Descubra o que fazem as ONG's na Amazônia!

0 comentários

Um levantamento de 2019 do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), sobre as ONGs brasileiras, aponta que existem atualmente 102.080 organizações da sociedade civil com sede em municípios da Amazônia Legal (área que engloba sete estados brasileiros e abriga três biomas: o Amazônico, o Cerrado e Pantanal).

As ONGs na Amazônia atuam de maneiras diversas: quase metade (49,9%) delas em “defesa de direitos e interesses” - e estão incluídos como agentes os centros comunitários, associações de moradores, organizações de defesa de direitos de minorias, fauna e flora - sendo as duas últimas representadas por um número de 442 organizações. A atuação prática na Amazônia pode ir desde capacitação de povos indígenas para a agricultura, assistência à saúde e projetos de educação, até de vigilância ambiental.

Quer saber mais sobre o trabalho das ONGs na região da Amazônia? Ficou em dúvida sobre o trabalho de alguma ONG específica? Você pode ver a situação da ONG no Portal da Transparência da União, além de consultar os dados de pesquisa e situação do desmatamento na Amazônia no site do Inpe.

ongs-na-amazonia

Entenda um pouco sobre a situação da Amazônia

Quando falamos da proteção ao Meio Ambiente no Brasil, a primeira coisa que vem à nossa cabeça é a Amazônia . Crescemos ouvindo, lendo e aprendendo sobre a importância da Floresta Amazônica para o Brasil e para o mundo. Porém, hoje, mais do que nunca, vemos a floresta, que muitos chamam de pulmão do mundo, sendo degradada, desmatada e explorada ilegalmente.


Desmatamento na Amazônia em 2020

Segundo o Instituto Imazon, o desmatamento na Amazônia em 2020 foi o maior dos últimos 10 anos. Mais de 8 mil km de florestas foram destruídas entre janeiro e dezembro de 2020. Isso equivale a uma área de 5 vezes a cidade de São Paulo.

Queimadas na Amazônia em 2020

No ano passado as queimadas na Amazônia ganharam destaque até internacional! Os focos de incêndio em 2020 foram os maiores da história. As queimadas cresceram mais de 82% e a fiscalização tem deixado muito a desejar.

A importância das ONGs ambientais na Amazônia

Um levantamento de 2019 do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) sobre as ONGs brasileiras aponta que existem atualmente 102.080 organizações da sociedade civil com sede em municípios da Amazônia Legal (área que engloba sete estados brasileiros e abriga três biomas: o Amazônico, o Cerrado e Pantanal). Quando entendemos a situação da Floresta Amazônica hoje, percebemos a importância de existir entidades não governamentais que atuem em prol da proteção, conservação e monitoramento da floresta.

Além das ONGs que já citamos, conheça outras ONGs ambientais que atuam na Amazônia:

Amigos da Terra - Amazônia Brasileira

Propõe e promove soluções para a conservação do meio ambiente e do bem-estar social.

Instituto Ecoar

Tem foco na educação Ambiental para Sustentabilidade e promove o desenvolvimento de conhecimentos, valores, atitudes, comportamentos e habilidades que contribuam para a nossa sobrevivência e de todas as espécies e sistemas naturais do planeta, além da emancipação humana.


SOS Amazônia

Tem a missão de promover a conservação da biodiversidade e o crescimento da consciência ambiental na Amazônia.


Fundação Amazônia Sustentável (FAS)

Tem a missão de contribuir para a conservação ambiental da Amazônia através da valorização da floresta em pé e sua biodiversidade e da melhoria da qualidade de vida das comunidades ribeirinhas associada à implementação e disseminação do conhecimento sobre desenvolvimento sustentável.


Equipe de Conservação da Amazônia (ECAM)

Atua pela integração entre o desenvolvimento socioeconômico e o equilíbrio ambiental, buscando promover ações inovadoras, motivadas pelo interesse da sociedade e alinhadas à conservação do meio ambiente.


Existem ONGs corruptas na amazônia?

Assim como em vários lugares do mundo, na Amazônia também existem ONGs que são formadas apenas com intuitos ilegais. Por isso, grande parte do trabalho de quem se interessa e se preocupa com a sua defesa está também na fiscalização do trabalho que é desenvolvido pelas entidades. Por ter uma enorme riqueza biológica e mineral, muitas empresas utilizam as ONGs para, em vez de proteger, conseguir tirar vantagens econômicas, como a extração de madeira, a mineração e também a biopirataria, ou seja, a apropriação indevida de diversos recursos da fauna e da flora. Por isso, as entidades do governo e as ONGs sérias precisam estar sempre presentes no processo de observação das ações que se desenvolvem na Amazônia.


CPI das ONGs na Amazônia

A situação das ONGs na Amazônia já resultou em alguns pedidos de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) no Congresso Nacional. Embora uma CPI específica para a Amazônia não tenha sido instalada, uma anterior, que tinha como objeto de investigação as ONGs em geral, mostrou alguns casos importantes de corrupção e de desvio de funções em entidades que trabalhavam também na Amazônia. Trabalhos como esses são fundamentais para o desenvolvimento de algo muito necessário: a revisão do marco regulatório das Organizações da Sociedade Civil. Sem uma legislação clara, uma fiscalização competente e uma justiça que funcione, maiores são as ameaças para a Amazônia e outros biomas pelo país.

ongs-na-amazonia

 

O que falta agora para você participar de tudo isso?

Levar uma vida sustentável, tentando diminuir sua pegada ambiental e consumindo de maneira consciente é importante, faz com que a gente sinta que estamos colaborando para que exista um planeta no futuro. Porém, precisamos ir além disso, entender o papel das ONGs, se engajar com os trabalhos que elas desenvolvem, seja voluntariando, doando, monitorando, interagindo nas redes sociais, seja compartilhando ações. Assim, você pode ser o agente das mudanças que elas buscam.

E você, vai contribuir com qual ONG depois dessa leitura? Escreve pra gente nos comentários! 

Deixe um comentário

Todos os comentários do blog são verificados antes da publicação
Nós utilizamos cookies para personalizar sua experiência no nosso site! Ao permanecer navegando, você concorda com as condições da nossa política de privacidade.
Obrigada!
Esse é nosso cupom de 5% de desconto: NOCAMINHODOBEM