Astrologia: Entenda os 4 elementos e as qualidades dos signos
outubro 29, 2021

Astrologia: Entenda os 4 elementos e as qualidades dos signos

por Astróloga convidada: Catarine Beatriz

signos-elementos-e-qualidades

Oi Liners astrológicos!! Estou de volta, posso chamá-los assim depois do nosso último post? Rs. Hoje vamos dar continuidade ao nosso papo astral, e agora que vocês estão mais familiarizados. Você sabia que dividimos os signos através dos seus elementos e qualidades? E também que cada signo tem o seu oposto-complementar? Então vamos nesse mergulho de autoconhecimento e vou te explicar tudo certinho!

Os elementos e qualidades

Dentro do universo astrológico, consideramos Áries como o primeiro signo do zodíaco. Tanto no Hemisfério Norte, quanto aqui no Hemisfério Sul, o signo de Áries abre portas para uma nova estação, Primavera e Outono, respectivamente. Esse signo pertence ao grupo dos signos de Fogo e sua qualidade é Cardinal. Lembra no primeiro post sobre astrologia, você pode ler ele clicando aqui, que na descrição dos signos tinha o elemento e sua qualidade? Então, aqui nesse post você vai entender o que isso significa!

signos-elementos-e-qualidades

A sequência do zodíaco é sempre Fogo, Terra, Ar e Água. Os signos de Fogo trazem inspiração, os de Terra, materializam, os signos de Ar, difundem e os de Água diluem. Mas as características também estão associadas com as suas qualidades, que são Cardinal, Fixo e Mutável, sempre nessa sequência. E as qualidades estão associadas com as estações do ano. Ou Cardinais são signos do início da estação, os Fixos os do meio, e os Mutáveis, os do fim.  Para ficar mais fácil de vocês gravarem:

  • Áries - fogo - cardinal
  • Touro - terra - fixo
  • Gêmeos - ar - mutável
  • Câncer - água - cardinal
  • Leão - fogo - fixo
  • Virgem - terra - mutável
  • Libra - ar - cardinal
  • Escorpião - água - fixo
  • Sagitário - fogo - mutável
  • Capricórnio - terra - cardinal
  • Aquário - ar - fixo
  • Peixes - água - mutável

Elemento Fogo

O elemento Fogo carrega a energia dos inícios, motivação, autoconfiança, dinamismo, impulsividade. Relembrando, os signos de fogo são: Áries, Leão e Sagitário.

Elemento Terra

O elemento Terra carrega a energia da construção, das estruturas, realizações, controle. Relembrando, os signos de terra são: Touro, Virgem e Capricórnio.

Elemento Ar

O elemento Ar carrega a energia das virtudes, dos pensamentos, da versatilidade, da criatividade. Relembrando, os signos de ar são: Gêmeos, Libra e Aquário.

Elemento Água

O elemento elemento Água carrega a energia das emoções, da profundidade, sensibilidade, intuição. Relembrando, os signos de água são: Câncer, Escorpião e Peixes.

As três qualidades 

As qualidades dos signos seguem a dinâmica das estações. Início, meio e fim. O que é preciso no início de uma estação? Energia direta, ação, progresso e direcionamento. E no meio? Época de sustentação, preservação. E no final? É preciso flexibilidade e adaptação para dar início a próxima estação/jornada. 

Cardinal

Essa qualidade é a que marca o início das estações. Os signos cardinais tendem a ser práticos, são mais da ação e inovadores. Possuem certa dificuldade em continuar o que foi iniciado e podem se expressar de forma bem impaciente, tendo mais facilidade para liderar do que para receber ordem.

Os signos cardinais e a forma que se expressam:

Áries - apresentam a qualidade cardinal através da impulsividade, com energia assertiva. Precisam de movimentação e o esporte pode ser um ótimo caminho para liberar energia. São ótimos em tirar os planos do papel e fazer acontecer, reconhecidos pela coragem e ousadia.

