Frio, vai com calma! 6 dicas para ficar confortável no frio

0 comentários

frio-vai-com-calma

O frio sempre traz uma grande polêmica! Não existe meio termo, ou você ama ou você odeia. Mas não importa de qual lado você está, a certeza é que, se tudo der certo, você vai passar por ele todos os anos. Se você é da turminha que odeia o frio, vamos dar algumas dicas de como tentar passar por ele com menos sofrimento. E se você é da turma que adora um friozinho, vamos ajudar a aproveitá-lo ainda mais.

Não deixe o frio te abalar

Com o tempo mais frio, entre as camadas e camadas de roupas de algumas pessoas, também se instaura a preguiça e a enorme e muitas vezes invencível vontade de fazer nada. Alguns vão um pouco mais longe e, com o frio, também veem chegar a melancolia, a tristeza e até mesmo a depressão. Algumas pessoas não têm ânimo nem para se alimentar de maneira saudável, e muito menos para praticar exercícios. A nossa imunidade também cai, e ficamos ainda mais suscetíveis a resfriados, doenças respiratórias e alergias. Mas a gente precisa entender que pode estar frio lá fora, mas isso não quer dizer que você tenha que ter uma vida menos saudável por isso. Você pode hibernar, mas dá pra ficar quentinho dentro de casa de maneira saudável, para seu corpo e sua mente.

6 autocuidados importantes para ter no inverno

frio-vai-com-calma

1. Coma comidas quentinhas

Temos a impressão de que é mais fácil ser saudável no verão, porque associamos comidas frias, como saladas, frutas e sucos, com refeições pouco calóricas. Mas isso é só impressão. Dá para ser saudável comendo sopas quentinhas, com poucas calorias e cheias de vitaminas para deixar seu sistema imunológico forte e os resfriados, junto com o frio, do lado de fora da sua casa. Segue uma receita deliciosa de sopa que vai te esquentar e animar.

Sopa de batata doce com alho-poró e gengibre

Ingredientes:

- 2 alhos-poró médios picados

- 400 gramas de batatas descascadas e em cubos

- 1 cebola média picada

- 3 dentes de alho picados

- 2 colheres de sopa de azeite

- 500 ml de caldo de legumes caseiro ou com baixo sódio

- 2 folhas de louro

- 1 colher de chá de sal

- Pimenta do reino a gosto

- Noz-moscada moída a gosto

- 1 colher de sopa de gengibre ralado

- 1 ½  de leite desnatado

- 1 lata de creme de leite light

Preparação:

Em uma panela antiaderente, coloque um fio de azeite e refogue o alho-poró, o alho, o gengibre e a cebola por 5 minutos ou até ficarem macios e começando a dourar. Adicione as batatas, o caldo de legumes, as folhas de louro, o sal, a pimenta do reino e a noz-moscada.

Leve para ferver, depois reduza o fogo e cozinhe até as batatas ficarem macias por cerca 15-20 minutos. Junte o leite desnatado e o creme de leite light, leve para ferver novamente. Descarte as folhas de louro. Amasse um pouco as batatas para engrossar o caldo.

O gostoso é ficar com pedaços grandes de batata, misturados em um caldo encorpado. Aproveite!

2. Se agasalhe bem

Manter seu corpo aquecido é importante para que seu sistema imunológico fique forte. Quanto mais quentinhas estiverem as extremidades do seu corpo, melhor. Manter a cabeça quente é fácil, qualquer gorro de lã ou blusa com capuz resolve. As mãos também, é só colocar uma luva. Aquelas de dedinho de fora vão fazer você esquecer que estão com elas. Agora, deixar os pés quentes é um problemão para algumas pessoas, parece que nada aquece. Normalmente, elas estão fazendo algumas escolhas erradas. Leve em consideração essas dicas na hora de manter seu pé aquecido:

