Tipos de Poluição - Como ser um agente consciente

0 comentários

Quando o assunto é poluição, qual é a primeira coisa que vem à sua cabeça?

Aquela faixa acinzentada no horizonte das grandes cidades? Uma cena de carros parados no trânsito com fumaças saindo dos escapamentos? Ou indústrias a todo o vapor mandando CO2 pelos ares?

É bem comum que a gente logo pense na poluição do ar. Afinal, esse é um dos tipos de poluição que mais influencia nas mudanças climáticas e, consequentemente, na nossa saúde. De acordo com um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS), nove em cada dez pessoas no planeta respiram ar com altos níveis de poluentes.

Mas, além da emissão de gases, o meio ambiente sofre por conta de muitos outros tipos de poluição. Por isso, listamos alguns deles para que, juntos, possamos refletir sobre seus impactos e formas de reduzi-los no nosso dia a dia.


Poluição da água

Você com certeza já ouviu que, em 2050, os oceanos terão mais plásticos do que peixes. Mas não são só os canudinhos que estão dominando a nossa água, não. Os elementos químicos que despejamos ralo e descarga abaixo também fazem parte do problema.

Alguns deles roubam o oxigênio da água durante sua decomposição, outros estimulam a proliferação de algas - que dificultam a entrada de luz e, assim, alteram o ecossistema aquático. A contaminação líquida também vem dos setores industriais, da agricultura e da mineração, tornando a nossa água cada vez mais imprópria e sem vida.


Dicas para poluir menos:

  • Vote em propostas que invistam em saneamento básico. Agora que as eleições passaram, é hora de acompanhar os governantes;  
  • Separe corretamente e recicle seu lixo. A cadeia de vida dos materiais recicláveis deve ser circular para não acabar no mar;
  • Opte por produtos mais naturais, de esfoliantes até materiais de limpeza;
  • Consuma produtos orgânicos - os agrotóxicos fazem mal pra gente e pra vida marinha.

Para assistir:

Mission Blue - Documentário que retrata a campanha da oceanógrafa Sylvia Earle para salvar os oceanos do mundo de várias ameaças, como a pesca abusiva e os resíduos tóxicos.


Poluição do solo

Microrganismos, fungos e bactérias são espécies responsáveis por manter um solo fértil. Mas o uso de defensivos agrícolas altera esse ecossistema, acabando com os  nutrientes necessários para o crescimento de plantas e alimentos, além de impossibilitar a absorção de água, o que causa erosão e deslizamento. Os lixos domésticos e industriais também são vilões, capazes de intoxicar a terra e os lençóis freáticos.


Dicas para poluir menos:

  • Apoie catadores e cooperativas de gestão de resíduos;  
  • Opte por empresas que contenham o selo eureciclo;
  • Faça sua própria composteira e descubra como é rico adubar suas plantas com o chorume dos resíduos orgânicos.

Para assistir:

Solo Fértil - Cientistas e celebridades revelam como o solo da Terra pode ser fundamental para o combate às mudanças climáticas e a preservação do planeta.


Poluição atmosférica

 A queima de combustíveis fósseis é uma das grandes responsáveis pelo efeito estufa, aumentando a temperatura da terra. Outro gás que também polui o nosso ar é o metano - emitido no processo de digestão de animais como bois.


Dicas para poluir menos:

  • Deixe o carro na garagem e saia mais de bicicleta;  
  • Diminua o seu consumo de carne;
  • Valorize produtores e empresas locais. Quanto maior a viagem do seu produto até sua casa, mais impacto ele terá causado.

Para assistir:

Cowspiracy - Documentário que mostra como a agropecuária intensiva está dizimando os recursos naturais do planeta.


Poluição sonora

Trânsito, obras, festas. Esses são alguns tipos de poluição sonora. E as grandes cidades, você sabe, tendem a ser mais barulhentas. Embora o barulho em excesso não se acumule no meio ambiente, ele interfere muito na qualidade de vida das pessoas - gerando insônia, estresse e depressão. 


Dicas para poluir menos:

  • Mais uma vez, troque seu carro por uma bicicleta;  
  • Fique atenta aos momentos de música alta em casa;
  • Apoie iniciativas de parques e praças no seu bairro.

Para assistir:

Cidades e Soluções: Poluição sonora, um problema urbano - quadro da GloboNews, comandado por André Trigueiro.


2020 foi um ano que resgatou algo que estava bastante perdido entre nós: o senso de comunidade. Vivemos no coletivo, dividimos esse planeta com outros humanos e outras espécies - então não há momento melhor para repensar nossos hábitos :)

Deixe um comentário

Todos os comentários do blog são verificados antes da publicação
Nós utilizamos cookies para personalizar sua experiência no nosso site! Ao permanecer navegando, você concorda com as condições da nossa política de privacidade.
Obrigada!
Esse é nosso cupom de 5% de desconto: NOCAMINHODOBEM