Como manter suas promessas de ano novo?
janeiro 16, 2024

Como manter suas promessas de ano novo?

por MCC kyraly

Sabemos que esse tema vem forte nessa época e nem sempre é encarado de uma forma positiva, sendo que para muitas pessoas acaba se tornando mais uma oportunidade para autocobrança e autocrítica. 

Pensando nisso, criamos esse conteúdo para que suas promessas de ano novo possam ser mais gentis com você. Você vai conferir:

Então vem com a gente e vamos tornar essa tradição mais gostosa.

Tradição da promessa de ano novo

A tradição da promessa de ano novo tem origem religiosa e muito antiga, com os romanos prometendo ao Deus Jano que pagariam suas dívidas e devolveriam objetos emprestados.

Hoje em dia, as promessas de ano novo estão mais relacionadas a objetivos pessoais de todos os tipos.

Apesar da tradição, também é muito comum que as metas estipuladas sejam logo postergadas ou abandonadas. 

Aqui vamos dar dicas justamente para que as promessas de ano novo não sejam apenas isso, objetivos passageiros que logo são deixados de lado.

Dicas para manter suas promessas de ano novo

mulher escrevendo metas

Existem algumas formas de seguir com as promessas de ano novo e realmente trazer transformações para sua vida.

Muita gente acredita que a “receita mágica” é ser muito rígido e crítico consigo mesmo. Aqui vamos mostrar que não é bem assim!

1. Seja gentil consigo mesmo

Um dos principais problemas das promessas de ano novo é que elas podem ser um peso quando encontram a autocobrança.

Nossa dica - e de muitos profissionais de organização pessoal - vai justamente na outra direção: seja mais gentil com você mesmo.

Não se cobre demais, pois é normal enfrentar contratempos. Então, se em algum momento você se afastar da sua meta, não desanime. Aprenda com a experiência e ajuste suas estratégias sempre que for necessário.

Uma forma de exercer a gentileza com você é celebrar as pequenas vitórias. Isso aumenta a motivação e a confiança em suas habilidades. 

2. Especifique suas metas

Uma das razões pelas quais as promessas de ano novo são facilmente abandonadas é que elas são genéricas e superficiais, o que dificulta visualizar um plano real para transformar o objetivo em resultado.

Uma proposta para romper com esse ciclo das promessas não cumpridas é definir metas SMART:

  • específica;
  • mensurável;
  • alcançável;
  • realista;
  • temporal.

Isso significa que as metas genéricas do tipo “fazer exercício físico” deve ser substituída por um plano claro de como inserir as atividades na sua rotina e como você vai mensurar que concluiu seu plano - que não deve ser engessado pro resto da vida!

Por exemplo: após quatro meses de exercícios por pelo menos 30 minutos, 3 vezes por semana, darei essa meta como concluída!

Assim você sabe como inserir a prática na sua rotina e, principalmente, quando dar o check na sua lista de promessas do ano novo.

3. Mantenha o foco

Nosso tempo, assim como nossa atenção são limitados, então não adianta querer começar o novo ano transformando diversos aspectos da sua rotina.

O ideal é não ter mais de três ou quatro metas por ano e poder se dedicar a cada uma entre três e quatro meses. Só vale tentar inserir algo novo na rotina quando a meta anterior está concluída ou o hábito instalado.


4. Estabeleça prioridades

Alguns hábitos ou metas são considerados angulares na sua vida ou rotina. Isso significa que um bom hábito forma a base para que outras boas práticas sejam realizadas.

Um exemplo é a qualidade do sono. Não adianta tentar aprender um novo idioma ou fazer exercícios físicos se está com o sono desregulado ou insuficiente.

A ideia é priorizar aqueles hábitos que oferecem melhores condições para outros bons hábitos na sua rotina. Qual é o seu?

5. Defina metas realistas

Dentro da ideia de metas SMART um dos pontos é justamente ter metas realistas e não é à toa.

Se hoje você não faz exercício físico nenhum e no final do ano promete que vai começar a ir na academia cinco vezes por semana, as chances de não conseguir são imeeeensas e com isso, adivinha? frustração e desmotivação.

Dê uma olhada na sua rotina  real - não aquela que você fica imaginando na sua cabeça - e avalie o que é realmente possível para você nesse momento.

Não se culpe se não for possível fazer agora a versão que que idealiza na sua cabeça. Existem diferentes fases e momentos na vida e entender isso te dá flexibilidade para construir o estilo de vida que você quer no longo prazo, um pouquinho de cada vez.

Ideias de promessas para buscar sua melhor versão!

mulher fazendo ioga

Existem muitas promessas de ano novo que estão sempre na moda e que em nada ajudam na sua vida, como: emagrecer, comprar uma casa própria, trocar de carro, arrumar um namorado, guardar dinheiro etc. etc.

Normalmente, essas são mais as metas relacionadas ao que as outras pessoas esperam de nós do que metas que reflitam nosso momento de vida.

Pensando nisso, separamos algumas opções de promessas que, mesmo genéricas, são pelo menos mais compassivas com você. Confira!

Tenha hobbies que te façam bem!

Já que é para colocar algo a mais na sua rotina, então que seja algo que te faça bem.

Cultivar hobbies de qualquer tipo é uma forma de valorizar o que te faz bem e preencher seu tempo com atividades significativas (elas não precisam ser produtivas, sério!). Algumas opções são:

  • ler;
  • fazer cerâmica;
  • pintar;
  • assistir séries;
  • dançar.

Reservar tempo para o que nos faz bem é uma pequena revolução diária.

Se pudermos dar mais uma dica sobre isso seria: fique offline. Buscar hobbies longe das telas é positivo para sua saúde mental e descanso.

Busque se manter saudável

Ter uma vida saudável baseia-se em três pilares: sono, alimentação e atividade física.

Veja se deseja mudar algum desses itens para o seu próximo ano e defina por onde começar. Eles ajudam na saúde física e mental e contribuem para a instalação de outros bons hábitos. 

Cerque-se de pessoas boas

Sim, isso pode ser uma promessa de ano novo e colocá-la em prática durante o ano vai ser muito prazeroso e satisfatório.

Talvez alguns micro-objetivos relacionados a essa meta possam ser: abrir mais tempo na agenda para as amigas ou família, falar não para pessoas tóxicas, fazer atividades alinhadas com o que você gosta etc.

A sociabilidade é um componente super importante da saúde mental, mas ela ser positiva em vez de sugar nossas energias é fundamental compartilhar esses momentos com pessoas queridas e que nos querem bem.

Quer mais uma dica de como começar o ano com conforto, se sentindo bem e priorizando sua saúde? A Linus é uma marca que se importa com seu bem-estar. Conheça nossas coleções.

ano novo