  • Use as meias corretas: opte por meias de lã ou aquelas revestidas de pelos. Essas meias isolam mais seu pé e dificultam a entrada da friagem, além de serem superconfortáveis e gostosas.
  • Escolha os sapatos certos: nada de sapato de pano. Além de eles não serem uma boa barreira contra o frio, se chover, eles não impedem seu pé de molhar e, aí, nem a meia mais quentinha do mundo vai dar conta de não deixar seus dedos congelarem. Botas e sapatos revestidos são as melhores opções.
  • Use meia calça: às vezes, a meia mais quentinha acaba deixando sua canela de fora e aí é só bater um vento para você querer voltar para a sua coberta. Meias calças grossas podem prevenir que isso aconteça.
  • Pantufas e chinelos de pano: faça deles seus calçados oficiais de inverno dentro de casa. Além de serem superconfortáveis, hoje existe um mais fofo que o outro.
  • Ative sua circulação: ficar com os pés parados diminui a circulação. Menos circulação significa que menos sangue está correndo nos seus pés, e sem sangue não tem como ficar quentinho. Faça movimentos circulares com os pés de tempos em tempos e isso vai ajudar a aumentar a circulação.
  • Escalda-pés: se você nunca se deu esse presente, corra lá e comece já a esquentar a água. Poucas coisas são mais prazerosas do que deixar seus pés 30 minutos em uma bacia de água quente. Você pode ainda dar um up incluindo sais de banho ou óleos essenciais.

3. Durma pelo menos 8 horas

No inverno, o sol se põe mais cedo. Isso quer dizer que vai escurecer e logo sua melatonina vai dar o ar da graça, trazendo aquele soninho. Evite tirar cochilos assim que escurecer - pode acabar atrapalhando o sono da noite. Gerenciar as oito horas de sono recomendadas é crucial, pois a falta de luz reduz a imunidade e o nível de energia durante o inverno.

Conheça algumas infusões que podem ajudar você a ter a noite de sono que merece

frio-vai-com-calma

Infusões de camomila

Há séculos, as infusões de camomila são usadas como remédio natural para reduzir a inflamação, a ansiedade e combater a insônia. Ela é considerada um tranquilizante natural, pois um dos seus antioxidantes, chamado apigenina, se liga a receptores específicos do nosso cérebro, que podem diminuir a ansiedade e induzir ao sono.

Um estudo feito com 60 residentes de lares de idosos descobriu que os que receberam 400 mg de extrato de camomila diariamente tiveram uma qualidade de sono melhor do que os não receberam. Outro estudo feito com mulheres puérperas descobriu que aquelas que tomaram infusão de camomila todas as noites antes de dormir por 2 semanas relataram uma melhor qualidade de sono. Além de ser bom para curar sua insônia, a infusão de camomila é deliciosa. Você pode colocar um pouquinho de mel em vez de açúcar e deixá-la ainda mais gostosa.

Infusões de lavanda

Só o cheirinho da lavanda já consegue deixar nosso coração mais quentinho. E isso não é uma descoberta da modernidade. Existem registros de que os gregos e os romanos já adicionavam a lavanda na banheira, pois acreditavam que respirar a fragrância da lavanda era um ótimo calmante. Originais do Mediterrâneo, hoje elas já podem ser encontradas no mundo inteiro.

A sua infusão é muito indicada para acalmar os nervos, relaxar e preparar para uma boa noite de sono. Um estudo feito com 67 mulheres com insônia apontou redução na frequência cardíaca e melhora no sono após 20 minutos de inalação de lavanda 2 vezes por semana por duas semanas. Embora ainda as evidências sejam apenas estudos, nada impede de fazer uma infusão quentinha de lavanda e tomar antes de dormir. Se não der sono, pelo menos vai dar prazer. :)

Infusão de melissa

Da mesma família das mentas, ela é encontrada em todo o mundo. No Brasil, algumas pessoas a conhecem como Erva Cidreira. O seu extrato é muito utilizado na aromaterapia.

As folhas secas ou naturais podem ser usadas para infusões. Existem algumas evidências de que a melissa aumenta o nível de ácido gama-aminobutírico em camundongos, indicando que ela pode ser então utilizada como um sedativo natural. Embora os estudos ainda sejam muito iniciais, se você estiver com dificuldade para dormir, a infusão de melissa pode ajudar. Ela fica ainda mais gostosa com algumas gotinhas de limão.

4. Beba bastante água

O inverno em muitos lugares tem um clima mais seco. Também durante o inverno tendemos a comer menos alimentos com bastante quantidade de água, como frutas e sucos. Também acabamos bebendo mais café e chás, que, por terem muita cafeína, geralmente aumentam a nossa desidratação.

Então, não se esqueça: beber água é fundamental para nos manter saudáveis, principalmente no inverno.

