desempenho em caminhadas e outras atividades.

Versátil e prática para todos os momentos

Além dos benefícios da palmilha, as cores das Sandálias da Linus combinam com cada estilo. Desde as mais clássicas até as mais ousadas, sempre com novidades, como as exclusivas cores do verão, com edição limitada.

100% Recicláveis

As Sandálias da Linus são 100% recicláveis, têm composição completamente livre de metais pesados e ftalatos e utilizam plastificantes de origem totalmente vegetal. Tudo isso para que você tenha a caminhada mais confortável possível, com respeito ao meio ambiente e sem comprometer o percurso de quem ainda está por vir.

Para saber todos os detalhes sobre sandálias confortáveis, leia este texto. E, para conhecer as opções das Sandálias da Linus, clique aqui.

3 exercícios para aliviar dores nos pés

Além de todos os cuidados com os calçados, dos tratamentos para as dores, se você quer ficar sem dor nos pés, coloque na rotina alguns exercícios importantes para que você mantenha os seus pés também em forma.

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E mais: na conversa com o seu personal trainer ou profissional de educação física na academia, fale se você tiver dores nos pés frequentes, para que ele possa incluir exercícios específicos para fortalecimento muscular e alongamento.

Mas, em casa, também dá para fazer muitas coisas. Veja esses três exemplos:

1 - Alongamento

O alongamento nos pés pode ser feito de diversas maneiras e serve para aumentar as extensões dos movimentos, evitar inflamações e possíveis lesões em atividades como corrida e caminhada.

  • Você pode estender os pés, deixando-os em linha reta com as pernas (flexão plantar), e mantê-los assim por trinta segundos, repetindo por três vezes.
  • Também pode, com os pés flexionados, girar em sentido horário e anti-horário por cerca de um minuto.
  • Além disso, pode puxá-lo em direção à perna, (flexão dorsal), utilizando as mãos ou, se não alcançar, um elástico para exercícios físicos, também durante 30 segundos, em três repetições.

2 - Abertura e fechamento dos dedos

Forçar a musculatura para a abertura e o fechamento dos dedos dos pés estimula o movimento de diversas estruturas que em geral não usamos no dia a dia, e que tendem a doer quando são utilizadas.

Por isso, faça esse exercício por três minutos, todos os dias, para preparar seus pés para novas atividades, como trilhas e corridas, e, claro, para evitar as dores.

3 - Equilíbrio em um pé só

Outra forma de conseguir ativar as estruturas dos pés e evitar a dor é equilibrar-se durante 30 segundos em cada pé, também com pelo menos três repetições.

Com isso, além de aumentar a sua percepção sobre os seus pés e os movimentos, esse exercício evita que você tenha inflamações na sola, que causam muita dor e incômodo.

Agora, que você sabe como evitar as dores nos pés, fazendo exercícios, incluindo cuidados no seu dia a dia e escolhendo com muito mais atenção os calçados, conte para a gente, nos comentários, quais são as suas receitas para manter os seus pés saudáveis e sem dor.

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