Carnaval Sustentável: como celebrar de forma ecológica?
fevereiro 07, 2024

Carnaval Sustentável: como celebrar de forma ecológica?

por MCC kyraly

No Brasil, o Carnaval é uma festividade que une diferentes crenças, culturas e manifestações artísticas, seja nos sambódromos como nas ruas das cidades de todo o país.

Uma festa com tanta diversidade cultural e que mobiliza tantas pessoas país afora demanda um comprometimento socioambiental, popularizando um Carnaval sustentável.

O Carnaval sustentável consiste em tornar as celebrações pelo país mais responsáveis do ponto de vista ecológico e ambiental.

Um dos principais vilões das festividades é a geração de resíduos, por isso preparamos dicas de como curtir e colocar em prática um Carnaval sustentável.  

Vem com a gente aproveitar essa festa que é a cara do Brasil e pode ser muito mais sustentável com práticas simples e práticas.

Dicas para fantasias sustentáveis

Se tem uma coisa que o brasileiro consegue ser é criativo e essa característica está muito presente nas fantasias do Carnaval.

Profissionais, heróis, personagens de filmes, folclóricos e até memes se tornam fantasias hoje em dia. Mas a questão é: como fazer fantasias sustentáveis – e divertidas para festejar? 

Glitter ecológico

Toda boa fantasia de carnaval tem glitter, não é mesmo? Afinal, o brilho é o toque final para qualquer produção carnavalesca!

O problema – enooorme – é que o glitter convencional é extremamente poluente. Ele consiste em microesferas de plástico de cerca de cinco milímetros.

O glitter convencional é um microplástico que não é possível reciclar e um grande responsável pela poluição dos Oceanos e danos aos ecossistemas aquáticos, prejudicando toda a vida marinha.

Além disso, o glitter convencional está relacionado a alergias de pele, dermatites e até dor de cabeça.

Para um Carnaval sustentável, felizmente, temos a alternativa do glitter ecológico.

Hoje já existem marcas veganas que vendem glitter ecológico para você curtir no Carnaval e durante todo o ano, mas também é possível fazer glitter ecológico em casa.

Vamos à receita? Use gelatina vegetal à base da alga ágar-ágar. Cozinhe a beterraba e quando estiver pronta deixe só a água reduzindo até ficar ½ xícara de água concentrada. Deixe gelar.

Em seguida, coloque a gelatina vegetal em um recipiente de vidro e borrife a água de beterraba, uniformemente e sem misturar. Para outras cores, use outros ingredientes naturais com alta coloração, como açafrão, spirulina, urucum e carvão ativado.

Em seguida, coloque o recipiente no micro-ondas por 30 segundos, misturando a cada 10 segundos.

Pincele a mistura em uma superfície lisa, como uma tábua de silicone e aguarde seis horas para secar. Em seguida, recorte em pedaços menores.

Para obter o glitter, bata os pedaços no microprocessador e pronto.

O glitter ecológico não gruda no corpo como o de plástico, então é preciso usar algum tipo de gel natural, como babosa, manteiga de karité e até mesmo protetor solar ou bases líquidas naturais.

O glitter ecológico está pronto para suas produções em um Carnaval sustentável, sem danos à sua saúde ou ao meio ambiente.

Fantasias Upcycling

Para um Carnaval mais consciente também é importante colocar em prática o “upcycling” ou reutilização.

As fantasias upcycling consistem em fazer novas customizações e adaptações a partir de peças ou fantasias que você já tem.

Assim, com o upcycling a proposta é consumir menos, evitando um consumo desenfreado de produtos novos, especialmente aqueles que não são muito usados no dia a dia.

 Quer uma dica? Que tal transformar uma tiara simples em uma peça colorida e divertida usando fitas de decoração? 

Até mesmo peças do dia a dia podem se transformar em fantasias divertidas usando um pouco de criatividade e mão na massa.

Lembre-se que o importante no Carnaval sustentável é unir opções mais ecológicas e confortáveis, então dê preferências por peças leves e calçados confortáveis – como uma sandália Linus né?!

Linus Abacate

Foto por: Naira Mattia

Decorações Eco-friendly

Pro Carnaval ficar ainda melhor quem não gosta de estar mais tempo com os amigos em um esquenta ou after? Ou mesmo em comemorações em casa para quem quer aproveitar e descansar da folia ao mesmo tempo?

Nossa dica para quem adora uma festa mais intimista é investir nas decorações eco-friendly para curtir com responsabilidade ambiental. Algumas opções incluem:

  • confetes biodegradáveis
  • glitter ecológico;
  • upcycling de decorações;
  • customizar peças decorativas que se tem casa;
  • não usar itens descartáveis;
  • aproveitar as flores e plantas da casa como decoração verde;
  • preparar um cardápio vegano;
  • política de cada um traz a própria caneca para as bebidas;
  • incentivar a correta separação do lixo para reciclagem.

No fim das contas, uma festa sustentável é muito mais econômica e envolve todos os convidados que se tornam um pouquinho responsáveis pela organização.

Transporte Consciente

É do time que está planejando sair de casa para desfiles, bloquinhos de rua ou festas dos amigos? Então é bom se planejar com o transporte.

Durante períodos de festas assim mais pessoas bebem e dirigem (não seja essa pessoa), são feitas várias mudanças no trânsito da cidade e aumentam os acidentes.

Então já sabe né?! Use transporte público! Ao optar pelo transporte coletivo, caronas, ir a pé e até de bicicleta você ajuda para um trânsito mais organizado e seguro para os dias de festa.

Além de pensar no seu transporte consciente, lembre-se de conscientizar os amigos também e incentivar encontros nas estações, trens e pontos de encontro pela cidade.

Carnaval e Consciência Ambiental

O Carnaval é um patrimônio cultural do Brasil sendo uma festa que reúne pessoas de todos os tipos para dias de alegria e leveza.

Para não perdermos nossa essência, é importante unir o Carnaval com práticas mais sustentáveis, afinal, estamos aqui para fazer do mundo um lugar melhor, mantendo o que amamos – nossas festas –, mas também o meio ambiente.

Já vimos aqui que é super possível ter um Carnaval de festa e com consciência ambiental. Então vamos relembrar:

  • evite o glitter convencional e faça sua versão ecológica;
  • reutilize suas fantasias e crie e customize em cima de peças que você já tem;
  • use transportes coletivos e mais sustentáveis para ir às festas e bloquinhos;
  • leve seu próprio copo nas festas e elimine o consumo de descartáveis;
  • faça a correta separação do lixo – seja em casa ou na rua;
  • não jogue lixo na rua (nada, nadinha, nem um papelzinho de recibo).

Ah, quer fazer ainda mais? Compartilhe e conscientize seus amigos e familiares sobre essas práticas nos dias de festa.

Lembre-se também que para curtir um Carnaval sustentável é preciso se cuidar, então beba bastante água, use roupas leves, use calçados confortáveis, passe protetor solar e não esqueça de se alimentar bem.

Quer uma dica confortável e sustentável? As sandálias Linus são atemporais, minimalistas e produzidas com PVC 100% reciclável.

Para ficar ainda melhor, as palmilhas anatômicas garantem máximo conforto para uma festa ainda melhor!

Adquira sua sandália Linus!