mulher segurando o pé
julho 20, 2023

Pés ressecados: conheça as causas e tratamentos!

por Linus

Os pés ressecados podem ser um problema estético, mas também de saúde, exigindo bons cuidados no dia a dia.

Você sabia que cerca de 20% das pessoas com mais de 21 anos já sofreram com fissuras nos calcanhares? Pois é, esse é um dado do Institute for Preventive Foot Health (IPFH) e que mostra a importância dos cuidados com os pés! 

Se você sofre ou já sofreu com o ressecamento nos pés, confira o conteúdo que preparamos para entender o problema e evitá-lo no futuro.

Não perca nosso conteúdo completinho sobre cuidados com os pés!

Principais causas do ressecamento dos pés

A pele dos pés é geralmente mais grossa, com uma camada superficial composta de células mortas.

Isso se deve ao fato de que os pés são a região mais pressionada do corpo devido aos deslocamentos diários. Para resistir melhor à pressão, a pele engrossa.

Por ter a pele mais espessa, os pés podem ser mais difíceis de hidratar, especialmente se isso for associado a outros fatores que influenciam o ressecamento dos pés, como:

  • constante atrito entre os pés e os sapatos ou o solo;
  • passar muito tempo em pé durante o dia, aumentando a pressão;
  • usar calçados abertos com frequência;
  • andar descalço;
  • exposição dos pés a ambientes úmidos, como praia e piscina;
  • tomar banho com água muito quente;
  • não hidratar corretamente os pés, especialmente no inverno;
  • ter tendência genética ao ressecamento da pele;
  • ter contato com agentes químicos nos pés, como cal e cimento.

Outro fator a ser considerado é que as mulheres têm maior tendência a ter os pés ressecados, bem como ter bolhas e rachaduras.

Pés ressecados: o que fazer?

Para muitas pessoas ter os pés ressecados consiste em um incômodo estético.

Entretanto, para outras pessoas, esse ressecamento excessivo pode levar à formação de rachaduras nas zonas mais ásperas dos pés, como os calcanhares e as pontas dos dedos.

Não sei se você já passou por isso, mas é uma condição muuuito desconfortável e a dor pode levar até a problemas de mobilidade e aquela sensação de que nenhum calçado é confortável.

Para não chegar a esse ponto, a recomendação é começar a tratar quando os pés estão ressecados, mas antes de rachar, o que pode demandar uma atenção mais especializada.

Faça um spa profissional dos pés

Se você tem os pés ressecados ou está sentindo que o problema tá começando, uma opção é um spa profissional dos pés.

Trata-se de uma rotina especializada para dar um up na hidratação dos pés em algumas etapas, que são:

  • escalda pés – responsável por “amolecer” a pele mais ressecada e relaxar;
  • esfoliação – ajuda na remoção do excesso de células mortas ressecadas;
  • hidratação – ajuda na absorção da água pela pele tratada para aliviar os desconfortos do ressecamento. 

Não à toa o spa nos pés tornou-se moda, pois é uma prática agradável e efetiva para pés ressecados.

Fazer em casa também ajuda, mas convenhamos que seus pés merecem esse cuidado profissional de vez em quando.

Mantenha-os hidratados

Para tratar os pés ressecados não tem como fugir de uma rotina de hidratação regular, especialmente se identificar que tem tendência ao problema.

A recomendação é escolher um creme de hidratação ideal para os pés e fazer essa rotina após o banho, que é quando a absorção é melhor.

Use o sapato ideal

Se seus pés estão ressecados, é importante escolher o sapato ideal para aliviar o quadro e prevenir o problema de novo.

Nesse caso, opte por calçados que não apertam, que sejam abertos para deixar os pés respirarem, que sejam confortáveis e leves para os pés.

 

homem com Linus nos pés

 

As sandálias Linus contam com um design pensado no conforto dos pés e produzidas com um material que beneficia a respirabilidade dos pés.

