Marcas Sustentáveis: como apoiar um estilo de vida consciente?
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As marcas sustentáveis refletem um estilo de vida consciente que tem crescido entre os consumidores, especialmente millenials e genZ.
Algumas marcas já nascem com uma proposta sustentável, outras estão repensando seus processos para minimizar impactos ambientais e sociais. Já os consumidores querem conseguir aliar estilo, qualidade e responsabilidade.
No Brasil temos exemplos inspiradores e vamos conhecê-los mais hoje. Você vai conferir:
- O que são marcas sustentáveis?
- Exemplos de marcas sustentáveis brasileiras
- Por que é importante apoiar marcas sustentáveis?
- Como identificar uma marca sustentável?
- O papel do consumidor na sustentabilidade
- Como a Linus se alinha com a sustentabilidade?
Vem com a gente conhecer marcas sustentáveis nacionais e entender por que apoiar essas iniciativas que estão transformando nossa relação com o consumo!
O que são marcas sustentáveis?
As marcas sustentáveis são aquelas que unem práticas ambientais, sociais e econômicas responsáveis em toda a cadeia produtiva.
Elas vão além do discurso ecológico e adotam medidas concretas como o uso de materiais reciclados ou orgânicos, redução de resíduos, matéria-prima local, energia renovável e condições de trabalho justas.
O que diferencia essas marcas é o compromisso com um ciclo de produção regenerativo, no qual cada etapa — desde a extração da matéria-prima até o descarte do produto — é pensada para minimizar danos ao planeta.
Por exemplo, algumas empresas optam por algodão agroecológico, que dispensa agrotóxicos e preserva o solo, enquanto outras investem em logística reversa para garantir que seus produtos tenham um fim sustentável por meio da reciclagem.
A transparência também é um pilar essencial. Marcas como a Linus, que publicam relatórios detalhados sobre o impacto social e ambiental, mostram que é possível conciliar ética e negócios.
Exemplos de marcas sustentáveis brasileiras
O Brasil é um berço de iniciativas sustentáveis, com marcas que transformam desafios ambientais em oportunidades criativas em diferentes segmentos.
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B.O.B – marca que transformou o mercado de cuidados pessoais com shampoo e condicionador em barra, reduzindo gasto de água e eliminando o uso de embalagens plásticas, priorizando fórmulas veganas;
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Andarilho da Luz – agência de ecoturismo em BH que promove o turismo com consciência ao envolver os moradores locais, contribuindo na geração de renda, incentivo à cultura e preservação ambiental;
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Natura – pioneira em cosméticos sustentáveis no Brasil, a marca prioriza ingredientes da biodiversidade amazônica, como o açaí e a ucuuba, em fórmulas veganas e cruelty-free;
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Campo Largo – marca de bebidas saudáveis produzidas a partir de frutas da agricultura familiar da Serra Gaúcha, transformando resíduos orgânicos em adubo. Parceira da EuReciclo, a marca compensa 100% das embalagens que coloca no mercado;
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Feito Brasil – marca de cosméticos artesanais 100% veganos, sem testes em animais, com ingredientes naturais e embalagens recicláveis;
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Pantys – focada em cuidados femininos, a marca reinventou o mercado com calcinhas absorventes reutilizáveis, feitas de tecido biodegradável. Cada peça substitui até 200 absorventes descartáveis, reduzindo o lixo e o consumo de água.
Esses exemplos mostram que é possível inovar, criar e repensar as práticas de produção e consumo em diferentes áreas – e a moda também faz parte desse movimento.
Marcas sustentáveis no mercado de moda
A moda é a segunda indústria mais poluente do mundo, responsável por 10% das emissões globais de carbono. A cada ano, 92 milhões de toneladas de resíduos têxteis são descartadas, enquanto a produção de uma única camiseta de algodão consome 2.700 litros de água.
