Autocuidado: O que é e como incorporar à sua rotina

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O autocuidado, também conhecido como self care, está em pauta já há alguns anos. E talvez você já tenha até se esbarrado nesses termos por aí. Mas você sabe o que o autocuidado realmente significa? E como incorporá-lo na sua rotina?

Continue a leitura para descobrir o que é autocuidado, quais são seus tipos, e ainda confira dicas para ter uma rotina de mais cuidado pessoal!

O que é autocuidado?

Autocuidado, ou self care, como o próprio nome sugere, se refere ao conjunto de ações e práticas exercidas por um indivíduo para melhorar sua própria qualidade de vida. O simples ato de cuidar de si mesma, reconhecendo suas necessidades físicas, mentais e emocionais.

Quais são os tipos de autocuidado?

Existem diferentes tipos de self care, cada um com sua particularidade. Confira:

Autocuidado Físico

O self care físico consiste em cuidar do corpo.

Isso inclui a prática de exercícios físicos, uma alimentação saudável, bem como uma rotina de sono adequada.

Self Care Emocional

Cuidar do nosso emocional inclui cuidar da mente e dos sentimentos. Isso pode ser feito através de psicoterapia, práticas de autoconhecimento, meditação, autoperdão, entre outras ações.

Autocuidado Social

Cuidar de si mesma não significa ignorar as outras pessoas, pois o autocuidado não é um hábito egoísta. E para se cuidar, é necessário manter contato com as pessoas que amamos, praticar empatia, solidariedade, compaixão e não se isolar.

Self Care Mental

Além do autocuidado físico, emocional e social, também temos o mental! Ele está relacionado ao lado cognitivo do ser, bem como o aprendizado e conhecimento. Por isso, praticar um hobby, ler, assistir filmes, estimular a criatividade, aprender coisas novas, entre outras práticas mentais também são formas de autocuidado.

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Como ter uma rotina de autocuidado?

Na correria do dia a dia, pode ser difícil separar momentos para cuidar de nós mesmos, não é? Mas ter uma rotina de autocuidado é essencial para nos mantermos saudáveis e com mais qualidade de vida.

Por isso, separamos algumas dicas para que você possa criar momentos especiais e cuidar de si mesma no cotidiano. Confira:

Dicas de autocuidado: hábitos para o dia a dia

1. Faça exercícios físicos

Colocar o corpo em movimento é necessário para manter a saúde e o bem estar em dia. Para que este momento seja prazeroso, aposte em atividades divertidas e que te façam bem.

2. Tenha uma alimentação diversa

Para cuidar de si, não é necessário fazer dietas restritivas. Porém, é importante ter uma alimentação diversa e balanceada, rica em frutas, verduras, legumes, leguminosas, tudo que a natureza nos dá!

3. Cultive uma vida social equilibrada

O ser humano é um ser gregário. Isso significa que viver em sociedade é essencial para nosso bem estar. E cultivar nossos relacionamentos também é uma forma de cuidado para os outros e para nós mesmos.

Preservar o tempo de solitude é muito importante para autocuidado. Entretanto, passar um tempo com quem gostamos também é importantíssimo para mantermos nossa qualidade de vida. Aproveite o contato com os outros para se entreter, se divertir e cultivar relacionamentos saudáveis.

4 . Cuide do seu sono

Dormir bem é necessário não apenas para descansar totalmente, mas para manter o bem estar e saúde física, mental e até emocional. Para manter uma rotina de sono regulado, algumas dicas:

  • Ter horários regulares para dormir e acordar.
  • Ir para cama cedo.
  • Praticar exercícios físicos e ter uma alimentação balanceada (como já citamos).
  • Não usar aparelhos luminosos na cama ou antes de dormir.

5. Minimize o estresse

Sabemos que, atualmente, viver sem estresse é praticamente uma missão impossível. Porém, minimizá-lo é essencial para vivermos bem. As práticas que citamos acima já ajudam a minimizar o estresse, mas você também pode adotar outras, como meditação, psicoterapia, atividades ao ar livre, ecoterapia, entre outras.

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6. Separe tempo para hobbies e lazer

Hobbies e lazer também são formas de autocuidado. E eles podem ser praticados sozinhos ou em grupo! Prática de esporte, dançar, cantar, pintar, outras artes manuais, tudo isso são opções de hobbies e lazer que podem te fazer bem.

Sabemos que na correria do dia a dia é difícil encontrar tempo para essas práticas. Por isso, é importante colocá-las como prioridade, marcar na agenda e seguir este plano! Vai te fazer muito bem, e, consequentemente, para todos a sua volta ;) 

7. Adote bons hábitos de higiene

Higiene também é um ato de autocuidado. Além de fazer bem para saúde, também nos faz ficar bem com nós mesmos.

E você pode deixar esses momentos cada vez mais especiais! Já pensou em aproveitar o pós-banho com um óleo de coco puríssimo, pronto para hidratar e cuidar da sua pele? Reserve esse tempo para curtir consigo mesma!

E lembre-se de contar com produtos que cuidam de você e da Natureza nestes momentos! Assim, você mantém sua saúde longe de químicos nocivos, ao mesmo tempo que preserva o meio ambiente. Esta é a proposta da Positiv.a, que tem uma linha completa de autocuidado! Todos os produtos são veganos, hipoalergênicos e livres de ingredientes nocivos. Vale a pena conhecer :) 

Esperamos que esse artigo tenha te ajudado a conhecer mais sobre o autocuidado, seus tipos, e como aplicá-lo no dia a dia!

Você tem algum tipo de autocuidado? Conta pra gente nos comentários qual :)

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