Assim, além de aliviar dores, as sandálias Linus também são ideais no dia a dia de quem sofre com pés ressecados.

Tipos de pés ressecados

Dependendo da causa dos pés ressecados, os resultados podem ser diferentes:

  • pés ressecados e grossos: causados por andar descalço, com a sola dos pés em contato direto com o chão, o que gera pressão e o consequente espessamento da pele; 
  • descamação: o problema do ressecamento pode estar associado à descamação da pele dos pés. Nesse caso, o quadro pode ser clínico, demandando avaliação médica;
  • coceira: quando o ressecamento ocorre junto com a coceira nos pés pode ser devido à infecção por fungos, o que exige avaliação dermatológica;
  • rachaduras: causadas pelo ressecamento extremo, sendo necessário hidratar, mas também avaliar se precisa de algum medicamento específico para alívio das dores.

Quem é Liners sabe de como é importante cuidar bem dos pés, especialmente porque essas várias condições podem ocorrer de uma vez e prejudicar até o andar.

Pés ressecados podem indicar uma doença?

Os pés ressecados também podem ser um reflexo de condições médicas como diabetes, hipotiroidismo, deficiência de vitaminas e até mesmo a contaminação por fungos.

Caso o ressecamento seja extremo e leve, com recorrência, a outras complicações – como coceiras, descamação ou rachaduras – é importante contar com uma avaliação médica para tratamento adequado.

Como evitar o ressecamento dos pés?

Mesmo quem tem tendência a ter pés ressecados pode prevenir o problema com alguns cuidados no dia a dia.

Evite umidade e seque bem os pés

Quem nunca sofreu com os pés molhados depois de uma chuva, não é mesmo? Além de desagradável e um bom motivo pro mau humor, isso ainda é um problema à saúde.

Os fungos se proliferam nesse ambiente úmido e quente, portanto, secar bem os pés e evitar deixá-los úmidos é muito importante.

A dica é secar com a toalha fazendo movimentos leves e deixar os pés livres alguns minutos antes de calçar algum sapato fechado.

Realize esfoliações periódicas

A esfoliação é um cuidado que pode ser realizado em intervalos semanais para retirar o excesso da camada superficial da derme ressecada.

Utilize produtos esfoliantes específicos para os pés ou lixas podais, mas cuidado com a intensidade dos movimentos.

Apesar dos benefícios, a técnica não deve ser feita em excesso e nem se houver lesões ou rachaduras na pele.

Assim, não esfolie ou lixe os pés diariamente, pois essa frequência pode lesionar a pele e acabar intensificando calos.

Utilize meias de algodão 

As meias de algodão são mais propícias, pois aquecem sem prejudicar a respirabilidade dos pés, evitando a umidade.

Outra opção é colocar meias de algodão logo após hidratar a pele, o que garante a melhor absorção do produto e evita escorregões.

As meias de algodão da Linus são fabricadas com matérias-primas de excelência e, além do design, oferecem conforto, aquecimento e respirabilidade aos pés. Conheça as meias de algodão da Linus aqui!

 

Homem com meias de algodão e Linus nos pés

 

Evite andar descalço

O contato direto da pele com o chão aumenta a pressão nesses pontos e deixa os pés ainda mais grossos, pois não há absorção do impacto. Além disso, a exposição pode aumentar o ressecamento.

A dica é usar sapatos confortáveis e adequados a cada tipo de atividade. Por exemplo, em dias em que você for andar muito opte por um tênis apropriado.

Já no dia a dia e em tarefas mais básicas, como saídas rápidas, a recomendação é um calçado que absorva os impactos e garanta conforto, como as sandálias Linus.

As sandálias Linus têm palmilha anatômica para absorver os impactos dos deslocamentos e a superfície faz uma massagem nos pés, promovendo relaxamento e estímulo à circulação local. 

O uso diário da Linus com os cuidados para prevenir os pés ressecados vai garantir bem-estar e conforto no seu dia a dia. Conheça a coleção completa da Linus aqui!

dores nos pés pés