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julho 29, 2022

Yoga: guia prático para você começar a praticar!

por Equipe Linus

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Com certeza, em algum momento da sua vida, você já pensou em praticar yoga. Mas e então? Você foi conquistada por essa ideia?

Neste texto, vamos conversar sobre como a prática milenar pode fazer a diferença nas nossas vidas.

E, se você ainda não começou, aqui vai encontrar muitas informações para fazer com que essa forma de encarar a vida faça parte do seu dia a dia.

História, tradição, disciplina e muitos benefícios fazem parte do cotidiano de quem inclui um tempo para yoga na agenda. Vamos nessa?

Você sabe o que é yoga?

Primeiramente, é importante definir o que é yoga. Isso porque muita gente acha que é somente uma série de atividades físicas e posições corporais difíceis que se vê comumente nas imagens.

Mas yoga é muito mais do que isso, e é essencial que você entenda para saber como pode ser importante para você.

São diversas escolas, referências e muitas formas de fazer com que todos os componentes possam realmente modificar a sua forma de encarar a vida.

Yoga: origem e história

Uma das tradições mais antigas diz que o yoga apareceu há mais de cinco mil anos, na Índia.

Seu criador, Shiva ou Natarája, o Rei dos bailarinos, a criou de forma instintiva e intuitiva, executando muitos movimentos complexos e de intensa beleza. Assim surgiu, em um primeiro momento sem nome, essa filosofia de vida.

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Com o passar do tempo, Shiva foi preparando seus discípulos para perpetuar esta arte milenar, que foi passada fielmente de geração para geração.

Principalmente no último século, essas tradições deixaram de ser uma quase exclusividade dos povos orientais para vir para o Ocidente, em diversos momentos, com nomes e formas diferentes.

O que significa yoga?

Depois de muito tempo do momento de criação por Shiva, a filosofia de vida ganhou o nome de yoga, que significa união, fazendo referência ao encontro entre mente, corpo e espírito.

E, como em sânscrito, na língua original, yoga é uma palavra masculina, também vamos nos referir aqui como “o” yoga, e não “a” yoga, como muitos dizem.

Além disso, também tem gente que discute a pronúncia, que é o com o “o” fechado, como yôga, e não yóga. Mas isso não é muito importante. Essencial é saber por que o yoga deve fazer parte da sua vida.

Yoga: benefícios e riscos

Como já falamos aqui, praticar yoga traz inúmeros benefícios para o corpo, a mente e as emoções e, por isso, pode fazer parte do dia a dia da maioria das pessoas.

Se você quer incluir a prática do yoga para atingir alguns objetivos, observe com tranquilidade o que você quer e saiba que não é preciso ter pressa. Pelo contrário, os benefícios da prática realmente ocorrem com o tempo, e você vai notar aos poucos como tudo vai fazer com que a sua vida fique mais equilibrada.

Então, observe os seus limites, saiba quais são os benefícios que você procura e tome cuidado porque, como você vai ver mais à frente, também há riscos na prática, embora eles sejam poucos.

Yoga: benefícios físicos

Com certeza, praticar yoga traz inúmeros benefícios físicos, tanto para o condicionamento quanto para a postura e para a consciência corporal.

A elasticidade, os movimentos e a melhora de estruturas como os músculos, os tendões e mesmo os ossos são benefícios que muitos encontram no yoga.

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Além de depoimentos individuais, estudos científicos também comprovam que há alterações importantes quando se inicia a prática para diversos grupos de pessoas, inclusive idosos.

Yoga: benefícios para saúde

Além das questões físicas, como fortalecimento de músculos e alongamento, há também benefícios no funcionamento dos órgãos, que resultam no controle do metabolismo, o que garante uma digestão mais saudável.

Também há uma melhora no ritmo cardíaco, principalmente devido aos exercícios de respiração que fazem bem ao coração e aos pulmões.

São tantos os benefícios que você também pode encontrar artigos científicos, como este, que falam sobre a relação entre yoga e saúde.

Yoga: benefícios mentais

A prática de yoga, por trabalhar a concentração e o autocontrole, também traz inúmeros benefícios para a saúde mental.

É claro que isso não significa que, se você tiver algum problema, deve apenas praticar yoga. O acompanhamento com um psiquiatra é fundamental.

Porém, juntamente com os tratamentos prescritos, a prática ajuda muito no processo de autoconhecimento e autocontrole.

Benefícios yoga: ansiedade

Inclusive, o yoga pode ser um aliado para prevenir ou combater um dos grandes males da contemporaneidade, que é a ansiedade.

Principalmente pela dinâmica das vidas nas grandes cidades, e também com o trabalho full-time que se desenvolveu com o desenvolvimento tecnológico, praticar yoga pode ser aquele momento de tranquilidade e de percepções que podem ser levadas para o dia a dia.

Yoga: benefícios espirituais

Também para os que acreditam no poder espiritual da concentração, o yoga é um ótimo aliado para ter contato consigo mesmo e com o nosso divino interior.

Por mais que hoje algumas escolas de yoga tenham se afastado da questão especificamente religiosa, os benefícios espirituais são citados por diversas pessoas que praticam.

Você pode, se quiser, também experimentar esses benefícios, a partir de práticas específicas que valorizam a espiritualidade.

Yoga para gestantes: benefícios

Neste momento tão importante da vida o yoga também pode colaborar muito, tanto durante a gravidez quanto na preparação para o parto.

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Exercícios de alongamento, controle da musculatura e também das percepções e do controle da dor fazem parte de práticas específicas para gestantes.

