Julho 24, 2025

Marcas Sustentáveis: como apoiar um estilo de vida consciente?

por Linus Tempo médio de leitura: 11 minutos

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Marcas Sustentáveis: como apoiar um estilo de vida consciente?
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As marcas sustentáveis refletem um estilo de vida consciente que tem crescido entre os consumidores, especialmente millenials e genZ.

Algumas marcas já nascem com uma proposta sustentável, outras estão repensando seus processos para minimizar impactos ambientais e sociais. Já os consumidores querem conseguir aliar estilo, qualidade e responsabilidade.

No Brasil temos exemplos inspiradores e vamos conhecê-los mais hoje. Você vai conferir:

Vem com a gente conhecer marcas sustentáveis nacionais e entender por que apoiar essas iniciativas que estão transformando nossa relação com o consumo!

O que são marcas sustentáveis?

As marcas sustentáveis são aquelas que unem práticas ambientais, sociais e econômicas responsáveis em toda a cadeia produtiva.

Elas vão além do discurso ecológico e adotam medidas concretas como o uso de materiais reciclados ou orgânicos, redução de resíduos, matéria-prima local, energia renovável e condições de trabalho justas.

O que diferencia essas marcas é o compromisso com um ciclo de produção regenerativo, no qual cada etapa — desde a extração da matéria-prima até o descarte do produto — é pensada para minimizar danos ao planeta.

Por exemplo, algumas empresas optam por algodão agroecológico, que dispensa agrotóxicos e preserva o solo, enquanto outras investem em logística reversa para garantir que seus produtos tenham um fim sustentável por meio da reciclagem.

A transparência também é um pilar essencial. Marcas como a Linus, que publicam relatórios detalhados sobre o impacto social e ambiental, mostram que é possível conciliar ética e negócios.

Exemplos de marcas sustentáveis brasileiras

O Brasil é um berço de iniciativas sustentáveis, com marcas que transformam desafios ambientais em oportunidades criativas em diferentes segmentos.

  • B.O.B – marca que transformou o mercado de cuidados pessoais com shampoo e condicionador em barra, reduzindo gasto de água e eliminando o uso de embalagens plásticas, priorizando fórmulas veganas;

  • Andarilho da Luz – agência de ecoturismo em BH que promove o turismo com consciência ao envolver os moradores locais, contribuindo na geração de renda, incentivo à cultura e preservação ambiental;

  • Natura – pioneira em cosméticos sustentáveis no Brasil, a marca prioriza ingredientes da biodiversidade amazônica, como o açaí e a ucuuba, em fórmulas veganas e cruelty-free;

  • Campo Largo – marca de bebidas saudáveis produzidas a partir de frutas da agricultura familiar da Serra Gaúcha, transformando resíduos orgânicos em adubo. Parceira da EuReciclo, a marca compensa 100% das embalagens que coloca no mercado;

  • Feito Brasil – marca de cosméticos artesanais 100% veganos, sem testes em animais, com ingredientes naturais e embalagens recicláveis;

  • Pantys – focada em cuidados femininos, a marca reinventou o mercado com calcinhas absorventes reutilizáveis, feitas de tecido biodegradável. Cada peça substitui até 200 absorventes descartáveis, reduzindo o lixo e o consumo de água.

Esses exemplos mostram que é possível inovar, criar e repensar as práticas de produção e consumo em diferentes áreas – e a moda também faz parte desse movimento.

Marcas sustentáveis no mercado de moda

A moda é a segunda indústria mais poluente do mundo, responsável por 10% das emissões globais de carbono. A cada ano, 92 milhões de toneladas de resíduos têxteis são descartadas, enquanto a produção de uma única camiseta de algodão consome 2.700 litros de água.

Esses números revelam a crise do fast fashion e a necessidade de compromisso por parte das marcas. Nós temos exemplos brasileiros incríveis:

  • Malwee – reconhecida pelo Índice de Transparência da Moda Brasil, a marca desenvolveu o "Fio do Futuro", feito a partir de roupas recicladas, e hoje 85% de seus produtos são compostos por materiais de pós-uso;

  • Live! – especializada em moda fitness, a marca reduziu em 62% o consumo de água em seus processos e encaminhar 100% dos resíduos têxteis para reciclagem;

  • Minimadeia – com certificação Sou de Algodão, mais de 90% de seus produtos são feitos de algodão orgânico, tecidos reaproveitados e embalagens de papel reciclado;

