Linus e Amar Florescer em uma conversa sobre astrologia e autoconhecimento
outubro 21, 2021

Linus e Amar Florescer em uma conversa sobre astrologia e autoconhecimento

por Astróloga convidada: Catarine Beatriz

astrologia-e-autoconhecimento

Oi Liners! Aqui quem fala é a Catarine Beatriz, publicitária, astróloga e idealizadora do projeto Amar e Florescer. Em parceria com a Linus estarei aqui com vocês para trazer conteúdos focados em astrologia, autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. Desde já eu desejo que vocês se conectem e aproveitem ao máximo! 

Hoje vamos começar tirando algumas dúvidas principais sobre a astrologia, o intuito aqui é trazer esse conhecimento para que vocês possam se iniciar ou dar continuidade nesse universo, que é repleto de informações para o autoconhecimento. Vale ressaltar que a Astrologia é uma sabedoria milenar e seu estudo e compreensão para cada indivíduo requer tempo e dedicação. O que nós faremos aqui no blog e nas demais plataformas da Linus, é uma simplificação do conhecimento para que você possa integrá-lo com a sua vida cotidiana. 

Mas afinal, o que é Astrologia e o que são os signos?

A Astrologia é um estudo milenar dos corpos celestes e suas possíveis relações com a vida das pessoas e os acontecimentos aqui na Terra. Ela ocupa um lugar importante dentro das práticas da Nova Era, e mesmo antes desse movimento já era popularizada e ainda hoje é considerada uma porta de entrada no mundo do esoterismo. Sua aplicação faz um encaixe perfeito com o mundoEquipe Linus contemporâneo porque os conhecimentos obtidos podem ser utilizados diretamente como objeto de autoconhecimento. 

Os signos são na verdade 12 conjuntos de estrelas (constelações) que tomaram uma padronização na Antiguidade a partir de influências das mitologias. Suas características e personalidades também estão diretamente relacionadas com o movimento solar e as estações do ano. 

Em uma linguagem mais moderna, os signos são arquétipos que contém características e chaves de personalidade. Na Astrologia utilizamos doze signos, ou seja, doze arquétipos representativos. E por mais que o mais popular seja o signo solar, nós temos os doze signos do zodíaco na nossa personalidade, mas cada um se manifesta de uma forma de acordo com as áreas da vida. Em breve vamos falar sobre Mapa Astral e ficará mais claro!

Hoje quando alguém te pergunta: “qual o seu signo?” e você diz “Áries ou Touro ou Gêmeos…” e assim por diante, você está dizendo nas entrelinhas que quando você nasceu o Sol “transitava” por aquela constelação. Mas além disso temos outros 9 planetas para considerar interpretações e 12 casas no Mapa Astral Natal, em que cada casa conseguimos explicações para uma ou mais áreas da vida.

Ok... então o que é o Mapa Astral?

Na Astrologia temos alguns tipos de Mapa Astral sendo que o mais conhecido é o Mapa Astral Natal. Basicamente um Mapa Astral é uma “fotografia” do céu, mostrando a posição exata dos astros e signos do zodíaco em relação a Terra no momento exato de nascimento de uma pessoa. A interpretação de cada Mapa Astral traz a oportunidade do indivíduo compreender sua personalidade e acontecimentos da vida. Existem diversos mapas, sendo alguns deles: Natal, Revolução Solar, Trânsitos, Sinastria e Progressão. Cada um irá trazer foco para determinado período da vida e o de Sinastria, por exemplo, consegue analisar os direcionamentos de uma relação à dois através da união de ambos os mapas individuais.

Todo Mapa Astral possui 12 casas astrológicas e 10 planetas (considerando a astrologia moderna), sendo o Sol uma estrela e a Lua um satélite natural. Como dito anteriormente, cada casa irá trazer a interpretação de uma ou mais áreas da vida, os planetas representam características pessoais ou coletivas e os signos trarão as personalidades e sinergia entre as casas e os planetas em questão. 

Um breve resumo sobre cada casa do Mapa Astral:

Casa 1) representa seu ascendente. Mas afinal o que é o ascendente? Imagina que você comprou um sorvete de baunilha com cobertura de chocolate. A baunilha é seu SOL - sua essência, o que você é de verdade. Agora o chocolate é seu ASCENDENTE - a forma que você se apresenta pro mundo externo, como você se mostra, de que forma as pessoas te veem, como você utiliza máscaras sociais para ser aceito. O nosso ascendente é o IMPULSO que damos, a CORAGEM que temos para nos apresentarmos diante do mundo.

