Plantinhas em casa: só boas companhias ou também ajudam a limpar o ar?

0 comments

O Instagram parece ter novas estrelas: esqueçam as lives de exercícios físicos ou o último TikTok viral - as protagonistas da vez são as plantinhas. Elas vêm em todos os formatos, cores e até nomes e podem, com certeza, deixar o ambiente visualmente mais agradável e ajudar a reduzir o estresse - especialmente na atual situação de pandemia (alô, homeoffice!). Mas será que elas têm mais alguma coisa para oferecer além de um rostinho bonito?

Segundo os pesquisadores Elliott Gall, da Portland State University, e Michael Waring, da Drexel University, as plantas normalmente cultivadas dentro de casa fazem efetivamente muito pouco para limpar o ar. De acordo com os estudiosos, existem sim alguns tipos de plantas capazes de remover mais VOCs (compostos orgânicos voláteis) - ou, traduzindo para um português mais claro, moléculas químicas que emanam do esmalte de unha ou da tinta de parede, por exemplo - dentro de ambiente hermeticamente selados, como laboratórios. Só que, quando aplicado a ambientes do dia-a-dia, com portas e janelas, não existe muito que as plantas possam fazer.

“Imagine que você está em um pequeno cômodo de 3mx3mx2m, você teria que colocar mais de 1000 plantas nesse lugar para ter a mesma capacidade de só deixar o cômodo ventilar por uma hora. Isso é basicamente ter 10 plantas por metro quadrado”, disse Waring em entrevista para o The Atlantic. Mas, isso não significa ter que devolver a sua nova samambaia, afinal, a purificação do ar não precisa ser seu único objetivo.

As plantinhas cultivadas dentro de casa, apesar de fazerem quando o assunto é diminuição da poluição do ar, têm impacto bem positivo na questão da saúde mental. Elas são ótimas companhias e nos ajudam a manter a produtividade e o foco em alta, reduzir o estresse e a pressão arterial. Ou seja, se for para respirarmos um ar não tão puro, que pelo menos façamos isso em boa companhia!

Ficou com vontade de ter alguma para chamar de sua? Dá uma passada no post que recomendamos alguns cuidados para ter com as plantinhas durante o inverno :)

Leave a comment

All blog comments are checked prior to publishing
A gente usa cookies para personalizar sua experiência no nosso site! Ao permanecer navegando, você concorda com as condições da nossa política de privacidade.
Obrigada! Mas antes de ir, pegue seu código: NOCAMINHODOBEM