Conheça as tendências de moda para 2024!
março 06, 2024

Conheça as tendências de moda para 2024!

por MCC kyraly

Conhecer de antemão quais são as tendências de moda para 2024 permite dar uma geral no guarda-roupa e ainda planejar como se manter atual praticando um consumo mais consciente e racional.

As tendências de moda não precisam ser inimigas da sustentabilidade e é possível aliar consumo consciente e estilo. 

Pensando nisso, nós da Linus preparamos esse guia duplo, primeiro as tendências de moda para 2024, mas depois como trazer essas referências para os seus looks sem ser irresponsável com o meio ambiente. Você vai conferir:

Vem com a gente que aqui na Linus você fica na moda e prática um consumo mais alinhado com seus valores de uma vez só!

De onde vêm as tendências de moda?

A primeira questão relevante é entender como surgem as novas tendências de moda.

Existem diferentes teorias que explicam esses processos que se tornaram globais a partir da década de 1990. Uma fonte que já era e continua a ser determinante são as grandes grifes como Prada, Dior, Miu Miu, Carlton Jones, Balenciaga e outras.

O que elas levam para as passarelas certamente influencia as criações de outras grifes e de marcas menores, tanto do fast fashion como do slow fashion que são mais sustentáveis.

Outra fonte de inspiração e influência são os eventos de escala global, como economia, mudanças sociais, tendências socioambientais, indústria do entretenimento etc.

Atualmente, os influencers também impactam o que vai se tornar tendência de moda, assim como os artistas faziam e continuam a fazer.

Também existem as tendências “que vem de baixo” que são aquelas que emergem das ruas a partir das subculturas.

O resultado é que existem algumas tendências de moda de maior alcance, mas também aquelas que se difundem em nichos específicos a depender da geração, estilo pessoal etc.

Cores de 2024

Assim como acontece com as tendências de moda em geral, atualmente, também existem algumas cores que ganham espaço nas coleções.

As cores de 2024 seguem essa tendência e já sabemos quais são aquelas que prometem dominar as passarelas e as ruas:

  • vermelho cereja: tanto a cor, quanto à referência às cerejas estarão em alta em 2024 em acessórios, lábios e até decoração;
  • azul bebê: essa cor está presente principalmente nas coleções de verão e trazem frescor e delicadeza às peças;
  • pêssego: eleita pela Pantone e pela WGSN como a cor do ano, os tons de pêssego prometem suavidade e aconchego às produções;
  • marrom: a tendência do marrom se deve às práticas de consumo consciente, com um guarda-roupa mais atemporal, prático e versátil. Na Linus você encontra opções como a Linus Tabaco e a Linus Café;
  • verde: remetendo à natureza, conexão e tranquilidade diferentes tons de verde ganharam as passarelas para as coleções 2024. A Linus Amazônia é ideal para quem se identifica com a cor.

Sandália Linus verde em cima de um tablado de madeira

Foto por: Giulia Morales

Tendências de moda para 2024

As tendências de moda para 2024 são peças para gostos diversos, mas que unem estilo, praticidade e sustentabilidade.

Sim, a moda vai muito além de cores e texturas e, cada vez mais, busca refletir valores sociais importantes, como a preservação ambiental e o consumo consciente. Confira! 

Shorts curtos

Os shorts curtos têm uma multidão de fãs que não abrem mão da peça de jeito nenhum. Entretanto, entre as tendências de moda para 2024 os shorts curtos marcam presença entre grifes como Tom Ford e Gucci.

As pernas à mostra podem compor visuais mais descontraídos, frescos e práticos do dia a dia, mas também marcam presença em eventos que demandam looks mais formais e clássicos.

Looks metálicos

Os looks metálicos já apareceram na última década em eventos com temática futurista e instigando a inovação tecnológica.

Em 2024, os tons metálicos, sejam em prata ou ouro, podem compor produções noturnas, mas também marcar presença em looks diurnos em peças inteiras ou em detalhes.

Só cuidado para não exagerar. Com o metálico ouro, por exemplo, que dá aspecto de gladiadora, combine materiais diferentes, como jeans e couro.

Estampa poá

A estampa poá, ou bolinhas, é uma tendência para 2024 no mundo da moda. Apesar de remeter a looks mais clássicos, a estampa poá retorna com frequência.