Casa 2) representa suas finanças, bens materiais, como você pode ganhar dinheiro, de que forma você valoriza a matéria, como demonstra seus interesses. De que forma você busca percepções sensoriais? Como cuida do seu dinheiro? De que forma você enxerga o universo material? Quais são as oportunidades de ganhar dinheiro?

Casa 3) representa sua comunicação, seus trânsitos diários, como é seu dia a dia. Sua relação com tios, primos e irmãos, como essas pessoas são. Como foi sua infância primária? O que você valorizava? Como você utiliza sua criatividade? De que forma você comunica seus interesses? Você é mais volátil ou mais apegado? Seu dia a dia é mais rotineiro ou mais dinâmico? Como você aprende? Como é seu dia a dia? Como são seus processos mentais?

Casa 4) é a maneira que você integra as casas anteriores. Como você se sente pertencente, de que forma se sente acolhido. Sua relação materna, sua relação com seu lar. Como você cuida da sua casa? Você vai morar em vários lugares ou será mais enraizado? O que é cuidado para você, como você enxerga sua mãe? Quais são as formas de carinho e cuidado que valoriza?

Casa 5) seus hobbies, desejos, criatividade, formas de expressão. Também representa futuros filhos e relacionamentos afetivos. Também é uma forma que você se joga pro mundo, é o complemento do seu Sol. O que você deseja muito mostrar para as pessoas? Fala também sobre sua criança, como você era na infância, e os possíveis resgates que precisa fazer. É o instinto de sobrevivência, como você deseja aparecer, de que forma quer brilhar, o que você pode fazer para voltar para sua essência.

Casa 6) explica sobre seu servir, seu trabalho, a forma que coloca os dons para o mundo. Também representa o que precisa ter no seu cotidiano, o que é essencial para o seu trabalho e carreira. É uma forma de analisar sua saúde, quais cuidados precisa ter. A casa 6 é uma introspecção, quando precisa de um silêncio para onde você foge? Traz formas de organização, persistência, auxílio para o outro, cotidiano, disciplina.

Casa 7) interpreta o casamento, parcerias, sociedade, como você enxerga O OUTRO. Quais personalidades você atrai para sua vida? O que você precisa trabalhar em si? O outro é sempre um reflexo do que precisamos curar e trabalhar em nós. A casa 7 é um OPOSTO COMPLEMENTAR do seu ASCENDENTE. Ela trabalha características que você fecha os olhos, que você finge não ver. Te mostra quais pessoas você atrai e porque você atrai. É uma maneira de trabalhar a harmonia e empatia. Pede a busca pelo equilíbrio, relação do EU e do OUTRO, não há liberdade sem antes haver respeito pelas diferenças.

Casa 8) explica sobre transformação, morte, renascimento, sexualidade, seu lado oculto, heranças, como você lida com o dinheiro do outro, seus medos profundos, sua sombra. É uma maneira de compreender seus anseios, de entender sua sexualidade e a forma que lida com essa energia! Como você se transforma na vida? De que maneira você recomeça?

Casa 9) representa formação acadêmica, universidade, grandes viagens, exterior, religião, filosofia de vida, como você enxerga outras culturas, oportunidades fora do seu país de nascimento. É uma forma que você se aventura, que se abre para a vida. Qual o seu desejo de mudança, o que você veio transformar? Como se relaciona com culturas diversas? Você vai fazer mais de uma faculdade? Como você enxerga a religião? Quais filosofias de vida são importantes pra você?

Casa 10) representa sua carreira, seu papel social e sua relação paterna. Como você se sente guiado pela via? De que forma escolhe os caminhos? Sua carreira será mais estável ou será mutável? Qual a importância do seu pai na sua vida? O que é disciplina pra você? Como você precisa se estruturar? A carreira é a construção da vida profissional, como você utiliza o tempo ao seu favor, como tem disciplina para CONSTRUIR. O que te impulsiona a continuar os projetos? De que forma você pode auxiliar as outras pessoas?

Casa 11) representa seu grupo social, seus amigos, onde você se encaixa. De que forma você trabalha com o coletivo, se faz parte de associações. Como traz inovação para as pessoas, como se relaciona com seus amigos? Como você se reinventa? 

Casa 12) representa o profundo do iceberg, a parte que você não enxerga, é o inconsciente. Traz suas ilusões, questões profundas, pode representar outras vidas. Também apresenta missão de vida, espiritualidade, o seu sentido da vida, como você se recolhe para pertencer. 

