sacolas de compras da black friday
setembro 25, 2023

Como ter uma Black Friday consciente em 2023?

por Linus

Em 2023 a Black Friday acontece na sexta-feira, dia 24 de novembro. A data cheia de promoções chegou a pouco tempo no Brasil, mas já movimentou o comércio e a dúvida que fica é: como ter uma Black Friday consciente?

Sim, é possível fazer da data símbolo do consumo um dia de consumo consciente. Para chegar lá, entretanto, precisamos entender melhor como ela surgiu e o que, afinal, é esse tal de consumo consciente que tanto falamos e almejamos.

Tá curioso? Vem com a Linus que te mostramos o caminho. Você vai conferir a seguir: 

Vamos juntas e fazer seu dinheiro render mais ao mesmo tempo em que promovemos novos valores de consumo e expressamos nosso comprometimento com o planeta!

O que é a Black Friday?

sacolas de compras

A Black Friday surgiu nos Estados Unidos na década de 1990 para aquecer as vendas e melhorar o faturamento dos lojistas, com descontos que chegavam a 80% do valor dos produtos.

Ela sempre é realizada na última sexta-feira do mês de novembro, o que, nos Estados Unidos, coincide com o dia seguinte ao feriado de Ação de Graças.

Devido ao sucesso da versão estadunidense, a Black Friday passou a ser realizada em outros países. Aqui no Brasil, por exemplo, o mês das grandes promoções acontece desde 2010.

Mas o que, antes, era uma estratégia para evitar a crise se tornou uma forma fácil de limpar o estoque, aumentar a produção em massa e lucrar entregando produtos de qualidade duvidosa ou inferior. 

Além disso, a ideia de não aproveitar os descontos – hoje em dia, nem sempre tão atraentes assim – virou um gatilho para o consumismo, com filas enormes, pessoas enlouquecidas e compras desnecessárias. 

Que atire a primeira pedra quem nunca comprou algo na empolgação e depois percebeu que não era tão necessário assim!

Para muitos a Black Friday transformou-se no “barato que sai caro”.

E é nessa direção que surgiram movimentos, como o nosso na Linus, de promover uma Black Friday consciente, chamada também de Green Friday!

O que é consumo consciente?

Antes de saber como praticar o consumo consciente na Black Friday precisamos saber o que, afinal, é consumo consciente.

Aqui esse conceito é recorrente e você pode encontrar os mínimos detalhes sobre consumo consciente aqui.

Em geral, podemos entender o consumo consciente como racionalizar nossas escolhas de compra considerando os impactos ambientais, econômicos e sociais do consumo.

Trata-se, então, de colocar mais intenção ao consumir produtos e serviços, de forma a evitar o que não é realmente necessário.

Além de implicar em uma relação mais consciente e intencionada com aquilo que compramos, o termo também se refere a fazer escolhas mais sustentáveis para o planeta e a sociedade.

Por exemplo, optar por produtos biodegradáveis, com menores emissões de carbono, com materiais recicláveis, veganos, cruelty-free, orgânicos etc.

Então, nossa dica para promover um consumo mais consciente na Black Friday 2023 é se fazer duas perguntas antes de clicar em “finalizar”.

- Eu realmente preciso disso?

- Como esse produto impacta a sociedade e o meio ambiente?

E sabe de uma coisa? Talvez depois de se fazer essas duas perguntas você acabe comprando o produto, mas te garanto que a sensação será muito mais prazerosa – e sem culpa – do que uma compra impulsiva e não refletida.  

Como ter uma Black Friday consciente?

Existem algumas práticas de consumo que também contribuem na promoção de uma Black Friday consciente. 

Organize-se antes

Um problema da Black Friday é que, se você deixa para pensar no dia o que vai comprar, é muito provável que não consiga refletir direito sobre cada escolha.

Nossa recomendação é se organizar antes e para isso você pode:

  • fazer uma lista dos produtos e serviços que deseja adquirir e listar o porquê de cada um – é provável que vários itens já sejam riscados de cara;
  • pesquisar antes marcas mais responsáveis e com produtos de qualidade;
  • conferir o preço normal e o que seria uma oferta realmente vantajosa;
  • estimular um orçamento máximo para não acabar endividada.

Essas recomendações mais básicas já vão fazer uma grande diferença em como você se posiciona diante da Black Friday.

Apoie empresas ecofriendly

Uma recomendação muito aliada ao consumo consciente na Black Friday é utilizar a data para apoiar empresas ecofriendly.

Você pode distinguir uma empresa ecologicamente responsável considerando, por exemplo, como a marca se posiciona, quais são os valores promovidos, se é vegana etc.

Nossa dica é conferir se a empresa tem selos de sustentabilidade que comprovam que esse posicionamento ecofriendly é colocado em prática.

Consuma marcas brasileiras

Não sei se você sabe, mas o Brasil é riquíssimo em marcas locais comprometidas com o meio ambiente e valorização das riquezas nacionais.

Você encontra de tudo produzido por marcas brasileiras como: moda slow fashion, bebidas vegetais, chocolates veganos, cosméticos, acessórios, calçados e muitas outras opções.

Ao optar por marcas que estão perto de você e pequenos vendedores você está estimulando a economia local, ajudando o meio ambiente e fazendo uma escolha que resulta em menores emissões de CO2.

Um aviso: pode ser que as marcas locais, buscando uma cadeia produtiva responsável com fornecedores, trabalhadores e o meio ambiente, já pratique um preço justo de forma que os descontos na data sejam menores.

Compre produtos ecológicos

Além da atenção à marca, também é preciso refletir sobre a opção, sempre que possível, aos produtos ecológicos, como: biodegradáveis, recicláveis, veganos, cruelty-free e orgânicos.

Em geral, são opções com a mesma – ou até mais – qualidade dos produtos convencionais, mas que são ambientalmente responsáveis.

Linus na Black Friday

Linus Urucum

Foto por: Naira Mattia 

Na Linus, a bandeira do consumo consciente está sempre hasteada. O ano todo e não sazonalmente.

Assim, buscamos praticar um preço justo ao longo do ano - levando em consideração a remuneração não só da nossa equipe, mas de todos os fornecedores que trabalham com a gente. Por isso, não realizamos grandes descontos na Black Friday. 

Entendemos a importância da data para lojistas e também para os consumidores que, muitas vezes, podem acessar produtos de maior qualidade e ecológicos graças aos descontos.

Na Linus acreditamos que nossa filosofia é nosso forte, como nossa responsabilidade ecológica, consciente e carbono negativo.

Nossas sandálias são recicláveis, atemporais, estilosas e de elevada qualidade, garantindo muuuuito tempo de uso.

Se você quer saber mais, conheça as sandálias Linus aqui

Posso fechar com mais uma dica? Quando suas encomendas chegarem, recicle o que for possível, como as embalagens, e faça o descarte correto. 

Uma Black Friday consciente também é feita com nossas escolhas depois da compra!

black friday consumo consciente