Selos de sustentabilidade: conheça mais sobre eles!
setembro 27, 2023

Selos de sustentabilidade: conheça mais sobre eles!

por MCC kyraly

A sustentabilidade passou a ser um tema em alta para marcas e consumidores. Agora, é mais comum encontrar na internet marcas que afirmam e reafirmam seu compromisso com o meio ambiente. E é aí que entra o ‘papel’ dos selos de sustentabilidade.

Atualmente, existem diferentes selos de sustentabilidade, sendo que cada um deles representa um tipo de comprometimento por parte da empresa, como com os animais, reciclagem, emissão de carbono, orgânicos etc.

Existe muita informação por trás de cada selo e para entender cada um pode ser necessária muita pesquisa. Infelizmente, ainda se trata de uma área em que nem sempre é fácil encontrar a informação certa.

Pensando nisso e, acreditando que o acesso à informação de qualidade é um direito, organizamos esse conteúdo no qual você vai conferir:

Vem com a gente democratizar o acesso à informação e fazer com que a sustentabilidade não seja só uma promessa, mas uma prática efetiva no nosso dia a dia!

O que é um selo de sustentabilidade?

Os selos de sustentabilidade são certificações que comprovam as metodologias aplicadas durante o desenvolvimento ou produção dos produtos.

Eles podem indicar diferentes práticas por parte das empresas, como certificação que comprova o pagamento justo aos funcionários empregados na cadeia produtiva, uso de matéria-prima orgânica, compensação ambiental pelo produto e até a não exploração animal na produção.

Assim, as certificações atestam o comprometimento e a responsabilidade das empresas em manter processos sustentáveis.

A principal vantagem de obter selos de sustentabilidade está relacionada à imagem da marca.

Os selos de sustentabilidade são um indicador simples e confiável de que o produto respeita às exigências e o rigor estabelecidos por uma determinada entidade fiscalizadora.

Dada a eficiência do método, atualmente os selos são usados em diferentes nichos de mercado, como: alimentos, cosméticos, acessórios, roupas e calçados, eletrodomésticos, limpeza e outros.

Entretanto, é bom entender que cada selo tem um objetivo, uma sistemática e um tipo de validação.

muda de planta

Quais são os tipos de selos de sustentabilidade?

Chamados de selos de sustentabilidade ou selos verdes, existem centenas de selos registrados no mundo.

Eles são concedidos por entidades ou instituições que, geralmente, atuam na área específica do selo.

Por exemplo, a People for the Ethical Treatment of Animals (PETA) é uma organização internacional na defesa dos direitos dos animais com 40 anos de atuação. Ela emite o selo Cruelty Free (PETA) que indica que não houve testes em animais.

Entretanto, o selo Cruelty Free (PETA), por exemplo, não atesta se um produto é vegano, o que pode ser comprovado, no Brasil, pelo Certificado Produto Vegano emitido pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB).

Vem com a gente conhecer outros selos de sustentabilidade e quais são os tipos de certificações de cada um.

Eureciclo

O Eureciclo é uma organização comprometida com o descarte correto e reciclagem, principalmente de papelão e plástico que são muito usados nas embalagens dos produtos.

Com o selo do Eureciclo a empresa está atestando o consumidor que pratica programas voltados a destinação correta dos recicláveis, o que é possível por meio de parcerias com cooperativas.

Assim, a porcentagem de reciclados aumenta, há benefícios ao meio ambiente e ainda incentivo às cooperativas de triagem e reciclagem, que empregam milhares de pessoas pelo país.

O resultado é a viabilidade de colocar em prática Política Nacional de Resíduos Sólidos a partir da promoção da compensação ambiental.

Green Dot

O selo Green Dot visa apoiar e aprimorar a cadeia de reciclagem e compensação ambiental de embalagens. 

A ideia é certificar as empresas que se comprometem a desenvolver versões recicláveis de suas embalagens e outros resíduos, visando menor impacto ambiental e facilitação da reciclagem.

Além de selo, o sistema Green Dot foi adotado nacionalmente na Alemanha, por exemplo, viabilizando a reciclagem de quase todo o lixo produzido no país.