Câncer - já apresentam uma energia diferente por ser de elemento água, trazendo a qualidade cardinal utilizando suas emoções para iniciar e abrir caminhos. São ótimos para projetos que envolvem arte e sensibilidade, e podem se dar muito bem com atividades artesanais.

Libra - trazem a energia de inícios vibrando no coletivo. Procuram o auxílio de outras pessoas para abrir caminhos, e sua gentileza e harmonia auxiliam nos acordos. Por ser um signo de ar, são ótimos com a comunicação, e podem se desenvolver através da escrita e das artes.

Capricórnio - trazem a energia procurando construções permanentes e duradouras. Tem uma energia de construção mais lenta e cautelosa, são ótimos para idealizar e construir projetos. Possuem dificuldade em pedir ajuda e podem desenvolver seus dons através do trabalho em equipe.

Fixo

Essa qualidade é a que marca o meio das estações. Os signos fixos tendem a  buscar por sustentação, agarrando-se aos próprios ideais e tendo dificuldade em mudar de opinião. Gostam de manter as coisas e tendem a ser teimosos, mas são ótimos para ter foco nas tarefas e desejo de completar suas vontades.

Os signos fixos e a forma que se expressam:

Touro - trazem a energia fixa pautada em conquistas materiais e estabilidade.  Prezam pelo conforto e prazer dos cinco sentidos. Tem dificuldade de mudança, muitas vezes ficando estagnados em situações que não fazem mais sentido. São ótimos para projetos que precisam de planejamento a longo prazo.

Leão - trazem a energia fixa para manter aquilo que faz bem, procurando suprir suas próprias necessidades e sendo um espelho de autoridade e liderança. Possuem uma energia de determinação para concluir os projetos com clareza e firmeza, sendo bons exemplos de perseverança. 

Escorpião - trazem a energia fixa pautada no emocional, o apego emocional faz com que os escorpianos sejam conhecidos por serem vingativos. Existe um desafio em "desapegar” e mudar de página. Mas são ótimos para enxergarem o que precisa ser analisado e curado, tendo facilidade em desvendar mistérios de uma situação, e quando se propõe a realizar uma mudança conseguem transformar tudo o que for necessário. 

Aquário - trazem a energia fixa pautada nos pensamentos e ideias. Apesar de serem revolucionários, cheio de novas ideias, acabam sendo impositivos desejando que todos pensem da forma que eles para justamente causarem uma revolução coletiva. São ótimos para desenvolver projetos que precisam de criatividade e visões futuras relacionadas à modernidade e tecnologia.

Mutável

Essa qualidade é a que marca o fim das estações. Os signos mutáveis tem um grande poder de adaptação e flexibilidade. É preciso tomar cuidado com a superficialidade, uma vez que possuem dificuldade em se manterem numa mesma posição por longo prazo. Conseguem se ajustar nas mais variadas situações e são ótimos com a resiliência. 

Os signos mutáveis e a forma que se expressam:

Gêmeos - trazem a energia mutável através das percepções mentais. Por ser de elemento ar está muito ligado ao intelecto, comunicação e criatividade. São adaptáveis, versáteis e conseguem enxergar diversos pontos de vista de uma mesma situação, apresentando sempre possibilidades diante do que está sendo vivido. 

Virgem - trazem a energia mutável através das praticidade e capacidade de organização. São perfeccionistas e sempre buscam novos meios para melhorar a si mesmo e os ambientes que convivem. São ótimos para projetos que envolvem planejamento, detalhes, comunicação e raciocínio lógico.

Sagitário - trabalham a mutabilidade através das suas ações. Vivem cheio de novas ideias e atividades, amam uma aventura e exploram o caminho do novo. Rotina não é com eles. São ótimos para projetos que envolvem viagens, cultura, filosofia e sociologia. Amam se envolver com o que é diferente do padrão. 

