O perigo do vazamento de óleo no litoral do Nordeste

0 comments

O vazamento de petróleo cru por todo o litoral dos nove estados do Nordeste completa dois meses desde suas primeiras notícias. A substância, que de acordo com a Marinha Brasileira, não é nenhum derivado de óleo - e sim piche - já invade uma faixa de mais de 2 mil quilômetros da costa brasileira. Mas de onde vem esse petróleo? Como isso afeta a vida marinha e dos seres humanos? E o que podemos fazer para ajudar?

Até agora a origem não é conhecida e o que se sabe com certeza é que o material não é de origem nacional. As conclusões já publicadas pelo Ibama, órgão ligado ao Ministério do Meio Ambiente, foram de que o material que atinge as praias possivelmente não tem todo a mesma derivação e a análise aplicada em algumas manchas confirma que a origem da substância é venezuelana.

O impacto do vazamento ainda pode ter desdobramentos para a vida marinha local e a saúde humana. Ainda não existem evidências de contaminação em peixes e crustáceos; já para os outros animais da região, como tartarugas, peixes-boi e aves, o vazamento afeta principalmente sua alimentação, já que as algas, essenciais para a cadeia alimentar desses animais, é comprometida pela substância. Por enquanto, sabe-se de 16 tartarugas que foram afetadas (apenas duas seguem vivas e em processo de descontaminação). Já para os seres-humanos, o impacto pode vir de dois jeitos: caso entrem em contato, o óleo pode causar problemas respiratórios ou dermatite, se não for bem lavado; mas a questão afeta também economicamente a região - que depende do turismo para movimentar a economia local.

Você pode ajudar acompanhando as notícias, mantendo-se informado sobre e cobrando os representantes do Governo Federal, Estadual e prefeituras para que atuem com ações efetivas, além de doar equipamentos para a limpeza para instituições como @recifesemlixo, @xoplastico, @guardioes_do_litoral, @pesemlixo e @greenpeacebrasil.

 

Todos os dados publicados foram retirados de matérias do Estadão entre 09/10 e 07/11. Você pode conferir elas aqui, aqui e aqui.

Leave a comment

All blog comments are checked prior to publishing
A gente usa cookies para personalizar sua experiência no nosso site! Ao permanecer navegando, você concorda com as condições da nossa política de privacidade.
Obrigada! Mas antes de ir, pegue seu código: NOCAMINHODOBEM