9 cachoeiras famosas do Brasil para conhecer
maio 22, 2024

9 cachoeiras famosas do Brasil para conhecer

por Linus

Se tem algo que o Brasil tem de sobra são suas belezas naturais e, só com as cachoeiras famosas, já conseguimos montar uma lista imperdível de próximos destinos!

É isso mesmo, hoje vamos falar de viajar pelo nosso país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza. Listamos as 9 cachoeiras mais famosas do Brasil e você vai conferir:

Vem com a gente explorar algumas das belezas naturais do nosso Brasilzão e como se preparar para curtir as cachoeiras famosas do Brasil.

Benefícios de visitar cachoeiras

Não que eu ache que precisa de motivo para visitar as cachoeiras mais bonitas do Brasil, mas se você precisar convencer alguém, aqui alguns vão benefícios desse passeio:

  • relaxamento físico e mental devido à liberação da substância noradrenalina que é estimulada pela água gelada das cachoeiras;
  • diminuição do estresse e alívio de sintomas associados à ansiedade e depressão;
  • melhora do bem-estar e do humor devido ao contato com a natureza, promovendo sensação de paz;
  • melhora da imunidade;
  • melhora da pressão arterial e circulação sanguínea.

Sim, não faltam bons motivos, além da alegria de um passeio assim, para você curtir suas férias nas cachoeiras mais lindas do Brasil. 

Belezas naturais do Brasil

Como já falamos, o Brasil é riquíssimo em belezas naturais sendo possível viajar para conhecer ambientes variados pelo país, como praias, floretas, chapadas, pantanal e cachoeiras.

O mais legal é que, nos últimos anos, esses destinos têm fortalecido suas práticas de ecoturismo.

O objetivo é conseguir equilibrar a atividade turística, que é fonte de renda em muitas comunidades, com práticas mais sustentáveis e que priorizam a conservação e consciência ambiental com a valorização do patrimônio cultural local.

Portanto, se for conhecer as cachoeiras famosas do Brasil lembre-se de escolher destinos e passeios que priorizam o cuidado com o meio ambiente.

9 cachoeiras famosas do Brasil 

falar sobre, como é, benefícios, pontos turisticos, pontos fortes, como é conhecida: 

1. Cachoeira do Caracol - Rio Grande do Sul

Em Canela, na serra gaúcha, está o Parque do Caracol e a sua principal atração é a cachoeira do Caracol, uma queda d’agua de 131 metros de altura.

Como está localizada em uma reserva natural, a Cascata do Caraco une preservação ambiental com boas opções para turistas.

A atração natural pode ser contemplada de diferentes pontos na reserva, como do mirante, do observatório ecológico, da escadaria e até do bondinho aéreo que percorre a serra com vistas deslumbrantes.

2. Cachoeira da Fumaça – Bahia

A cachoeira da Fumaça fica localizada no Parque Nacional da Chapada Diamantina, na cidade de Palmeiras, região central do estado da Bahia.

A queda d’água tem 340 metros de altura, o que resulta em um visual de fumaça na vista de cima, o que deu nome ao local.

Para desfrutar dessa vista sensacional, entretanto, é preciso ter fôlego. Para chegar na cachoeira da Fumaça é preciso fazer uma trilha de 12km ida e volta, com subida no início do trajeto.

A recomendação é contar com guias ou agências locais, pois o trajeto é longo e há sim riscos de se perder.

No passeio mais comum é possível admirar a cachoeira da Fumaça de cima, sem banho no local, mas com banho no Riachinho, uma cachoeira no caminho no próprio Vale do Capão.

3. Cachoeira do Tabuleiro – Minas Gerais

A cachoeira do Tabuleiro está localizada no município de mesmo que fica a 256km ao sul da capital Belo Horizonte.

A cachoeira tem uma queda d’água de 273 metros de altura e está localizada no Parque Estadual da Serra Geral do Intendente.

Na região, a cachoeira do Tabuleiro também é chamada de ‘cachoeira do coração’ devido ao formato do paredão rochoso por onde despencam as águas.

A cachoeira está a apenas 19km do distrito de Tabuleiro, mas para chegar ao poço de água os turistas precisam enfrentar 3km de trilha de dificuldade média, mas nada que a vista final desse espetáculo da natureza não compense.