Peixes - trazem a energia mutável através das emoções. Emocionalmente instável e mudam facilmente seu estado, se apegam com facilidade mas também deixam ir na mesma proporção. Carregam consigo uma vasta profundidade no mundo emocional e criativo. São ótimos para projetos que envolvem todos os tipos de arte, sensibilidade e criatividade.

Os signos opostos-complementares

Agora que você já sabe os elementos e qualidades dos signos, conhecendo ainda mais suas características, vamos falar dos signos opostos-complementares. Mas afinal o que é isso? Para começar esse assunto, quero trazer uma pergunta muito feita no universo da Astrologia:

Existem signos que realmente dão mais match que outros?

Como astróloga essa é uma pergunta muito recorrente, rs. As pessoas estão sempre buscando um par perfeito astrológico. Mas quero desmistificar e dizer que isso não existe. Lembram que cada pessoa possui um Mapa Astral Natal, e o signo solar é apenas UMA característica entre tantas que aquela pessoa possui. Portanto não dá pra falar que Áries combina com Sagitário e não combina com Peixes. Porque estamos falando apenas do Sol, mas temos doze casas astrológicas para analisar e outros nove planetas. Mas ok… então o que são os signos opostos-complementares?

signos-elementos-e-qualidades

Vamos começar pelos elementos: signos de Fogo são opostos-complementares com signos de Ar, e signos de Terra são opostos-complementares com signos de Água. E a qualidade dos signos opostos-complementares sempre serão iguais. Para você anotar:

  • Áries (fogo, cardinal) - Libra (ar, cardinal)
  • Touro (terra, fixo) - Escorpião (água, fixo)
  • Gêmeos (ar, mutável) - Sagitário (fogo, mutável)
  • Câncer (água, cardinal) - Capricórnio (terra, cardinal)
  • Leão (fogo, fixo) - Aquário (ar, fixo)
  • Virgem (terra, mutável) - Peixes (água, mutável) 

E de onde vem esse termo oposto-complementar? 

A começar pelos elementos, o fogo e o ar quando unem suas potências são capazes de realizar, criar, encorajar. Na natureza, o ar impulsiona o fogo, mas também pode apagar. A terra e a água quando unem suas potências são capazes de formar, modelar, concretizar. Na natureza, a água dá forma para a terra, mas também pode se transformar em lama. Com essa metáfora trazemos para as relações humanas: os signos opostos-complementares são MUITO diferentes entre si, mas possuem grandes capacidades e aprendizados juntos. Se opõe mas também se complementam, um precisa aprender com as qualidades e defeitos do outro. Aqui vale ressaltar que essa união pode tanto trazer um caminho de aprendizados, como também grandes divergências, tudo vai depender de como ambas as partes estão dispostas a aprenderem juntas.  Relacionamentos com signos opostos-complementares são de grandes lições e precisam de muita resiliência de ambas as partes. E isso vale tanto para amizades, família e também relacionamentos afetivos.

Sintonia entre os signos

Os signos do mesmo elemento ou da mesma qualidade podem ter mais facilidade de relacionamento, e também vale ressaltar, pessoas do mesmo signo costumam se atrair e se darem bem, mesmo que muitas vezes possam ser bem diferentes por conta do restante do Mapa Astral. Mas a sintonia acontece quando ambas as partes estão dispostas a aprender uma com a outra, sempre lembrando que todas pessoas possuem algo para nos ensinar, e que nossas relações são espelhos do que precisamos trabalhar em nós mesmos. Ou seja, Liners, não deixe de investir naquele contatinho por conta do signo, ok? Sem preconceito astral, rs.

signos-elementos-e-qualidades

Agora que vocês aprenderam sobre os signos e seus elementos, no nosso próximo encontro vamos falar sobre cromoterapia! Como os signos se conectam com as cores no dia a dia. Já se preparem para comprar a Linus de fim de ano apropriada para quem você ama, podendo explicar que a escolha teve relação com o signo e conhecimentos adquiridos aqui conosco <3

Com amor, 

Catarine Beatriz

@amareflorescer 

astrologia autoconhecimento