As consequências das temperaturas extremas

0 comments

Chuvas torrenciais em um curto espaço de tempo, baixas nas temperaturas em pleno verão tropical, incêndios que destroem comunidades inteiras. O aquecimento global já é um velho conhecido e, desde os anos 80, o fenômeno aparece em dados e pesquisas que apontam para o que vemos hoje acontecendo em diversas partes do mundo.

No final de 2019, o continente Australiano foi varrido por inúmeros incêndios que devastaram milhões de quilômetros da sua extensão. Segundo a BBC, a estimativa é de que mais de 500 milhões de animais foram mortos só em New South Wales. De acordo com a mesma reportagem, ainda não existe um consenso sobre a origem do fogo que, apesar de fazer parte do ciclo climático natural da região, segue uma equação básica: temperaturas mais quentes tornam o processo mais extremo a cada ano, agravando as consequências de desequilíbrio ambiental, já que ciclos naturais são interrompidos e milhares de espécies de fauna e flora são reduzidos a números ínfimos.

Isso pode até parecer uma realidade distante de nós, mas os efeitos do aquecimento também chegaram aqui. No Brasil, o caso mais recente foi o das chuvas em São Paulo, que, de acordo com uma reportagem da Folha de São Paulo, sofreu com os 144 milímetros de precipitação em apenas 24h. Essa quantidade de chuva, foi suficiente para alagar diversos pontos da região, deixar famílias desabrigadas e causar deslizamento de terra que geraram caos por toda a cidade.

E como evitar que essa situação se agrave? Pesquisar propostas de governantes e priorizar a eleição de pessoas que tenham na pauta não só medidas de emergência, mas ações pensadas para o longo prazo, como instalação de parques em cidades, limpeza de bocas de lobo e do sistema pluvial e fiscalização efetiva do desmatamento. Além disso, colocar em prática ações diárias como repensar o consumo e a produção excessiva de lixo e dar preferencia para empresas engajadas sócio-ambientalmente é, não só necessário, mas urgente.

Leave a comment

All blog comments are checked prior to publishing
A gente usa cookies para personalizar sua experiência no nosso site! Ao permanecer navegando, você concorda com as condições da nossa política de privacidade.
Obrigada! Mas antes de ir, pegue seu código: NOCAMINHODOBEM