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Selos de sustentabilidade

Os selos de sustentabilidade são certificações que comprovam as metodologias aplicadas durante o desenvolvimento dos produtos no mercado, isso pode significar, no caso de empresas sustentáveis, uma certificação que garante um pagamento justo aos funcionários empregados na cadeia, compensação ambiental pelo produto e até que o produto oferecido não possui nenhuma matéria animal. Cada selo possui um objetivo, uma sistemática e um tipo de validação.

A principal vantagem no uso dos selos está em sua imagem. Ou seja, um selo pode ser um indicativo mais rápido de que o produto respeita a exigência e o rigor estabelecidos por uma determinada entidade fiscalizadora.

A Linus, por exemplo, é certificada pelos selos eureciclo e PETA Vegan Approved. O primeiro vem com o objetivo de facilitar a execução da Política Nacional de Resíduos Sólidos e parte da ideia da compensação ambiental: as empresas pagam as cooperativas para retirarem do ambiente uma quantidade equivalente de material ao das embalagens de seus produtos (no caso das Linus, do produto em si) através da reciclagem. Já o segundo garante os nossos produtos são livres de quaisquer ingredientes de origem animal.

Apesar da presença de selos, muitas marcas ainda usam da questão da sustentabilidade como estratégia ambiental apenas como estratégia de marketing, não atuando como prometem. Por isso, sempre se certifique de que a marca da qual você está consumindo se preocupa não apenas com o rótulo final do produto e sim com um processo ambientalmente correto e justo. Verifique a veracidade dos selos aprofunde-se no significado dos certificados.