  • Flávia Aranha: reconhecida pelas técnicas sustentáveis de tingimento natural, a marca utiliza corantes extraídos de cascas de árvores, folhas e raízes em 50% de suas coleções, além de atuar com cooperativas e artesãos para preservar a cultura e gerar renda;

  • Thear: marca goiana que investe em peças atemporais confeccionadas em fibras naturais de decomposição acelerada, comprometendo-se com a transparência dos processos e durabilidade dos produtos;

  • Gioconda Collective: especializada em lingerie sustentável, a marca produz peças em algodão orgânico e tecidos naturais, com edições limitadas para evitar excessos. As embalagens são feitas de retalhos, fechando o ciclo de forma criativa e afetiva;

  • Yes I am Jeans: pioneira no denim eco-friendly, a marca reduz ao mínimo o uso de químicos nocivos e prioriza lavanderias sustentáveis. A opção por cores neutras reforça o conceito de peças duráveis e atemporais.

Essas marcas provam que é possível criar peças bonitas, de alta qualidade e durabilidade e que são funcionais sem deixar de lado o compromisso com o planeta e as pessoas.

Por que é importante apoiar marcas sustentáveis?

A indústria da moda é uma das principais poluentes do mundo por diferentes razões, como a alta emissão de CO2, o elevado consumo de água, a geração de resíduos ou o uso de plástico em peças de fibras sintéticas. 

Ao optarem por marcas sustentáveis, os consumidores incentivam e apoiam práticas que reduzam esses impactos, como:

  • os processos como upcycling (reutilização criativa de materiais) e economia circular prolongam a vida útil dos produtos;

  • fibras naturais e ecológicas reduzem a dependência das fibras sintéticas responsáveis pela poluição com microplásticos;

  • tingimentos naturais e químicos menos agressivos preservam ecossistemas e a saúde dos trabalhadores;

  • Há a valorização de comunidades locais, como agricultores familiares ou artesãos, fortalecendo economias regionais.

Não apenas a viabilidade dessas iniciativas, mas a expansão das marcas sustentáveis para mais nichos, com mais opções e tecnologias inovadoras dependem dos consumidores apoiarem esse movimento quando escolhem com quais marcas vão se relacionar. 

Como identificar uma marca sustentável?

Existem diferentes formas de reconhecer as marcas realmente sustentáveis – e fugir do greenwashing. Uma das principais formas é verificar se elas têm selos e certificações que comprovam seus compromissos reais, como: Circular Pack, The Vegan Society, PETA Vegan, Empresa B ou Fair Trade.

Também é importante valorizar as marcas que priorizam a transparência ao divulgarem seus fornecedores, processos e impactos ambientais.

Por fim, é legal se atentar aos materiais usados, por exemplo, fibras naturais (algodão orgânico, linho) ou recicladas (poliéster de garrafas PET). A Linus, por exemplo, usa PVC microexpandido, um material 100% reciclável e que não contém metais pesados.

O papel do consumidor na sustentabilidade

Cada compra é um voto pelo tipo de mundo que queremos construir. Pequenas mudanças no consumo diário — como optar por peças mais duráveis, consertar em vez de descartar ou comprar de brechós — já fazem diferença.

Quando consumidores passam a valorizar marcas éticas, toda a indústria se adapta. 

Um exemplo é o crescimento do mercado de cosméticos veganos, que movimentou R$ 6,8 bilhões no Brasil em 2023.

Da mesma forma, a demanda por têxteis sustentáveis incentivou grandes varejistas a adotarem metas de redução de carbono e resíduos e melhorou o desempenho comercial de marcas menores que já nasceram sustentáveis.

Como a Linus se alinha com a sustentabilidade?

A Linus acredita que é possível viver bem o hoje sem comprometer o planeta que vamos deixar para as futuras gerações. Nossas sandálias são veganas, feitas com PVC microexpandido e todo o processo produtivo prioriza a redução de desperdícios.

As sandálias Linus unem design atemporal e conforto, provando que é possível criar produtos que respeitam o planeta sem abrir mão do estilo. Cada par é pensado para durar e se adaptar aos mais diversos momentos da vida, seja na praia, na cidade, no parque ou em casa.

Apoiar marcas sustentáveis é mais que uma escolha de consumo — é um passo em direção a um futuro em que moda, ética e meio ambiente caminham juntos. Nós queremos fazer parte dessa jornada – e da sua também: vem conhecer a coleção completa da Linus!

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