Os novos Rs da sustentabilidade

0 comentários

Muito se falou sobre os 3 Rs da sustentabilidade: reciclar, reduzir e reutilizar. Esses três termos, que resumem em palavras ações que podem ser tomadas para estabelecer uma relação mais harmoniosa entre meio ambiente e consumo, vieram ao vocabulário popular em 1992, com a Conferência da Terra, que aconteceu no Rio de Janeiro.

O objetivo dos Rs era criar soluções ambientais para diminuir o custo de vida e reduzir gastos, enquanto estimulava-se o desenvolvimento econômico com respeito ao meio ambiente. No entanto, após a Rio +20, Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, em 2012, novos Rs foram incorporados e os Rs, que antes eram três, se tornaram sete.

Responsabilize-se: pesquise e pergunte sobre a origem dos produtos que você consome, inclusive dos alimentos que você ingere, o material e a mão-de-obra empregados nas roupas que você veste e dos produtos que você compra. A responsabilidade pelas escolhas dos produtos que consome é somente sua.

Respeite: atualmente no mercado, existem vários produtos certificados como “seguros” ou “sustentáveis”. Busque uma alternativa que combine com o seu estilo de vida, mas sempre certifique-se que os selos são conferidos por instituições sérias. Você pode saber mais sobre selos aqui.

Recuse: o conceito busca nos educar a dizer não a produtos que podem ser nocivos ao meio ambiente e perceber que podemos escolher. Vai ao mercado? Recuse as sacolinhas plásticas e prefira as bolsas retornáveis ou caixas de papelão.

Repense: essa é a palavra que te convida a repensar seus hábitos de consumo e enxergar como o excesso pode ter consequências para o esgotamento de recursos.

Deixe um comentário

Todos os comentários do blog são verificados antes da publicação
A gente usa cookies para personalizar sua experiência no nosso site! Ao permanecer navegando, você concorda com as condições da nossa política de privacidade.
Obrigada! Mas antes de ir, pegue seu código: NOCAMINHODOBEM