O look descontraído e clássico ao mesmo tempo é uma ótima forma de diferenciar as composições no verão e são versáteis na composição de looks mais formais ou mais divertidos.

Por ser uma peça atemporal, a estampa poá é uma boa opção para quem gosta de ter peças-chave para diferentes ocasiões.

Laços e fita

Os laços e fitas estavam presentes nas passarelas em tamanhos gigantes e chamativos, mas também em versões reduzidas como meros detalhes.

Em ambos os casos, o laço é um adorno para compor looks românticos. 

Você pode usar laços e fitas para compor produções do dia a dia, em acessórios, ou mesmo que ganham destaque no look em versões mais opulentas.

Slip dress

O slip dress é o clássico vestido de alcinha que vai desde camisolas até vestidos de formatura.

Mas não precisa ser nada tão 8 ou 80. Os slip dress podem ser versões práticas e versáteis, ser uma peça-chave principalmente para eventos em dias mais quentes, como aniversários e até rolezinho na cidade.

Franjas

As franjas estavam presentes em diferentes produções nas passarelas, como em looks mais arejados da Prada.

A ideia de roupas e acessórios com franjas é que esse elemento ajude a trazer mais frescor, movimento e leveza às composições.

Ombro à mostra

Como falamos, muitas das tendências de moda são cíclicas e quer um exemplo melhor que o ombro à mostra?

O slip dress demonstra um pouco dessa tendência que é amplificada com peças com ombro à mostra.

Os tops, vestidos e blusas podem sem alça ou na versão ombro único, trazendo linhas e recortes às peças.

Nesses casos, mesmo peças simples ganham um charme e elegância para compor looks mais produzidos.

Renda

A renda é uma queridinha. Nas passarelas, versões em flocos de neve ganharam espaço na última temporada.

Apesar de ser frequentemente associada ao romantismo, em peças escuras e com transparências, a renda pode vir como um componente mais gótico.

Se prefere a opção mais clássica, não se preocupe, ela ainda é uma peça-chave para compor looks mais leves e refrescantes em dias quentes.

Moda circular

Como vimos, as tendências de moda para 2024 vão muito além das peças em si e um conceito chave é a moda circular.

Isso significa priorizar práticas de circulação de roupas, calçados e acessórios para diminuir o ritmo de produção e a exploração ambiental.

Junto com essa tendência que também está em sintonia com o uso de materiais reciclados, usados e sustentáveis, outros valores em alta incluem: bem-estar, rompimento de padrões estéticos, designs mais democráticos e inclusivos, ênfase na diversidade e cocriação.

Portanto, as práticas sustentáveis são um dos destaques entre as tendências para 2024 e a indústria busca diferentes formas de colocar esse valor em prática, desde as cores em alta, até materiais usados e valores por trás da produção. 

Seguindo tendências de forma consciente!

Amamos que a moda também pode ser uma frente de conscientização sobre práticas mais sustentáveis.

Entretanto, sabemos que a indústria da moda é uma das que mais poluem e exploram recursos naturais, além de incentivar o consumismo exacerbado ao criar necessidades e tendências tão efêmeras.

Assim, nossa dica é aprender a unir o amor à moda com práticas mais conscientes e sustentáveis. E como fazer isso?

Por exemplo, usar as tendências de moda para 2024 como uma referência, mas apenas comprar o que realmente combina com seu estilo pessoal, de acordo com seu momento de vida.

Invista em roupas de boa qualidade para ter peças com uma vida útil prolongada e dê preferência por marcas que tenham consciência ambiental na sua produção, como a Linus.

A própria prática da moda circular é uma forma de manter-se atual e sustentável ao mesmo tempo. Por exemplo, invista em peças de brechó e coloque suas roupas para circular por meio da revenda ou doação.

Comprar menos, evitar o consumo desenfreado e o acúmulo desnecessário de bens materiais são valores por trás das tendências de moda para 2024.

Na Linus, esses valores e práticas estão sempre em alta, pois sabemos que um visual atemporal, minimalista e prático está sempre na moda e assim pensamos nas nossas sandálias.

As sandálias Linus alinham design e conforto, porque acreditamos que dá para estar na moda e usar calçados que priorizam a saúde dos pés.

Conheça as sandálias Linus

consumo looks moda moda sustentável