sandálias Linus nos pés de uma pessoa
julho 12, 2023

Moda sustentável: guia para empreender

por Linus

Você é do time que quer empreender e ter um negócio próprio sem perder de vista o compreendimento com um planeta mais justo e limpo? Saiba que a moda sustentável é uma possibilidade para alcançar seus sonhos.

A moda sustentável busca unir as demandas ecológicas com a responsabilidade social, existindo todo um universo de oportunidades para quem deseja empreender. 

Quem viu essa oportunidade e tornou-se pioneira na moda sustentável foi a criadora da Linus, Isabela Chusid que uniu uma necessidade pessoal com o desejo de fazer a diferença no mundo.

Se você também quer empreender continua aqui com a gente e confira um guia completo para empreender em moda sustentável, incluindo:

Vem com a gente, Liners e confira como empreender com consciência ambiental.

O que é moda sustentável?

A moda sustentável consiste em um segmento no qual o desenvolvimento, produção e distribuição de roupas, acessórios e calçados consideram fatores ambientais, econômicos e sociais.

A ideia é colocar em prática um modelo de produção com menor impacto ambiental. Para isso, algumas questões importantes na moda sustentável são:

  • matéria-prima preferencialmente biodegradável, reciclada ou orgânica;
  • estímulo às cadeias produtivas locais;
  • reduzir a poluição do processo produtivo;
  • diminuir os desperdícios de materiais;
  • cultivar relações de trabalho mais éticas e humanas;
  • reduzir o uso de insumos na produção, como energia elétrica e água;
  • remunerar adequadamente os fornecedores, produtores, parceiros e colaboradores;
  • reduzir – ou eliminar – a exploração animal, desenvolvendo opções veganas.

Você sabia que essas ideias ecológicas e sustentáveis ganharam força nos anos 1960 com movimento hippie?

Hoje em dia, no entanto, não se trata mais de um estilo de vida alternativo e sim de uma bandeira de muitas pessoas e marcas no mundo todo.

A expansão do mercado de moda sustentável se deve a vários fatores, mas um dos mais importantes é a maior conscientização dos consumidores.

Isso mesmo, mais e mais pessoas buscam consumir produtos mais sustentáveis, socialmente responsáveis e veganos. Se você é uma Liners sabe do que estamos falando, não é mesmo?

Acreditamos que você, assim como nós da Linus, quer ter opções de calçados e roupas bonitas, duradouras, confortáveis e que tenham um impacto ambiental mínimo.

Características do mercado da moda sustentável

Se você está avaliando empreender na área de moda sustentável vamos avisando: são diversos desafios a mais em comparação com a moda tradicional.

Para se destacar é preciso investir em inovação e novas formas de pensar e fazer as coisas acontecerem.

Ao mesmo tempo que é desafiador, é um ramo muito gratificante. Afinal, nada melhor do que ver seu negócio crescer sabendo que é bom para o mundo e as pessoas envolvidas!

Pensando nisso, listamos aspectos estratégicos para o seu negócio de moda sustentável. Confira!

Público-alvo bem definido

Além da maior consciência na escolha dos produtos e serviços, hoje também é muito forte ver o consumo como experiência.

Nossa dica então é personalizar e direcionar as estratégias comerciais da marca para o perfil do cliente.

Trabalhar com moda sustentável demanda uma definição clara do seu público-alvo, considerando questões como: faixa etária, gênero, poder aquisitivo, valores pessoais e estilo de vida.

Com esse tipo de informação é viável definir estratégias de comunicação, vendas e relacionamento que sejam mais condizentes com as expectativas do público mapeado.

Design de produto sustentável

Quando falamos de moda sustentável é importante ter consciência de que o público consumidor estará mais atento a diferentes componentes do produto, incluindo:

  • design sustentável que vai em direção às opções minimalistas devido ao menor uso e desperdício de matérias-primas;
  • quais são os materiais utilizados na fabricação, como se tem origem orgânica, vegana, reciclável, biodegradável etc.;
  • se a embalagem reproduz os mesmos valores divulgados pela marca e aqui recomendamos optar sempre pelo plástico zero, quando possível;
  • se a estratégia comercial é responsável, sem exploração ou táticas invasivas/destrutivas.

Portanto, uma empresa de moda sustentável será avaliada pelos consumidores por mais variáveis do que uma marca tradicional.

Por essa razão é preciso considerar o empreendedorismo em moda sustentável a partir de valores que guiam toda a operação, desde o desenvolvimento do produto até suas estratégias de comunicação.

 

pés com Linus

 

Uso de materiais recicláveis ou biodegradáveis

Se você consome ou tem familiaridade com produtos de moda sustentável sabe que o antes e depois do consumo em si é muito importante na decisão de compra.

