Lei da atração: como usar o poder da mente a seu favor
junho 19, 2024

Lei da atração: como usar o poder da mente a seu favor

por Linus

Certamente você já ouviu falar da lei da atração e, muito provavelmente, você tem uma opinião forte sobre o tema – seja a favor ou contra!

Hoje vamos falar sobre esse tema polêmico, mas buscando trazer uma pitada de ciência, religião, filosofia e história para entender como usar a lei da atração de forma positiva nas nossas vidas. Você vai conferir:

Vem com a gente conhecer exemplos de lei de atração e também conferir dicas de lei de atração para iniciantes e para quem já aderiu a essa filosofia de vida na prática!

O que é e como funciona a lei da atração?

A lei da atração é uma técnica baseada na ideia de que nossos pensamentos e emoções estão em sintonia com o universo.

A técnica parte da ideia de que nossos pensamentos criam um campo energético em torno de nós que atrai o mesmo tipo de energia que está sendo emitida.

Assim, se você emite energia positiva por meio dos pensamentos e emoções, você atrai coisas positivas para sua vida e o oposto também é verdadeiro, quem tem pensamentos negativos, atrai coisas negativas.

A lei da atração se popularizou com o livro da escritora e produtora cinematográfica australiana Rhonda Byrne chamado “O Segredo”, que deu origem ao documentário de mesmo nome.

Os praticantes explicam que para que a lei da atração impacte sua vida é preciso ter clareza quanto aos seus objetivos, visualizar o que deseja deixando aflorar as emoções associadas à conquista e manter essa vibração positiva em direção ao seu objetivo.

Em um exemplo básico, se você deseja uma viagem internacional precisa visualizar como seria sua jornada e se deixar preencher pelos sentidos que te inundaria durante essa experiência – aventura, curiosidade, inspiração, realização, gratidão, contemplação e outros.

É esse conjunto de visualizações, com pensamentos e emoções positivas que vão te aproximar do seu objetivo segundo a lei da atração.

Dicas práticas para aplicar a lei da atração

Vamos às dicas de lei de atração para iniciantes? Mas mesmo quem já põe essas técnicas em prática podem se inspirar, então vem com a gente!

Técnicas de visualização

A visualização é uma das principais práticas da lei da atração (às vezes também chamada de manifestação).

Nesse momento, o ideal é parar, respirar fundo e fechar os olhos, focando naquilo que você quer muito e buscando experienciar no corpo e nos pensamentos a realização dos seus objetivos.

Mantras

Os mantras são frases repetidas diariamente que vão ajudar a manter o pensamento positivo.

No livro “O Segredo” alguns mantras incluem: 

A vida é tão fácil! A vida é tão boa! Recebo apenas coisas boas dela!

Eu sou completo, perfeito, forte, poderoso, amado, harmonioso e feliz.

Mas o seu mantra pode também ser mais específico de acordo com os seus objetivos.

Moodboard

O moodboard pode ser online ou analógico e consiste em recortes de imagens e frases relacionados ao seu objetivo e que te ajudam na visualização, mas também a se inspirar.

Benefícios de usar a lei da atração

Você pode até ser cético quanto à lei da atração, mas a ciência já tem dados algumas ideias sobre o tema.

Ainda que a lei da atração em si não seja cientificamente comprovada – e talvez nunca seja – diversos estudos referendam os benefícios da positividade.

Um estudo da Universidade de Harvard, por exemplo, comprovou que aqueles com pensamentos positivos têm uma melhor saúde pulmonar e imunidade.

Já um estudo do Instituto Delfland de Saúde Mental, na Holanda, concluiu que os otimistas tinham menos chances de infartos e derrames que os pessimistas, apresentando um risco 55% menor de desenvolver doenças cardíacas.

Portanto, ainda que possa haver questionamentos quanto à confiabilidade da lei da atração em si, fica claro que a positividade associada à técnica pode sim ser um ponto favorável.

Entretanto, é bom lembrar que a lei da atração é vivenciada de diferentes formas.

Para alguns, a visualização e a manifestação pura e simplesmente é o que atrai pessoas, eventos e circunstâncias para sua vida.

A lei da atração também é, muitas vezes, associada a práticas religiosas, sendo que o budismo, por exemplo, incentiva exercícios de relaxamento e conexão que podem ser relacionados à técnica.

Há também pessoas que colocam as técnicas de visualização em prática, mas ativamente definem ações que as aproximem de seus objetivos.

Histórias de sucesso: a lei da atração em ação

Um dos maiores exemplos de uso da lei da atração é da apresentadora Oprah Winfrey. 

Segundo Oprah, uma das suas principais conquistas foi conquistar o papel de Sofia na adaptação cinematográfica de "A Cor Púrpura". Para isso, ela visualizava, escrevia e orava para que, se um dia o livro se tornasse filme, ela estivesse envolvida.

A relação de Oprah com esse objetivo nasceu antes mesmo do projeto de adaptação e, segundo a apresentadora, foi essa conexão profunda a responsável por sua participação.

Interatividade: pratique a lei da atração

Vamos iniciar nossa própria prática da lei da atração por meio de um exercício rápido?

1 - escolha seu desejo lembrando da importância de ser um objetivo claro e específico;

2 - encontre um espaço tranquilo onde está e se sente confortável, deixando sua mente calma;

3 – faça respirações profundas para relaxar e se conectar com seu corpo;

4 – visualize em detalhes seu desejo se tornando realidade. Crie essa cena mental e envolva seus sentidos, capturando os sons, cheiros, sensações e emoções envolvidas;

5 – cultive um sentimento positivo deixando que os sentimentos de alegria, gratidão e realização preencham sua existência;

6 – formule e fale em voz alta uma afirmação relacionada ao seu desejo, preferencialmente de gratidão;

7 – anote sua afirmação e descreva suas emoções, pensamentos e sensações para fortalecer a intenção.

8 – repita diariamente a experiência de visualização, trazendo constância para sua prática.

Conclusão

O objetivo hoje foi explorarmos um pouco mais o mundo da lei da atração, mostrando como incorporar essa prática na nossa vida para nos conectarmos com as energias positivas do universo.

Lembre-se que você coloca a lei da atração em movimento na sua vida por meio de diferentes exercícios e práticas.

Se você quer saber um pouquinho mais sobre o tema, nós sugerimos o episódio síndrome da mona sortuda? da nossa gostosa chorona preferida – e parceria da Linus de longa data – Lela Brandão que, além de falar sobre o tema, traz uma análise crítica que a gente ama!

Quer mais? Que tal dar uma passadinha do site da Linus para conferir nossas sandálias confortáveis e sustentáveis para atrair melhores energias para seus pés? Vem com a gente!

autocuidado