Agora que você está começando a compreender o funcionamento de interpretação de um Mapa Astral, fica mais fácil compreender o Mapa Natal. Esse traz a sabedoria, interpretação e guiança da sua vida desde o seu nascimento até sua morte. E cada astrólogo irá focar de acordo com a sua linhagem e estudo. Existe por exemplo a Astrologia Kármica que foca no passado, a Astrologia Psicológica que usa o passado e o presente, e assim por diante.

Dentro da mandala astrológica (Mapa Astral) temos os 12 signos e as 12 casas. Cada casa possui uma cúspide, que é a linha que “corta” determinado signo. Ou seja, para realizar a interpretação das casas conforme as representações citadas acima, também é preciso considerar o signo em questão e se dentro daquela casa há ou não um planeta.

astrologia-e-autoconhecimento

imagem retirada do aplicativo Pegasus Photon

Vamos tomar o Mapa Astral acima como exemplo. As casas são representadas pelos números romanos e cada linha cinza (cúspide) está “cortando” em um signo. Casa 1: Touro, casa 2: Gêmeos, casa 3: Câncer… e assim por diante. Ou seja, quando o astrólogo for interpretar esse Mapa, irá trazer a representatividade da casa 1, com a personalidade, qualidades e desafios do signo de Touro. E quando há um ou mais planetas dentro de uma casa, como exemplo na casa 9 do Mapa acima, é preciso trazer a interpretação do que cada planeta significa e associar com a casa e os acontecimentos da vida.

Hm… mas e a astronomia dentro disso tudo?

Muitas pessoas confundem Astronomia e Astrologia. A Astronomia é uma ciência que estuda os fenômenos originados fora da atmosfera terrestre. A Astronomia envolve outros ramos da ciência como física, química e biologia. Enquanto a Astrologia não é uma ciência, é uma sabedoria milenar e dentro da Astrologia trazemos uma linguagem e interpretação mais humanizada no sentido de facilitar a compreensão no processo de cada indivíduo.

Sol, Lua e Ascendente… afinal, o que são? 

No universo “astrologues” sempre ouvimos as pessoas dizendo: “meu sol é tal, minha lua é tal e o ascendente é tal”. Em um nível de interpretação, esses três “pontos” no Mapa trazem bastante significado e até um direcionamento para compreender as outras casas astrológicas, uma vez que quando temos a sabedoria de “qual é o ascendente” é possível já saber a casa 7 daquele Mapa Astral, e ter uma ideia das demais casas. 

astrologia-e-autoconhecimento

O Sol, como foi dito, traz o seu consciente, o seu desenvolvimento e brilho pessoal. Ele mostra seu poder, sua racionalidade, onde você precisa investir para as coisas fluírem.. A casa do mapa onde está o Sol, é uma casa predominante, onde você veio brilhar nesta vida. O sol é a sua personalidade, mostrando suas forças e fraquezas. A Lua representa as emoções, a maneira que você sente. Está ligada às raízes e também representa a forma que você enxerga sua figura materna. É a forma que você se nutre: sonhos, alimento, moradia, imaginação. Como seu inconsciente se manifesta? E o Ascendente é a sua casa 1, que traz a forma como você se apresenta pro mundo, como as pessoas te enxergam. Gosto de dizer que a roupa que você escolhe vestir diariamente é o seu ascendente. 

E agora vem o famoso boato: dizem que o Ascendente predomina depois dos 30… é verdade ou mentira?

É mito e vou te explicar porquê. Como o nosso Ascendente representa a forma que nos apresentamos para o mundo e como as pessoas nos vêem, é natural que ao longo dos anos e com mais maturidade, consigamos integrá-lo melhor em nossa vida unindo as suas potências com o nosso Sol. O signo solar é uma potência a ser descoberta na personalidade de cada indivíduo, uma vez que o Ascendente sempre prevalece na primeira impressão. Outro ponto que causa confusão é o fato de que cada casa astrológica possui 30º e caso todas as pessoas tivessem a cúspide da casa 1 (ascendente) cortando no 1º do signo em questão, aos 30 anos ela teria integrado e vivenciado as experiências daquele signo, uma vez que as casas do Mapa e os planetas progridem um grau por ano, podendo ter um estudo aprofundado através do Mapa de Progressões.