Esses números revelam a crise do fast fashion e a necessidade de compromisso por parte das marcas. Nós temos exemplos brasileiros incríveis:
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Malwee – reconhecida pelo Índice de Transparência da Moda Brasil, a marca desenvolveu o "Fio do Futuro", feito a partir de roupas recicladas, e hoje 85% de seus produtos são compostos por materiais de pós-uso;
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Live! – especializada em moda fitness, a marca reduziu em 62% o consumo de água em seus processos e encaminhar 100% dos resíduos têxteis para reciclagem;
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Minimadeia – com certificação Sou de Algodão, mais de 90% de seus produtos são feitos de algodão orgânico, tecidos reaproveitados e embalagens de papel reciclado;
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Flávia Aranha: reconhecida pelas técnicas sustentáveis de tingimento natural, a marca utiliza corantes extraídos de cascas de árvores, folhas e raízes em 50% de suas coleções, além de atuar com cooperativas e artesãos para preservar a cultura e gerar renda;
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Thear: marca goiana que investe em peças atemporais confeccionadas em fibras naturais de decomposição acelerada, comprometendo-se com a transparência dos processos e durabilidade dos produtos;
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Gioconda Collective: especializada em lingerie sustentável, a marca produz peças em algodão orgânico e tecidos naturais, com edições limitadas para evitar excessos. As embalagens são feitas de retalhos, fechando o ciclo de forma criativa e afetiva;
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Yes I am Jeans: pioneira no denim eco-friendly, a marca reduz ao mínimo o uso de químicos nocivos e prioriza lavanderias sustentáveis. A opção por cores neutras reforça o conceito de peças duráveis e atemporais.
Essas marcas provam que é possível criar peças bonitas, de alta qualidade e durabilidade e que são funcionais sem deixar de lado o compromisso com o planeta e as pessoas.
Por que é importante apoiar marcas sustentáveis?
A indústria da moda é uma das principais poluentes do mundo por diferentes razões, como a alta emissão de CO2, o elevado consumo de água, a geração de resíduos ou o uso de plástico em peças de fibras sintéticas.
Ao optarem por marcas sustentáveis, os consumidores incentivam e apoiam práticas que reduzam esses impactos, como:
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os processos como upcycling (reutilização criativa de materiais) e economia circular prolongam a vida útil dos produtos;
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fibras naturais e ecológicas reduzem a dependência das fibras sintéticas responsáveis pela poluição com microplásticos;
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tingimentos naturais e químicos menos agressivos preservam ecossistemas e a saúde dos trabalhadores;
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Há a valorização de comunidades locais, como agricultores familiares ou artesãos, fortalecendo economias regionais.
Não apenas a viabilidade dessas iniciativas, mas a expansão das marcas sustentáveis para mais nichos, com mais opções e tecnologias inovadoras dependem dos consumidores apoiarem esse movimento quando escolhem com quais marcas vão se relacionar.
Como identificar uma marca sustentável?
Existem diferentes formas de reconhecer as marcas realmente sustentáveis – e fugir do greenwashing. Uma das principais formas é verificar se elas têm selos e certificações que comprovam seus compromissos reais, como: Circular Pack, The Vegan Society, PETA Vegan, Empresa B ou Fair Trade.
Também é importante valorizar as marcas que priorizam a transparência ao divulgarem seus fornecedores, processos e impactos ambientais.
Por fim, é legal se atentar aos materiais usados, por exemplo, fibras naturais (algodão orgânico, linho) ou recicladas (poliéster de garrafas PET). A Linus, por exemplo, usa PVC microexpandido, um material 100% reciclável e que não contém metais pesados.
O papel do consumidor na sustentabilidade
Cada compra é um voto pelo tipo de mundo que queremos construir. Pequenas mudanças no consumo diário — como optar por peças mais duráveis, consertar em vez de descartar ou comprar de brechós — já fazem diferença.
Quando consumidores passam a valorizar marcas éticas, toda a indústria se adapta.
Um exemplo é o crescimento do mercado de cosméticos veganos, que movimentou R$ 6,8 bilhões no Brasil em 2023.
Da mesma forma, a demanda por têxteis sustentáveis incentivou grandes varejistas a adotarem metas de redução de carbono e resíduos e melhorou o desempenho comercial de marcas menores que já nasceram sustentáveis.
Como a Linus se alinha com a sustentabilidade?
A Linus acredita que é possível viver bem o hoje sem comprometer o planeta que vamos deixar para as futuras gerações. Nossas sandálias são veganas, feitas com PVC microexpandido e todo o processo produtivo prioriza a redução de desperdícios.
As sandálias Linus unem design atemporal e conforto, provando que é possível criar produtos que respeitam o planeta sem abrir mão do estilo. Cada par é pensado para durar e se adaptar aos mais diversos momentos da vida, seja na praia, na cidade, no parque ou em casa.
Apoiar marcas sustentáveis é mais que uma escolha de consumo — é um passo em direção a um futuro em que moda, ética e meio ambiente caminham juntos. Nós queremos fazer parte dessa jornada – e da sua também: vem conhecer a coleção completa da Linus!