pes-na-areia
dezembro 15, 2021

Pés na areia: Saiba como se preparar para o verão

por Equipe Linus

pes-na-areia

Quando o verão vai chegando, a gente começa a se preocupar com várias coisas. Onde descansar, como estão os modelitos para a praia e a piscina, se precisa comprar novos ou não. E, também, prestamos mais atenção ao nosso corpo, começamos a ir mais à academia, fazemos aquela limpeza de pele, tudo para se preparar para o período em que o sol domina o clima.

Mas nem sempre a gente se preocupa com algo muito importante: os pés. Afinal, se eles já são muito exigidos durante todo o ano, é no verão que eles se destacam e devem ser bem cuidados, para evitar desconfortos, dores e até problemas em outras partes do corpo.

Pés na areia: Saiba como se preparar para o verão!

Então, a ideia aqui é falar sobre várias coisas importantes para que os pés sejam os melhores parceiros do verão, e a gente possa usar a expressão “pé na areia” de forma literal e com muita liberdade, curtindo tudo o que a melhor estação do ano pode proporcionar, sem precisar deixar qualquer viagem, passeio, praia ou piscina por algum problema nos pés.

E você vai ver que a palavra mais importante para que essa relação com os pés seja a melhor possível é PREVENÇÃO. Quanto mais cuidarmos deles o tempo todo, mais eles vão nos proporcionar momentos inesquecíveis.

Então, vamos lá! E não se esqueça nunca que eles são as bases que nos carregam e nos suportam o tempo todo.

Os desconfortos que o pé sofre com o verão

No verão, a tendência é que os pés fiquem mais expostos, o que pode trazer alguns problemas para a pele. Além disso, o contato com a sujeira do chão e com os inúmeros pisos com os quais ele não está acostumado no dia a dia pode ser motivo para que você tenha ainda mais cuidado.

Areia da praia, o contato com a água salgada, as pedras e o solo das trilhas, tudo precisa ser bem observado para que, além do calçado ideal, você tenha os cuidados necessários todas as noites, e nos momentos de descanso.

Dores, rachaduras e inchaços

Com grandes caminhadas, que em geral ocorrem no verão, também aumenta a possibilidade de que haja dores, tanto por causa do uso de calçados errados, como devido ao fato de não estarmos tão acostumados com o esforço.

Além disso, podem ocorrer rachaduras, que resultam do contato com a areia, com a terra e com a água salgada, que podem ser evitadas. Neste texto, você encontra várias dicas para evitar e tratar as rachaduras.

Os inchaços também são problemas frequentes, que podem ser evitados de maneiras simples, como você pode ver neste artigo que escrevemos. Mas, se eles persistirem, você deve procurar ajuda médica.

Pés na areia da praia: Saiba como se proteger

Então, já que a praia é uma instituição brasileira no verão, vale insistir neste ponto: proteja seus pés. Você deve imaginar que o calor, a água salgada e a aglomeração de pessoas podem causar diversos danos aos seus pés.

Vamos destacar alguns:

Rachaduras, que podem se tornar feridas, devido à desidratação da pele, que pode ser causada tanto pelo excesso de exposição ao sol quanto à água salgada;

  • Descamações e odores, devido aos fungos que podem surgir e se desenvolver com a umidade e o excesso de transpiração;
  • Queimaduras, resultantes do contato com superfícies quentes e da falta de proteção solar, que podem, com o tempo, levar a perigos maiores, como o câncer de pele;
  • Bolhas, por causa da exposição ao sol e da fricção com chinelos e sandálias molhadas;
  • Além de perfurações e ferimentos, que podem ocorrer devido a pequenos acidentes, como pisar em cacos de vidro, partes de animais e plantas que acabam chegando à praia.

Conheça o impacto da areia nos pés

O que vale a pena observar ainda com mais atenção é a própria areia, porque ela pode ser um ambiente ideal para o desenvolvimento de bactérias e, com contato constante com a pele, resultar em infecções, que podem ser graves.

Portanto, embora o contato com a areia faça tão bem para relaxar, e mesmo como um esfoliante natural, você deve sempre hidratar bem seus pés e observar cada detalhe, todos os dias, para verificar se não está havendo algum ponto de irritação na pele ou de infecção.

Prepare seus pés para a areia!

Uma coisa fundamental para que seus pés estejam em ordem para o verão é o cuidado durante todo o ano. Com a hidratação e a ausência de calos e rachaduras, a possibilidade de que você tenha algum problema diminui muito.

Mas, além disso, a escolha dos calçados é fundamental. Então, sempre pense em opções confortáveis e abertas, para que os pés possam respirar.