Entendendo mais sobre cada signo

No Universo astrológico, consideramos o início de cada signo através da “entrada” do Sol em determinada constelação. E a cada 30 dias, aproximadamente, o Sol ingressa em um novo signo. Na Astrologia temos datas aproximadas dos períodos dos signos, mas a cada ano é importante checar o calendário solar para conferir a data e horário exato pois pode variar de acordo com os equinócios. E também vale ressaltar que duas pessoas que nasceram no mesmo dia podem ter signos solar diferentes. Exemplo: nesse ano de 2021, o Sol ingressou em Virgem dia 22 de Agosto às 18h34, ou seja, quem nasceu depois desse horário é Virginiano e quem nasceu antes, 22 de Agosto às 10h10, por exemplo, é Leonino. 

astrologia-e-autoconhecimento

E antes que vocês se desesperem (risos), o seu signo solar conta de acordo com o seu ano de nascimento. Por exemplo: se você nasceu com o Sol em Virgem, ele sempre será em Virgem, mesmo que em outros anos na data do seu aniversário o Sol esteja em Leão por exemplo. Agora vamos para o conhecimento de cada signo!

Áries

Áries é o primeiro signo do Zodíaco, ele quem marca o Ano Novo Astrológico que inicia no mês de Março, assim que o Sol entra nesse signo. Esse marco é também a entrada da primavera no hemisfério Norte, e a entrada do Outono no hemisfério Sul. Agora, vamos entender as características de Áries. Elemento fogo e qualidade cardinal.

Todos os signos possuem qualidades e pontos de melhoria, tendo isso em vista separei para vocês algumas palavras chaves que representam cada um deles e vale ressaltar: nenhuma pessoa se resume pelo signo solar! Palavras chaves - entusiasmado, inspirador, emocionante, valente, ativo, dinâmico, rápido, presente, compulsivo, impulsivo, imaginativo, representativo, corajoso, extremista, orgulhoso, líder, decisivo, egoísta, insensível, intransigente, agressivo, impaciente, explosivo, temperamental.

Touro

Touro é o segundo signo do zodíaco. Ele vem para dar estruturas sobre aquilo que Áries iniciou. Ele faz parte do meio da estação - seja primavera ou outono - ou seja, tem a característica de manter as estruturas para continuar entregando insumos. 

Elemento terra e qualidade fixa. Palavras chaves - corajoso, amoroso, cauteloso, seguro, insistente, gentil, amável, perceptível aos cinco sentidos, criativo, cuidadoso, competitivo, paciente, feminino, teimoso, orgulhoso, rebelde, apegado, construtivo, tem boa memória, necessita de maior tempo de aprendizagem, procura constantemente por prazer, realista, confiável.

Gêmeos 

Gêmeos é o terceiro signo do zodíaco. Ele vem para expandir, comunicar, divulgar aquilo que foi criado por Áries e mantido por Touro. Ele faz parte do final da estação, ou seja, tem a característica de deixar ir aquilo que não mais funciona e criar novas possibilidades para algo novo começar. Elemento ar e qualidade mutável. Palavras chaves -  curioso, explorador, agitado, questionador, indeciso, inquieto, fantasioso, versátil, falante, engraçado, comunicativo, extrovertido, sociável, impaciente, espontâneo, hiperativo, inconstante, distraído, narcisista, superficial, adaptável, bem humorado, aventureiro, entusiasta, resiliente.

Câncer

Câncer é o quarto signo do zodíaco. Primeiro signo do elemento água. Ele vem nos ensinar sobre o sentir, intuir, a forma que acolhemos nossas emoções e como respeitamos nossa sabedoria interior. Câncer vem questionar os saberes do coração, se estamos deixando que nossa verdade nos guie. Também nos ensina o cuidado que precisamos ter com a gente antes de esperar o amor que vem do outro. Elemento água e qualidade cardinal. Palavras chaves -  emotivo, tímido, carente, imprevisível, afetivo, dócil, maternal, ajudante, sensível, reservado, protetor, medo de ser magoado, focado no lar e na família, pensativo, perspicaz, intuitivo, vínculo com o passado, iniciativo, corajoso, irritável.

Leão

Leão é o quinto signo do zodíaco. Ele vem com o fogo fixo, aquele que tem a ação pautada na construção. Ele nos ensina sobre cuidar, sentir, recuperar o próprio poder. Nos ensina sobre lealdade, fidelidade e ações que precisam ser tomadas.

O quanto é preciso se cuidar e se amar para que isso reflita no coletivo. Elemento fogo e qualidade fixa. Palavras chaves -  vaidoso, orgulhoso, alegre, extrovertido, otimista, criativo, romântico, generoso, idealista, líder, esportista, determinado, magnético, independente, elegante, leal, criativo, egocêntrico, realista, talento para carreiras públicas, infantil, sonhador, rebelde, fiel.