Produto Orgânico Brasil

O selo de Produto Orgânico Brasil tem sido um dos principais selos de sustentabilidade no país. Ele atesta que o produto é orgânico sem nenhum uso de qualquer agrotóxico ou intervenção química.

Empresa B

O selo Empresa B tem como objetivo atestar marcas que adotam um modelo de negócio mais sustentável e ecologicamente comprometido.

Assim, o foco do selo é identificar as empresas responsáveis no campo ambiental e social. Para isso, a obtenção do certificado depende de uma política corporativa que leve em conta governança, funcionários, meio ambiente e comunidade.

Selos veganos

Lembra do nosso exemplo lá em cima? O selo Cruelty Free indica que não houve testes em animais, já o PETA Vegan Approved é um selo que comprova que os produtos são livres de quaisquer ingredientes de origem animal + sem testes em animais.

Como mencionamos, no Brasil também temos o Certificado Produto Vegano da SVB que também garante que não é usada matéria-prima de origem animal e que não são feitos testes em animais.

Qual a importância dos selos de sustentabilidade?

Para ‘conquistar’ um ou mais selos de sustentabilidade a marca é avaliada de acordo com os critérios elaborados por organizações credenciadas na área.

Assim, a marca precisa atender uma série de exigências e comprometer-se com processos sustentáveis e responsáveis.

Isso porque os selos de sustentabilidade garantem a credibilidade da marca em determinada área e demonstram que ela tem diferenciais positivos em relação à concorrência.

O selo é, por fim, uma forma de ser mais transparente com o consumidor e é justamente nessa relação de confiança estabelecida que é vantajoso para marcas investir em processos mais sustentáveis que se refletem – idealmente – em mais vendas e fidelidade do consumidor.

Como identificar se o selo é verdadeiro?

Com mais consumidores em busca de marcas sustentáveis, orgânicas, que reciclam e estão comprometidas com aspectos sociais que os selos se tornaram tão valiosos.

O problema que veio junto é que muitas marcas se afirmam sustentáveis por meio de estratégias de marketing, mas não praticam o que prometem.

Esse movimento tem sido chamado de greenwashing, que é quando as empresas usam termos vagos como “verde” ou “natural” para definir seus serviços ou produtos quando, na verdade, não têm nenhum compromisso real em ser uma empresa sustentável para o planeta.

No Brasil, é a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que normatiza questões relacionadas às embalagens especialmente na ABNT NBR ISO 14020 e NBR ISO 14024.

Claro que indicar um selo na embalagem sem realmente tê-lo é crime. Você deve conseguir verificar se o selo é verdadeiro tanto na página da marca quanto da instituição responsável.

Caso desconfie que um selo não é original, você pode denunciar a prática, ajudando a banir o mau uso das certificações.

Selos de sustentabilidade Linus

linus tijolo

Foto por: Fernando Verch

A Linus é uma marca de sandálias comprometida com os valores de sustentabilidade. 

Para colocar essa proposta em prática os produtos são recicláveis e a empresa é comprometida com processos justos, veganos e sustentáveis. 

Atualmente, temos parcerias e certificações que permitem uma relação mais transparente com nossos consumidores e uma prática ambientalmente responsável.

Muda recicla

O Selo Muda Recicla atesta que a Linus coloca em prática os princípios da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) por meio da compensação ambiental de embalagens.

The Vegan Society

O Selo Vegan Trademark da The Vegan Society certifica que a Linus é uma marca totalmente vegana. Não fazemos uso de nenhuma matéria-prima de origem animal e não testamos em animais.

Carbonext

O Selo Carbono Neutro da Carbonext comprova que a Linus é uma empresa carbono negativa. Isso significa que a Linus compensa mais do que a quantidade de CO2 que emitimos na produção, gerando um saldo positivo ao planeta.

Portanto, ter uma Linus não garante só estilo e bem-estar, mas é também uma forma de ajudar o planeta. Conheça as sandálias Linus!
selos sustentabilidade