Deixe os tênis apenas quando houver a necessidade de fazer grandes caminhadas, tirando-os sempre que possível ao ter contato com a água, seja doce ou salgada. E sempre use meias, preferencialmente de algodão, para evitar que se formem bolhas e feridas.

As sandálias e chinelos devem ser de materiais que sequem rapidamente, para evitar os fungos e as bactérias. O ideal é que elas também tenham palmilhas ideias para suportar as caminhadas e outras atividades que você fizer.

Uma opção interessante, que tem todas essas características e ainda mais a responsabilidade ambiental e social, são as sandálias da Linus. Além de arrasar na areia, você tem certeza de toda a preocupação com a saúde dos seus pés.

pes-na-areia

Como evitar o inchaço e a sensação de cansaço nas pernas e pés?

Uma preocupação que você também tem que ter com os seus pés e as suas pernas é com o inchaço e a sensação de cansaço. Eles podem ser resultado apenas de muita atividade durante um dia de verão, mas também podem indicar problemas mais graves, ortopédicos ou de circulação.

Então, observe com cuidado, para não ter complicações. Se as dores ou o inchaço permanecerem por algum tempo, procure um médico.

Mas, se for resultado somente do esforço físico, então aqui vão algumas dicas para melhorar esses sintomas.

Quais alimentos ajudam a diminuir o inchaço nas pernas?

Primeiramente, pense que os líquidos são fundamentais para fazer todo o sistema funcionar, e também para evitar que o seu corpo acumule mais líquido. Por isso, mesmo que pareça contraditório, tome muita água, sucos e sopas frias.

Além disso, inclua muitos vegetais frescos, frutas, verduras e legumes, em todas as suas refeições.

pes-na-areia

Evite sal, álcool e alimentos muito pesados, porque em geral eles deixam a sua digestão mais lenta, e isso pode ajudar no acúmulo de líquidos no organismo.

Novamente, este artigo que escrevemos tem muitas informações sobre isso.

3 Sucos para desinchar os pés

Se você quer evitar que o inchaço nos pés aconteça, que tal colocar alguns sucos na sua rotina?

Suco de melancia (com ou sem limão)

Neste caso, é só a fruta mesmo. Não precisa de mais nada. Corte e coloque no liquidificador. Quanto mais doce ela estiver, mais gostoso vai ficar o suco, é óbvio!

Mas, se você gosta de um azedinho, uma dica maravilhosa é colocar um pouco de suco de limão. Não tem nada mais refrescante!

Suco de abacaxi com aipo

É uma mistura fantástica, com um sabor surpreendente.

Para cada rodela de abacaxi, coloque 100 ml de água e um pedaço pequeno de talo e algumas folhas de aipo. Você com certeza vai adorar!

Suco de melão com couve

Outra mistura que surpreende muita gente é a de melão com couve.

Você pode rasgar algumas folhas e colocar com o melão e a água no liquidificador.

Todas essas misturas podem ou não ser coadas, e as quantidades variam de acordo com o seu gosto. Por isso, experimente muito até chegar às proporções que você gosta.

Pés na areia: Dicas do bem para arrasar no verão!

Quer mais dicas para ter um verão inesquecível? Então, vamos lá!

Escolha o calçado adequado

Não tem jeito, verão com tranquilidade e bom humor tem que ter calçados adequados. Se você vai para a praia ou para o campo, lembre-se de levar pelo menos:

  • um par de tênis para caminhadas longas ou trilhas;
  • um par de sapatos baixos para ocasiões um pouco mais formais, se isso estiver previsto para a sua viagem;
  • um par de chinelos para usar no banheiro;
  • e, claro, um par de sandálias que possam ser usadas na piscina, na praia e em percursos mais curtos, com palmilhas confortáveis, para que seus pés recebam a atenção que merecem durante o seu descanso.

Que tal então dar uma olhada nas opções da Linus para levar na sua mochila, ou já ir usando durante a viagem?

pés-na-areia

Use roupas leves e claras

É fundamental que você tenha roupas confortáveis, leves e claras.

Opte por tecidos naturais, para que seu corpo possa respirar tranquilamente.

Além disso, lembre-se que o suor pode trazer fungos e bactérias, que podem estragar o seu verão. Então, use apenas uma vez as roupas, principalmente as que têm contato com áreas em que você sua mais.

Não esqueça o protetor solar nos pés!

Protetor solar tem que ter qualidade, ser do fator correto para a sua pele e ser usado no corpo todo, inclusive nos pés.