Veja alguns dos principais razões para você se manter hidratado:

  • Dá energia e leva nutrientes importantes para todas as nossas células, principalmente as musculares, diminuindo o cansaço.
  • Ajuda a perder peso, deixando saciado por mais tempo, sem consumir nenhuma caloria.
  • Melhora a digestão, evitando a constipação e outros problemas abdominais.
  • Desintoxica nosso organismo, movendo as toxinas mais rapidamente pelo nosso corpo até a sua eliminação, otimizando a função renal.
  • Hidrata nosso corpo não só internamente, mas também a nossa pele, que sofre muito com o ressecamento no inverno.

5. Pratique exercícios com frequência

frio-vai-com-calma

No inverno, acordamos mais tarde e temos mais preguiça de sair de casa. Por isso, acabamos deixando os exercícios para depois e sabemos que isso não é nada saudável. Tudo bem ficar os dias mais frios em casa, mas passar o inverno inteiro sem mexer o corpinho vai dificultar muito seu projeto verão. Talvez você não tenha o mesmo pique que tem no verão. E, tudo bem, não se cobre muito. Assim como as estações, nós também somos feitos de fases, e tem algumas em que a gente prefere ficar mais quietinhos, não tem jeito. Você não precisa fazer todas as horas de exercícios que está acostumado ou que acha que deveria. E não precisa nem sair de casa: 20 minutos de atividade por dia já são mais do que suficientes.

Conheça 4 apps que podem ajudar a fazer exercício sem ter que sair de casa:

Nike Training Club

O app é gratuito e oferece diferentes tipos de exercícios, para diferentes níveis e com durações para todos os gostos, vontades e disposições.

Adidas Training by Runtastic

O app oferece planos de treinos individuais gratuitos e alguns para a conta premium. Assim que você se cadastra, ele pergunta qual é seu objetivo: entrar em forma, ficar saudável, ganhar músculo ou emagrecer. Dessa maneira, as sugestões de treino ficam mais personalizadas.

BodBot Personal Trainer

É um app que cria um treino personalizado para os seus objetivos, de acordo com os recursos que você tem disponíveis na sua casa. Ele atualiza o treino de acordo com os exercícios e a frequência com que você se exercita.

Ioga para iniciantes (em inglês Yoga for beginners)

Indicado principalmente para os iniciantes na ioga. Ele oferece três tipos de ioga: Vinyasa, para aprender as posições básicas, Hatha, com aulas um pouco mais lentas, e Ioga Restaurativa, para relaxar e se alongar.

6. Coloque suas séries em dia ou leia os livros que estão à sua espera.

frio-vai-com-calma

Achar maneiras de se entreter também é essencial para manter sua mente saudável. Nas estações mais quentes, normalmente ficamos superocupados e cheios de atividades fora de casa. Acabamos acumulando as séries que os amigos indicaram e os livros ao lado da cama que ficam esperando o momento certo para serem lidos. Aproveite para colocar tudo isso em dia. Hoje, o que não faltam são opções de bons livros, bons filmes e boas séries.

Não sabe o que assistir? A gente tem 3 séries para indicar

Coisa Mais Linda

Nos anos 1950, a paulistana Malu se muda para o Rio de Janeiro com o marido para abrir um restaurante. Porém, ele rouba todo o seu dinheiro e foge. Ao conhecer a cantora Adélia e a escritora Thereza, a jovem abre um clube noturno de bossa nova.

Good Girls

Três melhores amigas se unem para parar de seguir as regras e assumir o controle de suas vidas. Elas assaltam uma mercearia para salvar suas famílias em dificuldades, mas como são novatas neste mundo de crime, pode não ser tão fácil escapar impunes.

The Bold Type

Três amigas se unem para conquistar o sucesso em Nova York, batalhando para fazer seus sonhos resistirem às realidades da vida, e, quando têm um tempo livre, procurando o amor verdadeiro.

Conta para a gente o que você achou de todas essas dicas. O que você faz para se manter saudável no inverno?

Deixe um comentário

Todos os comentários do blog são verificados antes da publicação
Nós utilizamos cookies para personalizar sua experiência no nosso site! Ao permanecer navegando, você concorda com as condições da nossa política de privacidade.
Obrigada!
Esse é nosso cupom de 5% de desconto: NOCAMINHODOBEM