4. Cachoeira Véu de Noiva - Rio de Janeiro

O Parque Nacional da Serra dos Órgãos no Rio de Janeiro é o lar da cachoeira Véu de Noiva, com 40 metros de queda e águas cristalinas.

Para chegar até a cachoeira, o turista vai ter que enfrentar cerca de 4km de trilha, entre ida e volta.

Além da Cachoeira Véu de Noiva, os sortudos ainda poderão desfrutar das outras belezas do parque que conserva vegetação da Serra do Mar.

Para um banho, além da cachoeira, é possível estender a visita no parque até o Lago Azul, uma piscina natural entre as rochas e árvores.

5. Cachoeira da Pedra Furada – Mato Grosso

A cachoeira da Pedra Furada está localizada na Comunidade Rio da Casca, próxima à Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso.

A cachoeira é formada pelo Córrego do Alcantilado e tem uma queda d’água de aproximadamente 10 metros de altura. Para chegar a cachoeira a trilha é curtinha, de apenas 50m.

A beleza e praticidade de acesso faz com que a cachoeira da Pedra Furada seja uma ótima opção para famílias.

Como é a comunidade que cuida da região, é importante lembrar de levar sua sacolinha e recolher todos os lixos antes de ir embora, combinado?

6. Cachoeira dos Couros – Goiás

Entre as cachoeiras famosos do Brasil está a cachoeira dos Couros, ou Cataratas dos Couros, localizada na Chapada dos Veadeiros, em Goiás.

Apesar de a Chapada ser um destino turístico cada vez mais comum, a cachoeira dos Couros não está nos roteiros mais comuns das agências e guias locais, sendo o passeio ideal para quem quer um passeio mais sossegado.

As Cataratas dos Couros são formadas pelo rio dos couros e são quatro grandes cachoeiras: cachoeira da Muralha, cachoeira Almécegas 1000, cachoeira do Parafuso e cachoeira do Buracão. 

São 6 km de trilha, entre ida e volta, mas você vai poder curtir as diversas paradas para banho de cachoeira nas piscinas naturais no trajeto e mais: uma paisagem deslumbrante com formações geológicas típicas, vegetação nativa, cânions, prainhas e mirantes.

7. Cachoeira do Buracão – Bahia

Na Bahia também está a Cachoeira do Buracão, queda d'água localizada no Parque Natural Municipal do Espalhado, na cidade de Ibicoara, na Chapada Diamantina.

Para chegar à Cachoeira do Buracão é preciso trilhar 6km de trilha, entre ida e volta. Aviso importante: é obrigatório que os turistas sejam acompanhados de guia no local.

Além da Cachoeira do Buracão, que é a atração principal, o trajeto está repleto de outras belezas, como a cachoeira do Buracãozinho, a Cachoeira das Orquídeas e a Cachoeira do Recanto Verde.

8. Cachoeira do Rio do Peixe – Mato Grosso do Sul

A Cachoeira do Rio do Peixe fica próximo ao município de Bonito, no Mato Grosso do Sul. 

Para chegar à Cachoeira do Rio do Peixe é preciso cruzar uma trilha de cerca de 2km na mata ciliar do Rio Olaria e do Rio do Peixe.

No trajeto é possível desfrutar de banhos em diferentes piscinas naturais, além de contemplar a natureza do local, com vegetação preservada e rica vida aquática.

9. Cachoeira Santa Bárbara – Goiás

Outra cachoeira famosa no Brasil é a Cachoeira Santa Bárbara, localizada na Chapada dos Veadeiros, em Goiás.

Para visitá-la, assim como as cachoeiras vizinhas Capivara e Candaru, é preciso de guia. A saída para visita é no povoado Kalunga Engenho II, onde é possível contratar guias locais.

Apesar de uma queda d’água de apenas 30 metros, a Cachoeira Santa Bárbara é cercada por um poço e tons intensos de azul, tornando o local uma atração sem igual.

E aí, já decidiu qual será seu próximo destino? Nós ainda não!

A única certeza é que a Linus tem que te acompanhar, para um passeio mais confortável e claro, com uma sandália linda e que cuida da natureza com modelos sustentáveis e 100% recicláveis!

Conheça a Linus!