5 blogs sobre sustentabilidade para você conhecer!
março 06, 2024

5 blogs sobre sustentabilidade para você conhecer!

por MCC kyraly

Conhecer alguns blogs sobre sustentabilidade confiáveis é uma forma de se informar e atualizar sobre esse tema tão importante.

Aqui na Linus estamos sempre trazendo formas diferentes de aprender sobre sustentabilidade, como por meio de documentários e livros. Agora chegou a vez dos blogs de sustentabilidade e você vai conferir:

Vem com a gente conhecer esses blogs para se informar mais sobre sustentabilidade, um tema não apenas em alta, mas que está sempre se atualizando. 

Sempre é bom ter umas cartas na manga quando buscamos informações de confiança e qualidade, não é mesmo?!

1. Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB)

O site da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) é um dos mais confiáveis e completos quando o assunto são blogs de sustentabilidade.

O foco desse canal é informar sobre as atividades da SVB no Brasil, mas também traz informações sobre:

  • veganismo;
  • gastronomia;
  • saúde;
  • meio ambiente;
  • ética animal e outros.

Um dos principais focos da SVB é a parte alimentar e eles são os responsáveis pela campanha #segundasemcarne no Brasil.

Além disso, é possível encontrar várias receitas veganas e vegetarianas incríveis no site e no canal da Sociedade Vegetariana Brasileira no YouTube.

Eles também fornecem materiais sobre o veganismo materno-infantil, um importante guia para crianças vegetarianas.

E por último, mas não menos importante, a SVB é a responsável pelo Selo Vegano, um meio confiável de conhecer quais produtos são veganos no Brasil para consumir de acordo com seus valores. 

2. WWF

O WWF, ou Fundo Mundial Para a Natureza, é uma das principais organizações voltadas à preservação ambiental.

No site do WWF Brasil é possível encontrar muito conteúdo educativo e informativo sobre sustentabilidade.

O WWF disponibiliza conteúdos especiais para educadores, mas que podem ser acessados por todos. Esses materiais ajudam a difundir informação confiável sobre questões ambientais como preservação, fauna, biomas, aquecimento global e outros.

Tem algumas dúvidas básicas: a página de conceitos pode ser um bom ponto de partida para explorar o site!

Muito legal no site é que você pode encontrar também muito material científico com linguagem acessível, como relatórios, estudos e pesquisas.

Uma das campanhas do WWF Brasil é a “Hora do Planeta”. Além de ser um dia dedicado à conscientização sobre a proteção ambiental, pessoas, organizações, empresas e governos são convidados a apagar as luzes por 1 hora.

Ah, já anota na agenda: em 2024, a hora será no dia 23 de março!

3. eCycle 

O Portal eCycle é todo voltado para questões relacionadas ao meio ambiente, sendo um dos principais blogs sobre sustentabilidade em português.

No eCycle você vai poder explorar muitas informações sobre conteúdos como:

  • reciclagem;
  • compostagem;
  • energia limpa;
  • alimentação;
  • saúde;
  • meio ambiente.

O eCycle é uma ótima fonte de informação e também reúne dicas de reuso e reaproveitamento de diferentes materiais do dia a dia.

Entre os serviços do eCycle está o de ajudar a encontrar postos de coleta para o descarte de resíduos. Assim fica muito mais fácil trazer a reciclagem para nossa vida cotidiana.

4.  Meio Sustentável

O Meio Sustentável é um portal voltado à agenda ESG. A sigla vem do inglês Environmental, Social and Governance e pode ser traduzida por: Ambiente, Social e Governança.

Assim, todo o conteúdo do site é voltado para pessoas – e empresas – que querem ter um impacto mais positivo no mundo.

No site você encontra informações e notícias sobre temas diversos, incluindo:

  • consumo consciente;
  • alimentação vegana e vegetariana;
  • práticas de reciclagem e compostagem;
  • marcas sustentáveis;
  • biodiversidade e clima;
  • energia limpa.

O site também está cheio de reviews e dicas de como ser mais sustentável na sua rotina, mostrando que pode ser fácil e prático um dia a dia mais comprometido com o meio ambiente e até mesmo as causas sociais.

5. Greenpeace

Entre os blogs de sustentabilidade confiáveis para você não poderíamos esquecer o portal do Greenpeace Brasil.

A organização internacional já atua no país há mais de 30 anos e tem como prioridade o desenvolvimento de ações de conscientização sobre o meio ambiente.

No blog do Greenpeace Brasil você vai encontrar conteúdos e materiais sobre Amazônia, justiça climática e Oceanos.

Mas, o Greenpeace também é muito conhecido pelos seus muitos estudos e relatórios com dados sobre questões ambientais sensíveis.

Assim, o site é uma fonte de informação sobre o que está acontecendo de mais urgente e atual no Planeta.

Além dos textos, o Greenpeace produz outros materiais em fotos, vídeos, podcast e até documentários para falar mais sobre temas relacionados à sustentabilidade como proteção dos povos tradicionais, alimentação, agroecologia, desmatamento, aquecimento global e outros.

Sobre a Linus

Mulher em pé, em cima de uma pedra, calçando uma sandália Linus na cor verde e vários outros pares de Linus atrás

Se você está aqui acho que já sabe que o Li na Linus, nosso blog, não é nenhum dos grandes blogs de sustentabilidade do país, mas que esses temas estão sempre presentes por aqui, não é mesmo?

Na Linus nós nos identificamos com essas pautas e buscamos sempre propagar informações confiáveis sobre sustentabilidade e meio ambiente.

Você pode estar se perguntando: o que sandálias têm a ver com isso? E vamos te dizer: TUUUDO!

Como já vimos, a sustentabilidade atravessa todas as áreas da nossa vida.

A alimentação pode ser a mais falada, mas nossas roupas, calçados, mobilidade e até hábitos rotineiros estão permeados por essas pautas. Afinal, nossas escolhas diárias são mais sustentáveis para o planeta ou não?

É por conta disso que a Linus não é só uma sandália, mas uma sandália vegana, 100% reciclável, carbono negativa e totalmente brasileira.

O design atemporal e minimalista é porque sabemos que essas peças contribuem para o consumo consciente, nosso material de elevada qualidade é para estender a vida útil da sua Linus e a palmilha anatômica mais confortável é porque sabemos que não dá para trabalhar por um mundo melhor com dor nos pés!

Então, tudo o que você vê – ou lê – aqui na Linus tem tudo a ver com os nossos valores e com as ações que colocamos em prática no mundo.

Conheça as sandálias Linus

moda sustentável produtos sustentáveis sustentabilidade