Virgem

Virgem é o sexto signo do zodíaco, ele é o signo do meio, é o que marca a transição, o meio da caminhada astrológica. Ele vem com o elemento terra mas com sua qualidade mutável, o que nos questiona a deixar ir embora construções que não vão mais pra frente. Nos ensina sobre planejamento, organização, comunicação assertiva. Elemento terra e qualidade mutável. Palavras chaves -  estudioso, científico, metódico, pragmático, exigente, organizado, responsável, dificuldade em receber crítica, eficiente, ágil, econômico, "sabe de tudo",  administrativo, detalhista, inseguro, sincero, observador, perspicaz, prestativo, prático.

Libra

Libra é o sétimo signo do zodíaco, ele é o equilíbrio entre Virgem e Escorpião. Ele nos dá insumo de colocar na balança o que vale ou não manter, para que em Escorpião tenhamos a energia de mudar. Com amorosidade mostra quais são os caminhos! Elemento ar e qualidade cardinal. Palavras chaves -  harmonioso, educado, gentil, gracioso, bem humorado, quer agradar à todos, diplomata, afetuoso, cuidadoso, gentil, indeciso, honesto, sensível, criativo, visual, calmo, eficiente, procura criar e expandir os laços, perfeccionista, impaciente, sociável, amoroso.

Escorpião

Escorpião é o oitavo signo do zodíaco, ele tem a capacidade de transformar, transmutar e destruir o que não tem mais fundamento. De elemento água, permite que a intensidade seja intensa, é preciso tomar cautela com a auto destruição. 

Elemento água e qualidade fixa. Palavras chaves -  explorador, investigativo, realizador, guarda muitos segredos e mistérios, interesse pelo místico, ativo, interessado, vingativo, agressivo, intenso, transformador, carinhoso, sincero, dominador, precisa de disciplina, competidor, rebelde, foge da ordem.

Sagitário

Sagitário é o nono signo do zodíaco, traz a energia da aventura, da ação, da liberdade. De elemento fogo e qualidade mutável, tem a característica de expandir, crescer, liberar. É preciso tomar cuidado com imprudência e falta de responsabilidade. Elemento fogo e qualidade mutável. Palavras chaves -  aventureiro, curioso, viajante, atencioso, sociável, veloz, imaginativo, buscador de prazer, explorador, justo, honesto, buscador da verdade, expansivo, idealista, crente, liberto, otimista, confiável, resiliente, compreensivo.

Capricórnio

Capricórnio é o décimo signo do zodíaco, traz a energia da construção, do tempo, da direção. De elemento terra e qualidade cardinal, traz a energia de mão na massa, das bases e estrutura.

É preciso observar o momento de saber recomeçar essas estruturas quando elas não constroem bases sólidas. Elemento terra e qualidade cardinal. Palavras chaves -  cauteloso, responsável, prudente, ambicioso, prático, trabalhador, maduro, organizado, controlador, dominador, estudioso, dificuldade em demonstrar afeto, reservado, persistente, prático, econômico, pessimista, persistente.

Aquário 

Aquário é o décimo primeiro signo do zodíaco. Ele vem com a energia de quebra de padrões, inovação, criatividade, visão humanitária. Com o elemento ar e sua energia de rebeldia, é preciso ter foco para conseguir tirar todas as ideias do papel. Elemento ar e qualidade fixa. Palavras chaves -  independente, extrovertido, idealista, aventureiro, liberto, imprevisível, original, criativo, humanitário, amigável, culto, inventivo, rebelde, futurista, distraído, arrogante, espontâneo, impulsivo, precisa aprender a aprender, mutável.

Peixes

Peixes é o décimo segundo signo do zodíaco, ele vem fechar o ciclo dos doze signos, trazendo todos aprendizados dessa trajetória. Peixes vem com a leveza e intuição do elemento água, e a característica adaptável. Precisa tomar cautela para não viver sempre no mundo da Lua. Elemento água e qualidade mutável. Palavras chaves -  idealizador, sonhador, emotivo, simpático, imaginativo, fantasioso, tem suas próprias regras, não gosta de rotina, criativo, intuitivo, caridoso, espiritual, influenciável, compreensivo, precisa de pés no chão, precisa de atenção, compassivo, tem habilidade com artes.

Agora que vocês já sabem essa base astrológica, no nosso próximo encontro por aqui irei trazer explicações sobre os elementos e as qualidades dos signos, e também falarei sobre os opostos complementares.

Com amor,

Catarine Beatriz

@amareflorescer

astrologia autoconhecimento