E, claro, a respiração, que é fundamental para o yoga, é parte importante do trabalho do yoga durante a gravidez.

Existem malefícios e contraindicações?

Como tudo o que traz benefícios, existem alguns cuidados importantes para praticar yoga.

Principalmente se você tem algum problema na coluna, nas articulações ou em outras partes do corpo, é essencial ter muita atenção nos exercícios e nos limites do corpo.

Por isso, procure sempre praticar com instrutores que estejam preparados, além de fazer uma avaliação com o médico antes de começar a incluir o yoga no seu dia a dia.

Yoga define o corpo em quanto tempo?

Por mais que essa seja uma pergunta que muita gente faz, é difícil responder. Afinal, cada organismo se adapta de uma forma diferente à prática de yoga.

Mas o que vale dizer é que, com toda a certeza, praticar yoga traz mudanças para o corpo, que se adapta ao dia a dia e pode, claro, ter a definição e a tonificação de músculos, além de muito mais elasticidade de capacidade de alongamento.

Por isso, se você quer definição e tem tranquilidade para alcançá-la da melhor forma, praticar yoga é um ótimo caminho para isso.

Yoga emagrece?

Além da definição, outra preocupação que muita gente tem é com a possibilidade de emagrecer incluindo yoga entre as atividades físicas.

E a resposta a essa dúvida é sim, se você incluir yoga no seu dia a dia, com certeza vai ter entre os benefícios o emagrecimento.

3 tipos de yoga para você conhecer e praticar

Com o passar do tempo, muitos tipos de yoga se desenvolveram, com focos diferentes.

Por isso, antes de começar a praticar, você deve conhecê-los. Ou, se já pratica, sempre vale a pena conhecer outros caminhos.

1. Ashtanga Yoga

O Ashtanga Yoga significa “Yoga de oito membros”, em sânscrito. É uma prática muito dinâmica e exigente, que sincroniza a respiração com um conjunto de posturas.

O objetivo da prática é produzir um calor interno intenso que ajuda a desintoxicar e purificar o corpo. Mas a parte física é somente uma parte da prática, que também tem princípios morais e éticos, trabalho de respiração, controle de sensações, meditação e concentração.

2. Hatha Yoga

Já o Hatha Yoga é uma prática espiritual que leva à percepção da unidade com diversas posturas físicas e exercícios respiratórios.

Nos textos dessa tradição do Yoga, a palavra “hatha” é a união de “ha”, sol e “tha”, lua. Assim, o Hatha Yoga recorre à união ou integração de opostos como masculino e feminino, mente e corpo, direito e esquerdo, matéria e espírito.

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Hatha também significa “forçar”, e por isso o Hatha Yoga é definido como a disciplina do desejo, ou o Yoga da força de vontade, sem forçar o que não é natural.

3. Kundalini Yoga

Esta prática é muito antiga, e tem como símbolo uma serpente na direção da coluna vertebral. O ensinamento dela era restrito a estudiosos dos monastérios da Índia, do Tibete e do Nepal, até que foi apresentada ao ocidente por Yogi Bhajan, que levou a prática para os Estados Unidos.

O Kundalini Yoga tem como objetivo o despertar da energia kundalini, que parte da base da coluna, percorre e ativa os sete principais centros de energia do corpo, os tão conhecidos chakras.

Hot yoga: benefícios para o corpo e para a mente

Uma linha do yoga que tem se desenvolvido nos últimos anos é o hot yoga, tanto pelo jeito de realizar a prática como na forma de inserir o yoga no cotidiano.

A aula acontece em uma sala aquecida entre 37 e 40 graus, onde é possível queimar de 400 até 1.000 calorias durante uma hora de aula.

Essa prática trabalha todo o corpo e traz inúmeros benefícios, principalmente para quem quer resultados mais rápidos, como emagrecimento e fortalecimento muscular.

Yoga x pilates: entenda a diferença

Apesar de ambas as modalidades promoverem a consciência corporal e a respiração, elas se diferem em um ponto essencial.

Enquanto o pilates é voltado para o trabalho do corpo, o yoga tem como foco também os pontos mentais e emocionais.

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Outra diferença entre eles é a utilização de equipamentos específicos para a prática da maior parte dos exercícios do pilates. Já o yoga é realizado em geral com a estrutura do próprio corpo.

Yoga e pilates: é possível realizar juntos?

É claro que tanto o yoga quanto o pilates trazem benefícios que podem ser sentidos por todos os praticantes. Por isso, eles podem ser importantes para que se alcance tanto o bem estar físico quanto o mental.

Se você quiser, pode incluir as duas práticas no seu dia a dia. Mas, com certeza, vale a pena observar com cuidado para que não sobrecarregue o seu corpo começando tudo de uma vez.

Converse com seu médico, para que você verifique quais são os limites da sua atuação, principalmente se é iniciante.

Comece a praticar: aula de yoga para iniciantes com Babi Rezende

Uma das coisas mais importantes para que você possa praticar yoga é ter alguém confiável para auxiliar.

Para ter os primeiros contatos ou conhecer com mais profundidade a prática, vale a pena acompanhar a aula para iniciantes que a Babi Rezende gravou em parceria com a Linus no YouTube.

Com certeza, você vai encontrar ótimas dicas para incluir o yoga no seu dia a dia.

E então? Pronta para o yoga?

Agora, que você tem muitas informações sobre yoga, conte para a gente o que tem feito para incluí-lo na sua vida.

E, se ainda não tem praticado, que tal fazer com que ela faça parte da sua vida?

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