Você sabe o que é um produto biodegradável?

Os produtos biodegradáveis são essenciais para manter a biosfera em perfeito funcionamento, afinal, são eles que permitem que a vida continue existindo.

São chamados de “biodegradáveis” os produtos que, ao entrar em decomposição, fazem isso por meio de processos biológicos naturais. Em outras palavras, são compostos por substâncias que podem ser deteriorados pela ação de microrganismos vivos - como fungos, bactérias e algas - na presença de oxigênio, dióxido de carbono, água, sais minerais e biomassa (matéria orgânica no geral). Dessa forma, os materiais biodegradáveis não se acumulam nas cadeias alimentares; são absorvidos por elas ao sofrerem um processo de degradação no meio ambiente com relativa rapidez.

Uma enorme parcela dos materiais utilizados pela indústria em geral não é biodegradável, inclusive a indústria de calçados. Mesmo a decomposição do couro, por exemplo, pode levar de 25 a 40 anos e, para complicar a situação, esta é uma matéria-prima que comumente é acrescida de cromo - uma substância altamente tóxica - para proporcionar uma maior maciez.

Dada a dificuldade em se encontrar alternativas que sejam tanto biodegradáveis quanto atóxicas ao meio-ambiente, uma saída é optar por produtos feitos de materiais recicláveis e com a maior quantidade de fontes renováveis possível, como alguns tipos de PVC (entenda mais sobre o PVC aqui) e tecidos.

Ah, mas é importante lembrar: sempre que possível, procure consertar os produtos antigos ou procurar novos donos para eles, tendo como objetivo sempre minimizar os efeitos negativos do descarte no meio ambiente. Afinal, reduzir, reutilizar e reparar são alguns dos R’s da sustentabilidade!