As queimaduras solares em geral ocorrem em lugares que a gente não se lembra de passar, como a parte de trás das pernas (principalmente dos joelhos) e a parte de cima dos pés.

Beba bastante água!

Isso tem que ser repetido sempre. Muita água no verão e em todas as estações do ano.

Mas cuidado para não confundir água com qualquer líquido. Cerveja não vale! Tem que ser água mesmo para se hidratar corretamente.

Cuide da sua alimentação

Alimentação leve, com muitas frutas e verduras frescas, é fundamental para você curtir o verão da melhor forma.

Então, se possível, evite alimentos pesados, como feijoadas e churrascos, e, se não puder evitar, coma com moderação.

Se exercite!

Não é porque você está de férias que a malhação tem que ser deixada de lado.

Se não dá para ir para a academia, substitua por esportes mais ligados ao verão, como as caminhadas, corrida na areia ou até mesmo o frescobol na praia.

Lugares no Brasil para pôr os pés na areia e aproveitar o verão!

E, antes de terminar, aqui vão alguns lugares ótimos para você curtir o verão. Afinal, o Brasil é o paraíso desta estação do ano.

Que tal dar um presente para você mesma e para a família?

Maragogi, AL

Se você quer um lugar fantástico, com areia clarinha, céu azul, mar limpo e coqueiros, Maragogi é uma boa pedida.

Nos últimos anos, tem sido um destino muito frequentado por brasileiros e estrangeiros de todos os lugares do mundo.

Quer saber detalhes de como curtir? Clique aqui.

Morro de São Paulo, BA

Uma opção para quem quer ir à Bahia, mas não quer toda a agitação de Salvador e das praias do sul, esta é a solução ideal.

Por ser uma vila sem carros, é ótimo para recarregar as energias e fazer ótimas caminhadas pelas lindas praias.

Clique aqui para saber quais são as melhores opções de hospedagem e passeios.

Jericoacoara, CE

Não é um lugar fácil de chegar, mas com certeza você não vai se arrepender.

Ideal para quem quer relaxar, mas também para quem quer praticar esportes como kitesurf e windsurf, além de ter ótimos peixes locais.

Quer saber tudo sobre Jeri? Clique aqui.

Não vai viajar? Saiba como aproveitar o verão em casa!

Não pense que é só quem consegue viajar que pode curtir o verão. Você pode muito bem torná-lo inesquecível curtindo o que a sua cidade tem. E também, é claro, observar como a sua casa pode ser um ambiente ótimo para curtir a tranquilidade, o calor e a luz que a melhor estação do ano traz para a gente.

Afinal, mais do que viagem e férias, verão é atitude. É a capacidade de se abrir para a renovação, a energia e a positividade para encarar o ano que está começando.

Por isso, aqui vão algumas dicas para você que não vai viajar:

Ouça a playlist de verão da Linus

Para curtir o verão, ou qualquer estação do ano, nada melhor do que boa música, não é mesmo?

Por isso, a gente preparou uma playlist exclusiva para curtir, não importa onde você esteja. É só ouvir e viajar para qualquer lugar, seja aquele verão inesquecível do passado, ou aquele que você imagina viver no futuro. Ou, melhor ainda, para viver tudo o que a vida está dando para você neste verão.

Faça refeições ao ar livre

Uma forma bacana de curtir o verão é fazer refeições leves ao ar livre, no parque, na praça ou mesmo no quintal.

Escolha receitas que podem ser rapidamente preparadas, que deem pouco trabalho para transportar, e curta o sol sem preocupações com a limpeza da casa depois das refeições.

Se você também divide o verão com crianças, é uma maneira de tirar todos da rotina sem precisar ter grandes despesas e preocupações.

Mas, claro, lembre-se que, por ser um período quente, é fundamental que os alimentos estejam sempre bem refrigerados. Por isso, evite preparações que possam estragar ou fermentar com facilidade. Opte por frutas e vegetais frescos, sempre que for possível. E muito líquido, é claro.

Faça sorvete em casa

Uma dica bacana é também fazer este sorvete muito saudável, vegano e saboroso, diretamente do canal do YouTube da Ana, da VeganAndColors. 

E, agora, é hora de relaxar!

Você já sabe como deve cuidar dos pés para curtir a areia da praia e relaxar, ou mesmo ficar em casa e curtir tudo o que o verão tem para dar.

Afinal, a melhor coisa para qualquer época do ano é estar bem consigo mesma, com sua mente e com o seu corpo. E isso inclui os pés, é claro!

Então conte para a gente, nos comentários, qual é a sua forma favorita de cuidar dos pés no verão!

bem estar pés verão