O que um selo de sustentabilidade diz sobre uma marca?

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Com o tema “sustentabilidade” mais em alta do que nunca, é comum encontrar na internet marcas que afirmam e reafirmam seu compromisso com o meio ambiente. Mas o que significa ser sustentável? E como diferenciar um discurso genuíno de uma comunicação totalmente baseada em greenwashing?

[greenwashing: a tradução literal é lavagem verde, mas ela resume as práticas de muitas empresas que utilizam termos vagos como “verde” ou “natural” para definir seus serviços ou produtos quando, na verdade, não têm um compromisso real de ser uma empresa sustentável para o planeta]

Sobre a definição de sustentabilidade, talvez a explicação mais simples seja: suprir nossas necessidades, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atenderem às suas necessidades. Fácil de entender, mas difícil de verificar na prática.

Por isso, um bom ponto de partida é conferir os selos que a marca carrega! Estas certificações atestam o comprometimento e a responsabilidade das empresas em manter processos sustentáveis. E, dentro desse universo, existem selos para diversos objetivos: para garantir que os produtos são veganos, orgânicos, sem crueldade animal ou até que a empresa segue os princípios do comércio justo.

A Linus possui três selos atualmente: o eureciclo, Peta-Approved Vegan e Carbon Neutral - mas hoje vamos falar do primeiro :)

O que significa ser parceira da eureciclo?

Todos os dias, nós enviamos cada pedido feito em nosso site em caixinhas de papelão. Isso resulta, no final do mês, em uma quantidade significativa de matéria sendo descartada no meio ambiente. O trabalho da eureciclo é garantir que uma quantidade equivalente de matéria descartada tenha uma destinação correta: isso acontece a partir da homologação de operadores de triagem - cooperativas que coletam, triam e encaminham embalagens para a reciclagem. 

Esta parceria é a garantia de que uma empresa está contribuindo para a reciclagem de uma quantidade de massa equivalente ao que ela produz.

No caso da Linus, nós compensamos 200% da quantidade de massa que colocamos no mercado. No fim do ano passado, nós finalizamos a compensação ambiental de 2019 - isso correspondeu a 9,2 toneladas de matéria que foram corretamente destinadas a um centro de reciclagem - 1,84t de papel e 7,36t de plástico.

Além dos benefícios para o meio ambiente, iniciativas como essa dão força às cooperativas de triagem e reciclagem, que empregam milhares de pessoas pelo país. Em dois anos de parceria com a eureciclo, a Coopervaí, por exemplo, aumentou sua produtividade de 50 toneladas para 150 toneladas ao mês.

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Existe muita informação por trás de cada selo e muita pesquisa a ser feita, mas a jornada em busca de hábitos de consumo sustentáveis ainda exige esse esforço. E não vai demorar muito até a gente conseguir ver o resultado - nas marcas que consumimos, na nossa rotina e no planeta.

2 comentários

  • Postado em porSandra Regina Ferraz Carpi
    Parabéns para Linus. Eu uso Linus. Sou artesã. E tbm estou começando a usar td q é sustentável. Desde as etiquetas de papel reciclado até os fios de resíduo de malha . É uma luta diária. Segue meu Instagram.

    @sandracarpi_crochet

  • Postado em porBeatriz

    Muito legal!
    Parabéns pela iniciativa!!

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