Sustentabilidade na temporada de premiações

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Câmeras de imprensa de todas as partes do mundo e celebridades que dão rosto aos lançamentos mais quentes de marcas de luxo desfilam em um lugar em comum: os tapetes vermelhos da temporada de premiações. A ligação entre a moda e a chamada award season pode ser feita de maneira superficial em uma primeira leitura. No entanto, como qualquer indústria que vem sofrendo transformações profundas, os tapetes vermelhos têm sido palco de importantes discussões como limites de gênero, política e, claro, sustentabilidade.

Logo após o Globo de Ouro de 2020, o vencedor da categoria de melhor ator, Joaquin Phoenix, ganhou as manchetes após a estilista Stella McCartney anunciar uma parceria entre os dois: o ator decidiu usar o mesmo terno durante toda a temporada de premiações – uma escolha ousada e significativa, não só por economizar todos os recursos que seriam utilizados nesse processo, mas também por tocar em um elemento que foi essência da moda por muito tempo: a descartabilidade e a necessidade de possuir a próxima peça “obrigatória”. Por que se desfazer de uma roupa em perfeitas condições? Como dar outras formas às peças já usadas? Por que não vestir roupas de coleções passadas?

A discussão é profunda e traz diversos questionamentos que ecoam tanto na organização das próprias premiações (o Bafta de 2020 entregou um guia para seus convidados incentivando o reuso de roupas e o Globo de Ouro ofereceu um jantar totalmente vegano) quanto na sociedade e nas marcas de moda. Ao vermos pessoas em tanta evidência expondo a urgência da sustentabilidade, acabamos revendo nossas escolhas, tanto para comprar de quem se preocupa com a questão, quanto para normalizar a reutilização de peças.

Aplicar esses princípios, principalmente na indústria do luxo que sobrevive justamente da obsolescência das roupas e do desejo, é com certeza um movimento ousado. Mas, ao mesmo tempo, mostra o quanto esse assunto é inadiável e que essa tendência, finalmente, veio para ficar.

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