mulher alongando o pé com dores
julho 10, 2023

Entenda as principais causas das dores nos pés e descubra como aliviá-las!

por Linus

Todos os dias vamos de um lado para o outro e pouco pensamos no que nos permite esse deslocamento… A menos que surjam problemas, como as incômodas dores nos pés.

As dores nos pés podem ocorrer por descuido, sobrecarga ou problemas de saúde. Quando mais intensas e frequentes, fica até difícil manter as atividades cotidianas, seja de trabalho ou mesmo lazer.

Se você está com dores nos pés ou quer prevenir que elas surjam, esse conteúdo é todinho para você, Liner! Você vai conferir:

Vem com a gente nesse movimento de cuidar bem da nossa saúde, começando pelos pés!

Por que estou com dores nos pés?

Os pés são estruturas complexas, com muitos músculos, nervos, cartilagens e ossos. Por isso, as dores nos pés podem ser muito diferentes e por causas diversas.

A primeira coisa que você tem que fazer quando sente algum incômodo nos pés é:

  • observar bem como é a dor; 
  • onde ela surge (se nos dois ou em um dos pés); 
  • qual a intensidade da dor; 
  • qual a frequência da dor;
  • há algum gatilho (como um calçado específico).

A seguir preparamos um mini guia para te ajudar a descobrir porque está com dores nos pés, mas lembre-se: isso não substitui uma avaliação médica especializada, combinado?

Sobrecarga nos pés

A sobrecarga é a principal causa das dores nos pés do dia a dia e, geralmente, está relacionada à atividade profissional, como ficar em pé muitas horas ou movimentar-se muito. 

A dor da sobrecarga afeta frequentemente os calcanhares, pois ele recebe mais carga ao andar.

Se você usa sapatos de salto alto por longos períodos, entretanto, essa sobrecarga tende a se concentrar nos dedos.

A sobrecarga também pode estar relacionada ao seu tipo de pisada, sendo necessário um modelo de calçado/palmilha que corrija o problema.

A utilização de sapatos corretos é fundamental para evitar a sobrecarga. Além disso, observar os intervalos entre as atividades e fazer os períodos de descanso são fundamentais para evitar desconfortos nos pés.

Joanete

Tem gente que pensa que a joanete é somente uma questão estética, mas ela pode trazer inúmeros problemas para os pés, inclusive causando muita dor.

A joanete consiste em uma saliência óssea na base do dedão do pé e é causada quando a articulação é forçada no sentido externo no pé, causando essa projeção.

Pessoas com joanete precisam ficar ainda mais atentas aos modelos de calçados, evitando qualquer aperto, pois causará dor.

O quadro também exige acompanhamento médico regular para diagnóstico e tratamento.

Tendinite

A tendinite, como o nome diz, é uma inflamação em algum tendão. E ela pode ocorrer por alguns motivos, como a manutenção dos pés em posição desconfortável por muito tempo ou ainda por movimentos repetitivos.

Por isso, se você pratica algum esporte ou desenvolve alguma atividade que exija movimentos rápidos, repetitivos ou sobrecarga nos pés, os cuidados são ainda mais importantes.

Para aliviar as dores nos pés causadas pela tendinite pode ser necessário recorrer à fisioterapia, medicação e outros tratamentos especializados.

Fascite plantar

A fascite plantar, assim como a tendinite, indica que há uma inflamação (sufixo “- ite”) na fáscia plantar, que é a camada de tecido fibroso que vai do calcanhar até os dedos dos pés. É o que a gente chama comumente de planta dos pés.

Quando ela inflama, por diversos motivos, você pode ter muitas dores, que impossibilitam várias atividades e, até mesmo, o andar, em situações mais graves.

Geralmente, a dor nos pés causada pela fascite ocorre na sola dos pés, dificultando a pisada.

Nesse caso, escolha palmilhas que distribuam corretamente o peso nas solas dos pés, o que pode amenizar os desconfortos.

O importante é lembrar de novo que, dependendo da intensidade e da recorrência, você vai precisar consultar um médico e fazer exames para saber por que houve a inflamação.

Gravidez

Na gravidez, com as diversas transformações no corpo, duas podem impactar mais os pés: o aumento do peso e o inchaço, devido aos níveis aumentados do hormônio progesterona.

