Para ter uma pegada consciente na Black Friday

0 comments

2020 vem sendo um ano diferente para todo mundo. Os planos foram adiados, os meses voaram e, de repente, estamos em novembro. E é nessa época que um assunto toma conta das redes sociais, dos anúncios e dos nossos desejos: a Black Friday.

A Black Friday é um movimento que surgiu nos anos 90, nos EUA, com o objetivo de aquecer as vendas de final de ano e salvar o faturamento anual dos lojistas. Para atingir essa meta, os produtos ganharam preços atrativos, com desconto de até 80%. A ação deu tão certo que outros países também aderiram. Aqui no Brasil, por exemplo, o mês das grandes promoções acontece desde 2010.

Mas o que, antes, era uma estratégia para evitar a crise se tornou uma forma fácil de limpar o estoque, aumentar a produção em massa e lucrar entregando menor qualidade. Além disso, a ideia de não aproveitar os descontos - hoje em dia, nem tão atraentes assim - virou um gatilho para o consumismo, com filas enormes, pessoas enlouquecidas e compras desnecessárias. Quem nunca comprou algo na empolgação e depois jogou fora?

É, o impacto da Black Friday pesa no nosso bolso e também no meio ambiente. Segundo dados do Banco Mundial, o Brasil é o 4º maior produtor de lixo plástico do mundo, produzindo 11 milhões de toneladas por ano. Isso sem contar os outros tipos de materiais que acabam nos lixões diariamente.

Se nossas práticas cotidianas e o nosso consumo desenfreado nos trouxeram para esse cenário atual, será que não vale a pena refletir sobre o destino para onde estamos caminhando?

Foi a partir desse questionamento que a Green Friday surgiu. Um movimento contrário ao consumismo por impulso, que propõe compras mais planejadas, com significado e valor. Esse movimento ganha mais força a cada ano e reacende a importante discussão dos efeitos do consumo desenfreado no planeta.

Aqui na Linus, a gente sempre levantou a bandeira do consumo consciente. Como já praticamos um preço justo ao longo do ano - levando em consideração a remuneração não só da nossa equipe, mas de todos os fornecedores que trabalham com a gente -, não realizamos grandes descontos nesta data. 

Mas também sabemos que datas como essa são importantes para os clientes (e para ajudar a empresa a crescer), então pensamos numa promoção que fosse interessante pra Linus e pra você!

Do dia 26 ao 30, vamos oferecer um desconto de 20 reais na compra de um par. Comprando dois ou mais pares, o desconto é de 50 reais. Lembrando que comprando mais de um par o frete já sai de graça, então pode ser uma boa oportunidade para dividir o pedido com os amigos!

Se você quer aproveitar a época de promoções sem deixar o consumo consciente e a sustentabilidade de lado, dá uma olhada nessas dicas:

    - Você compra porque precisa ou porque está barato? Para garantir que nenhuma compra seja feita por impulso, anote os itens que você realmente precisa semanas antes das promoções começarem - e quando a sexta-feira chegar, compre somente o que já estava planejado;

    - Ao fazer uma compra online, entenda como isso vai chegar até você e quanto lixo isso vai gerar. Dividir essa preocupação com as empresas é um grande passo para que as mudanças comecem;

    - Divida os pedidos com os amigos! Vocês aproveitam as promoções, descartam menos embalagens e o transporte é feito uma única vez;

    - Depois que suas encomendas chegarem, recicle o que for descartado. Mas antes de jogar fora, que tal dar uma separada? Os catadores e as pessoas que trabalham nas cooperativas agradecem. 

          Para finalizar, uma dica bônus: nessa Black Friday - e nos outros dias do ano -, antes de comprar qualquer produto, reflita. Veja se você realmente precisa dele, busque saber os impactos de sua produção, quem o produz… 

          Quando a gente faz escolhas melhores, quem ganha desconto é o planeta.

          Leave a comment

          All blog comments are checked prior to publishing
          A gente usa cookies para personalizar sua experiência no nosso site! Ao permanecer navegando, você concorda com as condições da nossa política de privacidade.
          Obrigada! Mas antes de ir, pegue seu código: NOCAMINHODOBEM