palmilha-anatomica
março 11, 2022

Palmilha anatômica: saiba como escolher a melhor

por Equipe Linus
palmilha-anatomica

Com a palmilha anatômica você sente mais conforto e garante mais apoio para suportar o peso corporal, aumentando seu bem-estar durante o dia.

Com o passar dos anos e o desgaste constante do organismo, é normal sentirmos dores em algumas partes do corpo, como nas costas, nos pés ou nos joelhos. Em especial as pessoas que trabalham o dia todo em pé ou que já apresentam problemas articulares e ortopédicos, certamente já sentiram essas dores.

Mas a boa notícia é que existe uma maneira simples de resolver esse incômodo, melhorando a sua qualidade de vida e o seu bem-estar: a palmilha anatômica.

As palmilhas anatômicas se encaixam perfeitamente nos seus pés, ajudando a prevenir diversos problemas.

Quer saber o que são e como escolher a palmilha anatômica ideal para você? Continue lendo até o final para saber tudo.

Para facilitar a sua leitura, veja tudo o que vamos falar nesse artigo:

O que é palmilha anatômica?

A palmilha anatômica é diferente daquelas que já vêm nos calçados normalmente, e servem apenas para dar acabamento estético. Ela é fabricada por profissionais de fisioterapia e técnicos em ortopedia, baseada no tipo de pisada, para dar suporte às curvaturas dos pés.

Com a indicação adequada, você sente muito mais conforto e garante mais apoio para suportar o peso corporal, aumentando seu bem-estar durante o dia.

Palmilha anatômica: para que serve?

As palmilhas anatômicas são indicadas para aumentar a absorção de impactos, contribuindo para o tratamento de problemas ortopédicos e articulares relacionados à obesidade, artrite, osteoporose, pés chatos, fraturas, contusões e outras muitas patologias dos pés.

palmilha-anatomica

Muitos esportistas e atletas utilizam a palmilha anatômica para aliviar as dores e traumas causados pelo esforço, mas qualquer pessoa pode aproveitar os benefícios e conforto proporcionado no dia a dia, sem qualquer contraindicação.

Palmilhas posturais x palmilhas anatômicas

Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o tipo de palmilha que devem escolher, e não é sem razão, já que existem diversos modelos, indicados para situações diferentes, como você verá daqui a pouco.

Mas, em geral, existem dois tipos principais, os posturais e os anatômicos, e a diferença precisa ser compreendida.

As palmilhas anatômicas são fabricadas considerando as principais disfunções articulares existentes no pé. São essas disfunções que modificam a forma da pisada, exigindo suportes diferentes para os pés.

palmilha-anatomica

Já as palmilhas posturais, apesar de também considerarem essas disfunções, elas ampliam seu campo de visão e levam em conta também os efeitos do tipo de pisada na postura da pessoa.

A palmilha postural precisa ser moldada para cada pessoa, para assim oferecer a correção necessária para a compensação na postura.

O que é possível tratar com palmilhas anatômicas?

Diversos problemas podem ser tratados ou amenizados com o uso da palmilha adequada. Veja alguns:

Esporão no calcanhar

Também chamado de esporão calcâneo, acontece quando o ligamento localizado no calcanhar se calcifica, dando a impressão de que um novo osso foi formado no local. Esse “ossinho” gera muita dor, principalmente quando a pessoa pisa no chão, seja andando ou permanecendo em pé por longos períodos.

Pé cavo

É caracterizado por uma alteração na estrutura do pé, que deixa a curvatura natural na planta do pé excessivamente acentuada. Pode afetar qualquer pessoa, mas principalmente atletas, a partir dos 8 anos de idade.

Pé chato

Também conhecidos como pé plano, é caracterizado também por uma alteração estrutural no pé, inexistindo o arco plantar. É geralmente causado por uma baixa flexibilidade dos ligamentos e tendões.

Palmilha anatômica: pisada pronada

A pisada pronada acontece quando a parte de fora do calcanhar toca o chão durante a pisada, provocada por uma rotação excessiva da articulação para dentro. Os sapatos e palmilhas são a melhor maneira de corrigir o problema, alinhando o desvio natural dessa articulação.

Má postura corporal

A má postura pode causar problemas nos órgãos internos, afetar o fluxo sanguíneo, além de causar dores em diversas partes do corpo, e ela pode começar pelos pés. Conhecer o seu tipo de pisada e possíveis alterações articulares é fundamental para buscar palmilhas adequadas que ofereçam o suporte ideal para os pés.

Tendinite

A tendinite é uma das lesões mais complicadas, pois gera dores muito fortes e pode demorar muitos meses até a recuperação total. Ela é causada, normalmente, pelo esforço repetitivo ou sobrecarga.

Além desses problemas, as palmilhas anatômicas também ajudam no tratamento de hérnia de disco, escoliose, lordose e cifoses.

Tipos de palmilha anatômica

Palmilha anatômica gel

Ela ajuda a aliviar os pontos de pressão nos pés, causados pela sobrecarga da pisada quando caminhamos, corremos ou permanecemos muito tempo em pé.

Palmilha anatômica para joanete

Os joanetes são causados por um desalinhamento entre os ossos e as articulações dos dedos dos pés. As palmilhas anatômicas para joanetes ajudam a aliviar a dor causada pelo problema.

Palmilha anatômica ortopédica

São palmilhas feitas com base nas informações da região de apoio plantar, do peso, e da estrutura dos pés. Elas ajudam a evitar ou tratar diversos problemas, inclusive posturais.

Você sabe a diferença entre anatômico e ortopédico?

Os calçados anatômicos possuem elevações específicas que ajudam a corrigir o posicionamento dos pés, na forma de pisar, ajudando a reduzir as dores. Eles podem ser utilizados por qualquer pessoa, desde que saiba informações simples sobre a pisada.

palmilha-anatomica

Já os calçados ortopédicos são feitos sob medida e podem ajudar a corrigir a postura de todo o corpo, contribuindo também para aliviar deformações graves nos pés.

Quando usar sapatos anatômicos e ortopédicos?

Os sapatos e sandálias anatômicas devem ser usados todos os dias, especialmente naqueles dias em que você vai ficar muito tempo em pé ou caminhar bastante.

Já os sapatos ortopédicos são indicados para correção de problemas articulares ou outros que comprometem a sua qualidade de vida. Eles devem ser indicados por um médico especialista.

Conheça os benefícios da palmilha anatômica

  • Melhora a postura;
  • Reduz as dores no dia a dia;
  • Oferecem melhor suporte aos pés durante a pisada;
  • Mantém a saúde nas articulações;
  • Oferece maior conforto aos pés;
  • Previne lesões;
  • Melhora a distribuição do peso nos pés;
  • Estimula o fluxo sanguíneo.

Linus, a sandália com a palmilha mais confortável que você já calçou!

As sandálias da Linus são perfeitas para manter o cuidado com os seus pés, já que são confortáveis e possuem palmilha anatômica com as curvaturas de apoio que seus pés precisam. Além disso, elas são 100% recicláveis, laváveis e veganas.

3 vantagens de caminhar com a Linus

Com a Linus você garante estar fazendo bem para o planeta e para a sociedade, sem perder o conforto, a flexibilidade e a versatilidade que só ela tem.

palmilha-anatomica

Agora você já sabe o que é uma palmilha anatômica e certamente percebeu como ela pode fazer diferença no conforto do seu dia a dia.

Aproveite para conhecer os modelos de sandália Linus, todos com palmilhas anatômicas, e escolha a que combina melhor com o seu estilo.

bem estar palmilha pés