Tudo sobre a terapia do som!

2 comments
 terapia-do-som

Meditação sonora, sound healing, terapia do som… Já ouviu alguns destes termos?

Essa é uma prática que utiliza sons de forma terapêutica, aproveitando as vibrações do som para obter benefícios físicos e mentais. A técnica pode ajudar a aliviar a ansiedade e tensão, trazer clareza mental, melhorar o sono, estimular a concentração e trazer uma sensação de bem-estar no geral. 

A origem do som pode vir de instrumentos como tambores, tigelas, sinos, diapasões e até da voz - cabe a você testar e escolher o instrumento que mais ressoa com seu corpo e mente.

Nunca ouviu o som de um desses instrumentos? Aqui tem um trecho de um concerto meditativo com instrumentos de cristais, dá o play pra conhecer:

 

Da mesma forma que sua origem é difícil de precisar - é provável que a Tigela Tibetana tenha se tornado um instrumento de meditação em algum momento a partir do século VII entre o Nepal e o Tibete - existem poucos estudos a respeito do efeito dos sons no corpo. A British Academy of Sound Therapy (BAST) realizou uma pesquisa que demonstrou diferenças no nível de relaxamento entre pessoas que se submeteram à terapia sonora e pessoas que relaxavam apenas deitados. Terapeutas sonoros também acreditam que as frequências dos sons emitidos por esses instrumentos podem realinhar nossas energias ao interagirem com a frequência do nosso corpo.


Como praticar a terapia do som

Você pode praticar meditação sonora em casa ou com um especialista. Nós mencionamos a Tigela Tibetana, um instrumento feito da liga de metais como prata, ouro e cobre; mas, atualmente, os instrumentos feitos de cristais de quartzo também são muito utilizados e simples de tocar. Inclusive, há quem prefira as peças de quartzo devido às propriedades energéticas do cristal.

Já que é sempre melhor ouvir de um especialista, nós convidamos o Luiz, da Som de Cristal, para explicar um pouco mais sobre cada instrumento de cristal e como podemos praticar a terapia sonora em casa.

Sobre a Som de Cristal e as tigelas de quartzo

"Eu e a Rita (minha esposa), fundamos a Som de Cristal como forma de ajudar as pessoas a terem acesso a esse mundo fantástico das sonoridades cristalinas. Fazemos isso de muitas formas: com meditações e concertos meditativos, cerimônias, workshops e cursos, tanto presenciais quanto online.

As tigelas de cristal de quartzo são instrumentos da era moderna. São feitas a partir do pó do quartzo de altíssima pureza, fundido a temperaturas muito altas, próximas de 1800 graus Celsius.

O curioso é que são artefatos que foram inventados para atender a indústria da eletrônica. Dentro deles cresce o silício cultivado, matéria-prima vital para a fabricação dos chips dos computadores e aparelhos eletrônicos.

Um dia, na década de 80, nos EUA, eles foram 'descobertos' para a terapia do som. Alguém pegou uma tigela de cristal (que nessa área se chama 'cadinho de quartzo') e percebeu que ele emitia um som muito agradável. Por serem muito fáceis de tocar e produzirem um som puro, muito agradável aos ouvidos e eficaz para todos os níveis de relaxamento, foram ganhando cada vez mais popularidade.

Começava aí a jornada das tigelas de cristal de quartzo.

Hoje, existem fabricantes especializados em fornecer tigelas de cristal para a área da saúde e do bem-estar, e qualquer pessoa pode ter acesso a este fantástico instrumento para o seu próprio desenvolvimento pessoal.

Por serem instrumentos de alta tecnologia, não são fabricadas no Brasil."

 terapia-do-som


Como tocar a tigela de quartzo?

"Existem vários tipos de tigelas, as mais comuns são as foscas brancas. São mais acessíveis e possuem tamanhos que variam de 6” (polegadas) a 14” de diâmetro. Quanto maior o diâmetro, mais grave é o som, e vice-versa.

