5 mulheres incríveis da história para te inspirar!
outubro 18, 2023

5 mulheres incríveis da história para te inspirar!

por Linus

O Brasil está repleto de histórias de mulheres incríveis que usam suas vozes, reconhecimento e saberes para empoderar outras mulheres e fazer avançar as conquistas feministas.

Quanto mais as histórias dessas mulheres incríveis são conhecidas, mais nos inspiramos e vemos que o brilhantismo está a um passo de distância. 

Separamos alguns – apenas alguns porque a lista de mulheres brasileiras inspiradoras é imeeeensa – para te apresentar:

Vêm com a gente e conheça essas histórias que emocionam, mobilizam e instigam.

1. Fernanda Montenegro

Conhecida como a dama do cinema e da dramaturgia do Brasil, a atriz Fernanda Montenegro iniciou a carreira artística como radioatriz. 

Atuou na televisão, cinema e teatro, sendo a primeira latino-americana indicada ao Oscar de melhor atriz por seu papel em Central do Brasil.

Outras conquistas da atriz incluem ser a primeira brasileira a ganhar o Emmy Internacional pela atuação no filme Doce de Mãe.

Fernanda Montenegro também é uma imortal da Academia Brasileira de Letras e publicamente defensora das pautas feministas.

2. Nise da Silveira 

Nise da Silveira foi uma psiquiatra brasileira e reconhecida internacionalmente pela sua extensa luta em prol da dignidade dos pacientes psiquiátricos, combatendo o uso de técnicas agressivas e desumanas na área, como a internação compulsiva.

Mesmo hoje, Nise ainda é considerada a precursora das lutas antimanicomiais no Brasil.

Seu ativismo e luta profissional alçou Nise ao reconhecimento internacional e transformou a forma como os tratamentos psiquiátricos são conduzidos no país.

A psiquiatra afirmou: “Para navegar contra a corrente são necessárias condições raras: espírito de aventura, coragem, perseverança e paixão”.

A trajetória de lutas da médica é contada no filme “Nise: O Coração da Loucura”, de 2016, onde foi interpretada pela atriz Glória Pires.

3. Maria da Penha

A história de Maria da Penha Maia Fernandes é triste e emocionante, mas principalmente, inspiradora, razão pela qual ela compõe essa lista de mulheres incríveis.

A farmacêutica que sofria violência doméstica com um marido que tentou feminicídio duas vezes tornou-se símbolo nacional e internacional pela luta em prol da condenação do seu algoz.

É de Maria da Penha a singela, mas poderosa frase: “A vida começa quando a violência acaba”.

Em 2006 foi sancionada a Lei n. 11.340, conhecida como Lei Maria da Penha, que protege contra a violência doméstica e, desde então, tem protegido vítimas de violência doméstica, majoritariamente mulheres.

Ainda na ativa, Maria da Penha se destaca pela resiliência e ativismo em prol de outras mulheres, sendo uma inspiração que, mesmo no sofrimento, podemos encontrar a força necessária para fazer valer nossos direitos, especialmente o direito à vida. 

4. Marta Silva 

A esportista Marta Silva é uma inspiração para mulheres em todas as áreas e esportes e não apenas no futebol, onde traçou uma carreira brilhante.

Marta é a maior artilheira da história das Copas do Mundo e foi considerada a melhor jogadora do mundo pela Fifa em 6 edições do prêmio.

Além do show dentro de campo, Marta também é reconhecida pela sua incansável luta pela igualdade de gênero.

Marta já declarou em entrevistas que atua “para garantir que mulheres e meninas em todo o mundo tenham as mesmas oportunidades que homens e meninos têm para realizar seu potencial”.

Na Copa do Mundo de 2023, por exemplo, a jogadora entrou em campo sem patrocinadores, rejeitando todas as propostas por considerá-las injustas quando comparadas com os valores pagos aos homens no esporte.

5. Isabela Chusid

Isabela Chusid

Entre os muitos espaços conquistados pelas mulheres, não podemos esquecer os negócios e é aí que brilha e inspira Isabela Chusid, empreendedora e CEO da Linus e nossa 5ª história na lista de mulheres incríveis.

Isabela criou a Linus aos 23 anos e a proposta nasceu de um desconforto da empresária com a própria saúde. O resultado foram as sandálias Linus que são confortáveis e amenizam as dores nos pés causadas por diferentes problemas.

A Linus, que nasceu em 2018, cresceu 700% durante a pandemia, momento em que as pessoas buscavam por conforto. Como extra, as sandálias são totalmente veganas e sustentáveis.

O crescimento orgânico da marca surpreendeu a própria fundadora quando a Linus marcou presença na Semana de Moda de Nova York (NYFW) de 2021 no desfile do estilista Carlton Jones.

Isabela integrou a lista da Forbes Under30 2021. Para a empreendedora tudo faz mais sentido quando mulheres se movimentam para empoderar outras mulheres,

O caminho não é fácil, mas é preciso começar e Isabela afirma que: “Você vai ouvir muitos ‘nãos’ e as coisas não darão certo de primeira. O importante é que, mesmo que você não consiga uma resposta positiva, você está falando com outras pessoas, aprendendo algo sobre o seu negócio e abrindo caminhos. Ter sangue frio é essencial para empreender”.

Quer conhecer uma marca feita por mulheres e que acredita que é possível ter conforto e estilo ao mesmo tempo em que cuida do planeta? Conheça as sandálias Linus!
feminismo