Busque usar mais calçados abertos, mas que sejam confortáveis, especialmente na pisada para uma boa distribuição da carga.

Calçado inadequado causa dor nos pés?

Sim, a escolha de calçados inadequados para suas necessidades, pode resultar em dores nos pés, mesmo que você não tenha um problema de saúde.

Os sapatos apertados, por exemplo, podem causar dores na parte da frente dos pés, principalmente nos dedos, e também na parte de cima dos pés.

 

salto alto incomodando pés

 

As dores nos dedos relacionadas ao uso de sapatos e sandálias inadequadas, podem, em casos extremos, causar danos irreversíveis nos ossos ao forçar as articulações.

Pessoas com diagnóstico de joanete, fascite ou tendinite, por exemplo, precisam se preocupar com palmilhas que absorvam melhor o impacto da pisada.

No caso de alterações na pisada, como a famosa pisada pronada que força a parte de dentro dos pés, é necessário o uso de palmilhas anatômicas para neutralizar esse impacto adicional nessa parte do pé.

Portanto, o sapato inadequado pode intensificar as dores nos pés causadas por um problema preexistente ou ser a causa das dores quando aliado ao uso demasiado.

4 dicas para aliviar as dores nos pés

Existem diversas opções de cuidados diários que ajudam a aliviar as dores nos pés. A seguir selecionamos algumas dicas para aliviar e prevenir esses desconfortos. Confira!

1. Salmoura e escalda-pés

Uma ótima opção para quando você tem dores nos pés por causa do cansaço ou dos exercícios físicos é a salmoura ou escalda-pés.

Em uma bacia coloque cerca de 2 litros de água morna e acrescente 3 colheres de sal de cozinha. Depois, é só deixar os pés descansando na mistura por 20 minutos.

Caso prefira um cuidado mais aromático, você pode adicionar óleos essenciais à mistura, como os de lavanda e hortelã que ajudam no relaxamento. 

2. Massagens com óleos essenciais

As massagens são ótimas formas também de manter os pés saudáveis, aliviar e evitar as dores.

Você pode fazer uma automassagem ou pedir para alguém fazer. A dica é usar cremes e loções para evitar o atrito com a pele e ainda hidratar os pés.

E, já que falamos de óleos essenciais, eles também podem ser usados nas massagens para aumentar o relaxamento.

 

óleos essenciais

 

3. Use meias de compressão

As meias de compressão são ótimas aliadas para quem tem problemas nos pés e nas pernas. 

Comece pelas meias de compressão média para que você vá se acostumando aos poucos com elas e, aos poucos, vá aumentando a compressão de acordo com a necessidade e o seu conforto.

4. Faça alongamentos

Os alongamentos e exercícios são ótimos aliados para aliviar e prevenir as dores nos pés. Veja alguns exercícios para o dia a dia:

  • Em pé, tente deixar o arco do pé mais alto, sem mover o restante da perna, fazendo força nos músculos da sola do pé. Pode ser difícil no começo, mas faça sempre para aumentar a flexibilidade dos pés;
  • Abra e feche os dedos, de forma bem vagarosa;
  • Fique em um pé só, tentando manter o lado que ficou no chão o mais parado possível;
  • Faça movimentos circulares com os pés.

Andar descalço em casa pode ser uma boa para algumas pessoas, mas se estiver sentindo dores, pode ser necessário recorrer a uma sandália anatômica mesmo em casa para relaxar e evitar as dores no dia a dia.

Mesmo com todas essas ótimas dicas não se esqueça da importância de consultar um médico de confiança caso as dores nos pés sejam intensas, recorrentes ou causem qualquer impacto negativo na sua rotina.

Sandália para dores nos pés: experimente a Linus!

Agora que você já sabe que seus pés precisam ser bem tratados sempre, isso exige que você tenha muita atenção para escolher os calçados.

 

Linus nos pés com meias

 

As sandálias Linus são desenvolvidas com palmilhas que respeitam cada curva dos pés, minimizando seu conforto ao distribuir bem a carga ao se movimentar.

As sandálias absorvem os impactos dos deslocamentos e têm uma superfície que massageia os pés.

Todo esse conforto em uma sandália versátil, prática, estilosa e sustentável. Adquira já sua Linus aqui!

bem-estar dores nos pés saúde