Cada tigela ressoa em uma determinada frequência, ou seja, possui uma nota musical específica. São tocadas geralmente apoiando-a no chão sobre um anel de borracha e usando um bastão de silicone para girar e/ou badalar na sua parede externa. O atrito ao girar ou o toque ao badalar fazem com que a tigela emita o som.

Hoje em dia, qualquer pessoa pode adquirir esse poderoso instrumento, que é na verdade um grande aliado na nossa jornada de evolução."

E os benefícios?

"Os benefícios são muitos, entre eles:

  • relaxamento físico profundo
  • mente mais clara
  • suaviza emoções intensas
  • facilita a meditação e o trabalho interior de autoconhecimento
  • harmoniza ambientes
  • traz mais paz e equilíbrio para os relacionamentos
  • aumenta a criatividade e os insights
  • propicia conexão espiritual

Sabemos disso por experiência própria, aplicando essas frequências em nós mesmos, em outras pessoas e em grupos desde 2008.

Oferecemos muito conteúdo gratuito em nossas redes sociais para possibilitar que as pessoas possam receber os benefícios do som cristalino sem, necessariamente, adquirir a tigela de cristal.

Os terapeutas também podem integrar as tigelas de cristal em seus atendimentos. Nossa experiência é que qualquer tipo de terapia ou serviço de saúde pode se beneficiar das frequências emitidas pelas tigelas. Hoje em dia, muitos tipos diferentes de terapeutas usam o som das tigelas como forma de apoiar o trabalho que desenvolvem com seus pacientes.

O surgimento das tigelas de cristal também propiciou o nascimento de outros instrumentos feitos de quartzo. Já existem tigelas transparentes, taças terapêuticas com haste, pirâmides, harpas, diapasões, didgeridoos, entre outros.

Cada um dos instrumentos acima possui um timbre característico e podem ser utilizados de formas diferentes. Assim como as tigelas de cristal, todos são muito fáceis de tocar.

Eu vejo um futuro brilhante para o uso do som de forma terapêutica e como ferramenta de bem estar e de autoconhecimento. Ainda estamos engatinhando na compreensão de como ele atua no nosso corpo, mente e emoções. Mas sabemos, por experiência própria, que seus efeitos são poderosos.

Apesar da falta de pesquisas científicas, que são bem escassas nesta área do conhecimento, podemos nos beneficiar da sonoridade dos instrumentos de quartzo. A experiência é a nossa grande guia aqui, junto com a sabedoria, o conhecimento e o discernimento.

Nós, da Som de Cristal, acreditamos que o som pode ajudar a transformar o mundo. E por isso praticamos o que chamamos de 'ativismo sônico'.

E como ativistas sônicos, trabalhamos por um mundo melhor em todos os aspectos, começando por nós mesmos.

Ouça, experimente e relaxe. Permita que o som do cristal possa lhe ajudar nesse momento de tantas transformações"

Para praticar em casa

Se você ficou interessado em descobrir mais sobre a meditação sonora, dê uma olhada nos vídeos que o Luiz e a Rita disponibilizam em seu canal do YouTube! Ou, se você já quer ter seu próprio instrumento, pode ouvir o som de cada um deles e escolher o seu aqui.

Você já conhecia a prática? Conta pra gente nos comentários!

2 comments

  • Posted on by Amanda
    Sou apaixonada pelos sons dos instrumentos de cristal! Eles são incríveis e fazem uma diferença perceptível 💫
  • Posted on by Luiz

    O som produz harmonia, e quando estamos em harmonia estamos em paz, respeitamos o próximo e honramos a natureza. Parabéns Linus pela vanguarda, pela visão e pelo compromisso com um mundo melhor e mais harmônico!

Leave a comment

All blog comments are checked prior to publishing
Nós utilizamos cookies para personalizar sua experiência no nosso site! Ao permanecer navegando, você concorda com as condições da nossa política de privacidade.
Obrigada!
Esse é nosso cupom de 5% de desconto: NOCAMINHODOBEM