O uso de materiais reciclados como matéria-prima é um diferencial positivo para os consumidores.

Também é importante considerar o descarte posterior ao uso. Assim, dê preferência às opções biodegradáveis, o que significa que não haverá prejuízos ambientais no descarte do produto.

Produção ética

Lembre-se que um dos pilares da moda sustentável se refere às relações estabelecidas com fornecedores, produtores e colaboradores.

Infelizmente, sabemos que muito da produção da moda tradicional é baseada em relações de trabalho ética e legalmente questionáveis.

A moda sustentável rompe totalmente com esses modelos produtivos e prioriza relações de trabalho éticas, o que significa interações mais humanas e remuneração adequada aos envolvidos.

A produção ética também tem relação com a procedência responsável das matérias-primas utilizadas, relações de respeito com produtores locais da cadeia produtiva, priorização de matérias-primas locais/nacionais e sem exploração animal.

Esse tipo de cuidado retorna ao empreendedor na forma de selos e certificados que diferenciam a marca e agregam valor ao cliente.

Redução da emissão de CO2

A emissão de carbono refere-se à liberação de gases responsáveis pelo efeito estufa e aquecimento global, principalmente o dióxido de carbono (CO2).

A moda sustentável é uma das áreas comprometidas com a diminuição da pegada de carbono e, para isso, precisa priorizar processos produtivos mais sustentáveis, como:

  • reduzir o uso de derivados de petróleo (como o plástico) e fontes minerais;
  • diminuir transportes nos processos produtivos – razão pela qual é incentivado o uso de matérias-primas locais;
  • menor uso de energia elétrica e água;
  • reduzir os desperdícios de materiais.

A redução da pegada de carbono é tão importante que existem selos que atestam esses esforços e é uma informação a ser destacada tanto na divulgação dos produtos como na própria embalagem.

3 dicas para empreender com Isabela Chusid, fundadora da Linus

Isabela Chusid fundou a Linus aos 23 anos e, em 2021, foi uma das empreendedoras selecionadas pela Forbes Under 30. 

Em entrevista à Forbes, Isabela deu dicas para quem quer empreender em moda sustentável. Confira a seguir os conselhos da fundadora da Linus.

 

Isabela Chusid com uma Linus na mão

 

1. Seja resiliente e não desista!

A Linus surgiu, literalmente, da dor da Isabela. Ela foi diagnosticada com hiper frouxidão ligamentar, o que exigia um calçado especial com melhor suporte às curvas dos pés.

Com dificuldade para encontrar um calçado adequado, Isabela viu uma oportunidade para atender uma demanda real.

Ela destaca que empreender já é desafiador, mas no mercado sustentável é ainda mais, pois é necessário se atentar a questões que nem sempre são prioridades para outras empresas, como ética, matéria-prima, emissão de carbono e processos mais sustentáveis.

Para superar esse desafio, a dica é ter consciência que vai muitos “nãos” no caminho, mas não se deixar abalar pelas negativas e acreditar na sua proposta.

2. Foque em sua habilidade de comunicação

Isabela destaca que a comunicação pode ser vista como uma oportunidade ou um problema.

Com um crescimento de 700% durante a pandemia, Isabela teve que gerenciar uma equipe cada vez maior, mesmo sem experiência prévia em gestão. E como fazer isso dar certo?

Para Forbes, Isabela explicou: “Se alguém não entende o que eu pedi, o problema está em mim, não no outro. Preste atenção onde está a sua falha de comunicação para que o trabalho saia como você espera”.

Então, Liners, lembre-se que empreender demanda um crescimento pessoal contínuo e a comunicação é um ponto chave nesse processo.

3. Seja firme em seu objetivo no mercado sustentável

Para Isabela, a moda sustentável ainda tem muito espaço para crescimento, pois os consumidores estão cada vez mais atentos às opções sustentáveis e produtos conscientes.

Assim, mesmo que haja dificuldades relacionadas à continuidade dos valores sustentáveis da marca, perseverar é fundamental para alcançar seu objetivo e se consolidar.

A Linus, por exemplo, nunca abandonou os valores iniciais propostos por Isabela e a marca conseguiu, em um movimento orgânico, chegar às passarelas da Semana de Moda de Nova Iorque!

Então acredite, esse empenho é fundamental para o sucesso das marcas comprometidas com a moda sustentável, mas também é recompensador.

Conheça a coleção de sandálias Linus

Quer se inspirar ainda mais na história da Isabela e aproveitar para ter uma Linus no pé fazendo parte da nossa comunidade de Liners? Então venha conhecer a coleção de sandálias Linus que você vai entender toda a paixão pela moda sustentável!

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